Se você quer se tornar um Copywriter para ganhar dinheiro escrevendo na internet, a série de TV Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões, pode ser um bom programa para você assistir.
Se você for bom observador, aprenderá lições valiosas sobre empreendedorismo e como atrair dinheiro para tornar realidade a sua ideia de ter um negócio de escrita.
Afinal, todo Copywriter ou Redator Freelancer também é um empreendedor porque trabalha para si próprio. Pode até ser considerado um negócio de uma pessoa só.
Por isso, o programa pode trazer ideias interessantes, principalmente em termos de mentalidade, para quem trabalhou a vida inteira na CLT.
Esse é o objetivo deste artigo. Depois, você também pode assistir ao vídeo que gravei sobre o que faz o Redator Freelancer, que vai complementar esse artigo.
Como é o programa Shark Tank Brasil
Para quem nunca ouviu falar do programa, eu explico.
A dinâmica do programa é simples: em cada episódio um grupo de empreendedores apresenta a sua ideia de negócio a cinco empresários bem sucedidos, que são chamados de “tubarões”. Ao final da apresentação, os empreendedores fazem uma proposta de quanto necessitam de investimento em troca de um percentual de participação no negócio.
Os tubarões fazem diversas perguntas aos participantes para entender melhor os detalhes do negócio e decidir se querem ou não participar. Pode acontecer deles fazerem uma contraproposta ou, se mais de um dos tubarões quiser investir, se tornarem sócios. Durante o processo, eles explicam como podem ajudar de acordo com seus conhecimentos de Mercado e dão dicas aos iniciantes.
Os empreendedores tem total poder de decisão em aceitar ou não as propostas feitas pelos tubarões, caso não atendam suas expectativas.
No momento que estou escrevendo esse artigo, os tubarões do Shark Tank Brasil são:
João Appolinário – Fundador da Polishop
Carlos Wizard – fundador do Grupo Multi Educação (Skill, Wizard e Yázigi) e dono da rede de produtos naturais Mundo Verde.
Cris Arcangeli – Empresária do ramo de cosméticos e de alimentos funcionais
Robinson Shiba – Fundador da China in Box e rede Gendhai
Camila Farani – presidente da Gávea Angels e co-fundadora do Mulheres Investidoras Anjo (MIA)
Sorocaba – Cantor sertanejo, empresário e investidor
Caito Maia: fundador da Chilli Beans, considerada uma das maiores empresas de óculos de sol da América Latina. Entrou na 2a temporada, substituindo Sorocaba.
As lições que todo Copywriter pode tirar do Shark Tank Brasil
Uma das coisas interessantes no programa é a diversidade de produtos e serviços apresentados. Já apareceram roupas para ciclistas, um dispositivo que gela as bebidas rapidamente, comidas orgânicas para bebês, próteses para pessoas amputadas e até um adubo orgânico chamado ‘bosta em lata’.
Entretanto, até aquelas ideias que parecem ótimas saem de lá sem investimento, porque seus donos não atentaram para alguns fundamentos básicos. A paixão pela ideia dificulta ver os problemas e o aprimoramento necessário do produto.
Algumas vezes, os feedbacks dos “sharks” são até um pouco duros, mas, geralmente, as mudanças sugeridas mostram onde os empreendedores falharam, o que é ótimo, pois em cada episódio você pode extrair aprendizados sobre empreendedorismo, vendas, inovação e negociação.
Quem está bem preparado pode se dar bem e receber bons investimentos. Quem não está, sofre, e alguns chegam a chorar no final, devido ao nervosismo.
Empreendedor tem que ter sangue frio. Esse é o primeiro aprendizado que você pode tirar para ser um bom Copywriter.
Quando for falar com potenciais clientes, esteja bem preparado para mostrar os benefícios do seu trabalho. Um dos grandes erros de quem quer começar como Copywriter é pensar que a empresa quer os seus textos, quando na verdade, ela quer o resultado que os textos podem trazer: mais clientes e mais vendas.
