Conseguir mais clientes é um dos maiores desafios para os redatores iniciantes. Isso acontece porque nesse período inicial, é comum que grande parte dos profissionais fiquem perdidos e não encontrem o caminho ideal para aumentar o número de clientes.
No entanto, saiba que é possível, mesmo para quem está no início da carreira, conseguir aumentar o número de trabalhos e ganhar até quatro vezes acima da média. E eu vou te explicar tudo aqui neste artigo.
O mais importante é que tudo que vou falar é comprovado por mim e por aqueles que também seguiram a estratégia que utilizei desde que comecei a trabalhar como predador freelancer.
Continue a leitura para aprender uma forma
Será que existe um jeito certo de começar a trabalhar com escrita?
Após a pandemia, o mercado do redator freelancer cresceu bastante e, hoje, vemos um número maior de oportunidades de trabalhos em razão da maior preocupação das empresas em ter uma presença digital.
Mas mesmo que existam mais oportunidades, muitos redatores iniciantes ainda não estão conseguindo mais clientes. E isso se dá pela forma como eles escolheram começar com a escrita.
Não que exista um único jeito de ter sucesso nesse mercado, porém, eu sei que é possível facilitar um pouco mais esse processo inicial e conseguir mais clientes que podem pagar mais do que a média.
E qual é o jeito certo de começar?
A melhor forma é encontrar a ajuda certa e não começar sozinho. Sabe aquela frase de que sozinho você caminha, mas junto você vai mais longe?
Ela faz um pouco de sentido nesse início. Então, busque cursos de profissionais que tenham experiência nesse mercado e que realmente vão te ajudar a estruturar o seu trabalho.
Você vai perceber o quanto os seus objetivos vão ser alcançados de uma forma mais rápida. É provável que em 2 a 3 meses você já esteja preparado para trabalhar com a escrita.
4 fatores que vão te ajudar a conseguir mais clientes
Agora que você já sabe da importância de ter um mentor em sua jornada, vou te mostrar quatro fatores que vão ajudar ainda mais no seu crescimento.
E já adianto que se você sentir que falta algum deles, não precisa se preocupar, pois todos eles podem ser desenvolvidos e, se for o caso, adaptados a sua realidade.
Escrever bem
Primeiramente, é importante compreender que escrever bem não se resume apenas à habilidade gramatical, embora seja fundamental.
Escrever bem, no contexto do trabalho do Redator Freelancer, significa produzir textos que sejam gramaticalmente corretos, coesos e coerentes.
Isso implica em criar conteúdo que tenha uma estrutura lógica de argumentação, independentemente do formato ou plataforma em que será publicado.
E aliado a isso, também é importante ter bem desenvolvido a capacidade de escrever para o público-alvo específico.
É fundamental compreender quem serão os leitores do texto e adaptar o estilo, o tom e o conteúdo de acordo com suas preferências e interesses.
Ter “Sangue no olho”
Ter “sangue no olho” é ter uma vontade ardente de realizar seu desejo ou sonho de trabalhar com escrita.
É sentir um brilho nos olhos ao pensar em se dedicar a essa profissão, demonstrando disposição para estudar, se capacitar e superar obstáculos. Se você tiver isso, pode acreditar que já está a vários passos à frente da grande maioria para conseguir mais clientes.
Saiba que muitos redatores iniciam sua jornada, mas acabam desistindo no meio do caminho por falta desse elemento crucial. Às vezes, a pessoa até deseja ser um redator com muitos trabalhos, mas não possui a determinação necessária.
E isso faz com que surjam dúvidas e incertezas sobre se essa é realmente a carreira adequada. No entanto, se você verdadeiramente sente que a redação é o seu caminho, é importante nutrir essa paixão e determinação.
Sair da zona de conforto
Quando você se depara com desafios, como escrever um texto longo pela primeira vez ou negociar com um potencial cliente, é comum sentir-se desconfortável e até mesmo tentado a desistir.
No entanto, é nesse momento que você se depara com uma bifurcação: seguir aqueles que terão sucesso, ou seja, os que enfrentam o desconforto de frente e aprendem a superá-lo, ou os que desistem diante do desconforto?
