Você gosta de escrever e quer saber como ser Copywriter ou Redator Freelancer para ganhar dinheiro escrevendo textos na internet? Ou acabou de conhecer essa profissão e ela parece ser a resposta para o desânimo que vem sentido com o que faz hoje?
Talvez, você esteja se sentindo como eu, lá em 2014, quando acordava na segunda-feira (e nos outros dias também) com uma angústia no peito e um desânimo porque precisava ir trabalhar. Mesmo não vendo mais sentido no que eu fazia, eu continuava, porque na minha cabeça não saberia fazer outra coisa.
Até descobrir que a escrita era a solução.
Bom, se você está vivendo algo parecido, é porque está faltando prazer, realização e qualidade de vida na sua vida profissional.
Se você gosta de escrever, ser Copywriter pode proporcionar tudo o que está faltando na sua vida hoje.
Para te ajudar a iniciar esta caminhada, preparei esse guia prático para você entender o que faz um Copywriter e como começar a ganhar dinheiro escrevendo.
Aproveite para assistir esse vídeo que gravei mostrando como ter uma renda recorrente como Copywriter. Vai complementar esse artigo.
Como ser Copywriter ou Redator Freelancer
O único pré-requisito para você começar como Copywriter é gostar de escrever. Não precisa de nenhuma formação específica, mas se você quiser acelerar o processo, pode fazer um curso de escrita freelancer para começar mais rápido no mercado digital.
Não precisa ser jornalista, nem ser formado em Letras, ou Comunicação. Essas profissões ajudam por serem relacionadas à escrita, mas, na prática, profissionais de todas as áreas podem aprender como ser Copywriters e ganhar dinheiro escrevendo.
Porque se até eu, que sou Meteorologista, que nunca tinha escrito profissionalmente na vida, consegui viver da escrita, eu aposto que você que não tem uma profissão menos estranha como a minha também consegue.
Os Fundamentos para começar como Copywriter
Copywriter é o profissional que ganha dinheiro escrevendo textos na internet para empresas, empreendedores e profissionais liberais.
Basicamente, em qualquer lugar que tenha conteúdo escrito a gente pode trabalhar….
Existem 2 modelos de contratação no mercado de trabalho digital:
Como ser um Copywriter de contratação CLT
Essa é a maneira mais tradicional de começar como Copywriter. Algumas grandes empresas e agências de marketing preferem contratar um Copywriter Freelancer com carteira assinada. Ele pode trabalhar presencial ou remotamente, em home-office.
A maior (e melhor) diferença aqui em relação às outras profissões do mercado tradicional, onde tem tanto desemprego, é que surgem em média 100 novas vagas para Copywriter Freelancer toda semana.
Vou repetir para o caso de você não ter “ouvido direito”.
Exatamente: 100 novas vagas todas as semanas estão sendo abertas, buscando redatores de conteúdo.
Pode ir no Linkedin e pesquisar.
Como ser um Copywriter no modelo Freelancer
Ser um Copywriter freelancer é não ter vínculo empregatício nenhum com a empresa e o relacionamento com ela acaba quando termina o serviço. Mas, mesmo assim, pode durar anos. Eu mesmo tenho clientes que atendo há mais de 2 anos. E esses são os melhores clientes porque trazem previsibilidade de trabalho e de dinheiro.
O ideal é sempre ter uma carteira com esses clientes fixos.
E como é o trabalho do Copywriter Freelancer? O que ele faz todos os dias?
O que faz o Copywriter
O próximo passo é saber o que faz o Copywriter. Ao ser contratado como Copywriter, você vai passar o dia pesquisando e escrevendo sobre os mais diversos temas, de acordo com as necessidades da empresa.
Já imaginou…ser pago para ficar em casa fazendo algo que hoje pode ser um hobby para você? Não é sensacional?!
