Você tem o projeto de escrever um livro, mas está esbarrando em desafios que não tem nada a ver com talento?
Publicar uma obra exige tempo, dinheiro e muita dedicação – e nem sempre é fácil bancar tudo isso sozinho. Se você sonha em ser escritor, ou se já é um, mas tem dúvidas se é possível viver só da escrita no Brasil, este texto é para você.
Neste artigo, você vai entender os principais obstáculos que escritores enfrentam e descobrir como usar sua habilidade de escrever para ganhar dinheiro na internet e financiar seu projeto de ser um escritor bem pago.
Por que escrever um livro é tão desafiador
Para quem sonha em ser escritor em tempo integral, essa caminhada pode parecer uma montanha difícil de escalar, especialmente quando o assunto envolve o tempo, o investimento financeiro e as expectativas do mercado editorial.
O seu primeiro desafio é o tempo.
Diferente de um texto para blog ou um e-mail, um livro exige uma disciplina enorme para manter a escrita constante, organizar ideias e revisar o texto.
Você vai precisar conciliar essa rotina com trabalho, família e outras responsabilidades e isso pode ser motivo para o atraso ou a desistência do projeto.
O segundo ponto, e talvez o mais assustador, é o custo para publicar.
Não sei se você já somou o montante que precisará investir, incluindo revisão profissional, diagramação, capas, registros e, claro, o marketing literário para vender os livros.
No Brasil, publicar um livro ainda envolve custos que podem chegar a milhares de reais, o que assusta especialmente quem não tem uma fonte de renda extra para bancar o projeto.
Isso explica, em parte, por que muitos escritores acabam adiando ou abandonando o sonho.
Mas, mesmo que você não tenha esse dinheiro todo disponível, é possível usar sua habilidade de escrita para alavancar seu projeto, gerando a renda necessária para financiar seu livro.
É possível viver só da venda de livros no Brasil?
Quando você pensa em escritores famosos, provavelmente, a imagem que vem à sua mente é de alguém que vive exclusivamente da venda dos livros, desfrutando de sucesso e estabilidade financeira, certo?!
O que você não sabe é que todos esses escritores precisaram de outras fontes de renda nos primeiros anos de carreira.
O retorno financeiro geralmente demora para acontecer. São poucas as exceções que conseguem vender milhares de exemplares logo de cara.
A remuneração pelas vendas costuma ser muito baixa, os direitos autorais correspondem a uma porcentagem pequena sobre o preço do livro.
Muitas vezes os autores dependem de antecipações e contratos para garantir algum fluxo financeiro.
Por isso, muitos escritores acabam buscando outras formas de remuneração relacionadas à escrita e comunicação.
Muitos dos escritores que são referências na literatura brasileira passaram por fases em que precisaram trabalhar em outras áreas para garantir sua subsistência financeira enquanto investiam no sonho de publicar seus livros.
Paulo Coelho, por exemplo, teve uma vida cheia de reviravoltas antes de se tornar um dos autores brasileiros mais conhecidos mundialmente.
Ele trabalhou como jornalista, compositor e até foi integrante de uma banda de rock.
Durante anos, conciliou essas atividades com a escrita até conseguir o reconhecimento por seus livros.
Outro exemplo é Rubem Fonseca, que foi policial civil por muitos anos antes de se firmar como escritor. Inclusive, essa experiência influenciou profundamente suas obras.
Jorge Amado também precisou conciliar a vida de escritor com o trabalho em funções burocráticas e no jornalismo no início da sua trajetória.
É por isso que trabalhar como Copywriter de produção de conteúdo pode ajudar não apenas a sustentar você financeiramente, mas também a aprimorar suas habilidades com a escrita e a comunicação.
Como se tornar Copywriter pode te ajudar a escrever um livro e acelerar sua publicação
O mercado de Marketing de Conteúdo passa por um dos melhores momentos para quem tem habilidade de escrever.
Todas as empresas precisam de profissionais de produção de conteúdo e a escrita se encontra na base de tudo que é publicado nos canais digitais.
Até no Youtube, as empresas contratam Redatores para criar roteiros dos vídeos que serão gravados.
Se você ainda não sabe, Copywriter é o profissional que cria textos para empresas e marcas.
- Artigos de Blog
- Posts para Instagram
- Textos para Linkedin
- Roteiros de vídeos, reels e lives
- Emails
- Ebooks
- Textos institucionais para sites
Existe uma demanda gigantesca por textos nestes formatos, o que acaba sendo uma maneira eficiente para você ganhar dinheiro escrevendo na internet.
Como escritor, você já tem a capacidade de escrever de forma clara, criativa e envolvente.
Só falta aprender técnicas específicas de criação de conteúdo para internet, com foco no público-alvo das empresas.
Um bom curso de escrita resolve isso.
Ao se tornar copywriter, você pode gerar uma renda constante, mesmo sendo freelancer.
Vai ter horários flexíveis, trabalhando de casa, o que facilita conciliar tanto com seu trabalho formal atual, quanto com a escrita do seu livro.
