Como saber a hora certa de mudar de profissão para trabalhar com escrita

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Empreendedorismo

Como saber se chegou a hora de mudar de profissão para trabalhar com escrita

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 23 de dezembro de 2024
Como saber se chegou a hora de mudar de profissão para trabalhar com escrita
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

Nem sempre é fácil reconhecer o momento em que você precisa mudar de profissão para trabalhar com outra coisa. Eu já fiz duas transições de carreira e sei bem como é isso.

Se você levanta desanimado todos os dias só porque tem que ir trabalhar, pode ser um sinal de que o seu emprego, sua empresa, ou sua profissão não estão mais agradando.

Mas, como saber ao certo?

Essa avaliação pode ser bem difícil, por conta da importância que o trabalho tem na nossa vida.

Por isso, nesse artigo eu falo dos principais sinais que você deve prestar atenção para saber se chegou a hora de fazer uma mudança profissional e se trabalhar com escrita pode ser o seu próximo caminho.

Aproveite para assistir ao vídeo onde eu mostro como ter uma renda recorrente como Copywriter. Vai complementar o artigo.

Mudar de profissão: os sinais que você precisa ficar atento

Eu sou Meteorologista de formação. Na época da minha primeira mudança de profissão eu já estava há mais de 10 anos na área, tinha feito um Mestrado e meio Doutorado.

Então, a decisão de fazer uma transição de carreira para outra área completamente diferente, foi muito difícil. Mas, também foi um período de grande autoconhecimento.

Precisei fazer uma análise profunda dos motivos que me levaram a querer mudar de profissão.

E é isso que você deve fazer: a sua análise pessoal, fria, realista e objetiva.

Porque os motivos que podem levar você a repensar seu momento profissional podem ser os mais diversos possíveis e o que é essencial para alguns, pode ser perfeitamente “digerível” para outros.

Então, vamos lá.

Você trabalha só pelo salário

Quando realizei minha transição de carreira da Meteorologia para o Desenvolvimento Humano, ainda permaneci no meu antigo emprego por 9 meses, antes de conseguir me dedicar em tempo integral ao meu novo trabalho como Coach de Carreira.

Foi um dos períodos mais difíceis para mim, porque eu estava indo trabalhar apenas por causa do dinheiro.

E ainda tem um efeito colateral negativo: o seu baixo desempenho.

Por mais que você se esforce, parece que nunca é o suficiente.

Você não consegue produzir o esperado, não bate as metas. Os resultados parecem inversamente proporcionais à sua dedicação.

Foi quando eu percebi que não valia a pena trabalhar apenas por dinheiro.

É claro que precisamos dele para pagar os boletos, mas apenas o salário no final do mês, por maior que seja, não é um motivador bom o suficiente para permanecer fazendo algo que você não gosta mais.

Pesquisas realizadas com profissionais do mundo inteiro indicam que o dinheiro está em 4o lugar como motivação no trabalho.

E não importa se o salário é grande. Não vai compensar o desânimo, o estresse e o vazio de ir trabalhar todos os dias.

Por isso, esse é outro dos mais fortes sinais de que você precisa mudar de profissão.

Você não sente prazer no que faz

Você conhece a Síndrome do Fantástico? Pois é…eu sofria muito com ela…e não sabia que não estava sozinho. Na verdade, quase 80% das pessoas estavam nessa junto comigo. Era assim:

Chegava o domingo a noite, acabava o Faustão e começava aquela musiquinha do Fantástico….na mesma hora eu começava a me sentir incomodado, com uma sensação estranha na boca do estômago, um desânimo….e logo pensava:

“P#$%$#@ o fim de semana já terminou, amanhã já é segunda-feira e eu tenho que ir trabalhar.”

Reconheceu o padrão? Esse é um dos maiores sinais que você precisa mudar de profissão. Talvez, hoje, você se sinta assim.

Claro que a música em si não tem muito a ver…o que você tem que prestar atenção é na intensidade do sentimento e na desmotivação que ela desperta.

A falta de vontade de ir trabalhar pode ser causada por diversos fatores: seu cargo, a empresa, ou a atividade em si?

É claro que, por melhor que seja um emprego, você sempre terá aqueles momentos de desânimo, causados pela sobrecarga de trabalho, algum problema com um colega ou problemas pessoais. 

Só que se essa “má fase” se tornar permanente, é hora de olhar com mais cuidado para ela.

Analise o quanto você está satisfeito com as suas tarefas diárias. Se você faz a maior parte por mera obrigação e não por gosto, isso pode gerar um desgaste crescente na sua motivação para o trabalho.

Um bom critério para ser usado é a regra 70-30. 70% do seu trabalho deve ser prazeroso e apenas 30% deve ser chato ou feito apenas por obrigação.

Foi essa avaliação que me mostrou que eu precisava mudar de área e não apenas de empresa ou emprego.

Você vive estressado e ansioso

Este é um dos sinais mais perigosos de que você precisa mudar de profissão o quanto antes.

Se o seu trabalho é uma fonte contínua de estresse, gerando ansiedade e infelicidade, cuidado!

Com o tempo somatizamos as emoções e começam a aparecer sinais de desgaste no organismo: resfriados constantes, enxaquecas, gastrite, etc.

Esse estresse acumulado no trabalho é mais perigoso do que se imagina, podendo evoluir para uma doença mais grave: a Síndrome do Esgotamento Profissional ou Síndrome de Burnout.

Seus sintomas são o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. Pode levar até à depressão.

As maiores vítimas dessa doença são pessoas que vivem frustradas ou insatisfeitas com o trabalho, ou vivem exclusivamente para ele, sem tempo para a família ou para cuidar da saúde.

Se você sente que chegou no seu limite e que se continuar com todo esse estresse vai acabar ficando doente, melhor buscar algo que você realmente goste de fazer.

Sua saúde é seu bem mais valioso.

Você vive esperando os finais de semana e as férias para “se divertir”

mudar de profissão

Culturalmente fomos “treinados” a acreditar que trabalho é obrigação e diversão é para as horas vagas.

E, provavelmente, você acredita que trabalhar fazendo o que ama é apenas um sonho, algo muito difícil de realizar, ou que é privilégio de um grupo seleto de pessoas que conseguiram criar trabalhos em torno de suas paixões.

Passou da hora de você mudar esse ponto de vista…

Todos são capazes de trabalhar fazendo algo realmente motivador e realizador. Hoje, existe um movimento, uma revolução silenciosa acontecendo, uma busca por um trabalho baseado em paixão, realização e contribuição.

Se você pesquisar no Google, encontrará dezenas de histórias de pessoas comuns, como eu e você, que já realizaram essas mudanças e estão construindo carreiras de sucesso, com equilíbrio pessoal e profissional, retorno financeiro, reconhecimento, coisas que as deixam plenamente realizadas.

E como elas conseguiram?

Porque elas chamaram para si a responsabilidade.

Elas chegaram a conclusão que não adiantava ficar reclamando do governo, da crise, da empresa…que elas mesmas teriam que construir a vida que queriam. E foram lá, investiram nelas mesmas, planejaram e AGIRAM.

Você também pode fazer parte disso. Encare este momento de “sofrimento profissional” como uma oportunidade de investigar profundamente suas habilidades e talentos. Depois, olhe p

Mudar de profissão, de empresa, ou de emprego?

Quando decidi que a Meteorologia não era mais para mim, eu ainda não sabia qual outra área poderia escolher.

Afinal, na minha cabeça eu só sabia fazer aquilo.

No meu caso, eu percebi que não queria mais atuar na profissão.

Não era o caso de mudar de cargo, ou de empresa, porque eu estava em uma das melhores empresas da minha área, na época. Eu via a importância do meu trabalho, o salário era alto e os benefícios melhores ainda.

E, mesmo assim, eu não me via mais fazendo aquilo, nem na empresa atual, nem em nenhuma outra.

