Se você quer ser um Copywriter, provavelmente está se perguntando se ainda vale a pena entrar para essa profissão. E se já trabalha na área, deve estar com medo de ficar sem trabalho.
Afinal, a Inteligência Artificial pode escrever de forma mais rápida e eficiente do que qualquer profissional de escrita, certo!?
Sim e não.
Olhando pelo ângulo da velocidade e eficiência, com certeza.
A Inteligência Artificial já faz (e vai fazer cada vez mais) todo o trabalho operacional de criação de conteúdo.
Mas, por outro lado, a IA precisa de alguém para treiná-la e revisar suas criações.
E, não é qualquer pessoa que consegue fazer isso.
Precisa ter um conjunto de habilidades que nem o ChatGPT, nem nenhum robô vai conseguir copiar de verdade.
Na minha opinião, quem tiver essas habilidades, não será substituído. Na verdade, será um dos Copywriters mais relevantes para o mercado digital nos próximos anos.
Mas, que habilidades são essas e como desenvolvê-las? E como usar a própria IA para nos ajudar nesse processo? É o que vamos ver nesse artigo.
As habilidades do futuro para ser um Copywriter desejado no presente
As habilidades comportamentais são o segredo para você ser um Copywriter (ou continuar sendo) desejado pelo mercado.
Segundo o relatório “O Futuro do Trabalho” do World Economic Forum, 9 em cada 10 empresas já consideram as soft skills mais importantes do que as técnicas na hora de contratar.
Quer outra fonte?
Uma pesquisa da LinkedIn Learning mostrou que 89% dos fracassos de contratação acontecem por falta de soft skills, e não de habilidades técnicas.
Ou seja, quem domina habilidades comportamentais já está na frente de 90% do mercado! E, mesmo em um mercado tomado pela Inteligência Artificial, isso não vai mudar.
O ChatGPT consegue criar textos em minutos, sem reclamar de café frio ou prazo apertado.
Mas tem uma coisa que ele não faz: ser humano.
É aí que entram as soft skills, ou habilidades humanas.
Essas habilidades são “ouro” porque são raras.
Mas, quais são essas habilidades humanas que você precisa desenvolver para se tornar um Copywriter insubstituível?
Vamos ver a seguir.
As 7 habilidades que devem fazer a diferença em um futuro dominado pela IA
Com a Inteligência Artificial assumindo tarefas operacionais, o diferencial está em habilidades que só o humano entrega.
E você pode usar a própria Inteligência Artificial para desenvolver estas habilidades.
1 – Pensamento crítico e julgamento ético
No dia a dia, a Inteligência Artificial entrega dados, faz análises e sugere caminhos.
Mas cabe a você questionar:
“Esse texto faz sentido para o meu público?”,
“É o tom de voz certo para meu cliente?”,
“Essa campanha respeita valores éticos?”
Para treinar esse olhar, peça para a Inteligência Artificial montar estratégias ou campanhas e, em seguida, analise os pontos fortes e fracos, questione decisões e peça para simular possíveis dilemas éticos.
Por exemplo, peça ao ChatGPT para criar duas versões de uma campanha — uma mais agressiva e outra mais conservadora — e reflita sobre as consequências de cada abordagem.
Assim, você exercita o julgamento e aprende a tomar decisões mais responsáveis e estratégicas.
2 – Inteligência emocional e empatia
A Inteligência Artificial pode ajudar a mapear o sentimento do público — mas interpretar emoções, lidar com críticas e manter o equilíbrio em situações de pressão ainda é com você.
Para treinar, peça para a Inteligência Artificial agir como um cliente insatisfeito ou um colega em conflito e pratique respostas empáticas.
Outra dica é pedir para a Inteligência Artificial analisar o tom de seus textos ou e-mails, sugerindo ajustes para torná-los mais acolhedores ou assertivos.
Isso ajuda a calibrar sua comunicação e a perceber nuances emocionais que, muitas vezes, passam batido na correria do dia a dia.
