A imensa maioria das pessoas acredita que, para viver da escrita como Redator basta saber escrever bem.
A habilidade da escrita é realmente essencial para você se desenvolver, mas ela não é a única, e talvez nem seja a mais importante.
Viver da escrita: porque escrever bem não é o bastante
Muitas pessoas, por não conhecerem o mercado de trabalho freelancer, acreditam que basta escrever bem para viver da escrita.
Acham que estão prontos após assistir alguns vídeos no Youtube e já colocam “Redator Freelancer” no LinkedIn.
Quem tenta aprender sozinho pode até conseguir um cliente ou outro, mas, por não entender a dinâmica do mercado ou a parte técnica da escrita, não consegue bons resultados.
O trabalho do Redator Freelancer é a união da habilidade de escrita com a parte técnica de marketing, SEO e estratégias específicas para trazer resultado para as empresas.
Você pode escrever textos maravilhosos, mas se não tiver a parte técnica, esses textos não serão encontrados no Google.
O trabalho do redator é atrair o público certo, encantar com os textos e construir uma relação de autoridade e confiança. Sem a parte técnica, nem o primeiro passo acontece.
Além disso, você vai precisar saber como conseguir clientes.
Se trabalhou a vida inteira na CLT, provavelmente nunca precisou vender nada pra ninguém.
Esse é o motivo pelo qual muitos redatores sofrem para ter uma renda recorrente como freelancers.
Por isso, a habilidade mais importante, depois da escrita, é a habilidade de vendas.
Como ter uma renda recorrente vivendo da escrita
Quando se começa, geralmente os projetos são menores e pontuais.
O ideal é buscar clientes fixos, que tragam recorrência de trabalho e renda. Para isso, é preciso saber precificar o trabalho de forma justa, identificar os melhores clientes e fechar projetos de longo prazo com eles.
Eu sei que, provavelmente, você tem medo ou vergonha de vender, achando que vai se tornar o “vendedor chato”, oferecendo coisas pra quem não quer ou precisa.
Eu mesmo passei por isso, tinha dificuldade em falar o preço, abordar pessoas, até perceber que precisava quebrar essa mentalidade.
Fiz cursos de vendas, negociação, persuasão, programação neurolinguística, e percebi que o conceito de venda que eu tinha estava errado.
Não se trata de vender para qualquer um, nem de ser agressivo.
A venda que não incomoda ninguém
Eu desenvolvi um método que chamei A Venda Que Não Incomoda Ninguém.
O segredo é identificar quem precisa do seu serviço e agregar valor antes de vender.
Por exemplo, ao analisar o blog da empresa, você pode identificar pontos de melhoria e oferecer para compartilhar essas observações, sem compromisso.
Isso quebra a resistência do cliente, mostra sua autoridade e gera conexão. Muitas vezes, o próprio cliente vai perguntar se você pode fazer aquele trabalho para ele.
A melhor venda é sempre focada no cliente e nas necessidades dele, não naquilo que você quer vender.
Ouça os problemas do cliente, entenda suas dores e mostre como pode ajudar.
Ao criar argumentos baseados no que o cliente compartilha, você aumenta as chances de fechar um projeto.
A maioria dos redatores não sabe como fazer isso porque não se capacita em vendas.
Correm atrás de aprender a escrever melhor, mas esquecem que também precisam conseguir clientes.
É normal sentir medo ou insegurança ao começar, mas é preciso praticar para aprender e evoluir.
Não levar os “nãos” para o lado pessoal.
Porque cada sim será um novo cliente e você só precisa de alguns bons clientes para ganhar um bom dinheiro escrevendo.
Pare de operar no “modo CLT”
Quando você começar como Redator Freelancer precisa abandonar o “modo CLT”, onde você trabalha dentro de uma empresa, com um conjunto de regras, com um gestor dizendo o que fazer, com atividades pre-determinadas.
Como Redator você é responsável por buscar seus próprios clientes, negociar, precificar e entregar resultados.
Nesta fase, é normal se sentir inseguro.
Nem quando a gente sai da faculdade e vai procurar o primeiro emprego, nos sentimos seguros. E olha que passamos 4 anos nos preparando.
A confiança só vem com a prática e com o tempo de mercado.
O importante é tentar, mesmo com medo, pois só assim é possível descobrir o próprio potencial e evitar a paralisia que leva à desistência.
Fontes de captação de clientes
Existem diversas fontes de captação de clientes e em todas elas a habilidade de vendas é necessária, mesmo que a abordagem mude de acordo com a situação.
Indicação
Quando você é indicado por alguém, já chega com um aval, o que quebra uma resistência inicial.
Mas ainda assim, é preciso saber explicar o que faz e mostrar como pode ajudar, senão o cliente não vai se interessar pelo serviço.
Empresas do seu dia a dia
Empresas que você frequenta, como salão de beleza, livraria, papelaria ou padaria, podem ser potenciais clientes.
Dê uma olhada nos canais digitais delas (Instagram, site, Linkedin). Se os conteúdos estão desatualizados, ou forem ruins, é um ótimo sinal de que precisam de ajuda.
Na sua próxima visita, converse com o gerente, ou o dono para entender as necessidades e oferecer uma solução.
A venda, aqui, é uma conversa para mostrar como pode ajudar.
Plataformas de Freelancers
Existem vários sites de trabalho freelancer disponíveis. São plataformas onde as empresas cadastram seus projetos e os profissionais mandam propostas.
Parece o melhor dos mundos, mas é uma situação desafiadora, porque a concorrência é grande e muitas empresas querem pagar pouco.
Mesmo assim, são ótimos locais para você conseguir os primeiros trabalhos, ganhar alguma experiência de escrever os primeiros textos, atender alguns clientes, etc.
Só não espere ganhar dinheiro.
O LinkedIn é uma plataforma maravilhosa para captação de clientes.
Você pode configurar seu perfil para ser encontrado tanto por recrutadores com vagas para Redatores, quanto por potenciais clientes.
Aqui, também será fundamental saber “como vender seu peixe”, mostrando argumentos e diferenciais, porque, geralmente, a pessoa também vai estar falando com vários outros profissionais.
Prospecção Ativa
Na prospecção ativa, você vai atrás das empresas e oferece seu serviço.
Esse é o método que expliquei anteriormente, da venda que não incomoda.
Você analisa o negócio do cliente, identifica pontos de melhoria e aborda o responsável de forma indireta, oferecendo ajuda sem compromisso.
Isso quebra a resistência e aumenta as chances de fechar um contrato.
Mesmo quem nunca trabalhou com vendas pode aprender esse método e conseguir clientes com valores acima do mercado, desde que esteja disposto a sair da zona de conforto e praticar.
AULA GRATUITA: Como ganhar R$ 200 por dia escrevendo artigos para empresas
Nesta aula gratuita de introdução você vai aprender:
1 – Como criar artigos de blog do jeito que as empresas precisam
2 – Como usar o ChatGPT para acelerar a produção e ganhar mais
3 – Como conseguir os primeiros clientes
As empresas PRECISAM DESESPERADAMENTE de profissionais que têm a habilidade de trazer centenas, milhares de visitantes qualificados para seus sites.
Você só precisa gostar de escrever e querer aprender para aproveitar essa oportunidade.
Toque na imagem abaixo para assistir à AULA GRATUITA

Como posso me tornar um Copywriter e viver da escrita

Como divulgar meu trabalho para conseguir clientes

Como conquistar as vagas para Redator, mesmo sendo iniciante e concorrendo com profissionais mais…

Não está conseguindo ganhar dinheiro como Redator? Provavelmente está cometendo esses 3 erros
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.