Por exemplo, se você estiver fechando um projeto para escrever artigos para o blog da empresa, precisa mostrar como esses textos vão ajudar a colocar o site da empresa nas primeiras páginas do Google.
Saiba apresentar sua ideia de negócio
Existe uma forma específica de se apresentar uma ideia de negócio para um potencial investidor.
Não sei se você já ouviu falar, mas chama-se de “pitch de elevador” ou “pitch de venda”.
Considerando que investidores não têm muito tempo a perder, o pitch é uma apresentação curta de 2 a 5 minutos (daí a analogia com o elevador) com objetivo de despertar o interesse do investidor pelo seu negócio.
Por isso, deve conter apenas as informações essenciais. Os detalhes podem ser explicados depois, em uma etapa seguinte da negociação. Basicamente, ele deve abranger os seguintes tópicos:
- Qual é o problema que você resolve
- Qual é o mercado que irá atuar.
- Qual é a sua solução.
- Quais são os seus diferenciais.
- Qual investimento está buscando.
Agora você pode estar pensando: “Como eu vou falar isso tudo em tão pouco tempo?”
Bom, não existe uma formula mágica, pois cada negócio tem suas peculiaridades.
Minha sugestão é que você escreva a resposta para cada tópico, o mais resumidamente que puder.
Depois retire os tópicos, faça as conexões entre as ideias e você terá o seu pitch escrito. O próximo passo é treinar. Apresente para você mesmo, para seu sócio, sua família e amigos. Peça sugestões e vá lapidando o texto.
Também vale a pena apresentar em frente ao espelho para ver como está sua linguagem corporal. O investidor vai analisar o seu negócio, mas também vai estar observando sua autoconfiança, coragem, gestos, postura, tom de voz, etc.
Todos os empresários sabem que é necessária muita confiança e uma dose de ousadia para ter sucesso no mundo dos negócios. Portanto, se você aparentar que não acredita muito na sua ideia, como espera que outras pessoas coloquem dinheiro nela?!
A lição que você pode tirar aqui para começar como Copywriter do jeito certo é aprender a mostrar que pode atender às expectativas da empresa com seus textos. Inclusive, os itens que citei podem ser usados para direcionar suas reuniões com potenciais clientes.
Avalie corretamente seu negócio
Uma dúvida muito comum quando chega o momento de dar o próximo passo e atrair investidores, costuma ser:
“Afinal, quanto vale minha empresa?”
Fazendo um paralelo com o Copywriter iniciante, essa dúvida costuma ser “quanto vale meu trabalho”.
O empreendedor costuma calcular o valuation da sua empresa, que é o processo de estimar o valor da empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo.
Conhecer o valor real da sua empresa permite que você analise com mais precisão a trajetória dela, bem como a estimativa de investimento necessário, conseguindo negociar a participação societária do investidor de forma mais justa.
Uma das premissas básicas para calcular o valuation é o histórico financeiro da empresa, como vendas, faturamento ou fluxo de Caixa.
Apesar de ser baseada em números, o processo envolve certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor, pois vai depender da definição do método, das fontes de dados, da percepção do mercado e da lógica das decisões do empreendedor.
Se você tem uma empresa que está começando e ainda não possui um histórico de vendas e faturamento, terá mais dificuldades para calcular seu valor. Nesse caso, você pode buscar informações de mercado com base em concorrentes ou serviços semelhantes.
Um bom Contador também pode ajudar.
Essa avaliação, geralmente, é um dos pontos mais valorizados pelo investidor, pois interfere diretamente no montante a ser investido no negócio. E vemos isso em todos os episódios do programa, pois os tubarões batem muito nessa tecla.
Em um dos episódios, um empreendedor avaliou sua empresa em milhões de reais, sendo que ainda não havia vendido uma única peça do seu produto.
