Terapeuta Holística: como conseguir clientes no Instagram - Eduardo B Corrêa

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Empreendedorismo

Terapeuta Holística: como conseguir clientes no Instagram

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 5 de outubro de 2020
Terapeuta Holística: como conseguir clientes no Instagram
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O Instagram pode ser uma das melhores plataformas de divulgação para Terapeutas Holísticas que querem divulgar seu produto, tratamento ou terapia pela internet. No entanto, a grande maioria tem muita dificuldade em saber como conseguir clientes no Instagram, mesmo produzindo muito conteúdo de qualidade. 

Frequentemente, se sentem como se estivessem falando sozinhos, porque ninguém interage com seus conteúdos e muito menos chama no direct para perguntar sobre seus tratamentos. 

O que pode estar acontecendo? Será que você não está conseguindo atrair as pessoas certas, que realmente precisam do seu trabalho? Será que não está conseguindo mostrar como você pode ajudá-las com suas terapias?

Neste artigo, você vai encontrar um passo a passo que pode responder essas perguntas e ajudar você a entender como conseguir clientes no Instagram, preenchendo sua agenda e acabando com as dúvidas sobre quanto você vai ganhar no mês seguinte. 

Continue lendo.

Como conseguir clientes no Instagram

Um dos maiores problemas dos Terapeutas Holísticos em conseguir vender online seus serviços e tratamentos é mostrar criar conteúdos que conectem com as pessoas, despertando o interesse e o desejo de saber mais sobre o que você faz.

No passo a passo a seguir, você entenderá como fazer isso.

1) As pessoas precisam gostar de você 

Você precisa saber como usar sua personalidade, sua essência, para atrair, se conectar e vender para as pessoas que precisam do seu trabalho.

Se você assimilar a ideia, o conceito do que vou te passar aqui você pode conseguir:

  • Se diferenciar dos outros empreendedores do seu nicho
  • Criar uma comunicação única, só sua, que fale direto no coração da pessoa que você quer atrair 
  • Convencer de forma muito mais rápida essa pessoa que o seu trabalho pode ajudar com os problemas que ela está passando. 

E isso tem que acontecer em 3 esferas. É o que a gente vai ver aqui

a) Identifique sua Essência

Você sabe quais aspectos da sua personalidade fazem as pessoas gostarem de você a ponto de contratarem sua terapia ou tratamento?

Isso é essencial para todo empreendedor que entrega um serviço personalizado como o seu. 

Veja como isso funciona na prática com você mesma:

Se você quer mais qualidade de vida, ou está com algum problema de coluna, ou em alguma articulação, é provável que resolva procurar um Studio de Pilates ou fazer Yoga.

Geralmente, esses lugares oferecem uma aula experimental para você conhecer o trabalho da professora. Mas, se você não for com a cara dela, não gostar do jeito como ela conduz a aula, você não volta, certo?! 

Outro exemplo: você vai a primeira vez em um pediatra levando seu filho, se você não gostar do profissional, não importa o quanto ele for especializado, você não volta, não é mesmo?! 

Pois, com as pessoas que estão te conhecendo no Instagram acontece a mesma coisa. Quem chega no seu conteúdo pela primeira vez e não tem uma boa impressão, ou seja, “não gosta de você”, não vira seu seguidor e, muito menos, seu cliente.

O seu conteúdo é a oportunidade de você causar uma boa 1a impressão nas pessoas, fazer com que elas se conectem com você. Somente assim, você terá permissão para entregar mais conteúdos mostrando a qualidade do seu trabalho. 

Daí a necessidade de você saber porque as pessoas gostam de você. Quais são os aspectos da sua personalidade que, inseridos no seu conteúdo, vão gerar essa conexão? 

Essa resposta tem 2 partes.

A primeira é você olhar para você mesma e identificar quais são suas características mais marcantes, aquelas que já saltam aos olhos quando alguém te conhece?

Faça uma lista das 3 principais. Se não conseguir sozinha, pergunte para sua família e para suas melhores amigas. Elas vão te dizer.

A segunda parte depende de você já ter clientes ou pacientes.

Faça uma lista de quem já contratou suas terapias alternativas e faça uma pequena pesquisa com eles:

– O que fez você me contratar ou comprar XXX comigo? 

– Porque me escolheu e não outra Terapeuta? 

Agora, pegue essas respostas e cruze com as suas três características principais. Tem grandes chances delas serem as mesmas, ou pelo menos, alguma bater.

Pronto, você encontrou o motivo das pessoas gostarem de você e já pode usar isso na sua produção de conteúdo para o Instagram, para aumentar a conexão com as pessoas que te seguem.

b) Conheça profundamente seu público

Se eu perguntar quem é o seu público, tem grandes chances de você responder que sabe quem quer atrair para seu perfil no Instagram, para oferecer seus tratamentos.

Mas, saber como conseguir clientes no Instagram vai muito além de conhecer seu público. 

Você precisa entender profundamente a personalidade das pessoas que formam esse público. 

Para isso, você precisa criar uma persona, avatar ou perfil de Cliente Ideal, onde estarão bem definidas as principais características dessas pessoas.

Além disso, também estarão detalhadas as dores, desejos, sonhos e como elas se sentem em relação aos problemas que você resolve.

Quando você consegue esse conhecimento, vai entender muito melhor o que move essas pessoas, o que conecta com elas e por quê elas se tornariam suas seguidoras. 

O caminho para fazer isso é realizar pesquisas direcionadas com perguntas bem específicas, que permitam a você identificar os padrões de comportamento, as emoções em comum, e as características semelhantes que essas pessoas possuem.

A partir disso, você conseguirá escolher Linhas Editoriais relacionadas aos interesses de quem você deseja conquistar como clientes no Instagram. 

Se você não sabe direito como funciona uma Linha Editorial, assista a esse vídeo: 

c) Entenda a transformação que a sua terapia provoca

Novamente, isso parece ser intuitivo, mas, a grande maioria das Terapeutas Holísticas não consegue especificar em detalhes como as pessoas saem dos seus tratamentos. 

É aqui que o conhecimento do perfil do seu público vai fazer uma enorme diferença, porque em vez de você falar, simplesmente, que a pessoa vai “melhorar”, você conseguirá nomear os sentimentos e emoções atrelados à solução do problema que a sua terapia resolveu.

Saber, exatamente, a transformação que a pessoa passa depois de fazer seu tratamento, permitirá que você crie uma conexão muito mais profunda quando estiver produzindo conteúdo para falar das terapias que oferece e sobre como elas vão ajudar as pessoas.

Isso aumentará muito as chances de você conseguir clientes no Instagram. 

Responder essas perguntas vai ajudar a especificar melhor:

Como a terapia X resolve o problema Y da pessoa? Qual a metodologia que você usa? Porque funciona?

O que esse tratamento faz com a pessoa, qual a transformação, cura ou resultado é  encontrado?

Como a pessoa fica física e emocionalmente depois de passar por ele? Como se sente?

Agora você já estudou os 3 pilares necessários para diferenciar sua produção de conteúdo no Instagram. 

Vamos ver como juntar tudo para criar uma comunicação única, que vai falar direto no coração das pessoas que você quer ter como clientes no Instagram.

2) Crie uma Comunicação só sua

Passar pelas 3 etapas anteriores vai proporcionar um conhecimento sobre você e sobre seu público que vai permitir que você desenvolva sua produção de conteúdos no Instagram com muito mais verdade, com muito mais qualidade. 

Isso vai demandar alguma reflexão da sua parte, além de treino e ajustes. No entanto, depois que você conseguir personalizar seu conteúdo, sua comunicação vai ficar mais assertiva, mais segura, mais autoconfiante.

As pessoas vão prestar mais atenção em você, vão te ajudar a espalhar sua mensagem para mais gente compartilhando o que você fala…

Porque você vai conseguir se conectar com as pessoas em um nível muito mais profundo. 

As pessoas vão olhar para seus posts e pensar: 

“Nossa, parece que ela escreveu esse texto pra mim”

“Esse post é a minha cara”

“Era isso que eu precisava ler hoje”

Entre outras coisas.

Quando esses pensamentos são disparados pelo seu conteúdo, imediatamente a pessoa vai no seu perfil olhar outros conteúdos e se tornar sua seguidora.

Se ela já seguir você, tem grandes chances de ir no seu direct para saber mais. As pessoas também começarão a interagir mais com seus posts no feed ou nos Stories. É um sinal que você está acertando…continue.

Se nada disso acontecer, talvez seja preciso rever a maneira como está mostrando “a sua cara” nos conteúdos. Talvez não esteja muito claro, ou você tenha escolhido as características erradas. 

Mas, quando encontrar o caminho para imprimir seu jeito no seu conteúdo, vai atrair as pessoas certas que precisam do que você faz, aumentando as chances de cativar as pessoas, de mostrar para elas que você pode ajudá-las com seu trabalho.

Assim, com o tempo, e vendo seus conteúdos, elas vão desenvolver a confiança necessária em você, vendo o quanto você é boa no que faz, e estarão prontas para contratar sua terapia e fazer seu tratamento.

Nesse ponto, você estará sabendo exatamente como conseguir mais clientes no Instagram. 

3) Use todas as armas para conseguir clientes no Instagram

Muitas Terapeutas Holísticas querem saber como conseguir clientes no Instagram, mas ficam concentradas apenas em postar no feed da plataforma. 

E deixam de explorar os outros canais de relacionamento com seu público como os Stories, o IGtv e as Lives. 

Tem pessoas que só olham o feed das contas que seguem, mas tem outras que só acompanham os Stories. E ainda tem aquele grupo que adora um vídeo, porque assim se conectam mais com o profissional. 

Portanto, use tudo o que puder para levar sua mensagem para mais pessoas e conseguir mais clientes pelo Instagram. 

Existe uma guerra pela atenção na plataforma, por conta da concorrência e do aumento da produção de conteúdos para o Instagram pós pandemia. Você, provavelmente, já deve ter notado uma queda no alcance dos seus conteúdos orgânicos.

A tendência é piorar. E uma das coisas que você pode fazer para minimizar esse impacto é usar todas as ferramentas da plataforma.

Como eu sei que você faz tudo sozinha e é difícil produzir conteúdo para o Instagram em um volume muito grande, aqui vão algumas dicas de reaproveitamento de conteúdo que vão otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade:

  • Faça Lives e edite alguns trechos para postar no IGtv.
  • Transcreva o áudio das Lives (O Google Chrome tem uma ferramenta gratuita para isso) e transforme em legendas para posts no feed. 
  • Compartilhe seus posts do feed e do IGtv também nos Stories, chamando as pessoas para lerem e assistirem. 

Mas, para que essas dicas funcionem, você precisa ter uma estratégia de conteúdo bem definida, para que seu conteúdo não fique aleatório na mente das pessoas. 

Nesse artigo, eu ensino como desenhar uma estratégia específica para pequenos empreendedores e profissionais liberais. 

4) Tangibilize os resultados das suas terapias

Um dos segredos para saber como conseguir clientes no Instagram é tangibilizar os benefícios e resultados dos seus tratamentos. 

E isso pode ser bem desafiador, porque você vende algo que as pessoas não podem pegar na mão, tocar ou sentir o cheiro. 

Se isso já é difícil de ser feito de maneira presencial, quando você está frente a frente com a pessoa, imagine no online, onde você, que é quem vai entregar a solução, fica tão invisível quanto o serviço que oferece.

De onde vem isso? As pessoas têm uma dificuldade natural de visualizar os benefícios que ela pode ter com as suas terapias ou tratamentos. 

É claro que você, como Terapeuta Holística, já sabe que é possível e conhece tudo o que seu tratamento pode proporcionar, mas as pessoas que podem se tornar suas clientes no Instagram ainda não sabem. 

E nós, seres humanos, a princípio, temos receio de tudo o que é novo.

Por isso, você precisa mostrar os benefícios que serão alcançados de uma forma tangível, que as pessoas consigam visualizar. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é fazer uma pequena tabela que vocÊ pode consultar sempre que for produzir um post falando de uma das suas terapias. 

Coloque a Terapia Alternativa que você quer descrever na 1a coluna da tabela, depois coloque o problema ou problemas que ela resolve e na terceira coluna faça uma lista das emoções atreladas ao problema. 

Quando for escrever seu post ou gravar seu vídeo se concentre em COMO elas devem estar se sentindo vivendo o problema e o quanto isso pode atrapalhar a vida delas. 

Descreva de uma forma bem específica para que as pessoas percebam a necessidade de resolver o problema.

Depois disso, você vai falar da Terapia e porque ela é a solução. 

Fale como funciona, como vai atuar na vida dela e, principalmente, como ela se sentirá durante e depois de fazer esse tratamento com você. 

Dessa maneira, as pessoas que consumirem seu conteúdo conseguirão visualizar os resultados físicos e emocionais que alcançarão.

Isso aumenta as chances delas partirem para o direct perguntando mais informações, o preço, etc.

5) Compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos

O próximo passo para saber como conseguir clientes no Instagram é mostrar os resultados reais do seu trabalho. 

São os chamados depoimentos, ou prova social, que demonstram como você ajudou as pessoas com seu trabalho. 

Você pode, por exemplo, tirar um print de comentários e publicar nos stories e no feed. Ou, então, pedir autorização para publicar mensagens diretas, onde eles elogiam seu trabalho.

Se existir abertura, pode pedir para gravarem um pequeno vídeo, falando como estavam antes e depois de conhecerem seu trabalho.

Neste caso, é importante eles contarem como foi a experiência com suas terapias e tratamentos, especificando como você os ajudou. 

Geralmente, as pessoas têm uma certa dificuldade em organizar as ideias para fazer isso, por mais boa vontade que demonstrem. Nestes casos, você pode criar um pequeno roteiro para direcionar o que eles vão falar. 

Algo como, por exemplo: 

Se apresente.

Fale do problema que estava vivendo e como se sentia em relação a ele.

Conte como a minha terapia ajudou.

Fale como está se sentindo agora.

Se despeça.

Viu como é simples?! 

Você pode postar no feed e complementar com um pequeno texto na legenda, motivando as pessoas que também estão passando por aquele problema e procurarem você. 

6) Não fale quanto custa sua Terapia

Esse é um erro muito comum que as Terapeutas Integrativas cometem quando estão aprendendo como conseguir clientes no Instagram. 

Ele pode ser responsável por você perder muitas pessoas interessadas no seu trabalho. 

É mais ou menos assim:

A pessoa gostou de um dos seus conteúdos e vai no direct para saber mais. 

Normalmente, a primeira coisa que ela vai perguntar será quanto custa o seu serviço.

A maioria das Terapeutas fica logo animada, achando que vai ganhar mais uma cliente. E, inocentemente, responde.

Aí, a pessoa comenta algo como:

“Ok, vou ver aqui.” ou

“Vou pensar e falo com você depois”, ou

“Vou perguntar pro meu marido/esposa”

Pronto. Você já sabe que ela não vai voltar…

Já aconteceu com você?! 

E, depois, é comum ficar se perguntando, desanimada, o que aconteceu…será que seu serviço está mesmo tão caro? Será que você só atrai gente pão-dura? 

No entanto, o mais provável de ter acontecido foi que a pessoa não viu valor no seu serviço. 

E não importa quanto conteúdo exista no seu perfil descrevendo os benefícios do que você oferece. 

Quando a pessoa chega até você é sua obrigação mostrar o valor do seu serviço ANTES de falar o preço.

Sabe por quê? 

Todos nós temos, na nossa cabeça, duas caixinhas: uma com a etiqueta de “barato” e outra com a etiqueta de “caro”.

Sempre que perguntamos o preço de algo, essa informação vai para uma dessas caixinhas.

Se cair na “barato” compramos. Se cair na “caro” sumimos.

O que você precisa fazer?

Responda mais ou menos assim: 

“Fulana, já vou te falar o preço, mas, antes pode me dizer exatamente o que você precisa?”

E você vai detalhar os BENEFÍCIOS e RESULTADOS que ela terá com o seu serviço, baseado no que ela responder.

Sendo bem específica. Tangibilize, como mostrei no tópico anterior. 

Poderia ser algo assim:

“Olha, para esse problema X que você falou, eu uso o método YZ, que vai trabalhar ISSO e AQUILO em você…e quando terminarmos (ou durante o processo) você já sentirá os resultados TAL, TAL, TAL.

Todo esse processo, com meu acompanhamento exclusivo, onde vou te dar total atenção para que você consiga esses resultados que está buscando, sai por apenas TANTOS REAIS.”

Percebeu a diferença?

Assim, você demonstra TODO O VALOR agregado ao seu serviço. E o que no início, poderia ser caro, se torna barato, porque a pessoa visualizou tudo o que vai receber te contratando.

Só que, se você não falar, as pessoas não saberão.

7) Sempre feche a venda pessoalmente

Para você conseguir mais clientes no Instagram, precisará trazer as pessoas para conversar pessoalmente com você. 

E aqui muitas Terapeutas Holísticas tremem porque se sentem intimidadas em vender. Se sentem incomodadas por terem que oferecer seus tratamentos. 

Se esse for o seu caso, assista esse vídeo que vai te ajudar a vencer esse bloqueio.

No tópico anterior falamos o quanto é importante a pessoa gostar de você, através da sua produção de conteúdo no Instagram, para gerar a conexão necessária para ela virar sua seguidora.

Na hora de decidir qual terapia essa pessoa vai fazer, essa conexão tem que ser aprofundada. 

Por isso, as pessoas preferem conversar pessoalmente (presencial ou online) com você para fechar o tratamento.

Elas precisam olhar para seu rosto, olhar no seu olho, sentir sua energia para ver se existe uma conexão com a sua pessoa, antes de contratarem sua técnica. 

Frequentemente, elas não se dão conta disso, é um processo que acontece no nível inconsciente, mas, se elas não “forem com a sua cara” não vão mais voltar. 

Por isso, quando você publicar um post ou um vídeo oferecendo suas terapias para conseguir clientes no Instagram, sempre termine pedindo para a pessoa entrar em contato com você, seja no direct ou no WhatsApp (o link deve estar na Bio ok?!) para saber mais.

E quando ela tomar essa ação, você marca um papo “sem compromisso” para entender melhor os problemas que a pessoa está passando, tirar dúvidas e mostrar como pode ajudá-la.

É assim que você vai conseguir clientes no Instagram. 

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