Aprender a vender é igual desenvolver qualquer outra soft skill ou habilidade comportamental. No entanto, a maioria dos profissionais de conteúdo não está acostumado a fazer vendas e prospecção.
Por isso, geralmente, quem trabalha com serviços de conteúdo tem dificuldade em conseguir clientes.
Se você se sente preso no ciclo frustrante de enviar dezenas de currículos e propostas que não dão em nada, ou se está cansado das plataformas de freelancers que pagam muito pouco, este artigo foi feito para você.
Pesquisei como o cérebro adulto aprende, a partir dos princípios da andragogia e da neurociência, para montar um método claro, com exemplos práticos e base científica para você desenvolver a habilidade de vendas.
Os 6 Pressupostos da Andragogia: Fundamentos para Aprender como Adulto
Para entender como aprender a vender de forma eficiente, você precisa conhecer os seis princípios da Andragogia, idealizados por Malcolm Knowles, o “pai” da educação para adultos.
Eles ajudam a moldar qualquer processo de aprendizagem, respeitando suas necessidades e características.
1 – Necessidade de saber o Porquê
O adulto quer entender a importância do que vai aprender, o “porquê” antes do “como” ou “o quê”. Saber a relevância do conteúdo é essencial para você engajar de verdade no processo de aprendizagem.
2 – Autonomia
Adultos preferem ser autodirigidos e querem autonomia para decidir o que, como e quando aprender. Isso aumenta o comprometimento e a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento.
3 – Experiência como recurso
Você traz uma bagagem enorme de experiências que servem como base para aprender coisas novas. Enriquecer o aprendizado com essa troca é essencial.
4 – Prontidão para Aprender
A aprendizagem é mais eficaz quando está vinculada a necessidades reais — problemas do cotidiano ou desafios profissionais que o adulto enfrenta.
5 – Orientação para Aprendizagem
Adultos aprendem melhor quando o foco está na aplicação prática, em resolver problemas reais, e não somente em teoria abstrata.
6 – Motivação intrínseca
Aqui está a explicação do porque o dinheiro não é o melhor motivador para realizar algo.
Nosso motor principal é a motivação interna — o desejo de crescimento pessoal, satisfação, realização, etc.
Motivação externa funciona só por algum tempo.
Experimente ficar meses trabalhando em algo que não gosta por um ótimo salário e você vai sentir isso na pele. Eu senti quando fiz minha transição de carreira.
Baseado nestes princípios, criei um passo a passo prático para você aprender a vender de forma simples e prática.
Mas, antes, vamos ver como a Neurociência se relaciona com a Andragogia.
O que a Neurociência diz sobre a aprendizagem de adultos
A neurociência oferece insights valiosos que ajudam a entender como os adultos aprendem e como podemos otimizar esse processo.
Um dos maiores pesquisadores dessa área foi Norman Doidge, que popularizou o conceito de neuroplasticidade em seus livros, como “O Cérebro que se Transforma“.
Segundo ele, a neuroplasticidade é a capacidade do nosso cérebro de se reorganizar e formar novas conexões neurais ao longo de toda a vida, permitindo novos aprendizados.
Para aprendermos de forma efetiva na vida adulta, precisamos aproveitar essa neuroplasticidade, em conjunto com os pressupostos da Andragogia.
Passo a Passo para aprender a habilidade de vendas
Ninguém nasce sabendo tudo. Antes de mergulhar em cursos e desafios, você precisa identificar qual habilidade comportamental é realmente fundamental no momento.
Tabela das Habilidades Fundamentais
Vendas é considerada uma habilidade super-complexa, porque, na verdade, ela abrange todo um conjunto de habilidades, assim como Liderança e Gestão.
Para você aprender a vender, precisa identificar quais são as habilidades fundamentais, dentro da habilidade de vendas, que você precisa desenvolver.
A tabela abaixo vai te ajudar.
Habilidade Supercomplexa | Habilidades Complexas | Habilidades Fundamentais |
Vendas | Prospecção e qualificação de clientes | Organização e registro de informações |
Abordagem empática | Empatia | |
Diagnóstico das necessidades | Atenção e concentração | |
Fechamento de vendas e negociação | Comunicação eficaz | |
Negociação | Escuta ativa | |
Persuasão | Controle emocional | |
Gestão do tempo | Planejamento e definição de objetivos | |
Construção de relacionamento e rapport | Inteligência emocional | |
Conhecimento do produto e mercado | Curiosidade e aprendizado contínuo | |
Adaptabilidade e resiliência | Autoconsciência e gestão do estresse |
Exemplo prático: Maria, a Redatora que precisa aprender a vender
Maria é Redatora freelancer e está cansada de ficar se candidatando às vagas e tentando conseguir trabalho nas plataformas de freelancers.
Resolveu oferecer seu serviço direto para as empresas, mas, para isso, precisa aprender a vender.
Siga o passo a passo que a Maria vai precisar aplicar:
1 – Ter um forte porque/motivo para aprender
Lembra do pressuposto 6 da Andragogia? Adulto precisa identificar a motivação interna para aprender.
Maria cansou de ganhar mal e ficar ansiosa sem saber se vai ter trabalho e dinheiro nos próximos meses.
2 – Estabelecer um objetivo claro e específico
“Quero captar x clientes em tantos meses”
“Quero ganhar R$ 5 mil por mês até o fim do ano”
3 – Dividir em etapas e identificar as soft skills necessárias
O ideal é dividir o objetivo principal (aprender a vender) em etapas, identificando as soft skills necessárias de cada etapa
Vamos aplicar ao processo de prospecção de clientes.
1a Etapa – Encontrar e qualificar as empresas que precisam do seu trabalho
Soft Skill necessária: Pesquisa / Análise de conteúdo / organização
Listar as atividades práticas que vai desenvolver
2a Etapa – Abordagem dos donos das empresas
Soft Skill necessária: comunicação escrita / empatia (entender os problemas)
Listar as atividades práticas que vai desenvolver
3a Etapa – Relatório de Diagnóstico
Soft Skill necessária: Análise de conteúdo / empatia / organização de dados
Listar as atividades práticas que vai desenvolver
4a Etapa – Reunião de fechamento
Soft Skill necessária: escuta ativa / negociação / persuasão / gestão emocional
Listar as atividades práticas que vai desenvolver
4 – Estudo teórico
Buscar conteúdos para aprender técnicas de storytelling para vendas, negociação assertiva, etc
Ler livros, ver vídeos, fazer cursos online para entender como a habilidade funciona
5 – Prática Intencional e Feedback
Treinar no dia a dia => observar resultados e o que precisa melhorar => voltar na teoria => praticar de novo => observar resultados => comportamento desenvolvido = hábito (varia de 1 mês a 1 ano)
Aceleradores: treinamentos presenciais, mentorias (sérias) (lembra do pressuposto 5 da Andragogia? Adulto gosta de aprender praticando)
6 – Descanso Dirigido
Reservar momentos para descansar, sem telas, ficando só com você mesma, ajuda seu cérebro a assimilar o que foi aprendido, criando novas conexões neurais.
É assim que o Google e outras grandes empresas desenvolvem as soft skills dos funcionários.
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