No caso do profissional de escrita, essa valorização passa pela maneira de precificar seu serviço. Existem várias maneiras de fazer isso e todas vão impactar no quanto você pode ganhar como copywriter.
Conheça o mercado de trabalho freelancer
Eu assisti alguns episódios em que os empreendedores faziam um belo pitch, apresentando o que parecia ser uma ideia fantástica, e quando começou a sabatina dos tubarões, eles logo a descartavam por que não eram viáveis ou não eram rentáveis, devido ao custo ou à saturação do mercado.
Não adianta nada você fazer a melhor apresentação do mundo para um potencial cliente, se não souber como funciona o mercado de trabalho freelancer.
Rapidamente, seu potencial cliente vai perceber que você não tem muito conhecimento do próprio mercado e vão ficar na dúvida se vale a pena contratar você para produzir conteúdos para a empresa.
Então, se você deseja oferecer seu serviço de escrita para um cliente, deve se preparar de forma bem abrangente. Elenquei alguns itens que você deve saber na ponta da língua:
Qual o mercado que aquela empresa atua?
Quais canais digitais a empresa utiliza?
Quem são os seus concorrentes principais e o que eles estão fazendo que o seu potencial cliente não está?
Dinheiro não é tudo para o Copywriter iniciante
No caso dos empreendedores do Shark Tank Brasil, eles devem pensar estrategicamente ao buscar um investidor e sócio.
Mais do que dinheiro, eles devem buscar uma parceria. E para decidir qual será a melhor parceria para o seu negócio, será necessário uma ótima visão de Mercado e conhecer a expertise do investidor.
Muitas vezes o empreendedor iniciante precisa de ajuda em todas as áreas, mas deve identificar qual é o setor mais crítico para o crescimento da empresa e buscar o investidor que possa ajudar nesse ponto.
Por isso os tubarões do programa atuam em setores tão diferentes, podendo contemplar uma ampla gama de produtos e serviços.
A lição que você pode tirar aqui é evitar um dos erros mais comuns de quem deseja começar como Copywriter: pensar apenas no dinheiro que pode ganhar.
É claro que isso é importante, mas quando você está começando, precisa ganhar experiência rápido, até para ter mais confiança e fechar projetos maiores.
Por isso, algumas vezes, vale a pena pegar um trabalho onde vai ganhar menos para começar a ter essa experiência de atendimento ao cliente, além de ver como será sua produção de textos, o tempo que você leva, etc.
Nos primeiros projetos, foque mais no aprendizado do que no dinheiro.
Pronto para começar como Copywriter?
Se você quer começar, o ChatGPT pode ser o melhor caminho para você ganhar dinheiro escrevendo. Diferente do que muita gente pensa, não acredito que a IA vai substituir os profissionais de escrita.
Pelo contrário, todo Copywriter precisa aprender como usar o ChatGPT para ser um profissionais mais competitivo. Ou, corre o risco de ficar para trás.
É muito fácil e prático de usar.
O ChatGPT pode te ajudar na pesquisa de público-alvo, na escolha dos melhores temas para seus textos, e outra infinidade de tarefas que levariam muito mais tempo sem ele.
Eu consigo escrever artigos para Blog em minutos com o ChatGPT. E, você também pode.
Inclusive, eu tenho um treinamento rápido para quem está começando do zero que ensina como você pode usar o ChatGPT para criar artigos para empresas e ganhar dinheiro com isso.
São apenas 10 aulas, práticas e objetivas, e você ainda leva meus prompts, que eu uso para criar textos para meus clientes.
Sabe o que é melhor?
As empresas PRECISAM DESESPERADAMENTE de profissionais que têm a habilidade de escrever artigos para Blog para atrair as pessoas que pesquisam no Google.
Olha que oportunidade maravilhosa para você começar a ganhar dinheiro escrevendo artigos para empresas.
E qualquer pessoa que goste de escrever, com o conhecimento certo, pode aproveitar essa oportunidade.
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