Como Fazer Suas Resoluções de Ano Novo Acontecerem - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Empreendedorismo

Como Fazer Suas Resoluções de Ano Novo Acontecerem

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 16 de maio de 2015
Como Fazer Suas Resoluções de Ano Novo Acontecerem
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

O fim do ano chega e lá vai você fazer as famosas resoluções de ano novo, criando uma lista de tudo o que deseja fazer diferente ou conquistar nos próximos 365 dias. Mas, você já se perguntou por que todo início do ano você fica empolgado e motivado com as suas metas de Ano Novo e lá pelo meio do ano você já desconfia de que não conseguirá alcançá-las? O que aconteceu com aquela energia poderosa que fazia você acreditar de que esse ano seria diferente? O que faz você desanimar e desistir no meio dos seus projetos? Ou então nem começar? Nesse artigo eu vou te explicar.

O problema para a maioria das pessoas é como manter a chama da motivação acesa para ‘chegar lá’. As pessoas pensam que basta ter metas ou objetivos traçados para se manterem motivadas. De repente no meio do caminho se descobrem sem vontade de continuar correndo atrás daquilo que ‘tanto queriam’ e acabam deixando de lado.

A motivação é essencial para você seguir em frente com seus projetos.

Existem dois tipos de motivação: a externa e a interna.

A motivação externa é aquela que ocorre quando você lê, ouve ou assiste algo inspirador, que te empolga e tem alguma ligação com o que você deseja. Use esses artifícios sempre que possível. Pode ser assistir um filme, ler a biografia de alguém que você admira, ouvir uma música que traga sentimentos positivos.

Tudo isso é válido. Mas tenha em mente de que essa motivação será passageira, não se sustenta por muito tempo.

A outra motivação é a interna. Ela é gerada quando você sabe para onde vai e onde quer chegar. Para isso você deve ter objetivos claros e precisos para sua carreira ou negócio.

Onde você deseja estar daqui a um ano, 5 anos, 10 anos? O que deseja ter conquistado? Com quem?

Esse exercício de “futurologia” é essencial para tornar realidade suas resoluções de ano novo. Mas como fazê-lo?

1) O Poder da Visualização

Ano Novo

Este é um exercício de Coaching simples, mas não simplório. Atletas olímpicos realizam esse exercício diariamente. Empresários de sucesso, quando perguntados no que eles pensam e o que visualizam, eles sempre respondem que imaginam detalhadamente as coisas que desejam na vida. São muito disciplinados quanto a isso e se recusam a perder tempo ou imaginar experiências ou resultados que não querem.

Portanto, não subestime o poder deste exercício.

O seu mundo externo é um reflexo do seu mundo interno. Assim, todas as melhorias na maneira como você percebe as coisas externas, começa na maneira como você cria suas imagens internas, ou seja, suas imagens mentais. Imagens positivas, ou visualizações positivas, são imagens detalhadas, coloridas e vibrantes na mente, daquilo que você deseja obter na sua vida. E essas imagens devem gerar sentimentos.

Portanto, procure um lugar calmo, onde não será interrompido e prepare-o da melhor maneira para que possa relaxar. Pode colocar uma música suave, se preferir.

Concentre-se na meta ou objetivo que deseja alcançar. Comece imaginando como se você já tivesse alcançado. Como se já fosse uma realidade em sua vida. Como seria?

Por exemplo, se você sonha em abrir seu próprio negócio, imagine-se sendo cumprimentado pela sua família e pelos seus amigos por ter aberto seu próprio negócio lucrativo. Imagine-se vivenciando a rotina desse negócio, em detalhes, o ambiente, as pessoas, os objetos, o estilo de vida que sempre desejou.

Se for encontrar outro emprego para trabalhar com o que você realmente ama, pode imaginar como será sua nova rotina, o ambiente de trabalho motivador, você interagindo de forma produtiva com seus colegas de equipe, seu gestor contribuindo com seu crescimento profissional, enfim, tudo o que você deseja.

E o mais importante, SINTA. Sinta toda a empolgação, o entusiasmo e a satisfação por ter realizado seu projeto. Sinta tudo o que você vai sentir quando esse sonho se tornar realidade. Não limite sua imaginação.

