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Profissional de conteúdo Freelancer ou Empreendedor? Descubra o melhor caminho para você

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 21 de outubro de 2025
Profissional de conteúdo Freelancer ou Empreendedor? Descubra o melhor caminho para você
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Se você é profissional de conteúdo freelancer, sabe que a carreira pode ser um caminho cheio de altos e baixos. 

Muitas vezes, dominamos as habilidades técnicas, mas sentimos que algo está faltando para conseguir ter estabilidade, captar clientes com facilidade e crescer de verdade. 

O que faz a diferença, além da técnica, é a mentalidade que você adota para conduzir sua carreira.

Neste artigo, vamos explorar a diferença entre trabalhar como freelancer e atuar como empreendedor e como entender essa interseção pode alavancar sua trajetória profissional. 

Depois de ler o artigo, assista ao vídeo que gravei sobre esse assunto.

A relação entre o Profissional de Conteúdo Freelancer e o Empreendedorismo

Quando pensamos no profissional de conteúdo freelancer, muitas vezes sua imagem está ligada à habilidade técnica e à produção direta de textos, vídeos, artes ou qualquer outro tipo de conteúdo. 

Esse profissional, na essência, oferece seu serviço pessoalmente, vendendo seu tempo e conhecimento para atender as demandas do mercado.

Por outro lado, o empreendedor é quem pensa no negócio como um todo. 

Ele observa o mercado, identifica oportunidades, monta estratégias e modelos de negócio para entregar soluções em maior escala. 

Enquanto o freelancer gira em torno da sua habilidade principal, o empreendedor constrói sistemas e delega tarefas para crescer seu negócio, buscando múltiplas fontes de receita.

No mercado de produção de conteúdo, esses dois mundos se encontram de maneira interessante. 

O profissional de conteúdo freelancer muitas vezes assume papéis que extrapolam a simples entrega do serviço e precisa pensar como empreendedor para escapar da limitação de vender sua hora.

Por exemplo, enquanto o freelancer pode focar apenas em produzir artigos para blogs ou legendas para redes sociais, o empreendedor enxerga a possibilidade de criar pacotes de serviços, oferecer consultoria, montar uma equipe ou até transformar seu trabalho em produtos digitais que geram receita passiva.

Muitas vezes, porém, quem está começando na carreira acredita que ser freelancer é sinônimo automático de empreendedorismo. Essa confusão gera frustração quando a renda não aparece com frequência ou qualidade. 

Ao entender que são mundos com características diferentes, mas que precisam se comunicar para que o profissional cresça, você já dá um passo importante para sair da estagnação.

Essa visão integrada é fundamental para qualquer profissional que quer deixar para trás a insegurança financeira e investir no crescimento sustentável da carreira.

Freelancer precisa ter Mentalidade Empreendedora

Muitos profissionais de conteúdo começam sua caminhada focados em oferecer serviço e desenvolver a parte técnica. 

Mas, você sabia que dominar sua habilidade não é suficiente para crescer de verdade no mercado freelancer? 

É preciso também exercitar uma mentalidade empreendedora.

Ela é um conjunto de atitudes e comportamentos que transformam sua forma de trabalhar. 

É perceber que, mesmo atuando sozinho, você tem que pensar estrategicamente, aprender a vender seu serviço, captar clientes com consistência e escalar seus ganhos.

A mentalidade empreendedora ajuda você a criar múltiplas fontes de receita. 

Além disso, permite que você construa sistemas, mesmo que simples, para otimizar o seu trabalho e ganhar mais liberdade.

Eu aprendi que essas mudanças são possíveis e que você pode atuar na interseção entre freelancer e empreendedor. 

Nessa interseção, você consegue, por exemplo, terceirizar demandas que saturam seu tempo, deixar de aceitar projetos ruins e valorizar mais o seu serviço. 

Sem perder a autenticidade, você agrega estratégia e organização à produção de conteúdo.

Esse equilíbrio é o que diferencia quem sofre para conseguir clientes dos profissionais que têm uma renda recorrente mensal. 

Veja quais são os pilares comportamentais que sustentam essa transformação.

Os 3 Pilares Comportamentais que podem transformar sua carreira

O seu crescimento como profissional de conteúdo freelancer não depende apenas do domínio técnico, mas também da construção de uma mentalidade baseada em três pilares comportamentais. 

Eles foram fundamentais para que me mantivesse no mercado digital por tantos anos, crescendo a cada ano.

1 – Autoconhecimento aplicado

Saber seus pontos fortes, fracos, valores e habilidades é essencial para se posicionar no mercado.

No início da minha carreira, fiz um exercício simples, mas poderoso: listei meus pontos fortes e fracos e comparei com o perfil profissional de um Copywriter, de acordo com o que o mercado demandava em termos de habilidades técnicas e comportamentais. 

Esse processo me permitiu identificar meus diferenciais e trabalhar para superar os pontos fracos que poderiam travar meu crescimento. 

2 – Autogerenciamento

Autogerenciamento é a capacidade de gerenciar a si mesmo, sem depender de supervisão constante. 

É uma habilidade que combina autoconhecimento, disciplina e responsabilidade e permite definir metas, tomar decisões, priorizar tarefas e gerenciar suas próprias emoções e comportamentos para alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Eu percebi que não bastava só ser bom escrevendo; precisava aprender a negociar, gerenciar o tempo e buscar aprimoramento constante.

