Como usar a escrita para ganhar seguidores no Instagram - Eduardo B Corrêa

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Empreendedorismo

Como usar a escrita para ganhar seguidores no Instagram

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 12 de novembro de 2020
Como usar a escrita para ganhar seguidores no Instagram
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Escrever é uma ótima forma de fazer as pessoas se interessarem pelo seu trabalho e, até mesmo, comprarem de você. Por isso, é essencial que todo Empreendedor e Profissional Liberal saiba como usar a escrita nas redes sociais e, através dela, aumentar sua audiência.

Se você souber O QUE e COMO escrever pode ir construindo, aos poucos, a confiança necessária para seus seguidores se convencerem de que seu produto ou serviço é a melhor solução para os problemas que estão vivendo.

Inclusive, a escrita pode ser a saída se você não gosta de gravar vídeos ou ainda não sabe por onde começar.

Por tudo isso, neste artigo eu vou mostrar um conjunto de técnicas específicas para serem usadas nas legendas do Instagram, que ajudarão a conseguir o que eu descrevi acima. Continue lendo se você quer transformar a escrita em uma ferramenta para vender online.

Como usar a escrita para ganhar seguidores

Eu também gravei um vídeo sobre esse assunto no meu canal do Youtube. Assista para saber mais.

Antes de falar das técnicas de escrita eu quero falar de duas crenças que existem e que, se você se deixar levar por elas, não vai conseguir usar a escrita no seu negócio.

Brasileiro não gosta de ler

Eu acredito que as pessoas não gostam de ler textos chatos…grandes ou pequenos.  Quer um exemplo? 

O que acontece quando você vê um post que parece legal na timeline do Instagram? Aposto que você vai na legenda para ler, certo?!  Aí acontece uma de 3 coisas:

  • Não tem nada escrito
  • Tem uma frase nada a ver ou muito pouco texto e você fica com a impressão de “podia ter explicado isso melhor”, não é mesmo?! 
  • Tem um bloco só de texto, sem quebra de parágrafo que vocÊ começa a ler, fica cansativo e desiste no meio.

Agora, e quando você encontra um post com uma imagem bacana que te deixa curioso, você vai na legenda e tem um texto interessante, onde você aprende alguma coisa, que te prende desde a 1a linha até a última?

Você não sai com uma ótima impressão sobre aquela pessoa ou profissional que publicou o conteúdo? 

E se você ainda não segue essa pessoa, nesse momento você decide virar seguidor. E se já é seguidor, inconscientemente, reforça a certeza de que deve continuar seguindo. 

Esse é o poder da escrita. 

Vídeo é melhor porque conecta mais

Quem já ouviu isso? E ficou se coçando para começar a gravar vídeos, mas não sabe como começar ou então está desanimado porque morre de medo dessa exposição?

Bom, é verdade que o vídeo vai conectar mais, principalmente quando você é EUpreendedor e Profissional Liberal, onde a conexão é essencial para que a pessoa contrate seu serviço. Quando entregamos um serviço personalizado, pessoa precisa gostar de você antes de comprar de você.

Ok, mas se você ainda não se sente confortável para gravar vídeos, não quer dizer que não vai conseguir resultados no Instagram. Conheço muita gente que só escreve ou faz muito pouco vídeo e faz muito sucesso no online.

Principalmente para quem é mais introspectivo, existe muito medo do julgamento alheio, do que os outros vão pensar.

Eu também me senti assim no início. Mas, vou te dizer…isso passa…depois que você começa a gravar, vai treinando, isso passa….

Mas por outro lado, se você é mais introvertido, a escrita também tem algumas vantagens.

Vantagens de saber como usar a escrita

É mais fácil e natural começar a escrever do que gravar vídeos. Para gravar um vídeo você precisa considerar vários fatores:

Equipamento: vai gravar com seu celular? Qual a resolução da câmera? O microfone é bom? O meu celular, por exemplo, tem um microfone ruim, que deixa fica um chiadinho no fundo que eu preciso tirar na edição. E olha que ele custou mais de mil reais.

Ambiente: o que eu quero que apareça? E o que eu não quero? Tem que preparar o cenário.

Iluminação: o segredo de uma boa imagem de vídeo é a luz. Pode ser natural da janela ou artificial. Aí você tem que testar para não ficar com sombra no rosto e tal.

E até aqui você nem sentou para gravar nada. Só se preparou.

Mesmo depois que você tem todo o equipamento e ambiente preparados, você precisa começar a gravar.

Você precisa preparar o conteúdo que vai falar. Fazer um roteiro do que será dito.

Depois, quando começar a gravar, naturalmente, vai demorar, principalmente no começo, porque você vai ficar nervoso, vai errar, vai querer recomeçar…

Depois terá que editar e mexer com arquivos que podem ser grandes dependendo do tempo de vídeo.

Vamos dizer que você consiga gravar um vídeo de 3 minutos em uma manhã.

Nesse tempo, quantos textos de posts você consegue produzir aqui para o IG?

Vários…certo?!

Enquanto que a escrita você só precisa sentar no seu note ou celular e escrever. A produção de texto é muito mais rápida.

Técnicas para usar a escrita no Instagram

Bom, mas vamos falar das técnicas para vender no IG usando a escrita.