Por isso, eu sabia que precisa escolher outra área para trabalhar.

Então, essa é a primeira reflexão que você precisa fazer.

Sua frustração é com seu trabalho? Talvez, mudar de cargo resolva.

Você não se identifica com os valores da empresa? Precisa encontrar outro local onde se “encaixe” mehor com a cultura organizacional.

Mas, se chegar na mesma conclusão que eu cheguei – precisa mudar para outra área – então vai precisar ir mais fundo para descobrir o que você gostaria de fazer no lugar da sua profissão atual.

Mudar de profissão: seus valores vão determinar o melhor “modelo de trabalho”

Já imaginou trabalhar para uma fabricante de cigarros ajudando a manter o vício das pessoas, quando você acha que fumar só faz mal a saúde? Ou trabalhar para uma rede de churrascarias sendo vegetariano?

Ou sua empresa espera que você trabalhe 12 horas por dia, mas você faz questão de ter um tempo de qualidade com sua família?

Ou você gosta de ter liberdade para tomar as decisões que acha corretas, mas não permitem “pensar fora da caixa”?

Você adoraria trabalhar com flexibilidade de horário ou home office, mas tem que bater ponto das 8 as 18h?

Nossos valores influenciam nosso comportamento, relacionamentos e decisões. E apesar disso, a grande verdade é que muitas vezes não sabemos quais são eles.

Não somos ensinados a pensar sobre isso.

Pelo contrário, somos programados para fazer escolhas baseados em critérios externos, como a situação do mercado de trabalho, profissões da moda ou conselhos de amigos.

Pensar sobre os seus valores, entender quais são, vai ajudar você a mudar de profissão de forma mais tranquila e segura.

Quer um exemplo prático?

Se você gosta de trabalhar em equipe, precisa desse contato diário com outras pessoas porque se sente energizado dessa maneira, dificilmente vai se adaptar ao trabalho home office.

Ficar sozinho em casa vai ser desgastante e contraproducente.

Mas, se você consegue trabalhar por horas seguidas sozinho, e até prefere que seja assim, vai se adaptar tranquilamente ao trabalho remoto.

Esse é o meu caso. Sempre fui mais introspectivo e gostei de ficar sozinho trabalhando.

Outro exemplo de como você pode avaliar seus valores para definir o melhor modelo de trabalho para mudar de profissão.

Eu me sentia preso dentro da empresa das 08h às 18h. Aquela obrigação de ir todos os dias, sem falar no estresse de pegar trânsito na hora de rush, me desgostava.

Eu queria ter mais liberdade de horários e de decisão.

Por isso, que não adiantaria eu mudar de empresa. Eu precisava de um modelo mais alinhado aos meus valores.

Ao fazer essa avaliação, percebi que faria muito sentido me tornar um empreendedor, como um prestador de serviços freelancer.

Eu faria minha rotina e poderia adaptar meu dia às tarefas, de acordo com minha vontade.

No meu caso, foram os valores relacionados a liberdade e qualidade de vida que influenciaram muito minha decisão de mudar de profissão.

Portanto, você deve se conscientizar de quais são seus valores e leva-los em conta ao escolher seu próximo passo, cuidando para que eles sejam contemplados e não atacados.

Este é o melhor momento para você entrar no Mercado de Trabalho Freelancer 

O que você está buscando hoje?

  • Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?
  • Precisa complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?
  • Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?

O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para você conquistar esse objetivo.

Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.

Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso que pode te ajudar:

É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.

Ideal para qualquer profissional que gosta de escrever e está buscando um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.

Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que ainda se sentem inseguros, querem cobrar mais e parar de depender de vagas e plataformas de trabalho freelancer.

O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam: 

Como começar do jeito certo

Quanto cobrar

Onde encontrar os primeiros clientes

Como se relacionar com eles

Como conquistar um faturamento mensal  

Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.

Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.

Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.

Você pode começar a estudar hoje mesmo…

No curso tem tudo o que você precisa para desenvolver as habilidades necessárias que vão te diferenciar da concorrência.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *