Se você ainda não aplica o ciclo PDCA na sua prospecção de clientes, está deixando dinheiro na mesa.
Conseguir clientes não é sorte, é método.
O ciclo PDCA, famoso por revolucionar processos em grandes empresas, pode ser a solução ideal para profissionais de conteúdo que querem começar a prospecção de clientes, mas não sabem como, e, também, para quem já faz e não está tendo bons resultados.
Por isso, neste artigo, você vai aprender de forma prática como usar o ciclo PDCA para conseguir clientes, economizando tempo e fechando ótimos contratos que vão te trazer um bom faturamento mensal.
Não sabe ou não gosta de vender? Nesse vídeo eu ensino como você pode aprender a vender respeitando suas características e necessidade.
O que é o Ciclo PDCA
O ciclo PDCA nasceu na década de 1920, com Walter Shewhart, um estatístico americano que criou uma ferramenta de controle de qualidade.
Anos mais tarde, o engenheiro William Edwards Deming aprimorou a ideia durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial, transformando-a em uma estratégia de melhoria contínua que leva seu nome, Deming Cycle.
Os quatro pilares do PDCA
- Plan (Planejar): definir objetivos claros, estratégias e ações específicas.
- Do (Executar): colocar o plano em prática com disciplina e foco.
- Check (Verificar): analisar os resultados, aprender com os dados.
- Act (Agir): ajustar estratégias, corrigir falhas e planejar o próximo ciclo.
Cada fase representa uma parte do processo de melhoria constante.
Embora tenha nascido em ambientes industriais, o PDCA se mostrou tão eficaz que hoje é adotado em diferentes áreas — da gestão de projetos ao marketing digital.
Aqui vamos aplicar o Ciclo PDCA na prospecção de clientes para quem trabalha com produção de conteúdo.
Aplicar essa metodologia na sua rotina de profissional de conteúdo é o primeiro passo para deixar de depender da sorte para captar clientes.
Vantagens de você usar o Ciclo PDCA na captação de clientes
Para profissionais de conteúdo, a captação de clientes é um dos maiores desafios.
Aplicar o ciclo PDCA na prospecção ativa traz várias vantagens que ajudam a superar esse obstáculo e promover um crescimento consistente na carreira.
Problemas comuns que o PDCA resolve
- Falta de organização na prospecção: muitos profissionais perdem tempo com estratégias aleatórias. O PDCA ajuda a organizar suas ações, concentrando esforço naquelas que realmente trazem resultados.
- Desperdício de tempo com táticas que não funcionam: ao verificar resultados, você descobre onde apostar suas energias.
- Dificuldade para escalar a captação: uma rotina estruturada permite ampliar o alcance sem perder a qualidade no relacionamento com os prospects.
Na prática, isso significa não só fazer mais contatos, mas fazer contatos melhores e mais qualificados, aumentando a taxa de conversão dos seus esforços.
Como Aplicar o Ciclo PDCA na Prospecção de Clientes
Vamos ver, na prática, como incorporar na sua rotina o uso do ciclo PDCA na captação de clientes.
Plan – Planejamento
Na etapa de planejamento, você define objetivos claros para sua prospecção.
É aqui que você vai decidir quantos clientes quer captar, quais nichos de mercado vai focar e quais canais irá usar.
Por exemplo:
Objetivo: conseguir 3 novos clientes em 30 dias, no nicho de Carreira, para fornecer estratégias de conteúdo para Blog e Linkedin.
Preparação:
- Vou usar o Google e Linkedin como canais principais.
- Vou fazer uma lista de 300 empresas e entrar em contato com 10 pessoas por dia.
- Vou preparar uma sequência de 5 mensagens para enviar até receber resposta.
- Vou personalizar meu Portfólio com textos falando sobre temas importantes para o nicho escolhido.
- Preparo um modelo de proposta com as entregas e valores.
Quanto mais claro seu plano, maior sua eficiência na execução, além de você ganhar tempo e produtividade.
Prospecção é um jogo de método e volume. Quanto mais empresas você contatar, maiores as chances de fechar contratos.
Do – Execução da Prospecção Ativa
Executar é colocar o plano em ação, com consistência e disciplina.
O 1o passo é fazer a lista das 300 empresas.
Essa é a etapa da Qualificação, onde você vai analisar cada empresa para ver se está dentro do seu perfil de cliente ideal.
É a fase mais demorada da prospecção.
Depois, você vai começar a entrar em contato com as empresas escolhidas.
Como você planejou 10 contatos por dia, estime quanto tempo vai levar e separe um horário fixo do dia para executar.
Já posso te adiantar que a 1a rodada de mensagens é muito rápida.
O tempo só se torna maior quando você começa a fazer o follow-up (enviar várias mensagens para quem não respondeu) e, ao mesmo tempo, ir respondendo a quem sinalizou o interesse.
Aqui nesta fase é essencial personalizar sua abordagem para demonstrar que entende as necessidades das pessoas e o valor que seu conteúdo pode agregar.
Registre cada contato, resposta, reunião marcada ou feedback recebido. Esse acompanhamento será essencial para não perder informações e oportunidades.
Eu uso uma planilha do Google, mas também existem ferramentas online gratuitas como o Agendor, por exemplo.
Check – Análise dos resultados
Aqui você revisa os números e resultados: quantos contatos foram realizados, quantas respostas obteve, quantas reuniões agendadas e quantos projetos fechados.
Esse monitoramento revela o que está dando certo e o que precisa ser ajustado.
Revise as ações ao final de cada ciclo.
Quantas pessoas aceitaram conexão no Linkedin?
Quantas responderam às mensagens?
Quantas reuniões conseguiu marcar?
Quantas propostas enviadas?
Quantos contratos fechados?
Qual valor faturado?
Faça uma análise baseada nestes números para saber o que precisa melhorar.
Essa é a etapa do aprendizado e da melhoria contínua.
Act – Implementando melhorias no processo
Com base na análise, ajuste seu plano e implemente as melhorias necessárias.
Pode ser mudar o serviço oferecido, reformular as mensagens para tocar em novas dores, aumentar ou diminuir a quantidade de contatos diários, ou, até mesmo, mudar o canal de abordagem.
Padronize o que funciona e descarte o que não entrega resultado.
Assim, você vai para o próximo ciclo de prospecção com um plano aprimorado.
Mentoria Individual para captação de clientes
Para quem é:
a) Qualquer pessoa que vende (ou quer vender) serviço de produção de conteúdo
b) Quem quer prospectar, mas se sente perdido, sem coragem ou com falta de confiança
c) Quem está cansado de depender das vagas e plataformas de freelancers e quer ter um processo de captação de clientes mais previsível
d) Quem já faz prospecção, mas não está conseguindo trabalho nem clientes
Como a Mentoria pode te ajudar
São 3 encontros individuais onde vou te ajudar a conseguir seus primeiros, ou próximos clientes.
Mas, a mentoria vai muito além de “só” captar clientes, porque no processo você vai aprender:
↳ A escolher um Nicho Ideal (caso ainda não tenha) e conhecer profundamente as dores e desejos do seu público
↳ Como usar sua experiência para se valorizar/posicionar/vender de forma estratégica
↳ Atrair clientes qualificados que já precisam do seu serviço
↳ Vender mais e mais caro – até 4x a média do seu mercado
↳ Fechar projetos de longo prazo para ter uma renda recorrente mensal
↳ Organizar a comunicação com quem não fechou (follow-up) para abrir oportunidades futuras
↳ Ter mais clareza, foco e direcionamento na comunicação com seus clientes
Você recebe:
↳ Análise do perfil no Linkedin
↳ Revisão de mensagens, propostas
↳ Ajuda com negociação e precificação
↳ Gravação das reuniões
↳ Acesso ao meu curso gravado Freelancer Vendedor com todo o meu método de prospecção
↳ Material de apoio: planilha de precificação, planilha de CRM, modelo de proposta, sequência de mensagens de abordagem
Se interessou? Me chama no WhatsApp que a gente conversa.

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