Existem várias profissões do Marketing Digital para quem gosta de escrever.
E você não precisa ser formado em jornalismo, Letras ou Comunicação para atuar nelas.
Este artigo é pra você que está no mercado há um tempo, perdeu a fé ou o sentido na profissão atual e está buscando outra coisa para fazer.
Algo que traga mais realização, mais prazer no dia a dia. Aqui, vou te mostrar quatro profissões que surgiram nos últimos anos que permitem a você trabalhar online no conforto da sua casa.
As melhores profissões do Marketing Digital para quem gosta de escrever
Separei 4 profissões do Marketing Digital para você conhecer as características e as oportunidades que existem em cada uma delas.
1 – UX Writer
O que faz um UX Writer
A primeira profissão tem o nome meio esquisito: UX Writing.
Se você gosta de escrever pouco, ela é boa para você. Tipo assim, ah, eu gosto de escrever, mas não gosto de escrever texto longo.
Se você gosto de escrever coisas mais objetivas, direto ao ponto, então pode ser que você goste dessa profissão.
O UX Writer cria os textos de interfaces digitais como, por exemplo, aplicativos e sites, para melhorar a experiência do usuário, deixando-a mais útil e intuitiva.
Ele trabalha criando “microtextos” usados em botões de páginas, mensagens de erro e instruções aos usuários.
Trabalham diretamente com designers e desenvolvedores, participam de testes de usabilidade e incluem o guia de tom de voz de um produto.
Ele contribui para que as pessoas tenham uma boa experiência no site da empresa, sabendo o que fazer, encontrando as informações facilmente, etc.
Sabe quando você entra em um site para saber algo específico e fica lá perdido, tentando encontrar aquela informação e não acha?!
Faltou um profissional desse ali para ajudar a empresa.
Então, é um trabalho preciso e objetivo que faz toda a diferença para experiência do usuário – daí o nome UX (User Experience).
Como é o mercado e perfil ideal
Tem um mercado enorme para trabalhar. Eu não costumo ver muitas oportunidades para o modelo freelancer nessa profissão, porque a maioria das vagas costuma ser para trabalhar como CLT.
As demais profissões que eu vou falar são muito fortes no modelo freelancer.
2 – GhostWriter
O que faz um Ghostwriter
A segunda das profissões do Marketing Digital é para quem gosta de escrever livros.
Talvez você sonhe em publicar o seu livro, mas não tem dinheiro para bancar esse projeto agora.
Essa profissão pode ser a saída para você pelo menos matar a vontade de escrever livros e, ao mesmo tempo, ganhar uma grana para bancar a sua publicação.
Tem muito escritor ou futuro escritor que escolhe esse caminho, por conta disso.
O Ghostwriter é um “escritor fantasma”, contratado para escrever para quem quer publicar um livro, mas não sabe escrever bem.
Contraditório? Nem tanto.
Tem muitas pessoas que desejam ter um livro publicado porque, no Brasil, temos a cultura de achar que quem publicou um livro é uma autoridade naquela área.
Nem sempre isso é verdade, mas um livro tem o poder de trazer autoridade e reputação para profissionais, educadores, executivos e CEOs.
Então, essas pessoas investem na publicação de um livro como uma ferramenta de divulgação do próprio nome.
Frequentemente, essas pessoas têm a experiência e a vivência na área, mas não sabem escrever. Precisam de um profissional para transformar esse conteúdo em um livro que seja gostoso de ler.
Então, elas contratam uma editora, que tem parceria com Ghostwriters, ou contratam diretamente um profissional de escrita.
Eles mandam o conteúdo para a editora, por áudio ou escrito, e aí o Ghostwriter faz sua “mágica”.
Apesar do Brasil ser um país onde as pessoas leem cada vez menos, existe um mercado muito grande, muito poderoso de publicação de livros, principalmente em editoras menores, pequenas e médias.
Como conquistar clientes
Tenho uma aluna que fez minha formação de redatores e ela se tornou Ghostwriter.
Ela oferece vários serviços:
- Escrita de livros em parceria com editoras que precisam desse seu trabalho
- Escrita para autores, sendo contratada diretamente
- Consultoria para profissionais que querem escrever um livro, mas não sabem por onde começar
- Revisão de originais
Tem pouca concorrência e você também pode agregar serviços de Marketing Editorial, como produção de conteúdos para lançamento e venda dos livros.
3 – Redator de Conteúdos
Agora vamos falar de uma das mais conhecidas profissões do Marketing Digital, o Redator, que pode trabalhar no modelo CLT, exclusivo para uma empresa, ou como Freelancer, prestando serviços para várias empresas, sem vínculo empregatício.
O que o Redator faz: produz textos para os canais digitais das empresas:
- Artigos para Blogs
- Posts para Instagram
- Posts e Newsletters para Linkedin
- Roteiros para vídeos longos e curtos (Reels)
Essa é uma das profissões mais versáteis.
Você pode ganhar dinheiro escrevendo artigos ou roteiros para vídeos no Youtube, que são textos mais longos, onde pode desenvolver ideias e aprofundar conceitos.
Se você gosta de escrever textos mais curtos, objetivos e práticos, pode focar na produção de conteúdos para Instagram.
Se prefere trabalhar com o mundo corporativo, pode escolher se especializar em conteúdos para Linkedin.
Oportunidades de mercado para o Redator Freelancer
Essa talvez seja a profissão com mais oportunidades de trabalho freelancer no mercado digital.
Afinal, todas as empresas, profissionais liberais e empreendedores querem divulgar e vender seus produtos e serviços. Para isso, precisam de Redatores para alimentar diariamente seus canais digitais com uma produção de conteúdo estratégico.
4 – Copywriter de venda direta
O que o Copywriter faz não é muito diferente do Redator de Conteúdos.
O que muda é formato e objetivo dos textos.
Esse profissional escreve para vender diretamente produtos e serviços.
Para isso, ele usa técnicas de Copywriting, conhecida como escrita persuasiva.
O foco é mexer emocionalmente com o leitor e levá-lo a tomar uma decisão que podem ser várias coisas: se inscrever em uma aula gratuita, baixar um Ebook, ou comprar um curso online.
Os textos são mais objetivos e emocionais, usados em páginas de vendas, mensagens de WhatsApp, e-mails e roteiros de vídeo. Sempre com o objetivo de vender.
O mercado para o Copywriter de venda direta é menor do que o do Redator de Conteúdos. Basicamente, se restringe ao mercado de infoprodutos, formado por empresas que vendem cursos e mentorias.
É uma área que paga bem, tem muita demanda, mas também a pressão por resultados é maior.
Também, é mais difícil aprender a escrita persuasiva, porque você precisa entender profundamente do comportamento do público consumidor, funcionamento do nosso cérebro, além de saber como usar esse conhecimento com as técnicas de escrita.
Qual a profissão ideal para você?
Como você viu, cada uma das quatro profissões do Marketing Digital tem características diferentes.
Para saber qual é a melhor para você, pense em qual delas combina mais com o seu estilo de escrita.
- Gostar de textos curtos? UX Writing
- Gosta de livros? Ghostwriter.
- Gosta de desenvolver textos educativos? Redator de Conteúdo.
- Gosta de vender e mexer com emoções? Copywriter de Venda Direta.
Você também pode começar por uma delas e depois trocar, ou adicionar outra. Eu, por exemplo, iniciei como Redator de Conteúdos e depois passei a trabalhar também como Copywriter de venda direta.
Benefícios de trabalhar com escrita na internet
Trabalhar com escrita no modelo freelancer tem várias vantagens.
Você trabalha de casa fazendo seu horário, tem autonomia para escolher para quem vai escrever, pode trabalhar com várias empresas cobrando o que acha justo e fazer seu próprio salário.
Além disso, vai trabalhar todos os dias com a escrita que ama, o que vai te trazer prazer e realização.
Como planejar sua transição de carreira para viver da escrita
Eu separei alguns horários para conversar com quem gosta de escrever e quer transformar essa habilidade em fonte de renda, ou em uma nova profissão.
Ou, quem já começou no mercado, mas está tendo alguma dificuldade em conseguir trabalho e clientes.
Não tem pegadinha. A ideia é ajudar mesmo.
Como? Vou te explicar…
↳ Eu sou Redator desde 2017.
São 8 anos neste mercado e 4 anos ensinando quem gosta de escrever a transformar essa habilidade em uma renda extra, ou em uma nova profissão.
↳ Antes disso, eu fui Coach de Transição de Carreira por 2 anos
Ajudava profissionais frustrados com sua profissão a encontrar outra área que trouxesse mais alegria e realização profissional.
↳ Juntei essas 2 experiências e criei um método de 4 passos que permite a qualquer pessoa que goste de escrever começar no mercado freelancer.
Aqui está o que vamos trabalhar durante 1 hora de conversa:
1 – Vou analisar sua formação/experiência e indicar o segmento de mercado mais apropriado para você começar.
Vou te mostrar como o seu conhecimento pode ser um diferencial que vai deixar o início muito mais fácil e confortável.
2 – Vamos escolher o serviço de escrita mais lucrativo para você ter retorno financeiro mais rápido.
3 – Vou te mostrar como criar um portfólio com amostras de textos que serão enviados para as empresas interessadas em te contratar
4 – Vou te mostrar quais são essas empresas e como você deve entrar em contato para oferecer seu serviço.
Tudo isso de graça.
Quer marcar um horário? APERTA O BOTÃO ABAIXO e vamos conversar.
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