Curso de Escrita Criativa para virar Redator Freelancer - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Redator Freelancer

Curso de Escrita Criativa para virar Redator Freelancer

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 19 de fevereiro de 2022
Curso de Escrita Criativa para virar Redator Freelancer
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

Você ama escrever e está buscando outra atividade para ter mais realização e sentido? Já pensou em virar Redator Freelancer, mas não sabe por onde começar, nem o que faz esse profissional? Neste artigo, você vai conhecer meu Curso Formação Redator, um treinamento de Escrita Criativa voltado para Blogs e Redes Sociais, onde você poderá ajudar empresas, empreendedores e profissionais autônomos a venderem seus produtos e serviços online.

É um Curso completo para você virar Redator Freelancer (também conhecido como Redator Web) e transformar sua paixão pela escrita em uma profissão que traga mais realização, sentido, liberdade e retorno financeiro para sua vida.

Apesar de ser uma profissão recente no Brasil, está crescendo rapidamente, por conta da necessidade das empresas e empreendedores venderem na internet.

O mercado digital da escrita está bombando e a demanda está muito maior do que a quantidade de Redatores qualificados.

Mercado da Escrita Criativa está fervendo

Durante e após a pandemia houve um aumento enorme no volume de compras online.

E grande parte das empresas não estava preparada para esse boom. Resultado: muitas perderam vendas e faturamento e outras até fecharam, porque só estavam focadas em atrair clientes presenciais.

Mas, elas aprenderam a lição. Desde 2021, está acontecendo uma corrida para se digitalizarem, preparando seus sites, blogs e redes sociais para serem canais de vendas online.

Segundo pesquisa realizada pela Sambatech, com resultado divulgado pela Forbes, revelou que a pandemia fez 87,5% das empresas no Brasil acelerarem projetos de transformação digital.

Hoje todas as empresas têm consciência do poder da internet. Se elas quiserem fazer parte deste mundo, se elas quiserem vender seus produtos e serviços online, precisam estruturar suas plataformas digitais para atuarem como canais de captação de clientes e vendas. 

Ou seja, elas precisam preparar seus sites, blogs, lojas virtuais e redes sociais para atraírem as pessoas certas e convencê-las a virarem clientes.

Como elas fazem isso? 

Existem algumas etapas que as empresas e empreendedores precisam seguir para conquistar esses objetivos: 

1) Criar ou modernizar seus sites/blogs e redes sociais

2) Produzir conteúdo de qualidade que atraia as pessoas que podem estar interessadas no seu produto ou serviço.

3) Fazer as pessoas encontrarem esses conteúdos e se encantarem com eles

4) Criar mais conteúdo de qualidade alinhado com os problemas e necessidades que essas pessoas precisam resolver para continuar ajudando e fortalecendo a conexão com essas pessoas, mostrando que a empresa é uma autoridade naquele assunto. 

5) Ter uma comunicação clara através destes conteúdos que gere confiança na empresa ou no empreendedor até o ponto em que as pessoas vão querer comprar e virar clientes. 

É assim que se constrói uma audiência na internet. E sem audiência ninguém vende. 

Aí eu te pergunto: você acha que um empresário/empreendedor de qualquer segmento sabe como fazer isso tudo? Se ele for uma Agência de Marketing sim, talvez. Mas todos os outros não sabem. Não têm a mínima ideia sobre como fazer tudo isso.

Quem sabe? Exatamente o Redator Web, que é um profissional treinado para criar textos que resolvem todos esses 5 pontos. 

E isso vai além de apenas saber escrever bem. O texto tem que ser estratégico e personalizado para cada empresa. Alinhado com o que o público alvo dela precisa e espera.

Como o Redator Freelancer ajuda as empresas

Para responder essa pergunta eu preciso mostrar como o Google funciona.

Pensa comigo: quando você quer procurar algum produto ou serviço, ou até mesmo um profissional específico, qual é a 1a coisa que você faz?

Pergunta pro Google ou vai no Youtube, certo?! 

Você pesquisa por termos ou palavras relacionados ao problema que você quer resolver.

Aí o Google te mostra algumas opções de anúncios e depois links para sites e blogs orgânicos.

Para que esses links estejam aí na 1a página foi necessário um texto preparado por um redator web com conhecimento técnico suficiente para ranquear o artigo nessa 1a página.

Mas, não é só isso.

Depois que a pessoa clica no link e abre o artigo, o texto tem que cativar, tem que encantar, tem que agregar valor para o leitor.

Ou seja, tem que ajudar e entregar o que a pessoa está buscando. 

Quando isso acontece, o texto mostra que a empresa tem autoridade sobre aquele assunto e a pessoa vira leitora do Blog porque sabe que ali vai encontrar informações de qualidade.

E aumentam as chances dela baixar um material como uma planilha ou Ebook para se aprofundar no assunto, deixando o e-mail para relacionamento, ou até mandar uma mensagem solicitando mais informações sobre algum produto ou serviço….

Por isso que eu digo que o Redator não vende texto. Ele vende resultado. 

Quais são os resultados que o Redator Freelancer entrega

Um Redator profissional apenas com a produção de artigos para o Blog pode conseguir: 

  • Aumentar a quantidade de visitas no site da empresa. E visitantes qualificados, que têm interesse no produto ou serviço daquela empresa
  • Consegue aumentar a captação de leads – potenciais clientes – quando eles baixam um ebook ou uma planilha 
  • Aumentar as vendas e o faturamento porque os textos transmitem a autoridade da empresa, mostrando para as pessoas que aquele produto ou serviço pode ajudá-las.

E isso não é tudo o que uma empresa quer? Aumentar vendas e faturamento? 

Nós podemos fazer isso…

Percebe o quanto os Redatores são importantes para as empresas? 

Vantagens de viver da escrita que você não encontra na CLT

Ao virar Redator Freelancer, você entra em uma profissão extremamente atrativa para quem ama escrever e pode desfrutar de vários benefícios:

1) Realização por trabalhar com a escrita que tanto ama

2) Trabalhar de casa ou de qualquer lugar com internet

3) Flexibilidade de horários

4) Ter mais tempo para você, para sua família e para seus filhos

5) Ter mais qualidade de vida

6) Ganhar até R$ 9 mil reais por mês ou mais 

Quem pode virar Redator Freelancer

Veja se você faz parte do grupo de pessoas que está pronta para transformar sua paixão pela escrita em uma profissão cheia de realização, sentido e retorno financeiro.

1 – Professores que amam escrever e estão cansados da rotina estressante de preparar aula, dar aula, chegar em casa ainda ter que corrigir trabalho, prova, fazer mais aulas…e tudo isso, como diria o Chico Anýsio na Escolinha do Prof Raimundo…o salário ò….

Portanto, professores que querem mais qualidade de vida e mais retorno financeiro.

2 – Jornalistas que estão frustrados e desanimados com a falta de oportunidades na carreira ou que perderam o emprego na pandemia e querem continuar fazendo o que amam que é escrever.

3 – Pessoal formado em Letras e Comunicação Social que está penando para encontrar um trabalho legal. 

4 – Pessoas com mais de 50 ou 60 anos, aposentadas ou não, mas que querem muito continuar trabalhando e estão cansadas de sofrerem preconceito pela idade no mercado tradicional. 

5 – Mães de filhos pequenos, em licença maternidade ou não, que querem ter mais tempo para ficarem em casa com as crianças, cuidando delas. 

6 – Qualquer outra profissão que não seja vinculada diretamente à escrita, como engenheiro, arquiteto, administrador, advogado. 

7 – Redatores iniciantes que precisaram aprender sozinhos e estão com dificuldades em conseguir seus primeiros clientes.

