Redator Freelancer: o que faz e porque se tornou essencial para as empresas - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Redator Freelancer

Redator Freelancer: o que faz e porque se tornou essencial para as empresas

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 9 de setembro de 2021
Redator Freelancer: o que faz e porque se tornou essencial para as empresas
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

Você sabe o que faz um Redator Freelancer? A profissão de redator já existe há muito tempo, só que ela era utilizada apenas por jornalistas para escrever matérias e artigos para jornais e revistas.

Porém, hoje em dia isso mudou. Para ser um redator freelancer você não precisa ser formado em jornalismo, marketing ou em letras. Na verdade, você nem precisa ser graduado. 

Se você ama escrever, pode virar um redator freelancer e ganhar dinheiro com a escrita.

E o mercado digital onde o redator atua está extremamente aquecido. Portanto, se o seu sonho é ganhar dinheiro com a escrita, o momento é esse.

E sabe qual é o melhor de tudo isso? Você pode trabalhar em casa! Livre de trânsito ou de um chefe que pegue no seu pé. 

Porém, para que isso dê certo você tem que levar muito a sério esse trabalho. 

Se você ainda não sabe exatamente o que faz um redator freelancer, continue lendo esse artigo e descubra se essa profissão é para você.

O que faz um Redator Freelancer 

Basicamente o que o redator freelancer faz, é produzir textos para empresas que vendem serviços ou produtos na web.

Com o crescimento da Internet, muitas pessoas passaram a navegar em sites de buscas à procura de empresas que pudessem resolver seus problemas, suas dores, desejos ou sonhos.

Só para você ter uma ideia, segundo a TIC Domicílios 2020 (Edição COVID-19 – Metodologia Adaptada), promovida pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet do Brasil) o país tem hoje 152 milhões de usuários de Internet, o que corresponde a 81% da população com 10 anos ou mais.

É muita gente…

Muitas empresas perceberam da pior maneira possível que durante a pandemia, se tivessem canais de venda na internet não teriam sofrido tanto e nem teriam fechado suas portas.

E para correr atrás desse prejuízo, migraram para internet de modo a aparecer cada vez mais nessa verdadeira vitrine de ouro que é a web.

Como o Redator Freelancer se tornou essencial para as empresas

O dono da empresa, na maioria das vezes, não sabe e nem tem tempo de produzir conteúdo para seu site e redes sociais. Então, ele terceiriza esse trabalho para um profissional qualificado.

É aí que entra o trabalho do redator. 

Mas o que, exatamente, ele faz? 

O redator freelancer é o responsável em preparar conteúdos que estejam alinhados com o público alvo dessas empresas, escrevendo para o seu site, blog ou nas suas redes sociais.

Mas, antes de começar a trabalhar na área é importante que você busque aprimoramento, principalmente em marketing de conteúdo, gestão de mídias sociais e SEO. (há cursos gratuitos disponíveis na internet). 

Essas técnicas farão com que você coloque seu cliente em destaque na primeira página do Google.

Por quê na primeira página? 

Veja esse exemplo:

Imagine que você está passeando no shopping e pára em frente da vitrine de uma loja. Lá está o produto dos seus sonhos que você pode entrar e comprar a qualquer momento.

Na internet funciona do mesmo jeito.

Quando uma pessoa entra num site de busca e digita a palavra-chave do produto que deseja, o que acontece? Abre uma página com diversas opções de lojas que possam fornecer esse produto.

Essa primeira página é a vitrine virtual que toda empresa quer estar. 

Segundo o Google, 75% das pessoas que procuram algum produto ou serviço no Google não passam da primeira página de buscas. Por isso, é tão importante que a empresa esteja lá.

Isso é o que o redator freelancer faz: coloca a empresa para brilhar na vitrine da web, ou seja na primeira página dos sites de buscas

 Como é escrever para WEB

Além de colocar o artigo na primeira página do Google, outro grande desafio do redator é escrever um texto em que o público se encante e leia até o final.

Para chegar num texto assim o que o redator freelancer faz é pesquisar sobre o tema, começar a escrever e depois fazer a revisão.

Um bom redator freelancer é aquele que consegue transitar por várias categorias de assunto e mostrar domínios sobre elas.

Quanto mais assuntos você dominar, maiores serão as chances de produzir conteúdo e ganhar um bom dinheiro com eles

Como funciona a elaboração de um texto para web?

Quando você é contratado pelo cliente ele vai te enviar uma pauta,que são as  informações sobre o assunto a ser trabalhado.

Usando as palavras chaves que você vai inserir no texto, o público faz a pesquisa no Google e automaticamente aparecem as empresas que você procurou.

Quanto ganha um Redator Freelancer?

A velocidade com que você produz um texto vai impactar diretamente em quanto você vai ganhar como redator freelancer.

Ganhar dinheiro com a escrita requer prática e habilidade. Quanto mais você escreve mais textos irá produzir, consequentemente aumentará a sua renda.

Mas, geralmente, um redator iniciante cobra em torno de 70 reais para produzir um texto de mil palavras.

Fazendo uma continha básica, se você escrever um texto por dia, trabalhando de segunda a sexta-feira, no final do mês você vai tirar R$ 1.400,00

Isso é mais de um salário mínimo, trabalhando menos da metade de um dia, considerando que um Redator iniciante leva em torno de 3 horas para produzir um texto desse tamanho.

Quanto ganha um Redator Freelancer?

Vale a pena virar Redator Freelancer?

Neste vídeo eu falo algumas tendências de mercado que comprovam porque o mercado está em um ótimo momento para quem deseja viver de escrita.

Independentemente se você quer fazer apenas um bico de final de semana escrevendo textos, ou virar um empreendedor, para ganhar dinheiro com a escrita tem que ter paciência.

Nada acontece de um dia para o outro, para ser um ótimo profissional em qualquer área que você escolha na sua vida, requer tempo e dedicação.

E também é assim que o redator freelancer faz, ele estuda, pesquisa e faz cursos na internet para se tornar um redator acima da média

Então, se você se identificou com essa profissão, não perca tempo! Se qualifique e seja o redator freelancer que você sempre sonhou.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *