O mercado de trabalho freelancer está cheio de oportunidades para você começar a ganhar dinheiro escrevendo como Copywriter.
Existem dezenas de serviços de escrita que você pode oferecer mas, alguns são mais valorizados do que outros e, portanto, mais fáceis de você ter um bom retorno financeiro.
Neste artigo, vou te mostrar quais são os 3 serviços mais lucrativos para você começar como Copywriter, além de dicas práticas para acelerar seus resultados e encontrar clientes.
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O mercado de trabalho freelancer está em um ótimo momento
Desde a pandemia, as empresas perceberam a importância de usar a internet para atrair clientes, aumentar o faturamento e vender.
Essa necessidade abriu um mar de oportunidades para quem quer ganhar dinheiro escrevendo, seja como uma fonte de renda extra, ou começar uma nova profissão em tempo integral como Copywriter.
A cada ano que passa a concorrência pela atenção do público aumenta e as empresas precisam investir cada vez mais em conteúdos de qualidade para atrair as pessoas e reter as pessoas.
O momento não poderia ser melhor para quem deseja entrar no mercado de trabalho freelancer.
Nunca foi tão fácil começar como Copywriter
Se você pensa que precisa de diploma em letras ou jornalismo para trabalhar como copywriter, pode respirar aliviado.
Não é necessário ter formação específica. Eu mesmo sou Meteorologista de formação e fiz minha transição de carreira depois de 10 anos de profissão. No meu Curso de Copywriting tenho alunos com as mais diversas formações: advogados, professores, psicólogos, contadores, entre outros.
Tudo o que você precisa é gostar de escrever e aprender as técnicas certas, como SEO e Marketing de Conteúdo.
A idade também não é um empecilho.
Eu comecei como Copywriter aos 44 anos. Tenho alunos com mais de 60 anos que estão ganhando dinheiro escrevendo para várias empresas.
O mais importante é estar disposto a aprender e praticar.
Serviços do Copywriter
Como copywriter, você pode oferecer uma ampla variedade de serviços, desde textos institucionais para sites até roteiros para vídeos. Aqui estão alguns exemplos:
- Artigos para blogs.
- Conteúdo para redes sociais (posts, stories, carrosséis, etc.).
- E-mails e newsletters.
- Roteiros para vídeos no YouTube.
- E-books.
- Textos para páginas de vendas e anúncios.
A lista é extensa, mas existem três serviços que são especialmente lucrativos e ideais para quem está começando.
Os 3 serviços mais lucrativos para começar como Copywriter
1. Artigos para Blogs
Escrever artigos para blogs das empresas é uma das formas mais rentáveis de iniciar no mercado de trabalho freelancer. Diariamente milhões de pessoas pesquisam no Google e as empresas precisam atrair essas pessoas para seus sites.
A melhor maneira de fazer isso, sem precisar investir em anúncios pagos, é criar artigos de Blog otimizados com boas práticas de SEO.
Um artigo bem escrito pode colocar uma empresa na primeira página do Google, aumentando significativamente a visibilidade e atraindo centenas e até milhares de potenciais clientes.
Se você souber como escrever artigos para empresas, pode cobrar de R$ 100 a R$ 300 por artigo.
Com cinco clientes pedindo quatro artigos por mês, você pode faturar R$ 4.000 trabalhando poucas horas por semana, principalmente se usar o ChatGPT para acelerar a produção.


2. Conteúdo para Redes Sociais
Criar conteúdos para redes sociais, como Instagram e LinkedIn, é outro serviço lucrativo para você começar como Copywriter.
Empresas estão sempre em busca de conteúdos que engajem o público e gerem resultados.
No Instagram, você pode criar stories, carrosséis, roteiros para Reels e legendas impactantes.
Já no LinkedIn, os textos têm ainda mais destaque, com alcance orgânico superior ao de outras plataformas. Você pode escrever posts ou até newsletters para empresas e profissionais que desejam construir autoridade.
O faturamento aqui varia de acordo com a quantidade e o tipo de conteúdo. É possível cobrar entre R$ 500 e R$ 3.000 por cliente, dependendo do pacote oferecido.
3. Roteiros para vídeos no YouTube
Com o crescimento do consumo de vídeos no YouTube, muitas empresas e profissionais liberais estão criando canais para atrair público. Para economizar tempo e garantir qualidade, eles contratam Copywriters para criar a estratégia de conteúdo e escrever roteiros para os vídeos.
Criar um roteiro é parecido com criar artigos de Blog. A maior diferença é que você precisa personalizar o texto com a fala de quem vai gravar o conteúdo.
É possível ganhar bem como Copywriter de roteiros de vídeos. Só para você ter uma ideia, um roteiro de 5 a 10 minutos você pode cobrar em torno de R$ 200.
Esse serviço ainda é pouco explorado, o que representa uma excelente oportunidade para você começar como Copywriter sem precisar se preocupar com a concorrência.
Como usar o ChatGPT para aumentar seus ganhos
A inteligência artificial é uma aliada poderosa para os Copywriters iniciantes.
Se você souber como usar o ChatGPT, pode acelerar muito a produção de conteúdos. Com ele, você pode organizar ideias, criar títulos atrativos e escrever muito mais rápido.
O segredo está em treinar o ChatGPT do jeito certo e fazer uma boa revisão final para humanizar o texto.
Assim, você pode produzir mais conteúdo em menos tempo, sem comprometer a qualidade, e aumentar seu faturamento como Copywriter.
O que você precisa fazer para começar como Copywriter
Você já gosta de escrever. Agora é só aprender a parte técnica para poder começar a trabalhar como Copywriter.
Aqui estão alguns aprendizados importantes:
- Aprender técnicas de SEO para otimizar artigos.
- Entender como planejar conteúdos estratégicos para redes sociais.
- Desenvolver habilidade de criar roteiros que conectem com o público.
- Praticar constantemente para melhorar sua escrita e produtividade.
Minha sugestão é que você escolha um destes 3 serviços para começar. Será mais fácil e rápido aprender e já ter um retorno financeiro. Depois, você pode ir adicionando os outros serviços de escrita.
Se eu fosse começar hoje como Copywriter, escolheria aprender a escrever artigos de Blog por conta da alta demanda e porque eu gosto de escrever textos onde consigo me aprofundar nos temas, diferente dos posts das redes sociais, por exemplo.
Onde conseguir clientes de Copywriting
Existem várias formas de você conseguir seus primeiros clientes clientes como copywriter:
- Plataformas de freelancers: Sites como Workana, 99Freelas e Fiverr são ótimos para começar.
- LinkedIn: Busque vagas para Copywriter e Redatores Freelancers. Surgem, em média, 100 novas vagas todas as semanas para profissionais de todos os níveis.
- Networking: Converse com as pessoas do seu círculo e peça indicações.
- Prospecção ativa: Busque empresas do mesmo segmento que você se formou na faculdade, ou que trabalha atualmente, e ofereça diretamente seus serviços. Você pode usar sua experiência como um diferencial.
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1 – Qualquer pessoa com vontade de ganhar dinheiro escrevendo
2 – Redatores e Copywriters iniciantes que estão com dificuldade de conseguir trabalho e clientes
3- Outros Profissionais de Conteúdo que desejam usar a escrita como mais uma fonte de faturamento
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