Você já parou para pensar quais são as habilidades essenciais para um Redator Freelancer precisa ter para nunca faltar clientes e ser bem remunerado?
Muita gente acha que é só saber escrever bem, mas quando chegam no mercado, percebem que não é suficiente. E, se você não tem um norte, a vida de Redator iniciante pode ser bem desafiadora.
Se você está cansado da rotina estressante do seu trabalho atual e enxerga na escrita que tanto ama a possibilidade de trabalhar com algo que realmente lhe traga prazer e realização.
Talvez você já esteja escrevendo, mas está perdido por não saber por onde começar sua carreira como Redator Freelancer.
Seja qual for a sua situação, eu vou te mostrar as 10 habilidades mais importantes que um Redator Freelancer precisa dominar para se destacar no mercado.
Essa lista é o resultado de mais de 8 anos escrevendo para empresas de todos os segmentos e portes. Também são as habilidades que permitem aos alunos da minha Formação de Redatores Freelancers começarem cobrando até 4x mais do que outros redatores iniciantes.
Então, se isso te interessa, vem comigo.
Apenas escrever bem não adianta
Acredite, a chave para se destacar no mercado da Redação Web vai além de apenas saber escrever bem. Como em toda profissão, existem habilidades específicas que fazem toda a diferença na qualidade dos seus textos, na forma como você atrai clientes e nos resultados que entrega.
Imagine ter em suas mãos o conhecimento necessário para escrever textos persuasivos, otimizados para os mecanismos de busca e que conquistem a atenção e o interesse do público.
Conhecer ferramentas para criar estratégias de marketing de conteúdo eficientes e alavancar sua carreira como redator.
Isso não só é possível, como está ao seu alcance. E, ao final deste artigo, você vai saber o que precisa fazer para se destacar na área da escrita para desfrutar a liberdade de escrever de onde quiser, pela internet, sendo bem pago para isso.
As 10 habilidades mais importantes para você trabalhar com escrita
1 – Redação Web
Essa é uma das habilidades essenciais do Redator Freelancer. Obviamente, o primeiro requisito para você trabalhar com escrita é saber escrever bem, mas você também precisa saber como adaptar sua escrita para o formato Web, ou seja, artigos, redes sociais, emails, roteiros para vídeos.
Cada um destes textos têm características e funções diferentes e você precisa saber como escrever de forma clara, concisa e envolvente, transmitindo a mensagem desejada ao público-alvo.
2 – SEO (Search Engine Optimization)
SEO é um conjunto de técnicas que permite ranquear artigos na 1a página do Google. Este é um dos maiores objetivos do Redator Freelancer, pois permite que seu cliente seja encontrado.
Abrange desde a identificação dos termos mais buscados pelo público-alvo, até a configuração dos textos do Blog, que o Google utiliza para elaborar o ranqueamento de sites.
3 – Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo envolve a criação de conteúdo relevante e valioso para atrair e engajar o público-alvo.
Engloba a habilidade de pesquisar os desejos e necessidades das pessoas que o seu cliente quer atrair, ajudá-las com seus textos, aumentando a consciência sobre os problemas que querem resolver.
4 – Pesquisa
A habilidade de pesquisa envolve a busca e curadoria de informações relevantes e a capacidade de organizar essas informações para embasar o seu texto. Basicamente, é saber o que buscar, onde buscar e o que é importante para colocar no seu texto.
5 – Adaptabilidade
A capacidade de se adaptar é outra das habilidades essenciais do Redator Freelancer, pois o mercado e as demandas dos clientes estão sempre em constante mudança.
Você precisa ser capaz de se ajustar a diferentes estilos de escrita, temas e formatos de conteúdo, porque vai atender clientes dos mais diversos segmentos.
Por exemplo, um texto para advogados será completamente diferente de um artigo para um blog de turismo. Por isso, é importante conhecer técnicas de escrita flexível e adaptação a diferentes públicos e contextos.