Usei ferramentas como agendas e planilhas para monitorar minhas tarefas e conquistas e fiz formações específicas para desenvolver habilidades comportamentais. 

Isso ajudou a evitar armadilhas comuns, como aceitar projetos abaixo do valor, por falta de organização ou autoconfiança.

Autorresponsabilidade

Esse talvez seja o ponto mais desafiador para quem vem do modelo CLT. 

Como autônomo, você não tem chefe para te cobrar, nem departamento para resolver problemas técnicos ou administrativos. Tudo depende de você.

Vejo muitos profissionais culpando o mercado por não conseguir clientes, ou pelos baixos salários oferecidos nas vagas. 

Mas, não podemos mudar o que não temos controle. 

Por isso, foquei no que dependia de mim. 

Por exemplo, estava me candidatando a dezenas de vagas sem resposta, não conseguia clientes nas plataformas de freelancers – e quando apareciam, pagavam muito mal. 

Não adiantaria ficar reclamando que o mercado estava saturado, ou que as empresas não valorizavam meu trabalho.

Fui aprender a vender direto para as empresas que precisavam de mim. 

Assumir as consequências das suas próprias decisões é o que vai te diferenciar no mercado de trabalho freelancer

Mentalidade Empreendedora no dia a dia do profissional de conteúdo Freelancer

Colocar em prática a mentalidade empreendedora não é só um passo importante, é o fator que diferencia um profissional de conteúdo freelancer instável e inseguro daquele que consegue construir uma carreira sólida, lucrativa e com liberdade.

Prospecção ativa de clientes

Não basta esperar que oportunidades batam na sua porta. A captação de clientes precisa ser permanente. 

Aprenda como identificar as empresas que precisam do seu serviço, faça uma abordagem personalizada mostrando que entende as necessidades do cliente e como seu conteúdo pode resolver problemas reais.

Gerencie seu tempo e projetos 

Este é outro ponto fundamental. 

Planeje seu mês definindo metas claras para produção, aprendizado, prospecção e entrega. 

Use ferramentas simples como agendas digitais ou planilhas para acompanhar o progresso e garantir que nada fique para trás.

Tenha um portfólio de serviços 

Oferecer múltiplas soluções pode multiplicar seu faturamento. 

Pense além dos serviços tradicionais: 

  • Serviços de revisão
  • Consultoria de conteúdos
  • Curadoria de conteúdos
  • Roteiros para Reels e vídeos do Youtube
  • Posts e Newsletters no Liinkedin
  • Estratégias de Conteúdo

Essa diversidade abre portas e cria múltiplas fontes de renda.

Relacionar-se bem com clientes

Essa é a garantia de contratos recorrentes. 

Responda rápido, atualize sobre o andamento dos trabalhos e peça feedback para melhorar sempre. Clientes satisfeitos indicam você para amigos, ampliando sua rede naturalmente.

Aprendizado constante

O mercado de criação de conteúdo é dinâmico, por isso você precisa se manter atualizado.

Isso significa ir além de aprender novas tecnologias e ferramentas como a Inteligência Artificial.

Você também precisa desenvolver novas habilidades comportamentais que podem ajudar no seu crescimento profissional.

Pronto para crescer como Profissional de Conteúdo Freelancer?

Crescer como profissional de conteúdo freelancer é um processo que vai muito além de produzir textos ou dominar ferramentas. 

É preciso desenvolver uma mentalidade empreendedora, que envolve autoconhecimento, autogerenciamento e autorresponsabilidade. Esses pilares comportamentais são treináveis e, quando aplicados consistentemente, transformam sua trajetória profissional.

Se você quer ultrapassar os ciclos de instabilidade, aceitar apenas projetos que respeitem seu valor e construir uma carreira rentável e sustentável, é essencial pensar como empreendedor e agir diariamente com propósito e planejamento.

E para quem quer acelerar esse processo, eu tenho um caminho pronto para você: o Curso de Artigos com IA. 

Ele foi criado para ensinar todo o passo a passo da produção de conteúdo de qualidade, aliado às estratégias para conquistar os primeiros clientes rapidamente e crescer em receita sem complicações.

Se você quiser seguir esse caminho e começar a ganhar R$ 4 mil por mês escrevendo textos, esse é o caminho mais barato, rápido e fácil para você transformar sua escrita em fonte de renda.

Você só precisa gostar de escrever!

Toda a parte técnica desde a criação dos textos até conseguir os primeiros clientes você aprende no Curso.

As aulas são rápidas e práticas para você encaixar na sua rotina tranquilamente.

Foi pensado para quem tem pouco tempo para estudar.

Você vai aprender:
1 – A usar sua formação e experiência em qualquer área como um diferencial para começar com mais confiança e ter retorno financeiro mais rápido.
2 – A escrever os textos que as empresas precisam e que vão fazer você ser contratado.
3 – Como conseguir clientes que pagam até R$ 300 por um único texto.
4 – A usar o ChatGPT para conquistar ganhos que podem chegar a mais de R$ 10 mil por mês.

Além disso, você tem o meu acompanhamento no grupo de alunos do WhatsApp onde estou diariamente tirando dúvidas e ajudando a implementar as aulas.

E o investimento é bem acessível para que as pessoas possam fazer mesmo.

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