O que fazer quando não vejo mais sentido no meu Trabalho? - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Mudança de Carreira

O que fazer quando não vejo mais sentido no meu Trabalho?

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 28 de junho de 2016
O que fazer quando não vejo mais sentido no meu Trabalho?
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

O que fazer quando você não vê mais sentido no trabalho? Tem um monte de atividades pra fazer no seu emprego, vive correndo de uma lado para o outro e mesmo assim seus dias parecem vazios?

No fundo, você sabe a resposta e pensa: não vejo mais sentido no meu trabalho. Mas, também não sei fazer outra coisa.

E, agora?

Bom, antes de responder, eu quero te contar uma pequena história.

É assim:

Um homem chega a um canteiro de obras e pergunta a dois pedreiros o que eles estão fazendo. O primeiro pedreiro nem olha e responde meio entediado:

“Eu estou levantando essa parede.”

O segundo pedreiro se levantou, sorriu e, com um brilho no olhar, respondeu: 

“Eu estou construindo uma catedral para as pessoas apreciarem por gerações. Ela vai ser magnífica.”

Qual dos dois pedreiros você acha que encontrou mais SENTIDO em seu TRABALHO?

________________________________________________________________

Tenha um Guia de 5 Passos para encontrar um novo emprego, com muito mais significado do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

Clique AQUI e baixe o Ebook Gratuito Como Conquistar o Emprego dos Sonhos em 5 Passos!

________________________________________________________________

Como encontrar sentido no trabalho?

Se a sua vida profissional está mais parecida com a do 1º pedreiro, saiba que a culpa não é sua…a princípio.

O seu (na verdade o nosso, porque eu vivi isso também) problema começou lá no colégio, quando fomos obrigados a decorar fórmulas e textos, e existia aquela pressão para ser “bom aluno”, ou seja, não fazer bagunça nem questionar os professores.

Lá ninguém nos ensinou nada sobre o sentido por trás do que aprendia, sobre o que gostávamos ou não e como poderíamos usar isso em uma futura profissão. Só importavam nossas notas e passar de ano.

Para piorar as coisas, em casa nós também não aprendemos que poderíamos ter uma profissão prazerosa. Ela tinha que ter “futuro”, o que, geralmente, significava um bom salário e algumas promoções. Nossos pais também não sabiam nada dessa história de trabalhar por prazer.

E chega o vestibular…

Pois é, mas o caldo entornou de vez foi quando chegou a hora de você escolher o que queria ser quando crescesse….o rito de passagem do vestibular ou Enem.

Você teve que levar em conta a sua personalidade (em formação ainda), as suas habilidades (que você não sabia quais eram) e o estilo de vida que gostaria de ter (que você também não sabia qual seria).

Agora adicione a pressão dos seus pais para que você escolhesse uma profissão “que tivesse futuro” na visão DELES (“Como assim você vai fazer Música? Isso não dá dinheiro!”).

Pronto….15 anos depois o seu trabalho se tornou um peso e você se sente encurralado porque não vê sentido naquilo que faz. Isso te leva a noites mal dormidas, dores de cabeça, gastrite ou outras “ites” que todo esse estresse emocional acumulado desconta no seu organismo.

E você se arrasta todos os dias, em direção ao seu emprego, se sentindo no piloto automático, se perguntando o que fazer para mudar…

E aqui eu quero te dar uma dica que me ajudou a ver uma luz no fim do túnel. Afinal, eu trabalhei 10 anos como meteorologista antes de descobrir um trabalho que fizesse sentido para mim.

________________________________________________________________

Tenha um Guia de 5 Passos para encontrar um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

Clique AQUI e baixe o Ebook Gratuito Como Conquistar o Emprego dos Sonhos em 5 Passos!

________________________________________________________________

Exercício prático para encontrar o sentido no trabalho

É um exercício simples, mas profundo. Você terá primeiro que olhar para dentro de você, para descobrir o que um trabalho ou emprego precisa ter para que faça sentido na sua vida.

Pegue uma folha de papel e liste tudo o que você tem ou gostaria de ter no seu trabalho. Foque em sentimentos e valores, como realização, desafios, harmonia, etc. Na coluna do lado escreva tudo o que você não quer que ele tenha, como, por exemplo, muita pressão ou uma rotina entediante.

É bem provável que o seu trabalho atual contribua muito mais para encher a 2ª coluna do que a 1ª. Mas antes de você pedir as contas, converse com seu chefe ou com o RH e tente identificar se existe outro cargo na empresa que atenda aos requisitos da sua lista.

Afinal, é mais fácil você ser remanejado do que sair buscando outro emprego….

Use esta lista como guia ou bússola para identificar os problemas do seu atual trabalho e te direcionar para uma escolha melhor, que traga mais prazer do que estresse no seu dia a dia ?

Porque ninguém gosta de se sentir meramente uma peça substituível na engrenagem da empresa…

E, para te convencer que, independente do trabalho, é sim, possível, encontrar um significado maior, aqui vão outros exemplos:

 

  • O cabeleireiro/barbeiro cortando o cabelo da décima pessoa do dia pode acreditar que está somente cortando cabelo ou aumentando a confiança e a autoestima da sua cliente
  • A contadora pode pensar que está apenas verificando outro imposto de renda ou pode perceber que está proporcionando mais segurança para um empresário que, por sua vez, fornece serviços de qualidade e gera empregos.
  • O vendedor de seguros pode achar que está apenas realizando mais uma venda ou preenchendo formulários de adesão ou pode acreditar que está dando mais tranquilidade e segurança ao futuro do cliente.

Então….Qual é o SENTIDO do seu TRABALHO hoje?

Se você não encontrar nenhum….talvez esteja na hora de procurar outra coisa para fazer…

Existe uma frase que é atribuída a Steve Jobs: 

“Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que vou fazer hoje? Se a resposta for ‘NÃO’ muitos dias seguidos, então você precisa mudar algo.”

Muitos profissionais, apesar de sofrerem em trabalhos que não querem mais, não conseguem realizar a mudança que tanto desejam. Se sentem paralisados pelo MEDO. Perdidos, sem saber O QUE ou COMO fazer uma mudança.

Por isso eu escrevi um Ebook Gratuito, para te guiar em direção a um novo emprego, muito melhor do que o atual, onde você possa trabalhar com o que REALMENTE gosta de fazer, sendo valorizado pelos resultados que entrega.

O título é Como Conquistar o Emprego dos Sonhos em 5 Passos!

E você pode ler clicando AQUI 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.