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Empreendedorismo

Redator Freelancer: Como ser mais produtivo no home office

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 20 de março de 2020
Redator Freelancer: Como ser mais produtivo no home office
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Todo o trabalho do Redator Freelancer costuma ser home office. E, para quem nunca trabalhou de forma integral no conforto do seu lar, existem algumas pegadinhas que podem te prejudicar, atrapalhar sua produção e até a qualidade do seu trabalho.

Eu trabalho em home office há 5 anos. Nesse período, aprendi muito sobre mim mesmo, meus pontos fortes e limitações.

Precisei estudar e desenvolver habilidades como organização e planejamento para ser mais produtivo como Redator Freelancer.

E, baseado nessa experiência, , eu resolvi escrever esse artigo para ajudar você a não cometer os mesmos erros que eu cometi e começar com o pé direito no seu home office.

Como ser um Redator mais produtivo no home office

Eu separei 8 dicas que considero que vão te ajudar, principalmente a organizar o seu início como Redator Freelancer trabalhando em casa.

Se você preferir assistir em vídeo, aqui está:

1 – Conheça seu ciclo circadiano

Uma das coisas que mais me ajudou foi conhecer o tal do ciclo circadiano. Apesar do nome complicado, ele é bem simples de entender.

Já se perguntou porque algumas pessoas gostam tanto de malhar pela manhã, se sentindo energizadas o resto do dia, enquanto outras preferem se exercitar à noite, porque relaxam e dormem melhor?

Ou, aquelas pessoas que produzem melhor à noite ou de madrugada, enquanto outras só querem dormir?

É por causa do nosso ciclo circadiano. É um mecanismo que tem como principal função sincronizar as atividades do nosso organismo em um período de 24 horas.

Ele controla uma variedade de processos biológicos, abrangendo a parte física, química, fisiológica e psicológica do organismo.

Ou seja, interfere diretamente na sua produtividade.

Como usar seu Ciclo Circadiano para ajudar no home office?

Você precisa saber os melhores horários para desenvolver cada atividade, dentro da sua rotina de Redator Freelancer. 

Tem um exercício muito simples e prático que vai te ajudar. 

Separe suas tarefas em duas colunas: Criativas x Operacionais

Na 1a coluna liste tudo o que envolve criar alguma coisa (textos, vídeos, solução de problemas, etc) e na outra coluna tudo o que você consegue fazer “sem precisar pensar muito”, por exemplo, preencher uma planilha, fazer cálculos simples ou um relatório de rotina.

Agora, pegue os dias da semana e distribua as atividades criativas nos horários em que você se sente mais energizado, criativo e alerta. E as atividades operacionais nos horários em que você produz menos, está mais sonolento, com o raciocínio mais devagar.

Aqui em casa, eu sempre reservo as manhãs para escrever meus textos, gravar vídeos e pensar nas estratégias do meu negócio e dos meus clientes.

Depois do almoço, meu raciocínio é tão rápido quanto uma tartaruga com câimbra. Por isso, na parte da tarde, eu coloco as tarefas administrativas, como atualizar o financeiro, pagar contas, ou fazer tarefas de casa como ir no mercado, banco, etc.

O segredo aqui é você descobrir os melhores períodos do dia para cada atividade. 

E isso requer prática e observação.

Faça esse exercício no primeiro mês de trabalho como Redator Freelancer no home office e vá percebendo as melhores combinações de horários e atividades, até chegar em um modelo que funcione para você.

Detalhe: não podemos controlar nosso ciclo circadiano. Mas, podemos contribuir para que ele funcione bem, porque isso também vai influenciar na sua rotina de trabalho. Algumas das próximas dicas são sobre isso. 

2 – Se torne auto-gerenciável

Palavra chique para ser organizado e entregar os jobs no prazo. A dificuldade de implementar essa dica no seu trabalho como Redator Freelancer decorre da falta de hábito em organizar sua rotina de trabalho.

Pensa comigo: 

Quando você trabalha em uma empresa, alguém diz o que você precisa fazer. Em maior ou menor grau, você tem um direcionamento das atividades, metas e prazos.

Quando você começar a trabalhar sozinho como Redator, será você a determinar o que fazer todos os dias.

E aí, batem milhares de dúvidas sobre como organizar sua rotina, o que fazer primeiro, entre outras.

