Primeiros passos para começar a trabalhar como Copywriter - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Redator Freelancer

Primeiros passos para começar a trabalhar como Copywriter

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 28 de junho de 2021
Primeiros passos para começar a trabalhar como Copywriter
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

Você alguma vez parou para pensar que, apenas com um notebook conectado na internet, pode ter a porta de entrada para a liberdade da sua vida, para trabalhar como Copywriter? 

Parece sonho, não é mesmo? Pode até parecer, mas para muitos já é uma grande realidade!

Pois é, caríssimo! Se você possui uma paixão pela escrita, talvez seja a hora de pensar em fazer carreira de redator freelancer para obter inúmeros benefícios.

Inclusive a possibilidade de aumentar a sua fonte de renda, adquirindo, assim, mais qualidade de vida e liberdade em relação a seus horários!

E melhor! Trabalhar como redator web não exige que você tenha uma faculdade específica, basta você possuir uma escrita pregressa, alguns conhecimentos de SEO e saber estrutura de conteúdo digital! 

Para isso, existem cursos que nos ensinam tudo isso e nos deixam preparadíssimos para abraçar a profissão em foco.

Portanto, não perca nenhum detalhe deste post! 

Trabalhar como Copywriter é uma ótima oportunidade para quem gosta de escrever

Desde a pandemia, a necessidade das empresas divulgarem seus produtos e serviços na internet só aumentou.

Atualmente, existem milhões de empresas de pequeno e médio porte que precisam do trabalho do Copywriter.

Porque é através da produção de conteúdo que elas vão atrair o público interessado em suas soluções.

Se você gosta de escrever esse é o melhor momento para começar a trabalhar como Copywriter.

Como começar a trabalhar como Copywriter

Quando você pensa em trabalhar como Copywriter, qual é o seu objetivo?

Você quer uma segunda atividade para ter uma renda extra escrevendo?

É possível ganhar um bom dinheiro escrevendo apenas nas suas horas vagas.

Ou, você está frustrado com sua profissão atual, ela perdeu o sentido, você quer uma liberdade que ela não permite?

Neste caso, você pode fazer uma transição de carreira para trabalhar com escrita.

Em qualquer um dos casos, você precisa saber que existem duas maneiras de trabalhar como copywriter.

Modelo CLT

Este é o modelo bem conhecido no mercado tradicional, onde você vai ser contratado por uma empresa com horário e salário fixos.

Para seguir este caminho, é só você se candidatar a alguma das centenas de vagas para Copywriter que surgem todas as semanas no Linkedin e nos sites de vagas.

O pre-requisito é ser formado em Jornalismo, Comunicação, ou Letras.

Se não é o seu caso, então é melhor adotar o segundo modelo de contratação.

Modelo freelancer

O trabalho freelancer online é o segundo modelo de contratação de Copywriters que existe no mercado.

Aqui você vai prestar serviços para várias empresas, sem vínculo empregatício com nenhuma delas.

Não terá salário fixo, mas poderá ganhar mais do que a maioria das profissões tradicionais.

Porque é você que vai definir quanto vai ganhar como Copywriter.

Uma das vantagens desse modelo é que, mesmo sendo iniciante, você consegue ganhar mais do que no modelo CLT, já que vai trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo.

Também terá total liberdade e autonomia para decidir sua rotina, pois vai trabalhar home office.

Vantagens de trabalhar como Copywriter

Entre as vantagens, a melhor delas é que você não medirá muitos esforços à procura de clientes para a promoção do seu trabalho, queremos dizer, a prospecção de clientes ocorre passivamente.

Em contrapartida, você terá sempre em mente que o cliente não é seu e sim da plataforma a qual você se inscreveu! Pode até ser que futuramente ele goste de seu trabalho e vire seu cliente, mas deixaremos claro que isso é bem raro acontecer.

Outro ponto positivo é a segurança de que você realmente irá receber pelo seu trabalho realizado, mas cuidado porque toda regra há exceção! 

Devido a isso, é interessante fazer um contrato ou solicitar pagamento antecipado, pois assim é mais seguro. Fique atento à maneira como a plataforma procede em relação à segurança de que realmente você irá receber!