E esses conteúdos podem ser:
- Artigos em blogs
- Textos institucionais para Sites
- Ebooks
- Legendas para Redes Sociais – Instagram, Linkedin, Facebook
- E-mails e Newsletters
- Descrição de produtos em ecommerce
- Transcrição de Lives, vídeos e podcasts
- Roteiro para gravação de Lives, Vídeos e podcasts
- Material de acompanhamento para aulas EAD – graduação e pós
- Ghostwriter – escrevendo livros para os outros
Olha só quanta coisa você pode fazer com a sua escrita. Quantas oportunidades de ganhar dinheiro escrevendo…
E você ainda pode combinar alguns desses serviços de acordo com a necessidade da empresa, criando pacotes aumentando o valor que você entrega e consequentemente o preço.
Por exemplo:
Artigos + legendas para rede sociais
Artigos + Ebook + Emails de relacionamento
Transcrição de Vídeos + Artigos para Blog + Legendas
E por aí vai…
Atualmente, os artigos para blogs e legendas para redes sociais são os serviços mais comuns de serem contratados.
Quem contrata o Copywriter
Frequentemente, as empresas nem sabem que o Redator pode fazer isso tudo e é uma questão de você saber como oferecer e mostrar os resultados que elas podem ter com seu trabalho.
A boa notícia é que existem milhões de oportunidades para ser contratado por:
- Pequenas ou médias Empresas que querem criar audiência e vender na internet
- Ecommerce e lojas virtuais que precisam aumentar as vendas
- Empreendedores que querem vender serviços online
- Profissionais Autônomos (contadores, advogados, dentistas, nutricionistas, psicólogos) que precisam de mais clientes
- Agências de Marketing que precisam terceirizar a produção de conteúdo escrito dos seus clientes
- Infoprodutores que desejam divulgar seus cursos online
- Cursos de idiomas que sofrem com a concorrência
- Universidades que precisam criar material didático de acompanhamento para cursos de graduação e pós
Olha só quanta gente pode contratar você depois de saber como ser Copywriter. E você ainda pode escolher o segmento de mercado que gostar mais.
Cada um deles tem necessidades bem específicas e é cheio de oportunidades de ganhos.
E sabe o que é melhor?
Para ter resultados realmente efetivos na internet, o site e as redes sociais das empresas precisam ser continuamente alimentados com conteúdos de qualidade.
Ou seja, não adianta nada contratar um redator para escrever um ou dois textos porque isso não vai trazer resultados.
Um dos critérios mais importantes para o Google é a frequência de atualização dos sites. Ele quer ver sempre conteúdo novo e de qualidade.
Por isso, as empresas precisam de redatores que trabalhem no médio e longo prazo. E isso é ótimo, porque nos dá previsão de trabalho e dinheiro.
E por falar em dinheiro…
Quanto ganha um Copywriter
No modelo CLT, segundo o site Glassdoor (antigo Lovemondays), a média salarial gira em torno de R$ 3.158,00, sendo este o valor bruto, sem descontar impostos.
Já no modelo Freelancer, não existe limite. Seu faturamento vai depender da sua dedicação e produção, principalmente quando você começa a trabalhar como Redator Freelancer.
Mas, só para você ter uma ideia de valores médios de mercado:
Redator Iniciante (até um ano): R$ 3 mil
Redator Intermediário (1 a 3 anos): de R$ 3 mil a R$ 7 mil
Redator Experiente (acima de 3 anos): de R$ 7 mil a R$ 9 mil
É claro que esses valores não são fixos e eu tenho alunos que passaram pelo curso que no primeiro ano já estavam ganhando mais de R$ 10 mil por mês. Como falei, depende do seu grau de dedicação.
É muito fácil começar como Copywriter
1 – Não precisa de formação específica
Você não precisa ser formado em Jornalismo, Letras ou Comunicação. Essas profissões podem acelerar o processo por estarem vinculadas à escrita, mas não são pré-requisitos. Quem fala é um Meteorologista que vive da escrita desde 2017
2 – Não precisa fazer faculdade nem curso técnico
Nas carreiras tradicionais você leva de 2 a 4 anos para começar a trabalhar. A capacitação para virar Redator(a) é rápida e, em média, com três meses de preparação você já está ganhando dinheiro com sua escrita. Pensa na economia de tempo, energia e dinheiro?