Por isso, você precisa desenvolver a disciplina e ter processos para que isso não atrapalhe a entrega dos textos.

Uma das melhores maneiras de conseguir isso é planejar sua semana. 

Você pode organizar uma agenda preenchendo os horários com as tarefas que serão realizadas em cada dia.

Existem ferramentas que podem ajudar como o Trello e o Asana. Mas, pode ser post it na parede também. 

Adotar um método vai ajudar a não se perder no meio das diversas tarefas necessárias do dia a dia. Também vai ajudar a equilibrar com as atividades de casa, família, filhos etc.

Tudo para que você não atrase a entrega dos textos e queime seu filme com os clientes.

3 – Negocie com sua família para conseguir trabalhar em casa

Este item talvez seja o mais difícil de implementar quando você começar a trabalhar como Redator Freelancer no home office. Porque depende de outras pessoas te ajudarem, no caso, seus familiares. 

Como falei no início do artigo, trabalho em home office desde 2015. Comecei solteiro, depois casei e hoje tenho meu filhinho, Miguel, de quase dois anos.

Posso dizer com conhecimento de causa que cada fase tem características e desafios diferentes, mas um sempre permanece: convencer a sua família que você está trabalhando.

Infelizmente, eles, consciente, ou inconscientemente, vão pensar que, se você está em casa, não custa fazer “um favorzinho” de vez em quando, seja ir no mercado, parar para ouvir uma novidade, ajudar com as crianças.

É claro que devemos ajudar, mas, você perceberá que muitas coisas poderiam ser resolvidas sem sua presença…mas não são, porque você está ali, “disponível”.

Por isso, você precisa sentar e conversar com toda a família que mora na mesma casa que você, explicando que, apesar de estar em casa, você precisa ter um horário de trabalho definido, precisa produzir e entregar resultados, como se estivesse na empresa.

Falando assim parece supersimples, não é?! Acredite em mim, nunca será!

Até hoje eu batalho com minha esposa para não me interromper por coisas simples que poderiam esperar até a hora do almoço.

4 – Dormir Bem

Essa parece óbvia, mas quando você é Redator Freelancer, a ansiedade de não saber se vão entrar novos trabalhos no mês que vem, ou as dificuldades de pagar os boletos, podem te tirar o sono. 

E aí, a produtividade vai embora. 

No entanto, esse é mais um motivo para que você encontre uma maneira de dormir bem.

Noites mal dormidas, além de deixar você distraído, cansado e mal-humorado, ainda diminui sua imunidade. Pior coisa para acontecer nesse momento, certo?!

Além disso, quem trabalha com escrita, precisa ser criativo e estar atento para conseguir criar textos legais, bem formatados e tragam resultados para os clientes. 

Senão, eles não nos contratam novamente. 

Por isso, eu sempre sugiro que, se você quer entrar no mercado de redação, tenha uma fonte de renda fixa (por exemplo, seu emprego atual) até que seus textos estejam pagando as contas. 

Aí sim, você pode se dedicar exclusivamente a ser um Redator Freelancer.

Descubra a quantidade de horas de sono necessárias para repor suas energias (varia em cada pessoa) e pratique.

Como falei, eu escrevo muito melhor na parte da manhã, por isso eu costumo acordar umas 5h30 para que minha manhã renda bastante. E vou dormir cedo, porque à noite eu não produzo bem.

Essa é a minha rotina e tem funcionado muito bem. Agora, você precisa encontrar a sua. 

5 – Alimentação Saudável

Outra dica que você pode pensar que é “óbvia” certo?! Mas a distância entre o ser óbvio e você praticar pode ser grande. 

Geralmente, quando a gente começa a trabalhar como Redator Freelancer no home office o acesso à geladeira é um problema. Qualquer pausa no trabalho pode ser uma desculpa para “comer um docinho ou salgadinho” fora de hora. 

E a nossa energia física e mental deriva diretamente da qualidade dos nossos alimentos. 

Por isso, é importante que você mantenha sua rotina de refeições como se estivesse no trabalho. 

Na verdade, estar em casa torna mais fácil adotar novos hábitos que melhoram muito sua produtividade. 

O ideal é que você evite ficar com fome ou empaturrado…as duas coisas prejudicam a oxigenação do cérebro e a clareza das suas ideias. 

Também é importante beber muita água: é impressionante quanta gente “esquece” de beber água no trabalho. 

