Copywriter: onde trabalhar e como ser contratado no mercado digital? - Eduardo B Corrêa

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Copywriter: onde trabalhar e como ser contratado no mercado digital?

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 23 de novembro de 2025
Copywriter: onde trabalhar e como ser contratado no mercado digital?
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Onde trabalhar como Copywriter? Quem contrata e qual o melhor modelo de contratação? Essas são algumas dúvidas bem comuns de quem deseja trabalhar com escrita pela internet. 

Por isso, neste artigo você vai ter essas questões respondidas e também vai saber sobre as oportunidades, salários, entre outras coisas importantes para quem quer ser Copywriter.

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Onde trabalhar como Redator Freelancer

Se você já sabe o que faz um Redator Freelancer e agora está buscando oportunidades de trabalho, aqui vai a boa notícia: toda empresa precisa de conteúdo escrito, ou seja, o mercado está bombando. 

O que varia são os modelos de contratação. Vamos ver aqui quais são. 

Contratação via CLT

A primeira coisa que você precisa saber sobre onde trabalhar como Copywriter é que existe a contratação CLT e ela é idêntica à das outras profissões mais tradicionais. 

Você vai se candidatar a uma vaga, participar de um processo seletivo e caso seja escolhido, será contratado com vínculo empregatício para trabalhar na empresa. 

O trabalho pode ser remoto, híbrido ou 100% home office, ou presencial e você é exclusivo daquela empresa.

Para concorrer às vagas, você precisa ter uma formação em áreas relacionadas com a escrita, por exemplo, Jornalismo, Letras, ou Comunicação.

Em termos de salários, esse modelo CLT, respeita muito aquele processo de valorizar o o tempo de experiência ou conhecimento.

A remuneração segue o padrão júnior, o pleno e o sênior. 

Como você não terá experiência como Redator, provavelmente, terá que optar pelas vagas que pedem profissionais iniciantes. 

Vou te dar alguns valores médios para você entender quanto é o salário do Copywriter no mercado digital.

Júnior: R$ 2 mil a R$ 3 mil

Pleno: R$ 3 mil a R$ 5 mil – pode até chegar a R$ 7 mil, dependendo da sua experiência.

Sênior: acima de R$ 7.000

São valores médios de mercado, ok?! Você pode pesquisar melhor no site Glassdoor, onde tem depoimentos de profissionais sobre as empresas. 

O mercado está tão aquecido que surgem dezenas de vagas todas as semanas no LinkedIn para profissionais de todos os níveis – estagiário a sênior. 

Locais onde você pode encontrar vagas para Redator: 

Linkedin 

Vagas.com 

BNE 

Catho

Trampos.com

Trabalho freelancer

Agora vamos para o outro modelo que você precisa saber sobre onde trabalhar como Copywriter.

É o trabalho freelancer. 

Neste modelo, você não tem nenhum tipo de vínculo empregatício com a empresa.

Algumas vantagens deste formato:

Ganha mais, mesmo sendo iniciante

Quando você se torna Copywriter Freelancer, pode ganhar mais, mesmo sendo iniciante, porque vai prestar serviços para quantas empresas quiser ou conseguir. 

Por conta disso, seu faturamento mensal não depende de ser júnior, pleno ou sênior, não depende da sua experiência especificamente.

Depende mais da sua capacidade de negociar direto com a empresa e você pode cobrar o quanto quiser. 

Resumindo, você faz o seu salário.

Escreve sobre o que mais gosta

Existe a liberdade de escolher para quais empresas quer trabalhar, podendo escrever  sobre os assuntos que mais gosta. 

Tem flexibilidade de horário

Você vai trabalhar home office, então, tem liberdade para escolher seus horários. Se precisar, pode sair durante o dia para levar seu filho na escola, pegar um cinema, ou, simplesmente, descansar. 

Não significa que vai trabalhar só quando quiser e sim que pode escolher seus horários sem dar satisfação a ninguém. 

Qual é a desvantagem do trabalho freelancer? 

Como você não tem salário fixo como na CLT, precisa aprender como captar clientes permanentemente. 

Existem duas maneiras de fazer isso para que você tenha previsibilidade de trabalho e de dinheiro.

Prospecção ativa: quando você vai direto às empresas que estão precisando e oferece seu serviço

Produção de conteúdo no LinkedIn para atrair potenciais clientes.