Em vista disso, elas auxiliam você para tomar a decisão segura de ingressar nesta profissão, por permitirem que passe, primeiramente, por um treinamento de escrita web

Se você apresenta uma insegurança em relação a sua elaboração de conteúdo e até mesmo se sente inseguro em relação ao trabalho de redator freelancer, essas plataformas podem ser uma excelente opção!

Desvantagens

A principal desvantagem, do nosso ponto de vista, é a respeito da limitação dos valores e, diante disso, gera um valor mínimo pelo seu trabalho realizado.

Os baixos preços ocorrem porque as empresas buscam por preços mais baixos e acaba acontecendo um leilão por parte dos profissionais do tipo “quem cobra menos”. 

À vista disso, você tem que trabalhar exacerbadamente para conseguir algum lucro. Mas, geralmente, esse excesso leva você a ter um burnout (esgotamento) que não é nada saudável!

Dessa maneira, convém ressaltarmos que o cliente não é seu, pois todos os benefícios e esmeros de seu trabalho pertencem à plataforma a qual você faz parte! 

Outra desvantagem é a questão da concorrência entre os redatores. Isso ocorre, principalmente, nas plataformas que fazem a intermediação entre você e o cliente. Afinal, existem muitos profissionais ansiosos por conseguirem um job por lá!

Diante disso, é bem difícil você se destacar pela quantidade enorme de pessoas cadastradas.

Portanto, caro leitor, atente-se a essas informações para você ingressar de forma segura nesta profissão. Contudo, há outras opções para você prospectar seus clientes

Prospecção ativa de clientes

Para você se tornar um empreendedor na profissão de redator freelancer de sucesso, a busca pelos seus clientes se torna essencial! 

Ela se distingue da prospecção passiva, como é o caso das plataformas, porque você vai à procura de seus clientes mediante divulgação em redes sociais, como Linkedin, Instagram, FaceBook, etc. 

Mas como isso funciona?

Se você mantiver as redes sociais atualizadas e condizentes com a profissão em questão, elas ajudarão você a conseguir mais facilmente seus clientes.

Fazer cursos gratuitos das plataformas já citadas para obter certificados é um fator muito positivo para mostrar ao cliente que você tem conhecimento de fato sobre o assunto. 

Comentários nos posts dos colegas, é uma ótima alternativa para você aparecer mais! Lembre-se: quem é visto, é lembrado!

Agora que você tem uma noção de prospecção ativa, quanto cobrar pelo trabalho?

Que preço você deve cobrar?

Como você está passando por uma transição de carreira, não deve cobrar preços exorbitantes, pois isso pode afastar seu futuro cliente. 

Geralmente o valor é atribuído por palavra e essa é a maneira mais coerente e prática para você não sofrer desvantagens. 

Um preço médio para você começar como freelancer é de cinco centavos. Portanto, um texto de mil palavras, você receberá 50 reais.

Dependendo do cliente, talvez você até consiga cobrar sete centavos, logo mil palavras sairão por 70 reais!

Em suma, leitor, quer saber mais sobre esta profissão ou quer se capacitar para trabalhar como Redator Freelancer?Conheça o Curso Formação Redator, um treinamento completo para quem ama escrever se tornar Redator(a) Freelancer, trabalhando de qualquer lugar pela internet, com flexibilidade de horários e ótimo retorno financeiro.

Pronto para começar como Copywriter?

Agora que você já sabe o que faz um redator freelancer, quero te dizer que a escrita mudou minha vida e pode mudar a sua também.

O que você está buscando hoje?

Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?

Precisa complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?

Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?

O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para você conquistar esse objetivo.

Você pode começar como Redator Freelancer, trabalhando da sua casa para fazer uma renda extra pela internet, ou pode fazer uma transição de carreira para ser Redator em tempo integral.

É fácil começar, mas como em qualquer área, você precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.

Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso que pode te ajudar:

É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.

Ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.

Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.

O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam: 

Como começar do jeito certo

Quanto cobrar

Onde encontrar os primeiros clientes

Como se relacionar com eles

Como conquistar um faturamento mensal  

Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.

Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.

Se quiser trocar uma ideia comigo sobre o curso, este artigo, a profissão ou o mercado da escrita, pode entrar em contato pelo meu WhatsApp e eu vou te atender com maior prazer.

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *