Trabalho Freelancer online: o que é e como funciona - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Transição de Carreira

Trabalho Freelancer online: o que é e como funciona

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 23 de dezembro de 2025
Trabalho Freelancer online: o que é e como funciona
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

Existe uma migração do mercado tradicional para o trabalho freelancer online. Muita gente cansou da CLT e quer mais liberdade e tempo com a família. Outros, buscam uma renda extra para complementar o salário.

Se você está em um destes grupos, mas não sabe direito o que é nem como funciona esse modelo de contratação, nesse artigo fiz um Raio X do trabalho freelancer online para você saber se vale a pena.

Olha o que você vai aprender aqui: 

  • O que é e como funciona a contratação pelas empresas
  • As maiores diferenças do modelo CLT
  • Vantagens e desvantagens
  • Remuneração

Depois de ler o texto, assista a esse vídeo que gravei contando um pouco da minha experiência como Redator Freelancer desde 2017. 

O que é o trabalho freelancer online

Pesquisas indicam que 28% dos profissionais tem vontade de fazer trabalho freelancer online. Isso me deu a ideia de criar esse artigo. 

Afinal de contas, eu sou Redator Freelancer desde 2017. No meu caso, eu uso a escrita como ferramenta de trabalho, mas no texto eu explico as características desse modelo de trabalho, independente da área.

Primeiro, o que é o trabalho freelancer online?

É a prestação de serviços que você oferece para as empresas, sem vínculo empregatício. 

Pode ser temporário, ou durar vários anos. Eu mesmo tenho empresas que são minhas clientes há 2, 3 anos. 

Por que o trabalho freelancer online cresce tanto? 

Nos últimos anos, vem aumentando significativamente o interesse de profissionais e empresas por esse modelo de contratação. 

Existem vários motivos para isso. 

Mais liberdade e flexibilidade no dia a dia

Lá em 2014, eu percebi que não queria mais trabalhar preso dentro de uma empresa, com horários a serem seguidos, com chefe perturbando e precisando pedir licença até pra ir no médico. 

Eu queria ter a liberdade de trabalhar do meu jeito, fazendo algo que eu gostasse muito. 

E o único modelo que me atenderia era o freelancer. 

Naquela época, ainda não existia o trabalho home office. 

Mas, é interessante notar que hoje, mesmo com a possibilidade de trabalhar em casa, ou de forma híbrida, a busca pelo trabalho freelancer online continua aumentando. 

O motivo é que muitas pessoas estão querendo sair da CLT, fazendo transição de carreira, em busca de mais liberdade e flexibilidade. 

Lógico que não é uma regra geral, mas desde que criei meu curso de escrita para quem quer trabalhar como Copywriter, a maioria dos alunos estão querendo mais tempo para fazerem o que gostam e também para ficar com a família. 

Liberdade para fazer as coisas nos horários que deseja. Coisas básicas, inclusive, como, por exemplo, ir no médico, levar o filho na escola, sem precisar ficar pedindo pro RH ou com medo de ter o dia descontado.

Renda extra nas horas livres 

Existe um outro grupo de profissionais que não quer sair do emprego. Mas, estão buscando complementar o salário com uma segunda atividade. 

Inclusive, esse é o outro motivo pelos quais as pessoas entram no meu Curso de Redator: elas querem ter uma renda extra escrevendo, que pode chegar a R$ 4 mil por mês. 

Neste caso, trabalham nas horas livres. 

Áreas mais buscadas para trabalho freelancer online 

O site Freelancer.com, uma das maiores plataformas de trabalho freelancer online do mundo, realizou uma pesquisa em 2024 para identificar as áreas mais buscadas por profissionais freelancers:

  • Design Gráfico – Líder em volume de vagas
  • Desenvolvimento Web/PHP/HTML 
  • Marketing Digital e Produção de Conteúdo (redação, copywriting)
  • Vendas 
  • TI/Desenvolvimento de Software e IA 
  • Social Media
  • Consultoria 

Como funciona o trabalho freelancer online

Para saber como funciona o trabalho freelancer online, vamos ver quais são as suas características e fazer um comparativo com a CLT.

CLT: Exclusividade, Salário Fixo e Benefícios Legais

Vou colocar aqui as principais características do trabalho CLT para você comparar com as vantagens e desvantagens do trabalho freelancer online.