Como se preparar para ser Copywriter

Uma coisa em comum entre os dois modelos de contratação é que você precisa da mesma preparação técnica.

Mesmo formado em jornalismo, letras, comunicação, você ainda não tem a habilidade de ganhar dinheiro escrevendo textos que trazem resultados no digital para empresas.

Você tem que aprender a combinar marketing com escrita, produzindo textos para atrair o público-alvo da empresa, aumentar a consciência dessas pessoas, ajudando-as com seus desejos, necessidades e comportamentos.

Para isso, você vai precisar estudar Marketing de Conteúdo, SEO, pesquisa de público-alvo, storytelling, entre outras coisas — essa parte técnica é essencial.

Você pode estudar sozinho pelo Youtube e livros da área, mas a maneira mais rápida e prática é fazer um curso de escrita que tenha esses conhecimentos já organizados de forma didática.

O impacto da Inteligência Artificial no mercado de Copywriting

A inteligência artificial já chegou com força total no mercado de copywriting e produção de conteúdo digital. 

Mas, ela não veio para substituir o profissional e sim para transformar a forma como trabalhamos.

Hoje, ferramentas inteligentes ajudam a acelerar o processo de criação, a melhorar a qualidade dos textos e a gerar ideias criativas que antes demandariam muito tempo e esforço.

Isso significa que o Copywriter precisa aprender como usar o ChatGPT e outras IAs de escrita para não ficar para trás.

O mercado está valorizando quem alia criatividade e técnica com eficiência e inovação tecnológica.

Aprender a utilizar essas ferramentas é fundamental para ser um profissional relevante, aumentar a produtividade e entregar resultados que façam a diferença para os clientes.

Em vez de competir com a tecnologia, o caminho é se tornar parceiro dela, aproveitando seus recursos para entregar trabalhos melhores, com mais rapidez e com liberdade para focar no que realmente importa: a estratégia e a criatividade.

Portanto, investir em capacitação em IA e ferramentas digitais é um diferencial competitivo essencial para quem quer crescer e se destacar no mercado de copywriting.

Quer dar o 1o passo para trabalhar como Copywriter?

Existem ótimas oportunidades no marketing digital para quem gosta de escrever. 

Seja no caminho da estabilidade com um emprego fixo ou na liberdade como profissional freelancer que escolhe seus caminhos, o importante é estar preparado, buscar conhecimento e ter coragem para seguir aquilo que faz seu coração bater mais forte.

O mercado de redação e copywriting cresceu muito, e as portas estão abertas para quem tem vontade de aprender e agir. 

Você pode transformar sua paixão pela escrita em uma profissão que traz realização e prazer todos os dias. 

Se você quiser dar esse primeiro passo para começar a trabalhar com escrita, venha para minha Consultoria Gratuita. 

Consultoria Gratuita

Separei alguns horários para conversar com quem gosta de escrever e quer transformar essa habilidade em fonte de renda, ou em uma nova profissão.

Ou, quem já começou no mercado, mas está tendo alguma dificuldade em conseguir trabalho e clientes. 

Não tem pegadinha. A ideia é ajudar mesmo. 

Como? Vou te explicar…

↳ Eu sou Redator desde 2017.

São 8 anos neste mercado e 4 anos ensinando quem gosta de escrever a transformar essa habilidade em uma renda extra, ou em uma nova profissão.

↳ Antes disso, eu fui Coach de Transição de Carreira por 2 anos

Ajudava profissionais frustrados com sua profissão a encontrar outra área que trouxesse mais alegria e realização profissional. 

↳ Juntei essas 2 experiências e criei um método de 4 passos que permite a qualquer pessoa que goste de escrever começar no mercado freelancer.

Aqui está o que vamos trabalhar durante 1 hora de conversa: 

1 – Vou analisar sua formação/experiência e indicar o segmento de mercado mais apropriado para você começar. 

Vou te mostrar como o seu conhecimento pode ser um diferencial que vai deixar o início muito mais fácil e confortável. 

2 – Vamos escolher o serviço de escrita mais lucrativo para você ter retorno financeiro mais rápido. 

3 – Vou te mostrar como criar um portfólio com amostras de textos que serão enviados para as empresas interessadas em te contratar

4 – Vou te mostrar quais são essas empresas e como você deve entrar em contato para oferecer seu serviço. 

Tudo isso de graça. 

Quer marcar um horário? APERTA O BOTÃO ABAIXO e vamos conversar.

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