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Freelancer: Como conseguir mais clientes e aumentar seu faturamento

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 24 de abril de 2023
Freelancer: Como conseguir mais clientes e aumentar seu faturamento
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Conseguir mais clientes é o sonho permanente de todo freelancer profissional que trabalha no digital, seja como Redator, Social Media, Designer, Copywriter, entre outros. E também é a maior dificuldade que eles possuem.  

É o seu caso? Você só tem alguns clientes que pagam pouco e precisa saber como manter um fluxo permanente de pessoas interessadas no seu serviço?

Mas, infelizmente, não sabe como vender e, talvez, tenha até medo de vender, certo?!

Não se preocupe, você não está sozinho nessa situação. 

Muitos profissionais freelancers passam por essa dificuldade, mas existem técnicas de vendas que podem te ajudar a superar isso e conseguir os clientes que deseja. É o que vamos ver neste artigo

Como o Freelancer profissional pode conseguir mais clientes

Você sabe aquela sensação de estar sempre correndo atrás de clientes e nunca conseguindo os melhores trabalhos? 

É frustrante, não é mesmo? Muitos freelancers passam por essa situação. Eu também já passei e sei que não é fácil. 

A boa notícia é que aprender a vender é uma habilidade como qualquer outra. Você não precisa ter um talento especial para isso. É só se dedicar a estudar e praticar.

Para te ajudar nesse processo, aqui vão algumas dicas importantes: 

Freelancer é um Empreendedor

Na minha opinião, esse é o primeiro passo. Você precisa entender que tem um negócio, mesmo que seja formado por uma pessoa só. 

Todos nós que trabalhamos muitos anos na CLT temos dificuldade em internalizar esse conceito, porque ele envolve uma mudança significativa na maneira como você enxerga seu trabalho e nas atitudes do dia a dia. 

Por exemplo, dentro de uma empresa, tem sempre alguém dizendo o que você precisa fazer, passando a lista de atividades, metas e objetivos que a empresa espera serem desenvolvidos. 

Quando você se torna freelancer, é você quem define tudo isso. 

O seu salário não vair “cair” automaticamente todo mês na sua conta. Você precisará ganhá-lo. Falando assim, pode parecer óbvio, mas, na prática implica em não ficar esperando que os clientes caiam do céu.

Ora, Eduardo, mas é claro que ninguém espera isso…

Será mesmo? 

Quantos freelancers ficam esperando conseguir clientes por indicação? Ou ficam apenas monitorando as plataformas buscando vagas e projetos onde possam “se encaixar” de acordo com sua experiência e expertise? 

Esse é um exemplo, meio inconsciente, de esperar que seus clientes caiam do céu. 

Porque não depende de você.

Por isso, a prospecção ativa é fundamental para quem quer ter sucesso como freelancer.

Prospecção ativa

Para saber como conseguir mais clientes, você precisa conhecer a prospecção ativa. Ela é uma excelente técnica para conseguir bons clientes todos os meses. Em vez de esperar que os clientes venham, é você que vai até eles. 

Existem diversas maneiras de fazer isso, como pesquisar empresas que precisam dos seus serviços, participar de grupos nas redes sociais relacionadas ao seu nicho de atuação, fazer networking com outros profissionais da sua área e até mesmo ir a eventos e feiras para conhecer clientes potenciais.

Os próximos itens são essenciais para a prospecção funcionar bem.

Qualificação de clientes

Vendedor chato é aquele que oferece algo para quem não precisa. Quem nunca passou por isso? Pois é…a base de uma boa prospecção de clientes é identificar quem realmente precisa de você. 

Ou seja, não adianta ficar oferecendo seu serviço para qualquer empresa que encontra na internet. 

Você precisa ter certeza de que eles realmente precisam dos seus serviços e têm condições de pagar pelo seu trabalho. 

Para isso, faça uma pesquisa sobre a empresa e seu nicho de atuação. Entenda quais são as necessidades e dores do cliente e como você pode ajudá-lo a solucionar esses problemas. 

Uma boa qualificação de clientes pode economizar seu tempo e esforço ao evitar empresas que não querem nem precisam do que você oferece.

Mas como fazer isso? 

Primeiro, é importante saber onde buscar esses clientes. 

Uma boa opção é participar de grupos de empreendedores nas redes sociais. Lá, você pode encontrar empresas que estão em busca de freelancers para os seus projetos. 

Além disso, você pode usar o Google, Linkedin e Instagram para pesquisar empresas que precisam dos seus serviços e criar uma lista para fazer uma abordagem.

Abordagem Indireta 

A abordagem é a maneira como você se apresenta a um potencial cliente e oferece seus serviços. É importante ser direto e objetivo, sem ser chato ou intrusivo. 

E é aqui que a maioria dos freelancers erra. Eles fazem uma abordagem direta, já dizendo que querem vender alguma coisa. Isso é pouco efetivo, porque você ainda não conversou com a pessoa, ela não te conhece, não confia em você. 

Por isso, eu prefiro uma abordagem indireta, gerando valor para um potencial cliente. 

Por exemplo, eu identifico um erro ou algo que está faltando – e que eu posso ajudar a resolver – e mostro isso para ele. 

Se você é um Redator e percebe que a empresa não tem Blog ou tem, mas está desatualizado, pode mostrar quantas pessoas estão deixando de chegar no site por conta disso.

Você precisa demonstrar o valor que ele pode obter com seu trabalho, para convencê-lo a te dar atenção. 

Reunião de apresentação

Depois da abordagem, o próximo passo é marcar uma reunião de apresentação, onde você vai mostrar o que descobriu que está faltando na empresa e como poderá ajudá-lo com seu serviço. 

Essa reunião é o meio mais eficiente de fechar projetos maiores, cobrando mais caro e de longo prazo. 

É isso que vai te trazer previsibilidade de trabalho e dinheiro todos os meses e acabar com a instabilidade que tanto assusta os freelancers. 

Fechamento da venda

O fechamento é o último passo da sua venda. É aqui que você fala o seu preço, ou combina de mandar um orçamento depois, e convence o cliente a contratar seus serviços. 

Aqui estão algumas técnicas de fechamento que você pode usar:

O fechamento do “sim” condicional: é quando você faz uma pergunta que leva a pessoa a fechar negócio com você. Por exemplo: “Se eu conseguir entregar o serviço em 10 dias úteis, você irá fechar comigo?”

O fechamento por objeção: é quando você responde às objeções do cliente para  convencê-lo a fechar negócio. Por exemplo: “Eu entendo que o preço pode parecer alto, mas veja quanto você pode ter de retorno financeiro para o seu negócio.”

O fechamento por restrição: é quando você cria a sensação de que o serviço está acabando ou que você tem pouca disponibilidade de tempo para trabalhar. Por exemplo: “Eu só tenho mais dois horários disponíveis para este mês. Se você quiser garantir o seu lugar, precisa fechar comigo agora.”

É importante saber como fazer isso de maneira eficiente. Um erro comum dos freelancers é ter medo de falar o preço do serviço. Mas é importante ser transparente e deixar claro o valor do seu trabalho desde o início. Assim, você evita surpresas ocorrendo no futuro.

Agora você já sabe como conseguir mais clientes

A internet criou um mercado enorme para os profissionais freelancers. Existem milhares de oportunidades para você que é Redator, Social Media, Copywriter, Designer, Gestor de Tráfego, ou outra profissão qualquer que presta serviços para o digital. 

Com a mentalidade, a prospecção ativa, o empreendedorismo e as técnicas de vendas corretas, você pode aumentar sua base de clientes e garantir seu crescimento profissional e financeiro. 

Imagina a sensação, após implementar essas técnicas, em ver seu negócio de freelancer crescer e prosperar?! Agora é hora de arregaçar os mangas e colocar em prática tudo o que aprendeu aqui. Boa sorte!

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