Se você está aqui procurando entender o que é copywriting, provavelmente, gosta de escrever.
Talvez, até esteja pensando se é possível usar para ganhar dinheiro escrevendo na internet.
E a resposta é SIM. Você pode usar o Copywriting para ter uma renda extra escrevendo, fazer transição de carreira para ser Copywriter em tempo integral, ou para melhorar os resultados da empresa onde trabalha.
Neste artigo, vou te explicar de forma conceitual e prática, com exemplos reais para você entender o que é e como funciona o Copywriting.
Depois de ler, assista a esse vídeo onde explico como funciona o trabalho do Copywriter freelancer.
O que é Copywriting?
A maioria das pessoas que não trabalha com marketing digital ou não tem contato direto com produção de conteúdo não sabe o que é copywriting nem como essa técnica de escrita funciona.
Se você quer trabalhar como copywriter, saber quanto ganha um copywriter ou descobrir como ganhar dinheiro escrevendo textos persuasivos, esse conteúdo resolve suas principais dúvidas e te ajuda a se decidir se essa é a solução certa para o seu momento.
Eu falo da origem do copywriting, das duas vertentes principais no Brasil, exemplos de anúncios que funcionam, e como isso tudo se conecta com o mercado atual de infoprodutos e empresas tradicionais.
Originalmente, o termo copywriting começou a ser usado nos Estados Unidos para ser um elemento de vendas: uma comunicação persuasiva para vender produtos.
Antes da internet, ele era usado em cartas que eram enviadas para os consumidores.
Então ali começou essa parte de copywriting que se originou como uma escrita persuasiva voltada para a pessoa comprar alguma coisa.
Com o tempo, esse termo evoluiu e, quando chegou aqui no Brasil, sofreu umas modificações conceituais, uma espécie de aculturação.
Existem, basicamente, dois mercados para você trabalhar com copywriting, ambos com muitas oportunidades para você ganhar dinheiro escrevendo na internet.
Um é grande e está em expansão e o outro é enorme.
Vamos ver como o copywriting funciona em cada um deles.
O que é Copywriting de venda direta
Por um lado, temos a vertente do copywriting de venda direta. Essa vertente mantém mais proximidade com o uso original: é um estilo de escrita persuasiva voltado para a pessoa tomar uma ação, que pode ser – na maioria dos casos – comprar alguma coisa.
Pode ser comprar um curso online, um produto físico, uma mentoria, um ebook – enfim, comprar alguma coisa pela internet.
Ou pode ser uma ação de pré-venda.
Por exemplo, se eu estou andando na rua e vejo um outdoor – eu moro em Olinda, Pernambuco, e passei por um que vi há pouco –, ele tinha uma copy muito bacana, diferente do que a gente costuma ver.
A ideia era: “Quanto é 25% de 150?”. Embaixo, quatro opções: 50, 25, 35, 100.
E do lado, um texto dizendo: “Ficou na dúvida? Então, talvez você precise de reforço escolar. Procure a nossa escola X, Y, Z”.
Isso é copywriting na prática. Por quê? Você bate o olho e se for um pai que tem filho com dificuldade na escola vai pensar:
“Meu filho não sabe resolver isso, eu tive que ajudar na lição essa semana”.
E aí anota o telefone para depois falar com a escola.
Isso é um exemplo prático de como funciona o copywriting na pré-venda, ou na atração do público-alvo.
Ele leva a pessoa a tomar uma decisão que, mais para frente, pode resultar em venda.
O objetivo da copy é persuadir a pessoa a tomar uma ação. Pode ser usada em publicidade e propaganda em qualquer lugar.
Outro exemplo: você vê um anúncio na internet sobre uma aula gratuita de um assunto que te interessa e clica no botão “saiba mais”.
Aquele anúncio tem uma copy para fazer você clicar.
Você vai para uma página que descreve o conteúdo da aula, o que você vai aprender, para que serve.
Se interessar, você se inscreve. Ali também tem copy persuasiva para a ação de inscrição, e mais adiante, na aula, algo vai ser vendido.
Essa vertente de copywriting de venda direta ou indireta é muito usada no mercado de infoprodutos.
Empresas que vendem cursos online, mentorias, ebooks e produtos digitais usam isso. Empresas físicas também podem usar, como no exemplo do outdoor, para levar pessoas à loja ou escola.
Eu mesmo uso na página de venda do meu curso de copywriting. Se quiser, vai lá dar uma olhada para ver um exemplo real de copywriting aplicado à venda direta.
O que é Copywriting de produção de conteúdo
O outro mercado onde você pode ser Copywriter é a consequência da aculturação do conceito aqui no Brasil.
Eu chamo de copywriting de conteúdo ou copy de produção de conteúdo. Também pode ser chamado de redação de conteúdos, ou redação web.
São os textos que encontramos nos artigos de blog, posts para Instagram, posts para LinkedIn e roteiros para YouTube.
Esses textos não têm o objetivo de vender nada diretamente.
Na verdade, eles trabalham segundo as premissas do Marketing de Conteúdo, onde o objetivo é educar a audiência, atrair pessoas e depois ajudá-las com problemas, necessidades e desejos que elas têm.
São textos mais educativos, informativos, institucionais.
Pode ter no final uma chamadinha para ação, como ler outra coisa ou baixar um ebook, mas nada agressivo.
Nesse mercado, o foco é a empresa aumentar a audiência e a consciência dessa audiência sobre a solução que ela vende depois.
Não se vende nada na copy de conteúdo, mas é aqui que as 2 vertentes do copywriting se complementam.
Copywriting de conteúdo + venda direta
As duas vertentes de copywriting são complementares porque na produção de conteúdo a empresa atrai o público desejado, ajuda com as questões relacionadas aos problemas e desejos, aumenta a consciência sobre as soluções.
Quando a pessoa já está pronta para comprar, ela é direcionada para uma pagina de vendas, ou para o time comercial, onde o copywriting será usado para vender o produto ou serviço da empresa.
Percebe como essas duas vertentes de copywriting se complementam perfeitamente?
Hoje, ninguém vende nada na internet sem conteúdo escrito de qualidade.
Comparando os dois mercados, o de produção de conteúdo é muito maior do que o de venda direta.
Porque todas as empresas, empreendedores e profissionais liberais precisam produzir conteúdo de qualidade na internet para vender seus produtos e serviços.
Mas, apenas uma pequena parcela deles tem produtos digitais para vender, ou seja, fazem parte do mercado de infoprodutos.
Por isso, apesar desse mercado ser grande e estar em expansão, ele é englobado pelo mercado de produção de conteúdo que é gigante.
Você pode, inclusive, ser um Copywriter especialista em determinado formato de texto como artigos de blog que ranqueiam no Google, posts que engajam no Instagram ou Linkedin, roteiros de vídeos que crescem canais no Youtube.
Essa é a mágica do que é copywriting: transforma palavras em ações, seja educando para construir confiança ou persuadindo para fechar venda. Seja como freelancer ou para o próprio negócio, dominar isso abre portas para ganhar dinheiro escrevendo.
Próximo passo: aprender copywriting para viver da escrita
A escrita mudou minha vida e pode mudar a sua também.
O que você está buscando hoje?
Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro? P
recisa complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?
Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?
O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para quem gosta de escrever.
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente, colocar em prática.
Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso de escrita que pode te ajudar. É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes. Ideal para profissionais de todas as áreas que desejam um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.
Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que estão com dificuldades em conseguir trabalho e clientes. O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam:
Como começar do jeito certo
Quanto cobrar
Onde encontrar os primeiros clientes
Como se relacionar com eles
Como conquistar um faturamento mensal
Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso. Faz o seguinte… vai lá e olha com carinho e se fizer sentido para seu momento atual, faça sua inscrição. Você pode começar a realizar seu sonho de trabalhar com escrita hoje mesmo.
Se quiser trocar uma ideia comigo sobre o curso, este artigo, a profissão ou o mercado da escrita, pode entrar em contato pelo meu WhatsApp e eu vou te atender com maior prazer.
Profissão Copywriter: como fazer um test-drive de carreira para ver se é para você
Como sair da CLT para trabalhar como Copywriter Freelancer
Curso de Copywriter para ganhar dinheiro escrevendo em poucas semanas
Copywriter: onde trabalhar e como ser contratado no mercado digital?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.