Se você tem vontade de ser Copywriter freelancer não pode cometer um erro muito comum.
Basicamente, vou explicar por que sair da CLT, mas não tirar a CLT de você, vai sabotar seu projeto de ganhar dinheiro escrevendo
Você vai descobrir diferenças práticas entre CLT e freelancer, como fazer uma transição segura testando renda extra nas horas vagas, e a mentalidade certa pra copywriter como começar sem sofrer com falta de clientes. Ideal pra quem busca trabalho remoto como redator freelancer.
Sair da CLT, Mas a CLT Não Sai de Você: O Erro que Paralisa Iniciantes
Veja bem, quando a gente trabalha dentro de uma empresa, a gente segue as regras da empresa, certo? Então tem ali a cultura da empresa, tem o que a gente vai precisar fazer, como a gente vai precisar fazer, tem um gestor que tá ali olhando o que você tá fazendo, criticando, mostrando as coisas e tal, né? Tem, então tem uma série de coisas que fazem com que você trabalhe dentro desse modelo.
Inclusive você tem um salário fixo todos os meses, você tem benefícios como 13º, férias e tal. Então, tudo isso meio que molda os teus comportamentos, as tuas atitudes, a tua maneira de pensar, né, para você poder se dar bem nesse contexto. É natural. Então você se adapta, nós somos seres altamente adaptáveis. Então você se adapta nesse contexto para poder se dar bem ali.
Aí beleza, você cansou da CLT, não quer mais trabalhar dentro de uma empresa, você quer mais liberdade, você quer de repente tua profissão já não tem mais sentido, assim como aconteceu com a minha há uns anos atrás, e você quer procurar uma outra área. Mas não no mesmo modelo de CLT, você quer agora ser freelancer ou quer ser empreendedor ou trabalhar como PJ e aí você tá buscando isso.
E aí se você gosta de escrever, você deve ter caído aqui por conta disso. E aí você tá interessado em ganhar dinheiro escrevendo, trabalhar como redator, trabalhar com escrita, esse tipo de coisa. Então qual é o risco aqui? Você assim que você sair da do teu modelo CLT, não necessariamente pedir demissão, mas você começar a atuar aqui, mesmo que em paralelo, que é o recomendado, né?
Você começa a testar essa nova área em paralelo pra ver se realmente é pra você e tal. O modelo freelancer, ele é completamente diferente do modelo CLT. Então, qual é a diferença que eu tô falando aqui? Primeiro, não tem ninguém pra dizer o que você vai fazer. Você é que define a tua rotina aqui, o que que você vai fazer todos os dias, tá? Isso te dá um grau de autonomia e liberdade muito grandes.
E apesar de todo o benefício disso, e talvez seja isso que você esteja buscando, no início você pode sentir muita dificuldade pra definir o que que você vai fazer. Eu tive isso quando eu comecei, porque durante anos a gente passa sabendo exatamente o que precisa fazer dentro da empresa. Aí quando chega aqui a gente que decide tudo. Então rola no início uma adaptação aí, tipo o que que eu vou fazer agora?
Então eu vou no início, quando você não tem muito cliente, quando você não tem cliente, é tranquilo, né? Você vai estudar, você vai escrever pra treinar tua escrita, você vai aprender o que você precisa aprender e tal, beleza? Mas quando você começar a ter cliente, você começa a pensar, que que eu faço hoje? Eu atendo aquele cliente, eu procuro mais cliente, eu vou fazer um curso que eu tô precisando e aí começa a gerar dúvida.
Essa adaptação é crucial pra quem quer copywriter o que faz no dia a dia real, sem chefe ditando regras. O segredo é se organizar desde o começo, criando uma rotina que equilibre produção e prospecção. Sem isso, a liberdade vira caos.
(cerca de 650 palavras nesta seção)
Por Que a Mentalidade CLT Sabota Seu Trabalho Freelancer Online?
Então, o primeiro ponto é esse, é você que decide tudo aqui. Então, você precisa se organizar pra isso, né? Uma outra coisa também que você vai ter que lidar é com o medo de não saber quanto é que você vai receber. Na verdade, eu acho que isso talvez seja o pior do modelo CLT, modelo freelancer, né? Em relação ao CLT.
