Criação de Conteúdo: você é um freelancer operacional ou estratégico? - Eduardo B Corrêa

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Marketing de Conteúdo

Criação de Conteúdo: você é um freelancer operacional ou estratégico?

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 31 de agosto de 2023
Criação de Conteúdo: você é um freelancer operacional ou estratégico?
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Você trabalha com criação de conteúdo no digital e está sofrendo para conseguir trabalho? Vive se candidatando às vagas no Linkedin e grupos do Facebook, concorrendo com centenas de outras pessoas e raramente tem respostas? 

Nesse artigo, eu vou mostrar uma maneira de se destacar no mercado e acabar com isso de uma vez por todas. 

A sua produção de conteúdo é operacional ou estratégica?

No mundo da produção de conteúdo freelancer, existem dois tipos predominantes de profissionais: os operacionais e os estratégicos. 

O freelancer operacional se concentra em tarefas específicas, muitas vezes atendendo às demandas imediatas sem considerar o quadro geral. Esse foco pode levar a um ciclo repetitivo, sem crescimento e, em muitos casos, à estagnação profissional. 

Por outro lado, ser estratégico significa olhar além da tarefa imediata, entender o contexto mais amplo e planejar para o futuro. 

A maior vantagem aqui? 

Flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado digital, deixando seu trabalho mais valorizado por oferecer uma criação de conteúdo que vai trazer mais resultados.  

Então, qual desses perfis mais se alinha ao seu estilo de trabalho e onde você quer chegar? 

Criação de conteúdo no mercado digital

Antes de entrar na parte mais técnica da criação de conteúdo, deixa eu contextualizar um pouco o momento em que o mercado da escrita no digital está vivendo.

Durante e pós a pandemia, as empresas tiveram um “choque de realidade” quanto à internet. Perceberam que era questão de sobrevivência estar no online e começaram a investir pesado nos canais digitais.

Além disso, começaram a produzir conteúdo loucamente….falo assim porque a quantidade de conteúdos aleatórios “jogados” em blogs, Instagram e Youtube nunca foi tão grande.

Tinham descoberto o ouro: sem conteúdo ninguém vende nada na internet.

Mas, hoje, as empresas estão encarando outra realidade porque perceberam que não adianta só fazer conteúdo…elas não estão tendo resultado com isso…

Então, fizeram (ou deveriam fazer) uma correção na frase acima: sem conteúdo estratégico ninguém vende nada na internet.

O que é um conteúdo estratégico? 

Conteúdo estratégico é aquele que conecta as necessidades e desejos do público-alvo com o que a empresa vende…

Perceba que não é vender direto…

É trabalhar a consciência do público, aos poucos, para mostrar que o produto ou serviço da empresa é a melhor solução para o problema ou desejo da pessoa. 

Para isso acontecer, os conteúdos precisam estar alinhados em uma estratégia de comunicação bem definida, que considere o público e o mercado da empresa. 

Isso requer uma pesquisa profunda do perfil do público-alvo, do mercado que o nosso cliente atua e do que ele vende.

O problema é que hoje 80% dos profissionais freelancers estão treinados para serem produtores de conteúdo operacionais…

Pegam uma pauta, um briefing, geralmente mal feito ou incompleto e tentam fazer milagre com aquilo, criando conteúdos para encher um calendário de postagens.  

Esse é um trabalho cada vez menos valorizado. Por isso, você ganha mal e sofre com uma concorrência enorme em cada vaga que se candidata. 

Para sair desse ciclo, você  precisa aprender como desenhar uma estratégia de conteúdo personalizada que vai funcionar para Blog, Instagram, email, ou qualquer outro canal. 

Como desenhar a estratégia de criação de conteúdo?

1 – Estudar o público-alvo

O 1o passo na criação da estratégia de conteúdo é você entender profundamente as dores e desejos do público que o seu cliente quer atrair.

Não conte com seu cliente para te dizer isso…a grande maioria “acha que sabe”.

É claro que você precisa conversar com ele primeiros para ter uma base inicial. Eu sempre mando um questionário bem detalhado para eles responderem…

No mundo ideal viria tudo respondido nos mínimos detalhes, com o perfil do público, dores, desejos, etc…

Mas, na realidade, devolvem bem incompleto…porque as empresas estão sempre pensando em vender, mas investem muito pouco em conhecer melhor seu público.

Então, você vai precisar fazer isso…

Como? 

Pergunte se o seu cliente tem pesquisas feitas com as pessoas que já compraram dele. Isso já ajuda. 

Na internet, você pode entrar em grupos no Facebook do mesmo nicho da empresa, falar com profissionais no Linkedin, olhar resenhas de livros da área do seu cliente….