Renda previsível todo mês (salário fixo)​

Benefícios trabalhistas como 13º, férias remuneradas, FGTS, plano de saúde e outros.​

Rotina estruturada pela empresa, com horário definido, equipe fixa e processos internos.​

Direcionamento nas tarefas, com um gestor supervisionando seu trabalho

Exclusividade de contrato, onde você trabalha apenas com uma empresa

Trabalho Freelancer: sem vínculo, contratos por prestação de serviço

Como funciona o trabalho freelancer online:

Você faz seu horário de trabalho e pode atuar de onde quiser, sua casa, viajando, até de outro país.​

Você pode escolher para quem vai trabalhar.​

Mais liberdade de decisão, pois é você que define como será seu trabalho. Por outro lado, precisa ter mais disciplina e organização, pois não tem ninguém cobrando horário e produtividade

A renda é variável, dependendo de quantos clientes está atendendo e da precificação dos serviços, no entanto, pode ser maior do que o salário fixo da CLT, porque você pode trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo.

Não tem benefícios formais, ou seja, você precisa cuidar das suas férias, 13º “por conta própria”, plano de saúde, aposentadoria e impostos.​

Então você faz um contrato de prestação de serviço com aquela empresa por um tempo determinado. Esse tempo ele pode ser até longo. Eu tenho cliente, por exemplo, de 2, 3 anos comigo aqui. Então, e na verdade a maior característica do contrato de trabalho é que ele não tem data para terminar..

Vantagens do trabalho freelancer online 

Você trabalha remoto ou home office

O trabalho freelancer é home office, ou seja, você pode trabalhar de casa, ou de qualquer lugar, desde que tenha internet.

Algumas empresas pedem que você trabalhe presencialmente, mas não pode ter horário fixo, pois é contra a lei.

Dependendo do trabalho freelancer que você realiza, pode ser necessário fazer visitas à empresa e isso é acordado através do contrato.

Contratos por prazos indeterminados

Dependendo da natureza da prestação de serviço, você terá um contrato por tempo indeterminado, o que traz previsibilidade financeira.

Por exemplo, produção de conteúdos é algo que as empresas precisam permanentemente, pois os canais digitais precisam ser alimentados continuamente para trazer resultado pra empresa.

Por outro lado, tem projetos que você é contratado para fazer um trabalho com início, meio e fim. Por exemplo, criar um site, escrever um livro, organizar o conteúdo de um curso de graduação, etc.

Ganhos maiores, mesmo sendo iniciante

Se por um lado, você não tem salário fixo, por outro, no trabalho freelancer online, tem possibilidade de ganhar mais do a média salarial do modelo CLT.

O mercado tradicional segue a lógica do profissional júnior, pleno e sênior para determinar os salários.

Mas, no mercado de trabalho freelancer, o que conta é a necessidade da empresa pelo serviço que você vai oferecer e o quanto você vai cobrar para realizar as tarefas.

É por isso, que o salário de um Copywriter freelancer, mesmo iniciante, pode ser maior do que um Redator com mais experiência com carteira assinada.

Liberdade de horário

Outra grande vantagem do trabalho freelancer online é que você faz seu horário de trabalho.

Pode trabalhar quando quiser, o que não significa que vai trabalhar pouco.

Significa que você pode escolher os horários que vai realizar os serviços contratados.

Se você for um freelancer em tempo integral, como eu, pode escolher fazer as tarefas mais complexas na parte do dia que considera mais favorável.

Por exemplo, gosto de levantar bem cedo, em torno das 6h para fazer as tarefas criativas, tipo escrever meus conteúdos, desenhar as estratégias para clientes, etc. E deixo a parte da tarde para tarefas mais operacionais, como captar clientes, responder alunos, fazer reuniões.

De vez em quando, tiro uma tarde de folga. Também posso levar e pegar meu filho na escola, ou ir ao médico, sem precisar de permissão do RH.

Também posso ir malhar, ou fazer mercado na hora que eu quiser.

Caso você queira ser um freelancer para ter uma renda extra pode trabalhar em paralelo com sua atividade principal, ocupando suas horas livres à noite ou nos fins de semana.

Liberdade de decisão

Se você está de saco cheio de ter chefe, vai adorar essa vantagem.

Porque o freelancer é o seu próprio chefe. Além de não precisar trabalhar de acordo com as regras da empresa, também não tem um gestor dizendo o que precisa fazer, criticando o trabalho, fazendo microgerenciamento e tal.

Você faz seu trabalho do jeito que entende que é melhor.

É você que vai desenhar o projeto, definir como serão feitas as coisas, definir a hora que vai trabalhar.

Acredito que essa liberdade é uma das principais vantagens do modelo de trabalho freelancer que vem atraindo os profissionais que estão cansados do modelo CLT.

