Você já parou para pensar quais são as habilidades essenciais para um Redator Freelancer ganhar dinheiro escrevendo textos na internet?
Muita gente acha que é só saber escrever bem, mas quando chegam no mercado, percebem que não é suficiente. Sofrem com a falta de trabalho, ou precisam aceitar clientes que pagam pouco e não valorizam seu trabalho.
Como em toda profissão, existem algumas habilidades que são essenciais para você se tornar um Redator Freelancer bem-remunerado.
Neste artigo, eu vou mostrar as habilidades que considero mais importantes para você se destacar no mercado de trabalho freelancer.
Aproveite para também assistir ao vídeo que eu mostro como ter uma renda recorrente como Redator Freelancer. Vai complementar o artigo.
Porque escrever bem não é suficiente para ganhar dinheiro com textos
Pode ser que você seja Jornalista, formado em Letras, Comunicação, ou qualquer outra profissão relacionada à escrita. Já escreve muito bem e acredita que será natural se tornar um Redator Freelancer.
Afinal, você já domina a escrita.
Você coloca “Redator Freelancer” ou “Copywriter” no seu perfil do Linkedin e começa a se candidatar às vagas, ou entra nos várias plataformas para freelancers em busca dos primeiros trabalhos.
Mas, nada acontece.
Nunca é escolhido para as vagas, e nas plataformas também não obtém resposta de nenhuma proposta que envia.
É quando começam a perceber que pode estar faltando algo para que consigam realmente começar a ganhar dinheiro escrevendo textos na internet.
Acredite, a chave para se destacar no mercado da Redação Web vai além de apenas saber escrever bem.
Existem habilidades específicas que fazem toda a diferença na qualidade dos seus textos, na forma como você atrai clientes e nos resultados que entrega para as empresas.
Você precisa ter o conhecimento necessário para escrever textos voltados para as necessidades de cada público-alvo, que conquistem a atenção e o interesse das pessoas e otimizados para que apareçam nas primeiras páginas de pesquisa do Google
Ao desenvolver essas habilidades, você vai estar pronto para se destacar e desfrutar da liberdade de trabalhar como Redator Freelancer, sendo bem pago para isso.
9 habilidades essenciais para ganhar dinheiro escrevendo textos
Essa lista é o resultado de anos escrevendo para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Também são as habilidades que permitem aos alunos da minha Formação de Redatores Freelancers começarem cobrando até 4x mais do que outros redatores iniciantes.
Então, se isso te interessa, vem comigo.
1 – Redação Web
Essa é uma das habilidades essenciais para você começar a ganhar dinheiro escrevendo textos na internet.
Ela abrange os formatos de conteúdos que você vai precisar trabalhar.
Cada canal digital pede um formato específico e você precisa saber como adaptar sua escrita e a comunicação que o seu cliente deseja para que as pessoas sejam atraídas e gostem dos textos.
Por exemplo, escrever artigos de Blog é completamente diferente de escrever posts para o Instagram ou para o Linkedin. Assim, como roteiros de vídeos para o Youtube e e-mails requer um tipo de escrita diferente dos que eu mencionei.
Cada um destes textos têm características e funções diferentes e você precisa saber como escrever de forma clara, concisa e envolvente, transmitindo a mensagem desejada ao público-alvo.
2 – SEO (Search Engine Optimization)
SEO é um conjunto de técnicas que permite ranquear artigos na 1a página do Google. Esta é uma das habilidades mais lucrativas para o Redator Freelancer, pois permite que a empresa seja encontrada no Google por centenas ou milhares de potenciais clientes.
Abrange desde a identificação dos termos mais buscados pelo público-alvo, até saber como escrever artigos para blogs das empresas configurados para aparecerem nas primeiras páginas do Google sempre que as pessoas pesquisarem termos relacionados às atividades da empresa.
3 – Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo envolve a criação de conteúdo relevante e valioso para atrair e engajar o público-alvo.
Engloba a habilidade de pesquisar os desejos e necessidades das pessoas que o seu cliente quer atrair, ajudá-las com seus textos, aumentando a consciência sobre os problemas que querem resolver.