Tudo isso vai te dar insights de como pensa o seu público. 

Outra coisa que você vai precisar descobrir é como essas pessoas compram no online. Qual é a jornada de compra delas. 

Ah, ela pesquisa no Google…ok, quais são os termos que ela busca? 

Ah, ela pesquisa perfis no Instagram. Ok, quais são os perfis que ela segue? 

Percebe que não é trivial? E por isso mesmo quase ninguém faz….

Por outro lado sem isso como você vai criar um conteúdo que atraia a atenção da pessoa certa? Não tem como….

Muito bem então, esse é o 1o passo. 

2 – Entender o produto 

O segundo passo na criação de uma estratégia de conteúdo é entender o negócio do cliente, mais especificamente, o produto que ele quer vender…

Veja, você não vai fazer conteúdos de venda direta…a menos que seja um copywriter contratado para criar uma página de vendas.

Mas se você é um Redator, Social Media, Designer, sua função é produzir conteúdos para criar audiência e aumentar a consciência dessas pessoas sobre a solução do cliente. 

Como fazer isso, se você nem sabe o que ele quer vender? 

Então, uma das primeiras perguntas que você precisa fazer para ele é: 

Qual é o produto ou serviço que eu vou te ajudar a vender na internet?

E aqui é legal porque ele pode até não entender muito do público…mas do produto eu garanto que ele entende bem…

Então, aqui você vai explorar esse conhecimento…você precisa pedir para ele detalhar o que o produto faz, como ele faz, problemas que resolve, como é a transformação do consumidor depois do produto dele…

3 – Estudar a concorrência 

O 3o e último passo para você fazer uma estratégia de criação de conteúdo é estudar a concorrência do cliente. Quem são os concorrentes diretos e indiretos? Quando não compram dele, compram de quem? 

Novamente, você pode perguntar para ele…ele vai dizer alguns…

E aqui uma dica importante: você quer entender a concorrência dele no digital, certo? 

Então, precisa ficar atento pra ver se ele não vai te passar os concorrentes diretos no presencial…

Por exemplo: se você está atendendo um negócio local, tipo um salão, provavelmente ele pode te dizer que o principal concorrente é o salão da rua de trás…

Mas, quando você vai olhar as redes sociais dessa empresa não tem nada…

Por outro lado, tem um salão menor no mesmo bairro que tem o Google Meu Negócio configurado, tem o Instagram bombando, e tá lotado de cliente chegando pela internet. 

Então, pra você que vai produzir conteúdo, o concorrente que você precisa olhar é esse…

Entendeu a diferença? 

Estudar a concorrência é legal porque vai te dar ideias do que já funciona e também como seu cliente se diferenciar…

Criando a Estratégia de Conteúdo 

Ok, agora sim você vai começar a criar a estratégia de conteúdo…

E aqui você vai precisar ter a habilidade de usar tudo o que pesquisou para produzir conteúdos que façam a ponte entre os problemas do público e o produto do cliente. 

Aqui você vai definir as Linhas Editoriais, um Calendário de publicações e só a partir disso é que vai começar a produzir os conteúdos.

A diferença é que agora seus conteúdos estarão alinhados com o que o público deseja…e as chances dessas pessoas pararem para ler, ouvir ou assistir o que você criou é muito maior.

Então, essa é a chave que você precisa virar…

Se continuar sendo um profissional de conteúdo operacional vai continuar se debatendo com falta de cliente e de dinheiro. 

Mas, ao se tornar um profissional estrategista vai ter um diferencial na hora de mostrar seu trabalho…porque você passa a vender a estratégica e não mais apenas o conteúdo. 

Se você conseguir entregar isso, você vai ser um dos profissionais de conteúdos mais bem pagos do digital. 

Quer se transformar em um profissional freelancer estrategista e ser mais valorizados do mercado? Comece agora!

No universo frenético da criação de conteúdo, a diferença entre estagnação e sucesso muitas vezes se resume à abordagem que você adota. 

Como freelancer operacional, é fácil você se ver encurralado em um ciclo de poucos clientes, enfrentando uma enorme concorrência e pegando clientes que pagam pouco. 

Este caminho, além de ser mentalmente exaustivo, raramente oferece a chance de crescimento profissional significativo.

Por outro lado, optar por ser um freelancer estratégico é escolher uma jornada de diferenciação. É o caminho mais rápido para você aumentar o valor do seu trabalho, tanto o percebido pelo seu cliente, quanto o financeiro, ou seja, quanto você cobra. 

O campo da criação de conteúdo para o profissional estratégico está repleto de oportunidades. A pergunta agora é: você está pronto para fazer essa transição e redefinir sua trajetória profissional? 

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