Captar bons clientes, daqueles que pagam o que você pedir, sem reclamar, é o sonho de todo profissional freelancer de conteúdo (redator, copywriter, social media, designer, etc).
O mais comum é você sofrer cliente ruim, que perturba o juízo e ainda paga pouco. Mas, não precisa ser assim.
Alguns anos atrás, eu tive uma virada de chave na minha cabeça que me mostrou onde eu estava errando na hora de captar clientes.
Por conta disso, eu mudei a maneira como apresentava meu trabalho e passei a fechar ótimos clientes, em projetos de longo prazo, que me garantiam previsibilidade de trabalho e dinheiro todos os meses. É o que eu quero te ensinar nesse artigo.
Aproveite para também assistir ao vídeo que gravei sobre esse tema.
Como fazer as empresas pagarem mais pelo seu serviço de freelancer
Antes de entrar na parte mais técnica, preciso contextualizar porque essa estratégia que você vai aprender, funciona tão bem.
São premissas que, provavelmente, você já conhece, mas que ainda não aplica na venda dos seus serviços.
1 – A corrida para o digital pós-pandemia
Na pandemia, muitas empresas fecharam porque não estavam no digital. Isso fez com que os empresários, empreendedores e profissionais liberais percebessem a necessidade de transformar seus sites e redes sociais em canais de captação de clientes e vendas.
Por isso, que logo depois da pandemia aumentaram os investimentos em nos canais digitais.
2 – Toda empresa precisa produzir conteúdo
Em um segundo momento, eles perceberam outra coisa. Não adiantava só ter um site bonitinho ou estar no Instagram e ficar lá colocando post de produto e tal.
Tinha que ter uma produção de conteúdo consistente para atrair o público-alvo da empresa. Houve uma avalanche de produção de conteúdos na internet e começou a “guerra pela atenção” das pessoas.
3 – Sem conteúdo estratégico ninguém vende nada
Mas, os resultados não apareceram. E aí eles começaram a perceber que não bastava só produzir conteúdos aleatórios.
Para realmente atrair a atenção das pessoas e transformá-las em seguidoras e, depois, em clientes, os conteúdos precisavam estar alinhados com as dores, necessidades e desejos desse público.
Os conteúdos precisavam atrair, aumentar a consciência e despertar desejo pelo produto ou serviço da empresa.
Mas, os donos das empresas não sabiam como fazer isso. Foiquando começaram a investir mais pesado em Marketing de Conteúdo.
Foi por conta dessa sequência de acontecimentos que o trabalho freelancer ganhou visibilidade e começaram a surgir oportunidades para profissionais de todas as áreas: redator, copywriter, social media etc.
Esse é o nosso cenário atual.
Trabalho freelancer é custo ou investimento?
Aqui entra um conceito fundamental para você conseguir captar clientes que pagam bem pelo seu trabalho.
Produzir conteúdo é necessário, mas isso é um custo para a empresa. Pelo menos, é como elas encaram.
E o que a empresa faz com o custo? Ela tenta minimizar o custo para maximizar o lucro.
Então, se o seu serviço de freelancer é considerado um custo, é natural que as empresas não queiram pagar bem por ele.
Por isso, muitas empresas não valorizam o nosso trabalho. Porque nos vêem como um custo necessário.
E tudo bem. Faz parte de um processo de aumento de consciência do mercado, porque tudo isso é muito novo, é muito recente para todos.
Quem precisa mudar essa visão do mercado? O profissional freelancer de produção de conteúdo.
Você precisa ter processos, estruturas, maneiras de mostrar para o dono da empresa que o seu trabalho é um investimento e não um custo.
Ao fazer isso, você consegue cobrar mais pelo seu serviço.
Como cobrar mais pelo seu trabalho freelancer?
Ok, vamos ver como você consegue captar clientes que pagam bem pelo seu trabalho freelancer, mostrando de forma simples e prática como você pode ajudar a empresa a vender pela internet.
O primeiro passo é você entender que existe uma jornada do cliente.
Por exemplo, você já parou para pensar em quantos conteúdos costuma consumir quando quer comprar ou contratar algum serviço pela internet?
Quantos conteúdos são necessários para você decidir tirar o cartão do bolso?
Aqui, estamos falando, especificamente, de serviços, cujos benefícios são mais intangíveis.
Porque a compra de produtos físicos é mais fácil e rápida. Geralmente, nossa necessidade é bem clara, avaliamos preço, condições de pagamento, entrega, e escolhemos a empresa que melhor nos atende.
Mas, serviço, é bem diferente, porque é difícil mensurar os benefícios que você terá quando compra um curso online, porque precisa desenvolver uma nova habilidade, ou contrata uma nutricionista, um fisioterapeuta, ou um contador.
É difícil você perceber claramente qual é a melhor empresa ou profissional. Isso acontece porque cada um de nós tem um conjunto de critérios a serem preenchidos.
E o que nos ajuda a escolher são os conteúdos que consumimos nos canais digitais das empresas, certo?!
Entenda a Jornada do Cliente
Esse processo é chamado de jornada do cliente que começa quando ele encontra o site ou Instagram da empresa. Daí, se ele virar um seguidor, vai consumir diversos conteúdos, até decidir comprar alguma coisa.
A quantidade vai depender de uma série de fatores, desde o tamanho do desejo ou necessidade da pessoa, preço e a mudança de vida que vai acontecer por conta daquela compra.
São os conteúdos que têm a missão de ir montando na cabeça de cada pessoa a percepção de que aquela empresa pode resolver o problema dela. São os conteúdos que criar a imagem de autoridade e alimentar a confiança até o ponto da pessoa passar o cartão.
Percebeu o poder do seu trabalho como freelancer? O que você faz permite que essas pessoas tenham maior consciência sobre o produto ou serviço daquela empresa e se tornem clientes dela.
Então, em última instância, o seu trabalho de freelancer ajuda aquela empresa a vender mais, a ter mais clientes, a aumentar o faturamento.
É tudo o que a empresa quer e precisa.
Então, você não é um custo e, sim, um investimento. A empresa vai investir em você para poder vender pela internet e aumentar o faturamento.
O problema é que esse processo não é intuitivo para o dono da empresa, porque ele não entende esse processo da jornada do cliente.
É aqui que entra a técnica para você virar esse jogo e começar a cobrar mais dos seus potenciais clientes.
Quando você for oferecer seu serviço de freelancer, não mostre o que você faz, nem quantos conteúdos você vai entregar.
Mostre o resultado que a empresa pode alcançar com a sua ajuda. Mostre que no final da jornada do cliente, você vai possibilitar que a empresa conquiste um aumento de vendas e faturamento.
Se você conseguir fazer esse meio de campo bem feito, ele vai perceber que você é um investimento que vale a pena e você vai conseguir cobrar o que deseja desse cliente.
Como ganhar dinheiro todos os meses com seu trabalho freelancer
Existe outro motivo muito importante, além de ganhar mais, para você usar essa estratégia na hora de captar clientes.
Ela possibilita que você feche projetos de longo prazo, para ter renda recorrente ao longo dos meses.
Neste caso, você vai explicar que a jornada do cliente não acontece de forma automática, ou seja, não vai ser um, dois ou três posts para o Instagram, ou textos para o blog, que farão as pessoas comprarem.
A produção de conteúdo, por melhor que seja, só traz resultado depois de algum tempo, que pode ser três, seis meses, até um ano.
Depende de vários fatores, além da própria jornada do cliente, incluindo a concorrência do segmento, preço dos serviços, entre outras coisas.
Você precisa explicar todo esse processo para seu potencial cliente, argumentando que não se cria uma audiência compradora de uma hora para outra.
Então, o ideal é fechar um contrato de, no mínimo, três meses com você. Depois, vocês avaliam os resultados e renovam por mais tempo.
A vantagem é que você garante o pagamento mensal desse cliente por esse período. Depois, como você vai mostrar um bom trabalho, fica fácil renovar por mais tempo.
É assim que você consegue ganhar dinheiro todos os meses com seu trabalho freelancer.
Quando você replica essa estratégia com 3, 5, 10 clientes, consegue ter o faturamento que deseja.
Pronto para captar clientes que vão pagar bem pelo seu trabalho?
Espero que você tenha percebido que o pulo do gato é você parar de vender o que você faz e começar a vender o resultado que vai entregar.
Isso faz toda a diferença para o seu potencial cliente porque todo empresário, empreendedor e profissional liberal sabe o resultado que deseja conquistar na internet. É mais venda, mais cliente, mais faturamento.
Quando você explica todo esse processo, de uma maneira lógica, mostrando como o seu trabalho freelancer vai ajudar a conquistar esses resultados, passa a percepção de que realmente entende do assunto.
Isso faz com que ele entenda o valor de investir em você e aceite pagar mais. E, como quase ninguém faz desse jeito, você acaba se sobressaindo da concorrência.
Foi assim que consegui ter uma renda mensal significativa ao longo dos anos. E eu espero que também te ajude nesse processo.
Como se tornar Content Designer do zero
Agora que você já sabe o que faz um Content Designer, quero te dizer que a escrita mudou minha vida e pode mudar a sua também.
O que você está buscando hoje?
- Um novo rumo para sua vida profissional, para trabalhar com algo que realmente ame, que traga mais liberdade, realização, qualidade de vida e um bom retorno financeiro?
- Precisa complementar sua renda, trabalhando de casa, nas horas vagas?
- Está se aposentando e quer realizar o sonho de trabalhar com escrita?
O mercado vive um ótimo momento, com muitas oportunidades para quem gosta de escrever.
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente, colocar em prática.
Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso de escrita que pode te ajudar:
É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.
Ideal para profissionais de todas as áreas que desejam um “segundo salário” para ter mais conforto e tranquilidade, ou mudar de profissão para ter mais liberdade, realização e qualidade de vida.
Também serve para Redatores e Copywriters iniciantes que estão com dificuldades em conseguir trabalho e clientes.
O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam:
Como começar do jeito certo
Quanto cobrar
Onde encontrar os primeiros clientes
Como se relacionar com eles
Como conquistar um faturamento mensal
Nessa página, tem todos os detalhes sobre o Curso.
Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e se fizer sentido para seu momento atual, faça sua inscrição.
Você pode começar a realizar seu sonho de trabalhar com escrita hoje mesmo.
Se quiser trocar uma ideia comigo sobre o curso, este artigo, a profissão ou o mercado da escrita, pode entrar em contato pelo meu WhatsApp e eu vou te atender com maior prazer.
Como fechar ótimos contratos usando o Ciclo PDCA na prospecção de clientes
Freelancer: como conseguir clientes rapidamente e sempre que precisar
A melhor técnica para captar bons clientes e fechar projetos de longo prazo
Freelancer: como conseguir clientes todos os meses
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.