Por isso, é importante estar preparado para sair da zona de conforto e enfrentar os desafios que surgirem. Embora no início possa ser desconfortável e desafiador, aos poucos você perceberá uma melhora gradual em suas habilidades.
E à medida que você se acostuma com a nova área e adquire experiência, começará a sentir mais prazer e satisfação em seu trabalho e, consequentemente, mais clientes você vai conseguir
Aprimorar a sua prospecção ativa de clientes
Enquanto muitos redatores esperam passivamente por oportunidades de trabalho, aqueles conseguem mais clientes são os que usam várias estratégias para fechar projetos de escrita.
A prospecção ativa de clientes envolve diversas estratégias, como networking, marketing pessoal, participação em eventos do setor e abordagem direta a potenciais clientes.
É importante dedicar tempo e esforço para identificar clientes em potencial que possam se beneficiar dos seus serviços de redação e, em seguida, entrar em contato de maneira proativa.
E posso dizer por experiência própria, quando você aprende a realizar a prospecção ativa, você consegue mais clientes e ainda aqueles que pagam mais. Isso acontece pelo motivo e você prospectar com base em um bom planejamento, aplicando também algumas técnicas que vou explicar a seguir.
Como usar a prospecção para conseguir clientes?
Para te ajudar a realizar uma prospecção ativa e conseguir mais clientes, separei a seguir quatro pontos fundamentais para que a sua busca seja eficiente.
Veja:
Defina seu público-alvo
Antes de iniciar sua busca por clientes, é essencial entender quem são as pessoas ou empresas que mais se beneficiariam dos seus serviços de redação. Isso inclui considerar o setor de atuação, o porte da empresa, suas necessidades específicas de conteúdo, entre outros fatores relevantes.
Crie uma estratégia de abordagem
Uma vez que você definiu seu público-alvo, é hora de elaborar uma estratégia eficaz para abordá-los. Isso pode incluir o uso de mídias sociais, envio de e-mails personalizados, participação em grupos de networking online, entre outras táticas de comunicação direta.
Por exemplo, se o seu nicho de atuação for a área da saúde, é importante que você busque clínicas ou então profissionais da área. Eles podem ser encontrados no Google e também em redes sociais, como o Instagram.
Agora, se for o caso de você escrever para empresas de tecnologia, por exemplo, o LinkedIn pode ser uma opção mais viável de busca.
Demonstre seu valor
Ao entrar em contato com potenciais clientes, certifique-se de destacar os benefícios e o valor que você pode oferecer por meio dos seus serviços de redação.
Mostre exemplos do seu trabalho anterior, depoimentos de clientes satisfeitos e qualquer outra evidência que comprove sua competência e expertise na área. E, aliado a tudo isso, demonstra o quanto os seus textos podem trazer lucro para a empresa.
Lembre-se que nem sempre o cliente entende o valor de um texto e é o seu dever mostrar isso para ele. Eu te garanto que ele vai ficar muito empolgado ao saber o quanto a empresa pode se beneficiar de uma estratégia de conteúdo bem elaborada.
Seja persistente e consistente
A prospecção ativa de clientes pode exigir tempo e esforço, e nem sempre os resultados serão imediatos. Portanto, é importante manter uma abordagem persistente e consistente, continuando a buscar novas oportunidades mesmo diante de eventuais rejeições ou contratempos.
O importante é ter a consciência de que desafios vão existir em qualquer profissão, então siga as orientações passadas, mantenha o foco nos seus objetivos e siga em frente.
Conheça o Curso Método Escrita Estratégica
Não sei se você sabe, mas eu tenho um Curso onde ensino tudo o que você precisa sobre trabalhar com escrita no mercado digital.
É um Curso voltado para criação de conteúdo em todos os canais digitais (Blog, redes sociais e Youtube), portanto, específico para quem deseja trabalhar como Redator Freelancer.
Criei esse Curso para quem deseja acelerar o processo de entrada neste mercado e também para quem já começou, mas ainda se sente inseguro na prestação de serviços, na precificação e na captação de clientes.
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