Se você faz parte de um destes grupos, gosta de escrever e tem vontade de aprender, vai conseguir virar um Redator Freelancer bem-sucedido. 

Pergunta como eu sei disso?

Porque se até eu, que sou Meteorologista, que nunca tinha escrito profissionalmente na vida, consegui viver da escrita, eu aposto que você que não tem uma profissão menos estranha como a minha também consegue.

Os Fundamentos da Profissão do Redator Web

Redator é o profissional contratado para prestar serviços que envolvem a escrita, desde textos simples até estratégias avançadas de Mkt de Conteúdo.. 

Basicamente, em qualquer lugar que tenha conteúdo escrito a gente pode trabalhar….

E você trabalhar em 2 modelos: 

Modelo de contratação CLT

Esse é o mais tradicional, que você conhece bem. Algumas grandes empresas e agências de marketing preferem contratar um Redator Freelancer com carteira assinada. Ele pode trabalhar presencial ou remotamente, em home-office.

A maior (e melhor) diferença aqui em relação às outras profissões do mercado tradicional, onde tem tanto desemprego, é que surgem em média 100 novas vagas para Redator Freelancer toda semana.

Vou repetir para o caso de você não ter “ouvido direito”.

Exatamente: 100 novas vagas todas as semanas estão sendo abertas, buscando redatores web. 

Pode ir no Linkedin e pesquisar. Se não souber como fazer isso, neste vídeo eu ensino.

Modelo Freelancer/Empreendedor

É quando não existe vínculo empregatício nenhum com a empresa e o relacionamento com ela acaba quando termina o serviço. Mas, mesmo assim, pode durar anos. Eu mesmo tenho clientes que atendo há mais de 2 anos. E esses são os melhores clientes porque trazem previsibilidade de trabalho e de dinheiro.

O ideal é sempre ter uma carteira com esses clientes fixos. 

E como é o trabalho do Redator Freelancer? O que ele faz todos os dias?

Quais são os serviços que o Redator Freelancer presta

Ao ser contratado como Redator Freelancer você vai passar o dia pesquisando e escrevendo sobre os mais diversos temas, de acordo com as necessidades da empresa. 

Já imaginou…ser pago para ficar em casa fazendo algo que hoje pode ser um hobby para você? Não é sensacional?!  

E esses conteúdos podem ser: 

  • Artigos em blogs
  • Textos institucionais para Sites
  • Ebooks
  • Legendas para Redes Sociais – Instagram, Linkedin, Facebook
  • E-mails e Newsletters
  • Descrição de produtos em ecommerce 
  • Transcrição de Lives, vídeos e podcasts
  • Roteiro para gravação de Lives, Vídeos e podcasts
  • Material de acompanhamento para aulas EAD – graduação e pós
  • Ghostwriter – escrevendo livros para os outros

Olha só quanta coisa você pode fazer com a sua escrita. Quantas oportunidades de ganhar dinheiro escrevendo… 

E você ainda pode combinar alguns desses serviços de acordo com a necessidade da empresa, criando pacotes aumentando o valor que você entrega e consequentemente o preço.

Por exemplo: 

Artigos + legendas para rede sociais

Artigos + Ebook + Emails de relacionamento

Transcrição de Vídeos + Artigos para Blog + Legendas

E por aí vai…

Atualmente, os artigos para blogs e legendas para redes sociais são os serviços mais comuns de serem contratados.

Mas, frequentemente, as empresas nem sabem que o Redator pode fazer isso tudo e é uma questão de você saber como oferecer e mostrar os resultados que elas podem ter com seu trabalho.

E, por falar em empresas….

Quem contrata o Redator Freelancer

Pequenas ou médias Empresas que querem criar audiência e vender na internet

Ecommerce e lojas virtuais que precisam aumentar as vendas

Empreendedores que querem vender serviços online

Profissionais Autônomos (contadores, advogados, dentistas, nutricionistas, psicólogos) que precisam de mais clientes 

Agências de Marketing que precisam terceirizar a produção de conteúdo escrito dos seus clientes

Infoprodutores que desejam divulgar seus cursos online

Cursos de idiomas que sofrem com a concorrência

Universidades que precisam criar material didático de acompanhamento para cursos de graduação e pós

Olha só quanta gente pode contratar o Redator Freelancer. E você ainda pode escolher o segmento de mercado que gostar mais. 

Cada um deles tem necessidades bem específicas e é cheio de oportunidades de ganhos. 

E sabe o que é melhor? 

Para ter resultados realmente efetivos na internet, o site e as redes sociais das empresas precisam ser continuamente alimentados com conteúdos de qualidade. 

Ou seja, não adianta nada contratar um redator para escrever um ou dois textos porque isso não vai trazer resultados. 

Um dos critérios mais importantes para o Google é a frequência de atualização dos sites. Ele quer ver sempre conteúdo novo e de qualidade. 

Por isso, as empresas precisam de redatores que trabalhem no médio e longo prazo. E isso é ótimo, porque nos dá previsão de trabalho e dinheiro. 

E por falar em dinheiro…

Quanto ganha um Redator Freelancer

No modelo CLT, segundo o site Glassdoor (antigo Lovemondays), a média salarial gira em torno de R$ 3.158,00, sendo este o valor bruto, sem descontar impostos.

Já no modelo Freelancer, não existe limite. Seu faturamento vai depender da sua dedicação e produção, principalmente quando você começa a trabalhar como Redator Freelancer.

Mas, só para você ter uma ideia de valores médios de mercado:

Redator Iniciante (até um ano): R$ 3 mil

Redator Intermediário (1 a 3 anos): de R$ 3 mil a R$ 7 mil

Redator Experiente (acima de 3 anos): de R$ 7 mil a R$ 9 mil

É claro que esses valores não são fixos e eu tenho alunos que passaram pelo curso que no primeiro ano já estavam ganhando mais de R$ 10 mil por mês. Como falei, depende do seu grau de dedicação.

É muito fácil virar Redator Freelancer

1 – Não precisa de formação específica

Você não precisa ser formado em Jornalismo, Letras ou Comunicação. Essas profissões podem acelerar o processo por estarem vinculadas à escrita, mas não são pre-requisitos. Quem fala é um Meteorologista que vive da escrita desde 2017

2 – Não precisa fazer faculdade nem curso técnico

Nas carreiras tradicionais você leva de 2 a 4 anos para começar a trabalhar. A capacitação para virar Redator(a) é rápida e, em média, com três meses de preparação você já está ganhando dinheiro com sua escrita. Pensa na economia de tempo, energia e dinheiro?

3 – Tem um apagão de profissionais de escrita no mercado

A pandemia mostrou para todas as empresas e empreendedores que é essencial vender na internet para sobreviver às crises. Para isso, elas precisam alimentar com conteúdo de qualidade os seus sites, blogs e redes sociais. E não existem Redatores em quantidade suficiente no mercado.

4 – Não precisa investir em equipamentos modernos nem ferramentas caras. 

Você só precisa de um notebook, que pode ser antigo, um editor de texto e acesso à internet. As ferramentas que o Redator usa, basicamente, são editores de texto, planilhas excel, e-mail e WhatsApp. Ou seja, não precisa ter medo de não conseguir lidar com tecnologia.

5 – Pode aproveitar sua experiência profissional atual para acelerar o processo. 

Isso mesmo. Você pode começar escrevendo para um segmento de mercado que já domina ou que já trabalhou. Torna tudo mais fácil. Dá mais confiança e segurança, além de conseguir cobrar mais caro desde o primeiro trabalho.

