O que faz o Copywriter e qual a diferença para o Redator Freelancer?  - Eduardo B Corrêa

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O que faz o Copywriter e qual a diferença para o Redator Freelancer? 

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 2 de maio de 2022
O que faz o Copywriter e qual a diferença para o Redator Freelancer? 
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Se você está interessado em trabalhar com escrita, já deve ter ouvido falar do Copywriting. E, talvez, esteja com dúvidas sobre o que faz o Copywriter e qual a diferença para o trabalho desenvolvido pelo Redator Freelancer. 

Já posso adiantar que são duas das profissões mais rentáveis do mercado digital. E ambas podem trazer muita realização, liberdade e retorno financeiro. 

Mas, como são profissões muito novas, as pessoas têm muitas dúvidas sobre como funciona cada uma delas. Até as empresas não sabem direito distinguir as atribuições e resultados que cada profissional pode trazer para o negócio.

Para você investir seu tempo, energia e dinheiro em uma nova profissão para trabalhar com a escrita, precisa ter certeza sobre o melhor caminho a seguir, certo?! 

Por isso, neste artigo, eu vou detalhar o que faz o Copywriter e as principais diferenças para o trabalho do Redator. 

Se você quiser se aprofundar no assunto, depois de ler o artigo, ou prefere assistir em vídeo, eu fiz uma Live no Youtube sobre este tema. 

Vamos começar do começo: o que é Copywriting? 

Existem muitas definições sobre o que é Copywriting. Mas, na minha opinião, eu considero o Copywriting uma modalidade de escrita que tem o poder de aumentar o desejo e acelerar a tomada de decisão das pessoas. 

Essa decisão pode ser virar seguidor de um perfil do Instagram, baixar um ebook, pedir o orçamento de um serviço, comprar um produto físico ou um curso online. 

O que o Copywriter faz é usar técnicas de escrita persuasiva para gerar uma conversão.  

E, diferente do que muitos acreditam, o Copywriting não surgiu com o Marketing Digital. Ele  nasceu há mais de 150 anos nos Estados Unidos. 

Anúncios de jornais em 1915 já usavam copy para vender produtos e serviços. E, muito antes disso, em 1886, Claude Hopkins, o autor de um dos maiores clássicos do Marketing,o livro Scientific Advertising (Publicidade Científica), já pesquisava os desejos dos consumidores.

É claro que o Copywriting evoluiu devido aos avanços das descobertas da neurociência sobre os padrões de comportamento do consumidor. O próprio consumidor evoluiu e o que convenceria as pessoas a tomarem uma decisão há 10 anos atrás, hoje não funciona mais. 

Além disso, com a internet e a adaptação do marketing para o mundo digital, o copywriting ganhou uma nova cara. 

O que faz o Copywriter

O trabalho do Copywriter segue duas vertentes, sendo uma da mídia tradicional e outra no digital.

Na mídia tradicional, ele pode criar outdoors, folhetos, catálogos, letras de jingles, anúncios em revistas e jornais e roteiros para comerciais de tevê ou rádio. No Brasil, os Copywriters que trabalham nesta linha são chamados de Redatores Publicitários. 

No Marketing Digital o que o Copywriter faz é bem diferente. 

Ele cria páginas de vendas, roteiros para vídeos de venda, e-mails, anúncios para redes sociais, páginas de captura e mensagens de WhatsApp. 

Como falei antes, o objetivo de todas estas peças de conteúdo persuasivo é convencer as pessoas a tomarem uma decisão. Para isso, o Copywriter precisa gostar e entender de pessoas. 

Mais, especificamente, o que o Copywriter faz, na maior parte do tempo, é estudar o comportamento do público que deseja atingir. Ele precisa entender os problemas, necessidades, desejos e emoções das pessoas com as quais vai se comunicar. 

Somente assim, conseguirá identificar as motivações que levariam essas pessoas a realizarem a ação que ele deseja, seja baixar um ebook ou comprar um curso online.  

Como funciona o Copywriting

Para entender como funciona o Copywriting, precisamos ver as etapas que o Copywriter realiza para escrever sua copy. 

Assim que é contratado, o Copywriter precisa entender o que o cliente faz, o que ele vende e para quem ele quer vender. Para isso, ele realiza as seguintes ações, antes de começar a escrever a copy:

1 – Briefing detalhado

Briefing é uma entrevista com o cliente para saber, em linhas gerais, quais são os objetivos com o trabalho do Copywriter. Pode ser uma reunião online ou um questionário para alguém responder. 

No Briefing o Copywriter pergunta por exemplo:

  • O que a empresa/empreendedor faz
  • Quem é o seu público
  • Porque ele compraria
  • Características do produto/serviço que será vendido
  • Como o produto resolve os problemas das pessoas 
  • Quais os resultados que ele proporciona 
  • Principais concorrentes

Entre outras coisas. Quanto mais detalhado for o Briefing, mais material para começar a próxima etapa o Copywriter terá.   

2 – Pesquisa

Esta é a segunda etapa do trabalho do Copywriter e uma das mais importantes. Ela é até mais importante do que a própria escrita, porque se a pesquisa for mal feita ou incompleta, a copy também será e não vai conseguir convencer ninguém.

A pesquisa se divide em 3 aspectos:

  1. Produto: características, preço, o que ensina, como ensina, transformações que proporciona, quantidade de aulas, carga horária, etc. Uma das partes importantes do que o Copywriter faz é entender o produto que será vendido. 
  1. Mercado: posicionamento do cliente, se já tem audiência, se existe engajamento das pessoas com o conteúdo da empresa, quem são os principais concorrentes, como eles estão vendendo, valores praticados no mercado, etc.
  1. Público: quem são as pessoas que se interessam por este produto, quais são os problemas que estão vivendo, como isso prejudica sua rotina, emoções atreladas ao problema, desejos, necessidades, e tudo o mais que pode ajudar o Copywriter a entender como se conectar com essas pessoas e convencê-las a tomarem a decisão desejada. 

3 – Análise das informações

Depois de coletar todas as informações necessárias, é necessário analisar todos os dados e identificar a melhor abordagem para convencer as pessoas. Aqui decidimos se vamos usar as dores ou os desejos como ponto principal na nossa copy.

Geralmente, usamos as dores quando as pessoas estão sendo muito prejudicadas pelo problema que estão vivendo ou pela falta de alguma coisa em suas vidas. Por exemplo: uma nova profissão que traga mais realização, desenvolver uma habilidade que possa levar a uma promoção, tratamentos para alguma doença física ou emocional, entre outros. 

E usamos os desejos quando elas querem realizar algo, por exemplo, viajar, adquirir um imóvel novo, etc.  

4 – Escrever a copy

Dentro do que o Copywriter faz, esta é a última etapa. As pesquisas e sua análise podem ocupar até 50% do tempo total dedicado ao projeto. 

Por isso que falei antes que, se a pesquisa for mal feita, a copy não será eficiente. Porque toda a escrita será baseada no que o Copywriter aprendeu sobre o público, o mercado e o produto do cliente. 

Diferenças do trabalho do Redator e do Copywriter

Até o momento vimos o que faz o Copywriter. Agora precisamos analisar a diferença para o que faz um Redator Web.

Para isso, vamos entender como funciona a dinâmica das vendas online. 

Como funciona a venda online

Quando uma pessoa está passando por um problema ou deseja realizar um sonho a primeira coisa que ela costuma fazer é pesquisar no Google, certo?! 

Ela digita uma expressão relacionada ao que ela quer saber e o Google apresenta, na 1a página, diversos links relacionados ao tema. Entre eles, estão anúncios no topo da página e 10 artigos orgânicos, ou seja, que não tiveram investimento financeiro para se posicionarem na 1a página. 

Como a pessoa ainda não quer comprar nada, ela apenas deseja saber mais sobre o assunto, os anúncios são ignorados, e ela vai ler os artigos. Um deles vai chamar mais atenção, criando a percepção que a empresa tem autoridade naquele assunto. Provavelmente, essa pessoa voltará para ler mais artigos desta empresa. 

Após alguns artigos, ela começa a construir, na sua mente, uma imagem de autoridade desta empresa. Junto vem a confiança de que essa empresa pode ajudar na solução do problema que está vivendo. Quando esta confiança atingir determinado nível, essa pessoa vai querer saber mais sobre a solução vendida pela empresa. É quando ela está pronta para comprar.

Até aqui, foi o trabalho do Redator Web que influenciou esta pessoa. Foi o Redator que, através de técnicas de SEO que posicionou o artigo na 1a página do Google para que os artigos fossem encontrados. 

Foram seus textos cativantes que ajudaram a pessoa a entender melhor o problema e a possível solução. Em resumo, o trabalho do Redator até aqui foi aumentar a consciência sobre o problema e a solução, ao mesmo tempo, em que transmitia a autoridade e construía a confiança necessárias para a venda acontecer.

Em resumo, o Redator preparou essa pessoa para comprar da empresa. 

É aqui que entra o que o Copywriter faz

A partir do momento que a pessoa está pronta para comprar, ela pode ser direcionada para uma página de vendas com a escrita persuasiva pronta para fazê-la passar o cartão de crédito. 

Ou, pode ser convencida a entrar em contato com o comercial da empresa que terá um script escrito pelo Copywriter, para atender essa pessoa. 

Percebeu como o trabalho do Copywriter e do Redator Web são complementares?! 

O que não significa que não possam ser usados juntos e misturados. Por exemplo, um Redator pode aprender Copywriting para escrever páginas de vendas. E um Copywriter pode aprender técnicas de Redação Web para escrever artigos também.      

Resumindo, o estilo de escrita de cada profissional tem diferenças marcantes, por conta dos objetivos a serem alcançados:

Redação Web: textos mais descritivos, informativos, cativantes, que precisam ajudar as pessoas a entenderem melhor o problema que estão vivendo e a possível solução.

Copywriting: textos mais objetivos, diretos, emocionais, persuasivos, que precisam aumentar o desejo da pessoa e levá-la a tomar uma decisão específica.  

Como saber qual das duas profissões você vai gostar mais

Para ajudar você a escolher, vou deixar aqui um vídeo rápido que eu fiz falando sobre como é o trabalho do Redator Freelancer.

Se você quer trabalhar com a escrita, precisa saber que ser Copywriter ou Redator por proporcionar os mesmos benefícios:

Trabalhar com a escrita que tanto ama se sentindo realizado e feliz por isso

Liberdade geográfica: você pode trabalhar pela internet de qualquer lugar

Liberdade de tempo: você decide seu horário de trabalho – o que não significa que vai trabalhar pouco, ok?! 

Liberdade financeira: você faz seu salário, principalmente se quiser se tornar Copywriter ou Redator Freelancer.

Então, como saber se você vai gostar mais de ser Copywriter ou o Redator? 

O Autoconhecimento pode ajudar nessa decisão. Com qual modalidade de escrita você mais se identifica? Textos voltados para vendas ou para aumentar a consciência das pessoas? 

O Redator passa a maior parte do tempo escrevendo e revisando, enquanto o Copywriter passa muito mais tempo pesquisando e analisando dados e informações do que escrevendo. 

Onde você acredita que vai se adaptar melhor? 

Respondendo essas perguntas, você conseguirá saber qual o melhor caminho para trabalhar com a escrita e aproveitar as milhares de oportunidades que o mercado digital está oferecendo para esses profissionais. 

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