Como aprender a vender e multiplicar seu faturamento - Eduardo B Corrêa

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Redator Freelancer

Como aprender a vender e multiplicar seu faturamento

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 8 de outubro de 2025
Como aprender a vender e multiplicar seu faturamento
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Aprender a vender é igual desenvolver qualquer outra soft skill ou habilidade comportamental. No entanto, a maioria dos profissionais de conteúdo não está acostumado a fazer vendas e prospecção.

Por isso, geralmente, quem trabalha com serviços de conteúdo tem dificuldade em conseguir clientes. 

Se você se sente preso no ciclo frustrante de enviar dezenas de currículos e propostas que não dão em nada, ou se está cansado das plataformas de freelancers que pagam muito pouco, este artigo foi feito para você.

Pesquisei como o cérebro adulto aprende, a partir dos princípios da andragogia e da neurociência, para montar um método claro, com exemplos práticos e base científica para você desenvolver a habilidade de vendas. 

Os 6 Pressupostos da Andragogia: Fundamentos para Aprender como Adulto

Para entender como aprender a vender de forma eficiente, você precisa conhecer os seis princípios da Andragogia, idealizados por Malcolm Knowles, o “pai” da educação para adultos. 

Eles ajudam a moldar qualquer processo de aprendizagem, respeitando suas necessidades e características.

1 – Necessidade de saber o Porquê

O adulto quer entender a importância do que vai aprender, o “porquê” antes do “como” ou “o quê”. Saber a relevância do conteúdo é essencial para você engajar de verdade no processo de aprendizagem.

2 – Autonomia 

Adultos preferem ser autodirigidos e querem autonomia para decidir o que, como e quando aprender. Isso aumenta o comprometimento e a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento.

3 – Experiência como recurso

Você traz uma bagagem enorme de experiências que servem como base para aprender coisas novas. Enriquecer o aprendizado com essa troca é essencial.

4 – Prontidão para Aprender

A aprendizagem é mais eficaz quando está vinculada a necessidades reais — problemas do cotidiano ou desafios profissionais que o adulto enfrenta.

5 – Orientação para Aprendizagem

Adultos aprendem melhor quando o foco está na aplicação prática, em resolver problemas reais, e não somente em teoria abstrata.

6 – Motivação intrínseca

Aqui está a explicação do porque o dinheiro não é o melhor motivador para realizar algo

Nosso motor principal é a motivação interna — o desejo de crescimento pessoal, satisfação, realização, etc.

Motivação externa funciona só por algum tempo. 

Experimente ficar meses trabalhando em algo que não gosta por um ótimo salário e você vai sentir isso na pele. Eu senti quando fiz minha transição de carreira.

Baseado nestes princípios, criei um passo a passo prático para você aprender a vender de forma simples e prática. 

Mas, antes, vamos ver como a Neurociência se relaciona com a Andragogia.

O que a Neurociência diz sobre a aprendizagem de adultos

A neurociência oferece insights valiosos que ajudam a entender como os adultos aprendem e como podemos otimizar esse processo. 

Um dos maiores pesquisadores dessa área foi Norman Doidge, que popularizou o conceito de neuroplasticidade em seus livros, como “O Cérebro que se Transforma“.

Segundo ele, a neuroplasticidade é a capacidade do nosso cérebro de se reorganizar e formar novas conexões neurais ao longo de toda a vida, permitindo novos aprendizados. 

Para aprendermos de forma efetiva na vida adulta, precisamos aproveitar essa neuroplasticidade, em conjunto com os pressupostos da Andragogia. 

Passo a Passo para aprender a habilidade de vendas

Ninguém nasce sabendo tudo. Antes de mergulhar em cursos e desafios, você precisa identificar qual habilidade comportamental é realmente fundamental no momento.

Tabela das Habilidades Fundamentais 

Vendas é considerada uma habilidade super-complexa, porque, na verdade, ela abrange todo um conjunto de habilidades, assim como Liderança e Gestão. 

Para você aprender a vender, precisa identificar quais são as habilidades fundamentais, dentro da habilidade de vendas, que você precisa desenvolver. 

A tabela abaixo vai te ajudar. 

Habilidade SupercomplexaHabilidades ComplexasHabilidades Fundamentais
VendasProspecção e qualificação de clientesOrganização e registro de informações
Abordagem empáticaEmpatia
Diagnóstico das necessidadesAtenção e concentração
Fechamento de vendas e negociaçãoComunicação eficaz
NegociaçãoEscuta ativa
PersuasãoControle emocional
Gestão do tempoPlanejamento e definição de objetivos
Construção de relacionamento e rapportInteligência emocional
Conhecimento do produto e mercadoCuriosidade e aprendizado contínuo
Adaptabilidade e resiliênciaAutoconsciência e gestão do estresse

Exemplo prático: Maria, a Redatora que precisa aprender a vender 

Maria é Redatora freelancer e está cansada de ficar se candidatando às vagas e tentando conseguir trabalho nas plataformas de freelancers.

Resolveu oferecer seu serviço direto para as empresas, mas, para isso, precisa aprender a vender. 

Siga o passo a passo que a Maria vai precisar aplicar: 

1 – Ter um forte porque/motivo para aprender

Lembra do pressuposto 6 da Andragogia? Adulto precisa identificar a motivação interna para aprender.

Maria cansou de ganhar mal e ficar ansiosa sem saber se vai ter trabalho e dinheiro  nos próximos meses. 

2 – Estabelecer um objetivo claro e específico

“Quero captar x clientes em tantos meses” 

“Quero ganhar R$ 5 mil por mês até o fim do ano” 

3 – Dividir em etapas e identificar as soft skills necessárias 

O ideal é dividir o objetivo principal (aprender a vender) em etapas, identificando as soft skills necessárias de cada etapa

Vamos aplicar ao processo de prospecção de clientes.

1a Etapa – Encontrar e qualificar as empresas que precisam do seu trabalho

Soft Skill necessária: Pesquisa / Análise de conteúdo / organização 

Listar as atividades práticas que vai desenvolver

2a Etapa – Abordagem dos donos das empresas

Soft Skill necessária: comunicação escrita / empatia (entender os problemas)

Listar as atividades práticas que vai desenvolver

3a Etapa – Relatório de Diagnóstico

Soft Skill necessária: Análise de conteúdo / empatia / organização de dados

Listar as atividades práticas que vai desenvolver

4a Etapa – Reunião de fechamento

Soft Skill necessária: escuta ativa / negociação / persuasão / gestão emocional 

Listar as atividades práticas que vai desenvolver

4 – Estudo teórico

Buscar conteúdos para aprender técnicas de storytelling para vendas, negociação assertiva, etc

Ler livros, ver vídeos, fazer cursos online para entender como a habilidade funciona 

5 – Prática Intencional e Feedback

Treinar no dia a dia => observar resultados e o que precisa melhorar => voltar na teoria => praticar de novo => observar resultados => comportamento desenvolvido = hábito (varia de 1 mês a 1 ano)

Aceleradores: treinamentos presenciais, mentorias (sérias) (lembra do pressuposto 5 da Andragogia? Adulto gosta de aprender praticando) 

6 – Descanso Dirigido

Reservar momentos para descansar, sem telas, ficando só com você mesma, ajuda seu cérebro a assimilar o que foi aprendido, criando novas conexões neurais. 

É assim que o Google e outras grandes empresas desenvolvem as soft skills dos funcionários.

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