Sabia que a desidratação pode fazer com que você se sinta cansado, irritado e lento?! 

Porque nosso cérebro possui muito fluido e quando ficamos horas sem beber água, ele desidrata…claro que nada muito intenso, mas nosso cérebro consome cerca de 20% de toda energia do nosso corpo. 

Ele é como uma bateria, que para funcionar bem, precisa tanto de alimento quanto da quantidade de líquido necessários.

Senão, você não vai operar com desempenho máximo. Isso significa menos textos e textos piores.

Por isso, manter-se hidratado também é uma maneira simples e fácil de melhorar a sua concentração e produtividade durante o dia.

6 – Sistema de recompensas

Essa dica é para vencer a procrastinação, nosso eterno vilão do trabalho home office. 

Existe uma técnica de produtividade, muito conhecida, chamada pomodoro.

Pomodoro é tomate em italiano. 

Reza a lenda que a técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos para a faculdade.

Ele resolveu estudar em blocos de tempo, alternando horários de descanso.

Para medir o tempo ele pegou um timer da cozinha que, adivinha, tinha o formato de um tomate.

O timer girava a cada 25 minutos e o objetivo de Francesco era ficar 100% focado nos estudos durante esse tempo. Depois ele tirava uns 5 ou 10 min de recreio, fazendo qualquer coisa que desse prazer.

Depois, mais 25 min, outro recrio,  e assim por diante.

Esse tempo não é padrão e varia de pessoa para pessoa. Você pode testar e ver quanto tempo consegue ficar totalmente focado escrevendo. 

Depois que definir, esse período, tira 5 ou 10 min de recreio e se presenteie com “pequenas recompensas” como olhar o IG, WhatsApp ou tomar um café. 

Pode parecer estranho, mas é mais fácil se concentrar no trabalho sabendo que em pouco tempo você poderá “escapar” para fazer algo prazeroso.

Acredite, é motivador. Eu já testei essa técnica e funciona muito bem.

Se não tiver um timer no formato de tomate, pode usar o cronômetro do seu celular, um app ou site. 

7 – Levante-se e mova-se

Quem trabalha escrevendo, fica sentado durante a maior parte do dia realizando movimentos repetitivos com as mãos e dedos, certo?! 

Ou seja, corremos grande risco de desenvolver problemas de coluna e LER – lesão por esforço repetitivo, principalmente nos tendões dos braços.

Uma das soluções é parar algumas vezes por dia – pode ser nos recreios que eu falei na dica anterior – para se alongar e fazer alguns exercícios preventivos. 

Na internet, você acha vários sites especializados nisso.

8 – Prepare o ambiente

A maioria das pessoas não vai conseguir separar um cômodo da casa para servir de escritório, quando começar a trabalhar como Redator Freelancer no home office. 

Mas, você precisa ter pelo menos um cantinho para chamar de seu, onde poderá trabalhar sossegado, de preferência com a porta fechada para se isolar do movimento do restante da casa.

Outro ponto importante: não economize (dentro das suas possibilidades, em uma mesa com altura adequada e uma cadeira ergonômica. 

Seu corpo vai agradecer depois de alguns meses trabalhando todos os dias.

As pesquisas demonstram que ter essa rotina, ter um ambiente de trabalho com a nossa cara, ajuda muito na nossa produtividade e capacidade de concentração.

Quanto mais confortável e acolhedor o seu “ambiente de trabalho” for, maior a chance de você trabalhar bem.

Pronto para montar seu home office?

Bom, essas 8 dicas já vão te ajudar muito a começar com o pé direito no home office como Redator Freelancer.

Uma das maiores lições que aprendi nesse tempo trabalhando em casa foi que em matéria de produtividade, não existe certo nem errado.

Já testei muita coisa, estudei muito esse tema, já ensinei para muitas pessoas também. E eu entendi que o melhor caminho é testar e ver o que funciona melhor para você.

Portanto, use essas dicas como um norte e não como uma estrutura engessada ok?! 

Veja o que dá certo para você, o que precisa ajustar ao seu ritmo, à sua casa ou à sua rotina. 

O importante é que você encontre a melhor maneira de aproveitar ao máximo sua energia, mantendo sua produtividade em alta.

Afinal, quanto mais produtivo, mais textos e mais você consegue ganhar como Redator.

A gente se vê no próximo artigo.

 

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