Se tem algo que aprendi durante a minha jornada com trabalho freelancer é que para se tornar um Redator ou Copywriter bem-remunerado, precisa trabalhar a sua mentalidade.
Eu digo isso porque já tive contato com muitos profissionais que tinham a habilidade técnica, ou seja, sabiam escrever muito bem, porém tinham comportamentos e pensamentos que impediam que tivessem o sucesso merecido.
Na verdade, todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que é ótima no que faz, mas, por algum motivo, não deslancha na carreira, não é mesmo?!
Tem gente que acha ser o destino, mas desde que comecei a estudar o comportamento humano, percebi que nossos resultados estão muito mais atrelados às nossas atitudes e comportamentos do que à habilidade técnica.
Ela é importante, mas sem alinhar nosso emocional, nada acontece.
Baseado nesses estudos, mais a observação da minha própria trajetória, e a convivência com dezenas de outros profissionais nesses 8 anos de mercado digital, eu mapeei 3 pontos que podem ser essenciais para você ser bem-sucedido como Redator Freelancer.
Como está o mercado de trabalho freelancer para o Redator?
É muito comum encontrarmos profissionais da área da escrita frustrados ou então reclamando do mercado digital. De fato, existem muitas empresas que realmente não valorizam o trabalho e acabam pagando muito abaixo do merecido.
Mas, o que eu vejo é diferente.
Eu consigo enxergar um mercado bastante aquecido e com ótimas oportunidades para quem quer trabalhar com escrita, seja para ter uma renda extra, ou uma nova profissão.
E eu digo isso mesmo com o avanço da inteligência artificial, que para muitos é problema, mas para mim é mais uma forma de otimizar nosso trabalho.
No entanto, é preciso estar preparado, ter a mentalidade e o comportamento adequado, para então conseguir clientes que realmente entendam o valor do serviço prestado.
As 3 Habilidades essenciais para você ganhar bem trabalhando com escrita
Como falei no início do artigo, para se tornar um Redator Freelancer não basta apenas saber escrever bem, ainda mais no digital, que exige diferentes tipos de conhecimento.
É claro que ter uma escrita coerente e manter o estudo da gramática vai ajudar, mas isso não será o bastante. É necessário estudar as técnicas e preparar a mente para conseguir entrar nesse mercado que só cresce.
E para ajudar, eu separei as três bases essenciais que precisei desenvolver para ter uma mentalidade que me ajudasse a crescer na profissão.
Vou detalhar cada uma delas a seguir:
1 – Autoconhecimento
Descobrir mais sobre si mesmo é crucial para o sucesso em qualquer carreira, incluindo a redação freelancer.
Eu acredito que Autoconhecimento deveria ser ensinado desde a escola, passando pela faculdade.
É estranho ver que o valor que o mercado dá às habilidades comportamentais e à inteligência emocional, enquanto as faculdades não têm nenhuma cadeira com essas disciplinas.
Ajudaria muito se as pessoas saíssem dos cursos de graduação com uma compreensão mais profunda de suas habilidades e áreas que precisam ser aprimoradas.
Um exercício que você pode fazer é estabelecer uma meta profissional, por exemplo, fazer a transição de carreira para trabalhar com escrita, ou conseguir X clientes.
Depois, analise seu histórico profissional e crie duas listas: uma destacando os pontos fortes e outra, os pontos que precisam ser trabalhados, para que você alcance esse objetivo.
Aqui é onde você também analisa seus medos e inseguranças. É onde você vai identificar o que pode estar te paralisando, ou atrapalhando a conquistar os objetivos que deseja.
Não tem problema ter medo. O problema é deixar que ele te paralise.
2 – Autogerenciamento
O Autogerenciamento é a capacidade que temos de gerenciar a nós mesmos. Puxando para a parte profissional, significa administrar nossas atividades, metas e emoções.
Por isso, é uma base importantes para quem quer se tornar Redator Freelancer bem-sucedido.
Eu costumo dividir esta habilidade em duas partes:
a) A Técnica
Aqui é onde você identifica as habilidades técnicas que precisa desenvolver para trabalhar com escrita e ter um bom faturamento mensal.
Abrange, obviamente, a escrita, mas também Marketing de Conteúdo, SEO, redes sociais, entre outras.
Elas podem variar de acordo com seu foco e os rumos do mercado. Por exemplo, agora é necessário incluir nessa lista o aprendizado de Inteligência Emocional.
b) A Comportamental
Aqui é onde entram as habilidades comportamentais necessárias para você começar e crescer no mercado digital.
Organização, planejamento, vendas, são alguns exemplos.
Infelizmente, 90% das pessoas que resolvem se tornar profissionais freelancers investem pesado no desenvolvimento das habilidades técnicas da área que escolheram.
Mas, esquecem das habilidades comportamentais. Por exemplo, não adianta você criar conteúdos maravilhosos, se não sabe como se divulgar, ou fechar bons contratos.
Ao desenvolver o Autogerenciamento, você se capacita para enfrentar os desafios do mercado com confiança e determinação.
3 – Autoresponsabilidade
A Autoresponsabilidade envolve assumir o controle das próprias ações e decisões.
Isso significa entender que o seu sucesso depende de você. Não depende do mercado, das empresas, ou dos clientes.
Isso abrange definir metas claras, seus horários de trabalho, criar um plano de ação e comprometer-se a segui-lo com determinação e foco.
Na CLT a gente fica treinado em sempre pedir ajuda para alguém resolver nossos problemas: colegas, chefe, RH, empresa em geral.
Aqui é você que terá que resolver tudo. Aprenda desde já a buscar a solução sozinho. Em vez de perguntar para pessoa mais próxima, pesquise no Google, vai no Youtube.
Você precisa se tornar um resolvedor de problemas.
Também é importante não terceirizar a responsabilidade ou a culpa. Tudo o que acontece de bom e de ruim é responsabilidade sua, é consequência das suas decisões.
Vejo muitos Redatores aqui e no Facebook reclamando que não conseguem clientes, que as empresas não valorizam, que o mercado paga pouco.
Mas, será que isso é uma verdade universal? Todas as empresas querem desvalorizar nosso trabalho? Todas as milhões de empresas que existem no Brasil?
Ou, será que você pode aprender como precificar e vender melhor seu serviço? Pode tentar outras maneiras de conseguir clientes, além de ficar só se candidatando às vagas que aparecem?!
É nossa responsabilidade, enquanto profissionais, valorizarmos nosso trabalho e mostrar isso para o mercado. Não espere que as empresas façam isso por você.
Resumindo: trabalhando esses 3 pontos você vai conseguir desenvolver uma Mentalidade que vai te ajudar a conquistar qualquer objetivo no mercado digital.
Perceba que em nenhum momento eu disse que é fácil. Algumas coisas que eu falei aqui, levei anos para aprender. Outras, continuo aprendendo.
A boa notícia é que todas são treináveis. Só requerem vontade, dedicação e treino.
Elas foram a chave para que eu conseguisse viver da escrita. E, acredito que podem te ajudar também.
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