Além disso, o feedback dos clientes e o desafio de produzir conteúdos para diferentes públicos vão fortalecer suas habilidades de maneira prática e aplicada.
Resumindo: ser Copywriter pode te tornar um escritor melhor.
Copywriter: como começar mesmo sem experiência?
Por conta do mercado de trabalho freelancer estar extremamente aquecido, é muito fácil começar a trabalhar como Copywriter.
Mas, ao contrário do que você possa pensar, não basta apenas escrever bem.
Copywriting vai muito além de simplesmente escrever textos bonitos. O conteúdo precisa ser estratégico, pensado para persuadir, engajar e converter o público-alvo das empresas .
Para chegar nesse objetivo, o Copywriter precisa entender não só a escrita, mas também o comportamento do consumidor, o funil de vendas, storytelling e técnicas de persuasão.
Essa combinação transforma um texto comum em uma poderosa ferramenta de marketing que gera resultados reais para os clientes.
A quantidade empresas que precisa de copywriting é enorme:
- Startups
- E-commerces
- Agências digitais
- Empresas de tecnologia
- Saúde
- Educação
Ou seja, você pode escolher o segmento que mais gosta, ou o mais lucrativo para começar a escrever um livro.
Uma dica importante é construir um portfólio, mesmo que com textos pessoais ou trabalhos voluntários. Assim, você mostra seu potencial para os primeiros clientes e ganha confiança para cobrar pelo seu trabalho.
Falando em cobrar, só para você ter uma ideia de quanto ganha um Copywriter, seu salário pode chegar facilmente a R$ 5 mil, R$ 10 mil, ou R$ 15 mil mensais. Bem acima da maioria das profissões tradicionais.
Principais vantagens do escritor se tornar Copywriter
Ser Copywriter oferece várias vantagens para quem deseja escrever um livro e precisa financiar esse sonho.
Liberdade para criar no seu ritmo
Como Copywriter freelancer, você tem a possibilidade de organizar sua rotina da forma que melhor se adapta ao seu estilo de vida.
Pode escolher os horários de trabalho e os projetos que mais te interessam.
Essa flexibilidade ajuda bastante a conciliar as demandas da vida pessoal e a disciplina necessária para escrever um livro.
Renda que financia seu projeto literário
O mercado digital oferece oportunidades reais para conseguir clientes e ganhar dinheiro com textos. Assim, a renda gerada pode ser usada para pagar revisão, edição, capa, distribuição e todo o processo de publicação do livro. Além disso, é possível aumentar esses ganhos com o tempo e experiência.
Aprendizado constante para aprimorar sua escrita
O copywriting exige que você esteja sempre antenado nas tendências de marketing, técnicas de persuasão e diferentes estilos de escrita.
Todo esse aprendizado extrapola o universo do marketing e acaba aprimorando sua habilidade de escrever narrativas envolventes e textos claros.
É um conhecimento que você poderá usar para fazer o Marketing Literário dos seus livros, melhorando a divulgação, aumentando as vendas e o seu faturamento.
Networking que abre portas
Ao trabalhar com diferentes empresas e profissionais, você constrói uma rede de contatos que pode trazer oportunidades de parcerias, divulgação e apoio para sua carreira de escritor.
Muitas vezes, é no meio digital que encontramos os primeiros leitores, editoras ou profissionais que ajudam a impulsionar nosso trabalho.
Desenvolvimento de competências complementares
Além da escrita, você vai desenvolver habilidades em negociação, gestão de projetos, vendas e comunicação — competências fundamentais para o sucesso não só na carreira de copywriter, mas também na construção da sua marca como escritor independente.
Essas vantagens fazem do copywriting uma profissão que, além de complementar financeiramente seu sonho de escrever um livro, contribui para seu crescimento artístico e profissional.
Como transformar sua habilidade de escrever em fonte de renda
Espero ter mostrado que você pode transformar sua escrita em uma fonte de renda prática e acessível que pode viabilizar o seu sonho de publicar um livro e, até mesmo, se tornar um escritor em tempo integral.
Se você quiser ajuda para tornar esse caminho uma realidade, eu tenho o Curso Ganhe Dinheiro Escrevendo para Empresas.
O caminho mais barato, rápido e fácil para você transformar sua escrita em fonte de renda.
Você só precisa gostar de escrever!
Toda a parte técnica desde a criação dos textos até conseguir os primeiros clientes você aprende no Curso.
As aulas são rápidas e práticas para você encaixar na sua rotina tranquilamente.
Foi pensado para quem tem pouco tempo para estudar.
Você vai aprender:
1 – A usar sua formação e experiência em qualquer área como um diferencial para começar com mais confiança e ter retorno financeiro mais rápido.
2 – A escrever os textos que as empresas precisam e que vão fazer você ser contratado.
3 – Como conseguir clientes que pagam até R$ 300 por um único texto.
4 – A usar o ChatGPT para conquistar ganhos que podem chegar a mais de R$ 10 mil por mês.
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