Existem muitas técnicas…aqui eu separei algumas, as mais simples e práticas para vocês aplicarem no IG.

Primeiro, você precisa entender que escrever na internet é diferente de escrever um livro, um relatório, ou um texto formal. Por conta da disputa por atenção, seu post tem que ser atrativo…de todas as formas possíveis.

Vamos ver como fazer isso.

a) Assunto

Esse tem a ver com o que você sabe sobre o perfil do seu cliente ideal. Quais são os assuntos que interessam para ele?

Quando fazemos um planejamento de Marketing de Conteúdo, identificamos as linhas editoriais que serão seguidas….dessas linhas saem os assuntos que mais interessam para as pessoas que eu quero atingir…

Podem ser relacionado aos medos, desejos, sonhos, hobbies….mas tem que ser algo que eu sei que aquelas pessoas se interessam em ler.

Tudo isso tem que estar muito bem desenhado na sua estratégia de conteúdo. Se você ainda não tem ou não faz ideia de como começar, dá uma olhada no meu curso Marketing de Conteúdo Vendedor, onde eu ensino um passo a passo. É só clicar na imagem abaixo.

Então, o assunto é a 1a coisa que você precisa decidir, quando vai usar a escrita no Instagram.

b) Conteúdo

O conteúdo é o corpo do texto, são as informações que você vai colocar dentro do texto….é o seu ponto de vista sobre aquele assunto.

Suas ideias podem ser mais profundas ou superficiais, dependendo do objetivo do post. Sempre se pergunte qual o objetivo de cada post. Pode ser educar, informar, divertir.

Você também pode se perguntar como quer que a pessoa se sinta depois de ler o post: interessada, motivada, com medo, com raiva?

Somos seres emocionais e conteúdos que mexem com nossas emoções costumam receber muito engajamento.

Essas perguntas são importantes porque vão direcionar sua escrita.

Além disso, é o seu conteúdo que vai formar na cabeça da pessoa que está lendo uma imagem de autoridade, que vc entende do que está falando e que talvez possa ajudá-la no problema que ela está passando.

Ou não…

Se o texto for ruim, o conteúdo for muito batido, ou mal escrito, vai ter o efeito contrário.

Cada conteúdo lido pelas pessoas que te seguem vai formando uma imagem sua na cabeça delas e aumentando a confiança no seu trabalho. Até o ponto em que essa confiança é suficiente para ela contratar suas aulas, consultoria, terapia ou tratamento.

Por isso, é preciso estudar, pesquisar e treinar a escrita para que você entregue algo de valor para as pessoas e elas queiram continuar te seguindo.

c) Formato

Você pode achar estranho esse tópico…mas o formato do texto pode ser o que vai fazer a pessoa ler até o final ou abandonar seu texto nas primeiras linhas…mesmo que os dois critérios anteriores sejam atendidos…

Por que?

Já deve ter acontecido com você.

Abrir um texto, um artigo ou post para ler que parece ser legal e interessante, e o texto é todo truncado, parágrafos com 10 linhas, erros de digitação e português….

Depois de 10s, você decide fazer outra coisa….porque dá muito trabalho para ler e fica cansativo.

Esse é o jogo da atenção que eu falei…a pessoa bate o olho e decide se aquilo vai ser prazeroso ou não e ela decide ficar ou sair…

Até porque hoje lemos muita coisa no celular…e o texto tem que ser escrito pensando nisso…

O melhor formato para você escrever é com parágrafos curtos, máximo 3 linhas no computador que já viram 5 ou 6 na tela do celular…

Alguns recursos interessantes que você pode usar são frases curtas, bem formuladas e objetivas, separar o texto em tópicos, usar numerações, entre outras coisas.

d) Estilo de Escrita – Comunicação única

Cada um de nós tem um estilo de escrita próprio…se não, pode desenvolver. O seu estilo terá muito a ver com a sua personalidade, com o que você gosta de ler, de pesquisar.

Mas vai além disso.

Sua comunicação precisa ser única para atrair as pessoas que você realmente deseja e pode ajudar com sua solução.

Essa comunicação é criada estudando 3 pilares:

O Empreendedor: aspectos da sua personalidade que você julga importantes e quer passar nos seus textos

Seu público: interesses e emoções vivendo os problemas que você resolve

Sua Solução: qual a transformação e o resultado que proporciona

Quando você junta esses 3 pilares, você cria sua Marca Pessoal, e você imprime uma identidade nos seus textos….na verdade na sua produção de conteúdo como um todo.

É o que vai te diferenciar dos outros profissionais da área e se conectar com quem realmente importa para você, as pessoas que você realmente quer ajudar, ou seja, seu público, seu cliente ideal.

Só pra você ter uma ideia da importância que eu dou a isso, no meu Curso tenho 2 módulos inteiros com exercícios específicos de autoconhecimento e de estudo de público, para os alunos criarem uma comunicação única e personalizada para inserir nos conteúdos.

Tudo o que estamos falando aqui vai te auxiliar a desenvolver um estilo de escrita que conecte com as pessoas que você quer atrair…

É essencial que você consiga saber como usar a escrita para ganhar novos seguidores e encantar os que já seguem você. Assim, aos poucos, eles se transformarão nos seus clientes e pacientes.

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