Atrelar esses sentimentos à sua imagem de sucesso potencializa os resultados do exercício. Use sem moderação. Repita quantas vezes desejar, mas no mínimo 1 vez ao dia.

Por que isso funciona?

Essa imagem mental aliada aos seus sentimentos criará uma âncora emocional poderosa que atuará como um gerador de energia (motivação) nas horas em que você estiver desanimado com os problemas de percurso que ocorrem na execução de todo projeto.

Nossos sentimentos são gerados pelos nossos pensamentos. E a partir deles, partimos para a ação. Logo, quando você se sentir desanimado lembre-se da sua imagem de sucesso. Se o exercício for realizado da maneira correta, você imediatamente se sentirá empolgado e motivado novamente.

Essa motivação é a única sustentável e que diminuirá as chances de você desistir no meio do caminho.

Se você for do tipo “não consigo” e encontrar dificuldades em imaginar seu futuro, pode realizar uma variação deste exercício com algum evento passado.

Nos momentos de dificuldade, feche os olhos e lembre-se de alguma conquista muito importante para você, uma que tenha impactado realmente sua vida. Pode ser uma promoção, um projeto importante que você participou, ou até mesmo uma maratona terminada abaixo do tempo previsto.

Pode ser qualquer evento que faça você se sentir empolgado, motivado e poderoso. Visualize-se novamente naquela situação e procure sentir novamente tudo de bom e gostoso que sentiu naquele dia. Assim, você, além de se energizar, vai reforçar a crença de que é uma pessoa poderosa e capaz de atingir seus objetivos.

2) Relacione-se Com Pessoas Positivas

Carreira Ano Novo

Nós somos diretamente influenciados pelo meio onde vivemos e pelas opiniões, pontos de vistas e atitudes das pessoas que estão inseridas nesse meio. E, obviamente, quanto mais próximos, maior a influência. Na verdade, somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. Eu escrevi esse artigo sobre isso.

Portanto, afaste-se de pessoas negativas. A melhor coisa é manter suas ideias, sucessos e descobertas distantes deles, pois sempre estarão dispostos a mostrar “porque isso não vai funcionar”. Pessoas que não têm objetivos na vida ficam apenas reclamando de tudo e culpando o mundo por não terem a vida que desejam.

Você deve relacionar-se com as melhores pessoas que você conhece, de preferência com aquelas que já obtiveram sucesso naquilo que você deseja alcançar. Pessoas bem sucedidas são alegres, otimistas e encorajadoras, sempre falando de oportunidades e possibilidades.

Você precisa de um “grupo de referência”, (ou um Mastermind como ensinou Napoleon Hill) que seja composto por pessoas com as quais você se identifica, que tenham valores e objetivos parecidos com os seus. Se possível, que elas saibam mais do que você, pois assim estará aprendendo sempre.

Você conhece algum pessimista bem sucedido? Eu não conheço.

3) Pague o Preço do Seu Sonho

Trabalho 2017

Muitas pessoas passam a vida sonhando. “Um dia vou fazer isso. Um dia vou ter aquilo”. Na verdade se você não colocar seus sonhos no papel, transformá-los em metas e planejar e executar eles nunca deixarão de ser exatamente isso: apenas sonhos.

Infelizmente a maioria das pessoas tem pouca ou nenhuma força de vontade para pagar o preço necessário para realizá-los. Tem que acordar um pouco mais cedo, dormir um pouco mais tarde, trabalhar fim de semana, deixar de ver a novela ou o BBB, parece muito sacrifício.

Todo sonho, toda conquista, até mesmo toda decisão tem sua recompensa e o seu preço. Se não estiver disposto a pagar o preço em dedicação, estudo, suor e, algumas vezes, lágrimas, como pode almejar crescer e se desenvolver?!

Sair da zona de conforto dói…crescer dói….mas o sentimento que vai encher seu peito quando você realizar seus sonhos e olhar para trás pensando como valeu a pena passar por aquilo tudo…esse não tem preço.

Pratique essas dicas diariamente. Manter-se motivado também é um treinamento. Mas se você tem dificuldades em focar ou se concentrar em seus objetivos, sofrendo com a procrastinação, apatia, falta de iniciativa e desconcentração….

[do action=”box-captura-artigos”/]

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.