Se você está pensando em fazer transição de carreira, provavelmente já ouviu falar da Síndrome do Fantástico. Pois é…eu sofria muito com ela…e não sabia que não estava sozinho. Na verdade, quase 80% das pessoas estavam nessa junto comigo.
Neste artigo, vou contar um pouco do que aconteceu comigo e porque resolvi trocar um ótimo emprego na minha área de formação original por outra coisa completamente diferente. Hoje, eu trabalho com escrita na internet, sou muito mais feliz e realizado.
Talvez, essa seja a solução para você também.
Aproveite a Black Friday do meu Curso de Escrita Estratégica, uma formação completa para quem quer trabalhar com escrita. Clique na imagem abaixo para ver todas as informações e fazer sua inscrição.
O sinal mais forte de que você precisa fazer uma transição de carreira
A Síndrome do Fantástico funcionava assim:
Chegava o domingo a noite, acabava o Faustão e começava aquela musiquinha do Fantástico….na mesma hora eu começava a me sentir incomodado, com uma sensação estranha na boca do estômago, um desânimo….e logo pensava:
“P#$%$#@ o fim de semana já terminou, amanhã já é segunda-feira e eu tenho que ir trabalhar.”
Reconheceu o padrão? Talvez, hoje, você se sinta assim.
Claro que a música em si não tinha muito a ver…mas ela despertava um sentimento intenso. Era um sinal de que eu precisava mudar alguma coisa no meu trabalho.
Só que depois de 10 anos construindo uma carreira, com um bom salário, benefícios e estabilidade (ainda que ilusória) no trabalho, ainda assim, eu não era feliz….
”Como assim, você não é feliz?”
Meus amigos me perguntavam isso direto. Afinal eu estava em um dos melhores empregos para um Meteorologista na época (2014).
Eles não entendiam que, mesmo eu tendo um trabalho “perfeito”, eu não sentia mais prazer nas atividades que realizava no dia a dia.
Só muito tempo depois, quando me tornei Coach de Carreira e estudei a fundo a origem dessas insatisfações foi que eu entendi.
Você já parou para pensar que somos “treinados” a acreditar que trabalho é obrigação e que diversão é somente para as horas vagas? Na minha época da escola, as professoras falavam:
“Lugar de se divertir é no recreio.”
Como assim? Já foi mais do que comprovado que o processo de aprendizagem é mais eficiente quando vem atrelado ao divertimento…
É nesse momento, que, ainda inconscientemente, começamos a encarar o trabalho como sacrifício. Que só podemos nos divertir nas horas vagas. Que, no fundo, só vamos fazer o que gostamos e viver plenamente nos finais de semana e nas férias.
A consequência: você vai sendo programado pra não gostar do seu trabalho. Pra adorar a sexta- feira.
Talvez, hoje, esteja passando por esse momento, acreditando que trabalhar fazendo algo que gosta e te realiza é apenas um sonho, algo muito difícil de realizar, ou que é privilégio de um grupo seleto de pessoas.
Então, como explicar que só aumenta a quantidade de profissionais insatisfeitos ou frustrados com sua formação original, buscando fazer uma transição de carreira para trabalhar com prazer, realização e sentido?
Muitas dessas pessoas comuns, como eu e você, já conseguiram realizar essa mudança de carreira e estão construindo carreiras de sucesso, em áreas completamente diferentes daquelas que se formaram.
E aí, você pode se perguntar: Mas como elas conseguiram?
E aqui eu tenho uma dica para você: o primeiro passo para a mudança é você identificar, especificamente, o que está faltando hoje em sua vida profissional. O que, exatamente, na sua carreira, está gerando essa infelicidade?
A partir daí, você vai descobrir o que deve procurar para sanar esse sentimento. Essa também será a sua principal MOTIVAÇÃO para mudar. Se preferir, escreva em um papel tudo o que você descobrir, pois isso torna mais tangível esse processo de autoconhecimento profissional.
Transição de Carreira para quem gosta de escrever
Se você gosta de escrever e está buscando m novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro, eu tenho uma ótima notícia.
Existe um enorme mercado de trabalho na internet para profissionais de escrita como Redatores e Copywriters, com muitas oportunidades para você realizar uma transição de carreira para ganhar dinheiro escrevendo.
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente, colocar em prática.
Se você quiser saber mais sobre o que faz um Copywriter, eu tenho uma Aula Gratuita que pode te ajudar:
Consultoria Gratuita para quem sonha em trabalhar com escrita
Eu sempre separo alguns horários para conversar com quem gosta de escrever e quer transformar essa habilidade em fonte de renda, ou em uma nova profissão, mas não sabe por onde começar.
Ou, quem já começou no mercado, mas está tendo alguma dificuldade em conseguir trabalho e clientes.
Não tem pegadinha. A ideia é ajudar mesmo.
Vou te explicar como funciona.
↳ Eu sou Redator desde 2017.
São 8 anos neste mercado e 4 anos ensinando quem gosta de escrever a transformar essa habilidade em uma renda extra, ou em uma nova profissão.
↳ Antes disso, eu fui Coach de Transição de Carreira por 2 anos
Ajudava profissionais frustrados com sua profissão a encontrar outra área que trouxesse mais alegria e realização profissional.
↳ Juntei essas 2 experiências e criei um método de 4 passos que permite a qualquer pessoa que goste de escrever começar no mercado freelancer.
Aqui está o que vamos trabalhar durante 1 hora de conversa:
1️⃣ Vou analisar sua formação/experiência e indicar o segmento de mercado mais apropriado para você começar.
O seu conhecimento pode ser um diferencial que vai deixar o início muito mais fácil e confortável.
2️⃣ Vamos escolher o serviço de escrita mais lucrativo para você ter retorno financeiro mais rápido.
3️⃣ Vou te mostrar como criar um portfólio personalizado que vai multiplicar as chances de ser contratado
4️⃣ Você vai saber onde estão as empresas que precisam do seu serviço e como entrar em contato com elas
Tudo isso de graça.
Quer marcar um horário? APERTA O BOTÃO ABAIXO e vamos conversar.
Como saber se chegou a hora de mudar de profissão para trabalhar com escrita
Aprenda a Arte da Procrastinação Produtiva
O que fazer quando não vejo mais sentido no meu Trabalho?
Como Transformar sua Paixão em Negócio Lucrativo
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