3 – Tem um apagão de profissionais de escrita no mercado
A pandemia mostrou para todas as empresas e empreendedores que é essencial vender na internet para sobreviver às crises. Para isso, elas precisam alimentar com conteúdo de qualidade os seus sites, blogs e redes sociais. E não existem Redatores em quantidade suficiente no mercado.
4 – Não precisa investir em equipamentos modernos nem ferramentas caras.
Você só precisa de um notebook, que pode ser antigo, um editor de texto e acesso à internet. As ferramentas que o Redator usa, basicamente, são editores de texto, planilhas excel, e-mail e WhatsApp. Ou seja, não precisa ter medo de não conseguir lidar com tecnologia.
5 – Pode aproveitar sua experiência profissional atual para acelerar o processo.
Isso mesmo. Você pode começar escrevendo para um segmento de mercado que já domina ou que já trabalhou. Torna tudo mais fácil. Dá mais confiança e segurança, além de conseguir cobrar mais caro desde o primeiro trabalho.
Os passos essenciais para você ser Copywriter
Eu sei que um processo de transição de carreira pode parecer assustador à primeira vista, mas, seguindo algumas dicas práticas, você pode dar os primeiros passos com segurança para trabalhar com a escrita que tanto ama como Redator Freelancer.
Aqui estão os passos que eu recomento.
Passo 1: Descubra se você realmente quer ser Redator
Antes de tudo, é importante que você descubra se realmente vai gostar de trabalhar com escrita todos os dias.
Afinal, o que um Redator faz é estar envolvido em atividades relacionadas à escrita todos os dias.
Para descobrir se é isso que você quer, comece a escrever pequenos textos, artigos para blogs e até mesmo histórias, para ver se você realmente gosta desse processo criativo.
Você pode, por exemplo, escrever um texto de 500 palavras sobre um assunto que você goste e prestar atenção em como se sente durante o processo de escrita.
Animado? Empolgado? Feliz?
Agora, pare um momento e se imagina fazendo isso todos os dias da semana.
A animação permaneceu, ou até aumentou? Esse é um forte um sinal de que pode vai gostar de se tornar um Redator Freelancer.
Passo 2: Adapte sua escrita ao Marketing de Conteúdo
Geralmente, quem gosta de escrever, escreve bons textos. Mas, para você começar a trabalhar como Redator, precisa aprender Marketing de Conteúdo para criar textos que vão trazer os resultados que as empresas desejam.
Por isso, é importante investir em um curso de escrita para aprimorar sua habilidade de escrita.
Assim, você vai acelerar seu aprendizado para produzir conteúdos nos formatos usados na internet. Por exemplo, um artigo de blog usa técnicas de escrita diferentes de um post no Instagram.
Passo 3: Escolha um segmento de mercado que você goste
Uma dica importante que vai facilitar todo o processo é escrever sobre temas que você já gosta ou domine.
Por isso, eu sempre sugiro aos iniciantes que comecem escrevendo para empresas do mesmo segmento em que já atua profissionalmente.
Por exemplo, se você é professora, ofereça seus serviços de escrita para escolas e universidades. Se você é de RH, busque empresas de consultoria e gestão, se é de TI, escolha empresas da área de tecnologia, e assim por diante.
Escrever sobre temas que você já tem conhecimento e vivência será um diferencial importante. Você vai se sentir mais seguro e poderá até precificar melhor seus serviços.
Passo 4: Estude sobre o mercado de trabalho freelancer
Grande parte do medo de fazer uma transição de carreira para entrar no mercado de trabalho freelancer, vem do desconhecimento da nova área. E isso se resolve com informação de qualidade. O conhecimento vence o medo.
Por isso, é importante entender o mercado da produção de conteúdo e quais são as demandas e necessidades das empresas.
Pesquise sobre os tipos de textos mais solicitados, as plataformas de trabalho e as formas de pagamento mais comuns.
Procure por grupos de Redatores Freelancers no Facebook, se conecte com profissionais atuantes nesse mercado no Linkedin, para trocar experiências e aprender mais sobre o mercado.
Passo 5: Aprenda SEO antes de se tornar Redator Freelancer
Se você quiser escrever para sites e blogs das empresas, precisará aprender SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas para otimizar os textos, fazendo com que a empresa apareça nas primeiras páginas do Google.
Esse é um dos principais resultados que o Redator Freelancer entrega para seus clientes.
Para isso, ele também precisa estudar o comportamento do público na internet. Como as pessoas pesquisam no Google, quais são os termos mais usados, quais os desejos e necessidades delas, entre outras coisas.
Tudo isso, são elementos que vão nortear o SEO e permitir que a empresa seja encontrada por centenas e milhares de pessoas.
Passo 6: Construa um portfólio
Portfólio é como se fosse o currículo do Redator Freelancer. São amostras de textos que você pode enviar para potenciais clientes, comprovando sua habilidade de escrita.
Portanto, é importante construir um bom portfólio. Mas, não precisa ser nada grandioso, com dezenas de textos.
Na verdade, você só precisa de 3 ou 4 textos bem elaborados, abrangendo diferentes temas sobre o segmento da empresa que você quer oferecer seu serviço.
Sugiro usar o Google Drive ou o seu Linkedin para colocar esses textos. São plataformas gratuitas e você pode enviar um link para qualquer pessoa acessar os textos.
Depois, conforme você começar a atender mais clientes, pode pedir permissão para adicionar os textos no seu portfólio.
Passo 7: Comece a procurar seus primeiros clientes
Com seu portfólio montado, é hora de começar a procurar seus primeiros clientes como Redator Freelancer.
Existem diversas plataformas online onde você pode oferecer seus serviços e encontrar clientes em potencial.
As mais conhecidas são Workana, 99freelas e Rock Content.
Além disso, é importante divulgar para amigos e conhecidos que está começando a trabalhar com escrita. Assim, eles podem indicar seus serviços para outras pessoas.
Outra ótima fonte de clientes de escrita é o Linkedin. Sempre surgem vagas pedindo profissionais, mesmo sem experiência nenhuma.
Passo 8: Mantenha a disciplina e a persistência
Toda mudança importante é desafiadora no início. Ao se tornar Redator Freelancer você precisará ter um pouco de disciplina e persistência para vencer as dificuldades iniciais.
Diferente das outras profissionais mais tradicionais, é fácil começar a trabalhar com escrita como Redator, mas isso não quer dizer que você não se sentirá incomodado por estar fora da sua zona de conforto.
O importante é se manter presente para o maior motivo que trouxe você para esta profissão: trabalhar com a escrita que tanto ama.
Em paralelo, continue estudando para aprimorar suas habilidades de escrita e conhecer cada vez mais esse mercado, que ainda é muito recente no Brasil.
O caminho mais rápido para ser Copywriter
Agora que você já sabe o que faz um redator freelancer, quero te dizer que a escrita mudou minha vida e pode mudar a sua também.
O que você está buscando hoje?
- Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?
- Ter um “segundo salário” para complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?
- Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?
O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para você conquistar esse objetivo.
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.
Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso que pode te ajudar:
É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.
Ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.
Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.
O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam:
Como começar do jeito certo
Quanto cobrar
Onde encontrar os primeiros clientes
Como se relacionar com eles
Como conquistar um faturamento mensal
Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.
Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.
Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.
Você pode começar a estudar hoje mesmo…
No curso tem tudo o que você precisa para desenvolver as habilidades necessárias que vão te diferenciar da concorrência.

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