6 – Gerenciamento de tempo
Um Redator Freelancer precisa fazer o gerenciamento de tempo para cumprir prazos e entregar o trabalho de forma eficiente. No início, você nem vai sentir muita necessidade dela, pois terá poucos clientes.
Acredito que a partir do 4o cliente que você atenda de forma simultânea vai precisar se organizar melhor, dependendo do volume de textos que precisar produzir semanalmente.
Por isso, você precisa aprender técnicas de planejamento, organização de tarefas e priorização para otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade.
7 – Criatividade
Muita gente acredita que criatividade é um dom que nasce com a pessoa e que se você não foi abençoado com ele, não tem jeito.
Ou, então, associam a criatividade apenas ao meio artístico, ou ao ambiente de startups, onde essa habilidade praticamente virou sinônimo de “disrupção”.
No entanto, a criatividade é uma habilidade como qualquer outra e pode ser desenvolvida facilmente. Como Redator Freelancer, você vai usá-la para gerar ideias originais e criar conteúdo único e envolvente.
8 – Revisão e edição
A habilidade de revisão e edição é fundamental para garantir a qualidade e precisão do conteúdo produzido. Eu costumo usar uma revisão em 3 camadas:
1a camada: identificar erros gramaticais, melhorar a clareza e a fluidez do texto
2a camada: ajustar o estilo de acordo com as diretrizes do cliente e o público que vai ler
3a camada: verificar o SEO para aumentar as chances de um bom ranqueamento no Google
Realizando essa revisão diminuem muito as chances do seu cliente pedir alguma alteração depois de enviar os textos.
9 – Habilidade de vendas
Aqui está a chave para você ganhar muito bem como Redator Freelancer. A maioria dos Redatores se concentra em desenvolver as outras habilidades e esquece de que vai precisar vender seus serviços.
É a capacidade de vender seus serviços e persuadir os potenciais clientes a contratar seus serviços que vai garantir um fluxo constante de projetos e aumentar sua renda.
Dominar técnicas de vendas, como identificar as necessidades do cliente, apresentar seus serviços de forma convincente, lidar com objeções e fechar negócios, pode fazer toda a diferença na obtenção de clientes de alta qualidade e na negociação dos melhores preços para seu trabalho.
Ao incorporar a habilidade de vendas ao seu conjunto de habilidades como Redator Freelancer, você estará melhor preparado para atrair clientes e negociar acordos de longo prazo, que vão garantir previsibilidade financeira todos os meses.
Como acelerar o desenvolvimento das 9 habilidades
Lembrando que essas são apenas algumas habilidades essenciais para o trabalho de um Redator Freelancer, e o mercado está sempre em evolução. É importante buscar constantemente atualizações e estar aberto para aprender novas habilidades que possam contribuir para o sucesso na área.
Agora que você conhece as habilidades-chave, é hora de colocá-las em prática.
Só quero te lembrar que o sucesso como Redator Freelancer (igual todas as áreas profissionais) não acontece da noite para o dia. Requer estudo, dedicação e persistência.
Mas, existem “aceleradores de resultados” que você pode usar para percorrer o caminho mais rápido. Por exemplo, ter acesso a um guia completo sobre o mercado e a profissão: o MANUAL DO REDATOR FREELANCER INICIANTE.
Escrevi este manual para quem deseja entrar na área da escrita profissional e precisa conhecer melhor como funciona o mercado da redação freelancer.
Portanto, se você já atua como Redator Freelancer, ele não é para você.
Mas, se você está buscando transformar sua escrita em renda extra ou em uma nova profissão, ele será um ótimo primeiro passo para conseguir esse objetivo.
Para conhecer, é só acessar esta página com todas as informações.
É a oportunidade de dar um impulso no seu sonho de trabalhar com escrita e conquistar o que está faltando hoje na sua vida profissional.
Como se tornar Redator Freelancer e começar a viver da escrita
Redator: tendências do trabalho freelancer para 2024
Redator freelancer: os 3 maiores erros que fazem você não ter trabalho nem dinheiro
Redator Freelancer: como conseguir mais clientes todos os meses
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.