Desvantagens do trabalho freelancer (e como resolver)

Como não existe modelo de trabalho perfeito, vamos ver algumas desvantagens de ser um freelancer.

Alta concorrência nas vagas

Atualmente, existem muito mais gente querendo ser freelancer do que vagas sendo abertas neste modelo. Então, a concorrência é grande.

Só para você ter uma ideia, toda semana surgem dezenas de vagas para Copywriter no Linkedin e nos sites de vagas, em torno de 80 a 100 vagas. Maior sinal que o mercado de produção de conteúdos está extremamente aquecido.

Mas, para cada uma, tem centanas de candidatos.

Se você gosta de escrever, não precisa desanimar por isso, porque essa é apenas uma das maneitas de conseguir trabalho freelancer.

Existem outras que dão muito mais resultados como, por exemplo, a captação de clientes direta, também conhecido por prospecção ativa.

Tem também a prospecção passiva, onde você produz conteúdos de atração de clientes em um canal específico como o Linkedin.

Estes canais funcionam melhor porque você pode atrair muito mais empresas interessadas no seu trabalho. Até porque é um mercado gigante, com milhões de empresas e profissionaisl liberais precisando de conteúdos diariamente.

Sem Salário Fixo, Férias ou 13º

Umadas maiores desvatangens é não ter salário fixo todo mês, nem benefícios.

Como falei antes, é possível ganhar mais do na CLT, só que você não tem um valor fixo para receber.

A maneira de contornar essa incerteza é procurando clientes continuamente.

É aquela questão dos prós e contras. Você pode ganhar muito mais do que numa profissão tradicional, mas você tem que correr atrás desse salário.

Sobre os benefícios, você tem que se organizar para que eles não façam falta.

Por exemplo, quando você quiser tirar férias, tem que combinar com antecedência com as empresas que presta serviço continuamente e adiantar o serviço daquele período.

Em relação ao 13º, você pode, por exemplo, ir separando todo mês um percentual do seu salário para ser o seu 13º no fim do ano.

Então, é uma questão de organização. 

Trabalho freelancer vale a pena para você?

Então, se você cansou da CLT e pensa em fazer transição de carreira, como decidir se o trabalho freelancer online em tempo integral é para você?

Faça uma autoanálise do que é mais importante e pese as vantagens e desvantagens.

Para você é mais importante a liberdade de horários, de decisão, de fazer as coisas do seu jeito, na hora que quiser? Sua necessidade disso é maior do que a sensação de não saber se e quanto vai ganhar todos os meses?

Foi o meu caso. Eu queria tanto essa liberdade que aceitei as desvantagens de trabalhar como Copywriter freelancer. E sou muito feliz assim.

Como falei antes, você não precisa ser refém dessa desvantagem. É uma questão de aprender como contorná-la.

Por outro lado, você tem um perfil mais avesso ao risco, que se sente bem com a “segurança” de ter um salário fixo caindo na conta todos os meses?

Sente que será um sofrimento conviver com a incerteza de não saber quanto vai ganhar todos os meses? Esse sofrimento será maior do que o desejo da liberdade?

Usei aspas porque na CLT você pode ser mandado embora a qualquer momento, certo?!

A empresa não tem lealdade a você.

Neste caso, talvez seja melhor você continuar no modelo CLT e pegar trabalho freelancer nas horas vagas para ter uma renda extra.

Assim, você mantém as contas garantidas e complementa o salário.

Como você percebeu, vai depender do seu perfil, não tem certo nem errado.

Quer trabalhar como Copywriter freelancer? 

Então a ideia que eu queria trazer aqui nesse artigo era dar esse panorama do mercado freelancer aqui no Brasil. Eu acho que tem muita oportunidade, seja para você sair da CLT para ser integral, seja para você ter uma renda extra em qualquer área.

Se você gosta de escrever e tem vontade de usar essa habilidade para ter outra profissão, ou uma renda extra, eu posso te ajudar.

Como citei antes no texto, eu tenho um Curso de Escrita que é uma formação de redatores freelancers.

Nesse curso tem tudo que você precisa para você começar a trabalhar com escrita.

Inclusive, o curso também serve se você é um profissional que precisa alimentar os canais digitais da empresa que trabalha.

E você quer aprender como fazer artigos de blog, posts para Instagram, roteiro para YouTube.

Você pode entrar no curso para aprender essa parte mais técnica da criação de conteúdo.

Se quiser trocar uma ideia comigo sobre o curso, este artigo, a profissão ou o mercado da escrita, pode entrar em contato pelo meu WhatsApp e eu vou te atender com maior prazer.

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *