Como se tornar um Redator Freelancer e ganhar dinheiro escrevendo - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Sem categoria

Como se tornar um Redator Freelancer e ganhar dinheiro escrevendo

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 7 de abril de 2023
Como se tornar um Redator Freelancer e ganhar dinheiro escrevendo
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

Se você ama escrever, já deve ter se pegado pensando em mudar de carreira para se tornar Redator Freelancer e trabalhar com escrita….principalmente, se estiver desiludido e infeliz com o trabalho atual.

Se não pensou, aposto que vai começar agora só porque eu falei eheheh

Mas, deixa eu te perguntar: a ideia de começar do zero em outra área e “jogar fora”  uma graduação, talvez uma pós, e anos de experiência profissional te desanimam? 

Essa é uma situação bastante comum, principalmente se você já tem mais de 10 anos de atuação na atual área. 

Mas, aqui vai a boa notícia: você pode aproveitar sua experiência para acelerar a transição para ser Redator Freelancer e ganhar dinheiro escrevendo. 

Continue lendo que você vai ver que esse processo de mudança não precisa ser doloroso, pelo contrário, pode ser feito com alegria, prazer e segurança.

Como lidar com o medo da mudança de se tornar Redator Freelancer 

É normal ter medo de mudanças, principalmente quando elas envolvem deixar algo para trás e se aventurar em algo novo e desconhecido. 

Se você é uma pessoa que adora escrever e sonha em trabalhar com escrita, saiba que esse é o melhor momento para você realizar sua transição para uma rotina profissional com mais prazer, realização e qualidade de vida. 

O mercado vive um momento especial, onde todas as empresas estão investindo para transformar seus sites, blogs e redes sociais em canais de atração de clientes. 

E um dos profissionais capacitados para fazer isso acontecer é o Redator Freelancer. Afinal, com seus textos, ele consegue cativar as pessoas e transmitir confiança e a autoridade da empresa em resolver os problemas e desejos das pessoas. 

Por isso, existem uma grande demanda por esse profissional. Só para você ter uma ideia, toda semana surgem, em média, 100 novas vagas no Linkedin para Redatores de todos os níveis, desde estagiário até sênior. 

E essa necessidade só tende a crescer. Afinal, as empresas sempre vão precisar de conteúdo de qualidade para alimentar seus sites, blogs e redes sociais.

É onde você vai atuar quando se tornar Redator Freelancer. 

Mas, se você não sabe por onde começar e se sente inseguro em dar o primeiro passo, não se preocupe. Vou te mostrar aqui as habilidades essenciais que você precisa desenvolver para começar a ganhar dinheiro escrevendo o mais rápido possível. 

Habilidades Essenciais para se tornar um Redator Freelancer 

Eu acredito que existe um conjunto de habilidades que são essenciais para você se tornar um Redator Freelancer bem-sucedido. Dependendo da sua área atual, pode ser até que você já tenha algumas. 

Principalmente, se é formado em uma profissão relacionada à escrita como Jornalismo, Comunicação ou Letras. Mas, se não for, também não tem problema.

Lembra que eu sou Meteorologista? E estou há mais de 6 anos no mercado vivendo da escrita. 

Inclusive na minha Formação de Redatores Freelancers temos profissionais das mais diferentes áreas: advogado, fisioterapeuta, contador, geógrafo, entre outros.

É uma questão de você entender quais são as habilidades que vai usar como Redator e comparar com as que já possui. Um ótimo exercício de autoconhecimento. 

No método que eu ensino, eu agrupo as habilidades em 3 grandes grupos. Vamos ver cada um deles.

Habilidades Técnicas 

As habilidades técnicas estão relacionadas à escrita em si, ou seja, a capacidade de produzir textos com qualidade e que atendam às necessidades do cliente. 

Isso inclui conhecer a estrutura de um texto, técnicas de redação, gramática, ortografia e pontuação. Mas, vai além disso, porque você precisa aprender a adaptar sua escrita para diferentes segmentos e públicos. 

Também é importante saber como pesquisar sobre o tema e usar técnicas para que seus textos apareçam na 1a página de busca do Google, quando alguém pesquisar por um termo relacionado ao que seu contratante faz. 

Habilidades Comportamentais

As habilidades comportamentais são aquelas que envolvem a postura profissional,  a capacidade de se relacionar com os clientes e de administrar as atividades do dia a dia. 

Isso inclui organização, cumprir prazos, ter uma comunicação clara e objetiva, empatia e proatividade para citar algumas.

É importante ter em mente que o Redator Freelancer é um empreendedor prestador de serviços e, por isso, é fundamental ter um bom relacionamento com os clientes para que eles permaneçam com você. 

Habilidades Comerciais

As habilidades comerciais estão relacionadas à capacidade de gerenciar sua carreira como freelancer. No meu ponto de vista, você tem um negócio de escrita, mesmo que seja só você trabalhando nele. Por enquanto. 

Isso inclui saber precificar de forma justa seu trabalho, negociar com os clientes atuais e captar novos projetos.

Você também vai precisar aprender a gerenciar seu dinheiro e divulgar os serviços.

Ao se tornar Redator Freelancer, você precisará desenvolver a mentalidade empreendedora para conseguir se destacar no mercado.

Ao desenvolver essas habilidades, você estará pronto para conquistar seu objetivo de trabalhar com escrita e ganhar dinheiro escrevendo. 

Mas, como começar neste mercado da Redação Web? É o que veremos a seguir. 

Como começar a trabalhar com escrita

Além disso, para se tornar um Redator Freelancer, é necessário dominar algumas técnicas e ferramentas específicas. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo nessa jornada:

Domine SEO

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca em português. Como citei antes, é um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do site do seu cliente nos resultados de busca do Google.

Se você quer se tornar um Redator Freelancer bem-sucedido, é importante entender como o SEO funciona e como escrever textos que sejam relevantes para o público e para os mecanismos de busca do Google. 

Pratique sempre sua escrita

Essa parece óbvia, mas muita gente pensa que já sabe escrever muito bem e esquece que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida cada vez mais. 

Além de escrever todos os dias, você pode aprender técnicas específicas para tornar seus textos mais atrativos como, por exemplo, storytelling, que é a arte de contar histórias, fazer analogias, usar o humor, entre outras ferramentas. 

Conheça o mercado da Redação Freelancer

Para você ser um Redator Freelancer bem-sucedido, é importante conhecer o mercado em que pretende atuar. Entenda quais são as necessidades e demandas dos seus clientes potenciais e adapte sua escrita a essas necessidades.

Além disso, é importante conhecer as plataformas de trabalho para Redatores Freelancers, como o Workana, 99Freelas e Rock Content, por exemplo. Estas plataformas podem ser uma boa maneira de começar a conquistar clientes e construir sua confiança profissional.

Mas, um aviso: essas plataformas são ótimas para adquirir confiança, mas não para ganhar dinheiro escrevendo, porque pagam muito mal. 

Existem outras fontes de clientes que vão pagar valores mais justos pelo seu trabalho como, por exemplo, vagas no Linkedin e prospecção ativa, onde você identifica as empresas que precisam de você e oferece diretamente seu serviço.

Esteja sempre atualizado

O mundo da escrita e do marketing digital está em constante evolução. Novas técnicas, ferramentas e plataformas surgem a todo momento. 

Um ótimo exemplo é a explosão do ChatGPT, uma das Inteligências Artificiais voltadas para a escrita. 

Por isso, é importante estar sempre atualizado e estudando para se manter relevante no mercado.

Acompanhe blogs e sites especializados em marketing digital e escrita criativa. 

Faça cursos, participe de eventos da área sempre que possível e tenha um bom professor ou mentor, de preferência um profissional que conheça bem o mercado para te mostrar o caminho das pedras e evitar as armadilhas.

Tenha um portfólio

O portfólio é o currículo do Redator Freelancer. É onde ele coloca os trabalhos que já realizou. É importante ter um portfólio para mostrar aos seus potenciais clientes o seu estilo de escrita e suas habilidades.

Se você ainda não tem um portfólio, comece a criar alguns textos fictícios para praticar. pode colocá-los no Google Docs ou no seu perfil do Linkedin, que são gratuitos. 

Quando precisar, é só criar um link para enviar por email para potenciais clientes ou para se candidatar a uma vaga. 

Conheça a Formação que prepara profissionais de qualquer área para trabalhar como Redatores Freeelancers

Existem diversas vantagens e benefícios em se trabalhar como Redator Freelancer. Por exemplo, você pode trabalhar em casa ou em qualquer lugar que tenha conexão com a internet. 

Essa flexibilidade é muito valorizada por quem busca qualidade de vida e quer ter mais tempo para estar com a família e cuidar de si mesmo. 

Além disso, o redator freelancer pode escolher os projetos que deseja trabalhar e definir seu próprio ritmo de trabalho.

Ser um Redator Freelancer bem-sucedido exige dedicação, comprometimento e desenvolvimento de habilidades específicas. Assim, como qualquer profissão, certo?! 

Ao desenvolver essas habilidades, é possível se tornar um redator freelancer bem-sucedido e alcançar a tão sonhada realização profissional e qualidade de vida. 

Então, se você se identificou com esse perfil e sente necessidade de um acompanhamento personalizado para dar os primeiros passos com segurança, eu tenho uma Formação completa que ensina do zero como se tornar um Redator Freelancer bem-sucedido, com segurança e qualidade. 

São mais de 70 aulas divididas em módulos específicos, que vão desde a adaptação da sua escrita, construção do portfólio, até a precificação e captação de clientes. 

Além disso, o curso contém materiais exclusivos e exercícios práticos para você desenvolver suas habilidades e se destacar no mercado.

Para mais informações, é só dar uma olhada nesta página. 

Se você já está disposto a mudar de profissão, não fique protelando e sofrendo em um trabalho que não gosta mais. 

Não vale a pena. 

Você merece trabalhar com algo que ama, se sentindo feliz e realizado todos os dias. 

Essa é a minha realidade desde 2017 e posso dizer com conhecimento de causa: vale muito a pena! 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.