Se você quer trabalhar com escrita em 2026 e está se perguntando se ainda vale a pena, ou se tem mercado, a minha resposta é SIM, e se você ainda não começou, está perdendo tempo.
Porque as empresas estão precisando cada vez mais de profissionais de escrita capacitados para produzir conteúdos de qualidade.
E isso deve continuar nos próximos anos.
Mas, como isso é possível, quando existe tanto desemprego em outras áreas?
Isso acontece porque a internet é um mundo à parte, com regras próprias e nela existem profissões à prova de crise.
É o que eu falo neste vídeo que gravei.
Mercado Digital bombando para quem quer trabalhar com escrita
No próximo ano, a tendência é que o mercado de trabalho freelancer continue crescendo.
Uma ótima notícia para quem deseja trabalhar com escrita porque a demanda por profissionais de conteúdo será grande.
Durante e após a pandemia houve um aumento enorme no volume de compras online.
E grande parte das empresas não estava preparada para esse boom. Resultado: muitas perderam vendas e faturamento e outras até fecharam, porque só estavam focadas em atrair clientes presenciais.
Mas, elas aprenderam a lição.
Desde 2021, está acontecendo uma corrida para se digitalizarem, preparando seus sites, blogs e redes sociais para serem canais de vendas online.
A Pesquisa TIC 2025, realizada pelo Sebrae para medir a transformação digital nas PMEs, indica que 88% dos empreendedores utilizam a internet para tarefas básicas como redes sociais e serviços bancários.
Mas, estratégias de gestão, marketing e automação ainda são subutilizadas.
Significa que a produção de conteúdo profissional ainda tem muito espaço para crescer.
Afinal, hoje todas as empresas têm consciência do poder da internet.
Se elas quiserem fazer parte deste mundo para vender seus produtos e serviços online, precisarão estruturar suas plataformas digitais para atuarem como canais de captação de clientes e vendas.
E o único caminho é a produção de conteúdo de qualidade para os canais digitais atraírem as pessoas certas e convencê-las a virarem clientes.
Como elas fazem isso?
Existem algumas etapas que as empresas, empreendedores e profissionais liberais precisam seguir para conquistar esses objetivos:
1) Criar ou modernizar seus sites/blogs e redes sociais
2) Produzir conteúdo de qualidade que atraia as pessoas que podem estar interessadas no seu produto ou serviço.
3) Fazer as pessoas encontrarem esses conteúdos e se encantarem com eles
4) Criar mais conteúdo de qualidade alinhado com os problemas e necessidades que essas pessoas precisam resolver para continuar ajudando e fortalecendo a conexão com essas pessoas, mostrando que a empresa é uma autoridade naquele assunto.
5) Ter uma comunicação clara através destes conteúdos que gere confiança na empresa ou no empreendedor até o ponto em que as pessoas vão querer comprar e virar clientes.
É assim que se constrói uma audiência na internet. E sem audiência ninguém vende.
Aí eu te pergunto: você acha que um empresário/empreendedor de qualquer segmento sabe como fazer isso tudo?
Se ele for uma Agência de Marketing, sim, talvez. Mas todos os outros não sabem. Não têm a mínima ideia sobre como fazer tudo isso.
Por outro lado, é exatamente o que o Redator Freelancer faz.
Exatamente o Redator Web, que é um profissional treinado para criar textos que resolvem todos esses 5 pontos.
Mas, trabalhar com escrita pela internet vai além de apenas saber escrever bem. O texto tem que ser estratégico e personalizado para cada empresa. Alinhado com o que o público alvo dela precisa e espera.
Ok, Eduardo, mas me fala…
Como o Redator Freelancer ajuda as empresas
Para você saber como trabalhar com escrita ajudando as empresas eu preciso mostrar como o Google funciona.
Pensa comigo: quando você quer procurar algum produto ou serviço, ou até mesmo um profissional específico, qual é a 1a coisa que você faz?
Pergunta pro Google ou vai no Youtube, certo?!
Você pesquisa por termos ou palavras relacionados ao problema que você quer resolver.
Aí o Google te mostra algumas opções de anúncios e depois links para sites e blogs orgânicos.
Para que esses links estejam aí na 1a página foi necessário um texto preparado por um redator web com conhecimento técnico suficiente para ranquear o artigo nessa 1a página.