Na CLT, você tem ali todos os meses o teu salário caindo. E apesar disso não significar nenhuma estabilidade, as pessoas têm essa falsa impressão que a CLT traz uma estabilidade. A única estabilidade é que você tem um acordo ali trabalhista que você vai receber todos os meses determinado valor, mas a partir do momento ou a qualquer momento, a empresa pode cortar isso e te mandar embora.
Então não tem estabilidade. Se você não é funcionário público hoje, você não tem estabilidade nenhuma. Na verdade, você tem um salário sendo recebido todos os meses e que pode acabar a qualquer momento. Essa é a verdade, né? Então, quando trabalhava como coach de transição de carreira, eu tive clientes que tinham trabalhado 15 anos na mesma empresa e de uma hora para outra tinha sido mandado embora e agora estavam perdidos, sem chão, precisando voltar pro mercado de trabalho, né?
Então, toma cuidado com essa ideia da estabilidade… não existe. E aí quando você vê pro modelo de trabalho freelancer, aí que ela não existe mesmo, porque você não tem nem o salário mensal. E aí é que você tem que virar essa chavinha na tua cabeça. Por quê? Porque você vai ter que correr atrás de clientes sempre, todos os dias, todos os meses, para garantir isso.
Não é que seja impossível e não é impossível, na verdade. Tanto é que eu trabalho com isso desde 2017, né? E você pode ganhar inclusive mais do que a maioria das profissões tradicionais, mesmo sendo iniciante, tá? Só que você vai ter que fazer esse salário, você vai ter que aprender como trazer cliente pra você.
A maioria das pessoas não sabe fazer isso e precisa aprender, tá? Não é só você saber escrever bem e começar a oferecer teu serviço. Não funciona assim. Você vai ter que aprender um pouquinho de venda, de negociação, de captação de cliente para poder ter ali uma renda recorrente, ainda que variável, tá? Então você precisa moldar a tua mentalidade pra isso, pra se preparar pra isso.
Essa mentalidade é o que diferencia quem sobrevive de quem vive da escrita com potencial ilimitado. Aceite o risco variável como preço da liberdade, e organize-se pra previsibilidade.
Diferenças Práticas: CLT vs Freelancer e Como se Organizar
O risco, né, de todos os meses você ter que correr atrás desse teu salário. Esse é o preço, eu costumo dizer que esse é o preço da gente trabalhar com total liberdade, porque não existe trabalho perfeito. Percebe? Ó, eu sou um grande defensor de você trabalhar com o que ama.
Eu sou um grande defensor disso, mas eu não romantizo essa ideia. Por quê? Porque trabalhar com o que ama vai depender do perfil de cada pessoa. Pro meu perfil hoje, trabalhar com que ama é isso daqui, ó. Eu trabalhar em casa, fazendo dentro do meu escritório, fazendo as coisas do meu jeito, na hora que eu quero, entendeu?
E escolhendo as empresas pra quem eu quero trabalhar. Isso pra mim compensa enormemente o fato de eu não saber quanto eu vou ganhar no mês que vem, né? Eu sei porque eu tenho aqui a minha previsibilidade de trabalho e dinheiro que eu organizei justamente pra isso. Então a gente se organiza pra poder ter essa previsibilidade de trabalho de dinheiro nos próximos meses.
Mas quando você é iniciante, você precisa aprender a fazer isso. Aprender a fazer isso. É por isso que eu defendo tanto a opção de você começar fazendo um curso de escrita. Eu tenho uma formação completa de redatores que te ensina exatamente isso, como você ter previsibilidade de trabalho de dinheiro todos os meses.
Porque isso vai ser a maior pedra no teu sapato quando você começa como freelancer, porque você não tá acostumado com isso, percebe? Então, o ideal é você ter um curso pra te ensinar ali rápido como funcionar isso e você não sofrer com essa instabilidade salarial, vamos dizer assim. Tá bom?
Eu vejo muita gente querendo começar como freelancer e se candidatando às vagas pra freelancer ou pra PJ. E aí todo mundo vai pra essas vagas, porque é mais fácil, né, você começar assim. E aí você vê o quê? Vagas abertas em poucas horas com 100, 200, 300 pessoas se candidatando. Isso é a mentalidade CLT.
Você tá buscando uma vaga PJ porque é mais facinho você trabalhar com o PJ sendo escolhido pra uma vaga. A empresa vai te mandar trabalho e toda aquela questão muito parecida com a CLT, só que você não tem nem nada dos benefícios da CLT, então não compensa pra você, principalmente se a empresa pedir exclusividade, né?
Então o ideal é que você quando queira trabalhar como freelancer, comece a se preparar mentalmente pra quê? Você vai ter que procurar clientes todos os meses, né? Ir atrás das empresas realmente ou então produzir conteúdo em algum canal pra atrair cliente.
Aqui entra o trabalho remoto de verdade: sem microgerenciamento, mas com esforço contínuo em prospecção ativa.
Mentalidade Vencedora: Prospecção Ativa e Produção de Conteúdo para Clientes
Você não vai ter um salário fixo todos os meses. Então você pode ganhar inclusive mais do que a maioria das empresas, maioria das profissões tradicionais, pode tranquilamente, mesmo sendo iniciante, tá? Só que você vai ter que fazer esse salário.
Então isso é um ponto importante da mentalidade CLT versus mentalidade freelancer. E aí eu vejo muita gente reclamando do mercado que o mercado tá ruim, o mercado tá saturado, as empresas não valorizam nosso trabalho. Mas você vai ver como essas pessoas procuram trabalho.
Elas procuram do mesmo jeito que procuravam quando estava na CLT, indo correndo atrás de vaga, entrando em processo seletivo. Aí não recebe resposta e aí começam a reclamar do mercado, tá? Então elas não fazem o que é necessário pra ter clientes todos os meses. Geralmente é o quê? Prospecção ativa e produção de conteúdo em canais, em um canal que te traga clientes.
Eu tenho vídeo, inclusive vídeos explicando como você fazer isso. Vou deixar o link aqui embaixo pra você, tá? Na descrição desse vídeo aqui. Vou deixar lá o link desses dois vídeos, prospecção ativa e produção de conteúdo pra você entender como é que faz esse processo, ok?
Se você tá pensando em como ser um copywriter de sucesso, foque nisso: controle total, habilidades de venda e aceitação do esforço mensal.
Então acho que isso é os pontos que eu queria trazer aqui pra você. Se você tá pensando em trabalhar como freelancer ou se você já é freelancer e tá sofrendo com falta de clientes, eu espero que esse vídeo aqui te traga assim alguma luz pra que você entenda que o problema muitas vezes não é o mercado, é a maneira como você encara o jeito do mercado ser.
Não tem como a gente mudar o mercado. A gente tem que trabalhar com aquilo que a gente pode controlar. Eu controlo a minha maneira de ver o mercado. Eu controlo as habilidades que eu tenho pra lidar com esse mercado, pra me dar bem nesse mercado. Eu não controlo como é o mercado. Percebe?
Então você precisa aprender a lidar com essas questões e se você conseguir aprender, você vai realmente se dar muito bem nesse mercado, porque é um mercado com muita oportunidade. É muito fácil de começar, é muito fácil de você trabalhar com aquilo que você gosta, tá? Mas você tem que ter esse contraponto aí que é se preparar pra esse modelo de trabalho.
E eu vejo muita gente, infelizmente, não se preparando adequadamente e sofrendo por conta disso. E aí foi isso que me motivou gravar esse vídeo aqui, tá bom? Então espero realmente que ele te ajude.
Hora de Agir: Transforme Sua Mentalidade e Comece Hoje
Agora que você já sabe o que faz um Content Designer, quero te dizer que a escrita mudou minha vida e pode mudar a sua também.
O que você está buscando hoje?
Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?
Precisa complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?
Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?
O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para quem gosta de escrever.
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente, colocar em prática.
Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso de escrita que pode te ajudar:
É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.
Ideal para profissionais de todas as áreas que desejam um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.
Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que estão com dificuldades em conseguir trabalho e clientes.
O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam:
Como começar do jeito certo
Quanto cobrar
Onde encontrar os primeiros clientes
Como se relacionar com eles
Como conquistar um faturamento mensal
Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.
Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e se fizer sentido para seu momento atual, faça sua inscrição.
Você pode começar a realizar seu sonho de trabalhar com escrita hoje mesmo.
Se quiser trocar uma ideia comigo sobre o curso, este artigo, a profissão ou o mercado da escrita, pode entrar em contato pelo meu WhatsApp e eu vou te atender com maior prazer.
Quanto ganha um Copywriter iniciante (e dicas para aumentar esse valor)
Profissional de conteúdo Freelancer ou Empreendedor? Descubra o melhor caminho para você
Captação de Clientes: as melhores estratégias de Marketing para Redatores
Como se tornar um Copywriter que não será substituído pela Inteligência Artificial
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.