Como se tornar Redator Freelancer para viver da escrita

Assista ao vídeo onde eu conto um pouco da minha história como Redator Freelancer e como desenvolvi meu método. Nele, eu também explico, em detalhes:

  • O que faz o Redator Freelancer e porque ele se tornou essencial para as empresas
  • Como funciona o mercado digital da escrita
  • Onde estão as melhores oportunidades para ganhar dinheiro escrevendo
  • Porque este mercado da Redação Web está bombando e deve continuar assim nos próximos anos
  • Como você pode virar Redator Freelancer e crescer de forma sustentável na profissão.

O que você precisa aprender para virar Redator Freelancer

Para trabalhar profissionalmente com sua escrita, você precisará unir sua habilidade com toda a parte técnica necessária para ajudar as empresas a atraírem as pessoas certas, transformando-as em clientes.

Por isso, durante o Curso você aprenderá:

1 – A desenvolver as Habilidades Comportamentais necessárias para se tornar um Redator(a) Web diferenciado no mercado

2 – Como adequar sua habilidade de escrita às necessidades das empresas e dos empreendedores que precisam vender na internet.

3 – Como escrever para sites e blogs, legendas de redes sociais, email, roteiro para vídeos e lives, entre outros serviços.

4 – A posicionar seus textos na 1a página do Google, criando audiência para seus clientes

5 – A criar um Portfólio Vendedor para se candidatar às vagas e aumentar as chances de ser escolhido

6 – Diversas formas de precificação dos seus serviços para ter um retorno financeiro mais rápido

7 – Como encontrar clientes e oferecer seus serviços de forma eficiente no Linkedin, Facebook e nas plataformas de Freelancers

8 – Como trabalhar sua Mentalidade para criar seu negócio de escrita 

Esses são pontos essenciais para quem deseja virar Redator Freelancer para viver da sua escrita.

Você terá 1 ano de acesso ao Curso com todo o suporte por email e na nossa Comunidade no Facebook, onde poderá interagir comigo e com os colegas trocando experiências

Terá um acompanhamento total com encontros mensais online em grupo para resolver qualquer dificuldade na implementação da parte prática do curso.

Além disso, preparei diversos Bônus Aceleradores de Resultados para ajudar você a virar Redator Freelancer mais rápido e crescer na profissão.   

Aceleradores de Resultados para Redator Freelancer

1 – Mentoria para Captação de Clientes

Um dos primeiros e maiores desafios que você vai enfrentar quando virar Redator Freelancer, será conseguir seus primeiros clientes. E eu sei que vender é algo desafiador para quem sai da CLT (ou da escola, ou do órgão público) e se torna prestador de serviços. A maioria das pessoas não sabe nada sobre vendas, negociação, abordagem de potenciais clientes.

Eu também não sabia, quando comecei.

Por outro lado, se você não consegue clientes, não tem dinheiro e não paga os boletos, certo?!

E eu quero QUE VOCÊ TENHA CLIENTES O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

Existem diversas fontes de trabalho e clientes como Redator Freelancer.

Grupos de Redatores no Facebook

Vagas aqui no Linkedin

Plataformas de Freelancers

Prospecção Ativa (que é onde estão as maiores oportunidades de fechar ótimos projetos)

Por isso, quando você chegar, dentro do curso, no ponto de ir atrás dos primeiros clientes, nós teremos 4 encontros online onde eu vou ajudar de perto suas primeiras prospecções.

Além disso, você vai receber um conjunto de Scripts prontos para abordar e fechar clientes de forma eficiente aqui no Linkedin, por email, ou WhatsApp.

Também vai aprender a conduzir reuniões online de vendas que são as melhores maneiras de fechar projetos de médio e longo prazo com as empresas. 

Tudo mastigado para você fazer do seu jeito, sem se sentir incomodado por estar vendendo e sem incomodar ninguém, porque vai oferecer seus serviços apenas para quem estiver interessado – e eu também vou te ensinar como fazer essa filtragem.

2 – Plataforma Banco de Talentos 

Você terá direito a se cadastrar na nossa Plataforma própria de Redatores Freelancers. Nós adquirimos uma plataforma para Redatores e estamos preparando todo o ambiente para que possa colocar seu portfólio, serviços, valores, todo o necessário para divulgar seu trabalho e ser visto pelo mercado. 

Essa plataforma será EXCLUSIVA PARA ALUNOS do Formação Redator que conseguirem obter seu Certificado de Conclusão do Curso. E nós vamos investir na captação de empresas e agências interessadas para que elas se cadastrem e contratem seus serviços.

DETALHE: não haverá leilão de preços como em algumas plataformas do mercado. Vamos escolher as empresas que valorizam o trabalho do Redator pela qualidade e não pelo custo.

3 – Curso Linkedin para Redatores

Você aprenderá a usar o Linkedin para atrair e prospectar clientes, através do domínio de todas as ferramentas que essa rede profissional incrível disponibiliza. Atualmente, o Linkedin é a maior fonte de vagas, projetos e oportunidades para o Redator Freelancer e você vai saber como usar a plataforma a seu favor.

4 – Curso Transição de Carreira

Se você ainda está na CLT ou cargo público, não aguenta mais o seu trabalho e está querendo muito viver integralmente da escrita, esse Bônus vai ensinar como planejar essa mudança de forma simples, prática e segura.

5 – Marketing de Conteúdo Vendedor

Esse curso vai ensinar como você pode produzir conteúdos estratégicos para divulgar seus serviços e trazer novos clientes todos os meses, seja através de um Blog próprio, nas redes sociais ou no Youtube. 

Nele você também vai aprender a vender Estratégias de Conteúdo para seus clientes, um dos serviços mais rentáveis para o Redator Freelancer. 

6 – Capacitação em Ferramentas Digitais

Para quem tem receio de sofrer com a tecnologia e com a internet quando estiver trabalhando como Redator(a), este curso vai ensinar todas as ferramentas que usamos no dia a dia para que você possa se concentrar no que realmente importa, que é o seu talento para escrita.

JÁ SE CONVENCEU? Clique AQUI para se inscrever

Ainda não? Ok, então, continue lendo 🙂

Experimente por 15 dias sem custo

Eu acredito tanto no meu método, que eu dou uma Garantia de até 15 dias para experimentar o curso e, se não gostar, pedir a devolução do seu dinheiro, sem pegadinhas ou letras miúdas. 

Ou seja, se você está com muita vontade de entrar no curso, sentindo no seu coração que chegou o momento de investir no seu sonho de trabalhar com escrita, mas o medo de não dar certo está atrapalhando…

Isso agora acabou. Não tem mais desculpa nenhuma para você não entrar na Lista VIP e já preparar o cartão para segunda-feira.

Bora fazer de 2022 o seu ano da virada, trabalhando com a escrita que tanto ama, com realização, qualidade de vida, trabalhando de casa ou de qualquer lugar com internet, com liberdade de tempo e independência financeira.  

—– Como se inscrever no Treinamento Formação Redator —–

ACESSE ESTE LINK para fazer seu pagamento

No link acima, você vai para a página de pagamento onde poderá escolher a melhor opção para você:

1) Cartão de crédito à vista ou em até 12 vezes (pode pagar com 2 cartões)

2) PIX à vista

3) Boleto à vista

Eu aconselho a você escolher Cartão de Crédito ou Pix, pois a confirmação da sua inscrição é imediata e o acesso ao curso é liberado assim que a compra é concluída. 

Se você escolher o Boleto Bancário, assim que efetuar o pagamento do boleto, envie um e-mail com comprovante de pagamento e CPF para o e-mail suporte@eduardobcorrea.com.br para que possamos enviar o acesso mais rápido. A Hotmart pode demorar até 3 dias úteis para confirmar o pagamento.  

Uma vez com a inscrição efetivada e o pagamento confirmado, você receberá um e-mail com o acesso ao Curso Formação Redator e já poderá começar a estudar hoje mesmo. 

Bora viver da escrita em 2022!

Estou te esperando.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.