Mas, não é só isso.
Depois que a pessoa clica no link e abre o artigo, o texto tem que cativar, tem que encantar, tem que agregar valor para o leitor.
Ou seja, tem que ajudar e entregar o que a pessoa está buscando.
Quando isso acontece, o texto mostra que a empresa tem autoridade sobre aquele assunto e a pessoa vira leitora do Blog porque sabe que ali vai encontrar informações de qualidade.
E aumentam as chances dela baixar um material como uma planilha ou Ebook para se aprofundar no assunto, deixando o e-mail para relacionamento, ou até mandar uma mensagem solicitando mais informações sobre algum produto ou serviço….
Por isso que eu digo que o Redator não vende texto. Ele vende resultado.
E que resultados são esses?
Quais são os resultados que o Redator Web entrega
Um Redator Freelancer profissional escrevendo artigos para o Blog pode conseguir:
- Aumentar a quantidade de visitas no site da empresa. E visitantes qualificados, que têm interesse no produto ou serviço daquela empresa
- Consegue aumentar a captação de leads – potenciais clientes – quando eles baixam um ebook ou uma planilha
- Aumentar as vendas e o faturamento porque os textos transmitem a autoridade da empresa, mostrando para as pessoas que aquele produto ou serviço pode ajudá-las.
E isso é tudo o que uma empresa quer: aumentar vendas e faturamento.
Percebeu o quanto os Redatores são importantes para as empresas?
Freelancer x CLT
Para começar a trabalhar com escrita como Redator, você pode ser contratado de duas maneiras.
No modelo CLT, que todos nós conhecemos, mas que segue as regras do mercado tradicional, com muita concorrência e baixos salários.
E no modelo FREELANCER, onde você presta serviços de escrita sem vínculo empregatício, atendendo quantos clientes quiser.
Este modelo é o mais vantajoso em todos os sentidos, na minha opinião.
É muito fácil começar. Não precisa ter formação em Jornalismo, Comunicação ou Letras, como pedem as vagas para Redator no formato CLT.
Tem a liberdade de trabalhar de casa ou de qualquer lugar com internet
Vai fazer seu próprio horário de trabalho
Vai fazer seu próprio salário que pode chegar a 10 mil reais ou mais
Por isso, eu escolhi ajudar as pessoas a se tornarem Redatoras Freelancers, transformando sua paixão pela escrita em outra profissão que traga mais realização e qualidade de vida.
Se esse é o seu desejo para 2026, continue acompanhando meus conteúdos. E se você gostou desse texto, comenta aqui embaixo, que eu vou adorar saber.
Mentoria Gratuita para começar como Redator Freelancer
Eu separei alguns horários para conversar com quem gosta de escrever e quer transformar essa habilidade em fonte de renda, ou em uma nova profissão.
Ou, quem já começou no mercado, mas está tendo alguma dificuldade em conseguir trabalho e clientes.
Não tem pegadinha. A ideia é ajudar mesmo.
Como? Vou te explicar…
↳ Eu sou Redator desde 2017.
São 8 anos neste mercado e 4 anos ensinando quem gosta de escrever a transformar essa habilidade em uma renda extra, ou em uma nova profissão.
↳ Antes disso, eu fui Coach de Transição de Carreira por 2 anos
Ajudava profissionais frustrados com sua profissão a encontrar outra área que trouxesse mais alegria e realização profissional.
↳ Juntei essas 2 experiências e criei um método de 4 passos que permite a qualquer pessoa que goste de escrever começar no mercado freelancer.
Aqui está o que vamos trabalhar durante 1 hora de conversa:
1 – Vou analisar sua formação/experiência e indicar o segmento de mercado mais apropriado para você começar.
Vou te mostrar como o seu conhecimento pode ser um diferencial que vai deixar o início muito mais fácil e confortável.
2 – Vamos escolher o serviço de escrita mais lucrativo para você ter retorno financeiro mais rápido.
3 – Vou te mostrar como criar um portfólio com amostras de textos que serão enviados para as empresas interessadas em te contratar
4 – Vou te mostrar quais são essas empresas e como você deve entrar em contato para oferecer seu serviço.
Tudo isso de graça.
Quer marcar um horário? APERTA O BOTÃO ABAIXO e vamos conversar.
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