3 – Comunicação interpessoal
Saber explicar ideias complexas, influenciar decisões e negociar é fundamental.
Use a Inteligência Artificial para treinar apresentações: peça para ela simular o ponto de vista de clientes ou gestores, levantando objeções e perguntas difíceis.
Você pode praticar argumentos, ajustar a clareza da mensagem e pedir feedback sobre o impacto do seu discurso.
Também dá para pedir sugestões de storytelling ou analogias para tornar sua comunicação mais envolvente e persuasiva — afinal, influenciar é, muitas vezes, contar a história certa, do jeito certo.
4 – Colaboração e trabalho em equipe
A colaboração está cada vez mais digital. Ferramentas de Inteligência Artificial podem facilitar brainstormings remotos: use plataformas que sugerem ideias em tempo real ou que ajudam a organizar tarefas conforme o perfil de cada membro da equipe.
Experimente pedir à Inteligência Artificial dicas para resolver conflitos ou melhorar a integração do time.
Você pode até simular dinâmicas de grupo, pedindo para a Inteligência Artificial criar cenários de trabalho em equipe e sugerir estratégias para lidar com diferentes perfis de colegas. Isso treina sua flexibilidade e capacidade de ouvir e valorizar a contribuição dos outros.
5 – Adaptabilidade e aprendizagem contínua
O marketing muda rápido e a Inteligência Artificial acelera ainda mais esse ritmo. Use a Inteligência Artificial para mapear tendências, sugerir cursos e conteúdos personalizados conforme suas necessidades.
Sempre que surgir uma nova ferramenta, peça para a Inteligência Artificial criar um mini-guia ou simular um tutorial.
Você pode até pedir para ela criar “cenários de crise” ou mudanças repentinas de briefing, e praticar como reagiria. Isso ajuda a exercitar o desapego do “sempre foi assim” e a se tornar mais resiliente diante das mudanças.
6 – Resolução de problemas e criatividade
A Inteligência Artificial pode gerar dezenas de ideias para campanhas, mas a criatividade está em conectar pontos improváveis e encontrar soluções originais.
Use a Inteligência Artificial como parceira de brainstorming: peça sugestões para temas, títulos, abordagens ou até para resolver impasses reais do seu dia a dia.
Depois, refine, adapte, misture ideias e crie algo único.
Você pode, por exemplo, pedir para a Inteligência Artificial listar alternativas para um problema de engajamento e, a partir daí, escolher e testar as mais promissoras, sempre analisando os resultados e aprendendo com eles.
7 – Visão estratégica e liderança
Liderar projetos e equipes exige visão de futuro e capacidade de engajar pessoas. Use dashboards de Inteligência Artificial para analisar dados de campanhas em tempo real, identificar oportunidades e ameaças e planejar ações de longo prazo.
Peça para a Inteligência Artificial simular cenários de mercado, sugerir planos de ação e até criar roteiros de comunicação para motivar o time.
Pratique dar feedbacks construtivos, pedindo à Inteligência Artificial para simular diferentes reações — isso ajuda a se preparar para liderar com empatia e assertividade.
A tecnologia é nossa aliada e as soft skills são nosso diferencial
A Inteligência Artificial não veio para roubar seu lugar, mas para liberar seu tempo e sua mente para aquilo que só você pode fazer: ser humano.
E quem aprender a usar a Inteligência Artificial para treinar soft skills vai ter um perfil que será disputado a tapa.
Afinal, são elas que te tornam único, insubstituível e desejado no mercado.
Como Usar o ChatGPT para Ganhar Dinheiro Escrevendo
O primeiro passo para não ser substituído pela Inteligência Artificial é saber como usá-la para ganhar tempo e eficiência escrevendo seus textos.
Por isso, criei um curso rápido e objetivo que você pode fazer nas suas horas vagas, ideal para quem quer se tornar um Copywriter, mas ainda trabalha o dia inteiro e tem pouco tempo para se dedicar.
Este Curso é ideal para você que:
1 – Está começando do zero, nunca escreveu profissionalmente, nem sabe nada do ChatGPT.
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