4 – Pesquisa
A habilidade de pesquisa envolve a busca e curadoria de informações relevantes e a capacidade de organizar essas informações para embasar o seu texto.
Basicamente, é saber o que buscar, onde buscar e o que é importante para colocar no seu texto.
Essa habilidade é particularmente importante quando você está estudando o público-alvo e precisa identificar as dores, necessidades e desejos que, futuramente, serão usados como temas para seus textos.
5 – Adaptabilidade
A capacidade de se adaptar é outra das habilidades essenciais do Redator Freelancer, pois o mercado e as demandas dos clientes estão sempre em constante mudança.
Você precisa ser capaz de se ajustar a diferentes estilos de escrita, temas e formatos de conteúdo, porque vai atender clientes dos mais diversos segmentos.
Por exemplo, um texto para advogados será completamente diferente de um artigo para um blog de turismo. Por isso, é importante conhecer técnicas de escrita flexível e adaptação a diferentes públicos e contextos.
6 – Gerenciamento de tempo
Um Redator Freelancer precisa fazer o gerenciamento de tempo para cumprir prazos e entregar o trabalho de forma eficiente. No início, você nem vai sentir muita necessidade dela, pois terá poucos clientes.
Acredito que a partir do 4o cliente que você atenda de forma simultânea vai precisar se organizar melhor, dependendo do volume de textos que precisar produzir semanalmente.
Por isso, você precisa aprender técnicas de planejamento, organização de tarefas e priorização para otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade.
7 – Criatividade
Muita gente acredita que criatividade é um dom que nasce com a pessoa e que se você não foi abençoado com ele, não tem jeito.
Ou, então, associam a criatividade apenas ao meio artístico, ou ao ambiente de startups, onde essa habilidade praticamente virou sinônimo de “disrupção”.
No entanto, a criatividade é uma habilidade como qualquer outra e pode ser desenvolvida facilmente. Como Redator Freelancer, você vai usá-la para gerar ideias originais e criar conteúdo único e envolvente.
8 – Revisão e edição
A habilidade de revisão e edição é fundamental para garantir a qualidade e precisão do conteúdo produzido. Eu costumo usar uma revisão em 3 camadas:
1a camada: identificar erros gramaticais, melhorar a clareza e a fluidez do texto
2a camada: ajustar o estilo de acordo com as diretrizes do cliente e o público que vai ler
3a camada: verificar o SEO para aumentar as chances de um bom ranqueamento no Google
Realizando essa revisão diminuem muito as chances do seu cliente pedir alguma alteração depois de enviar os textos.
9 – Habilidade de vendas
Aqui está a chave para você ganhar muito bem como Redator Freelancer. A maioria dos Redatores se concentra em desenvolver as outras habilidades e esquece de que vai precisar vender seus serviços.
É a capacidade de vender seus serviços e persuadir os potenciais clientes a contratar seus serviços que vai garantir um fluxo constante de projetos e aumentar sua renda.
Dominar técnicas de vendas, como identificar as necessidades do cliente, apresentar seus serviços de forma convincente, lidar com objeções e fechar negócios, pode fazer toda a diferença na obtenção de clientes de alta qualidade e na negociação dos melhores preços para seu trabalho.
Ao incorporar a habilidade de vendas ao seu conjunto de habilidades como Redator Freelancer, você estará melhor preparado para atrair clientes e negociar acordos de longo prazo, que vão garantir previsibilidade financeira todos os meses.
Como começar mais rápido a ganhar dinheiro escrevendo textos
O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para você conquistar esse objetivo.
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.
Se você quiser acelerar o desenvolvimento de todas essas habilidades, eu tenho um curso que pode te ajudar:
É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.
Ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.
Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.
O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam:
Como começar do jeito certo
Quanto cobrar
Onde encontrar os primeiros clientes
Como se relacionar com eles
Como conquistar um faturamento mensal
Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.
Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.
Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.
Você pode começar a estudar hoje mesmo…
No curso tem tudo o que você precisa para desenvolver as habilidades necessárias que vão te diferenciar da concorrência.
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