Como se tornar Redator Freelancer e se destacar no mercado digital - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Redator Freelancer

Como se tornar Redator Freelancer e se destacar no mercado digital

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 5 de março de 2022
Como se tornar Redator Freelancer e se destacar no mercado digital
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

Quando você decide se tornar Redator Freelancer percebe que existem dois momentos cruciais na carreira: o começo e o depois do começo. Calma que eu já vou explicar. Mas, antes deixa eu fazer três perguntas:

1 – Você ama escrever e tem muita vontade de viver de escrita, mas não sabe como fazer isso? 

2 – Está frustrada(o) com a carreira atual e não aguenta mais sua empresa, escola ou órgão público?

3 – Está doido para fazer alguma outra coisa que traga mais realização, liberdade e retorno financeiro?

Se você respondeu SIM para pelo menos uma das perguntas acima, então, ótimo, esse artigo foi escrito para você.

Nele eu vou falar como você pode se tornar Redator Freelancer e se destacar no mercado digital, crescendo de forma sustentável.

Se preferir, pode assistir ao vídeo que eu também gravei sobre este tema.

Como se tornar Redator Freelancer

Muitas pessoas têm vontade de começar outra carreira, trabalhando em algo que realmente gostem, que traga Realização e Retorno Financeiro.

São pessoas que gostam de ler e escrever e, por isso, começaram a pensar em se tornarem Redatores Freelancers.

Ou então, nunca pensaram mas viram alguém, talvez eu mesmo, falando sobre como existem tantas oportunidades hoje para Redatores, como o mercado está tão bom e isso despertou a curiosidade.

Mas, como é uma profissão relativamente nova, muita gente não sabe o que o Redator Freelancer realmente faz no seu dia a dia.

Na verdade, não é que a profissão seja nova. Redatores existem há muito tempo, mas antes eram conhecidos pela sua formação em Jornalismo ou Comunicação.

Mas aí veio a internet, a necessidade das empresas se digitalizarem para buscar novas fontes de faturamento usando Blog e redes sociais e começou a se formar uma série de novas profissões que antes não existiam.

Redator Freelancer, Social Media, Estrategista Digital, lançadores de infoprodutos, entre outras.

Inclusive até as próprias empresas que precisam tanto desses profissionais, muitas vezes, também não sabem o que eles podem fazer, dos benefícios que podem trazer para o negócio.

Por tudo isso, resolvi escrever esse artigo falando 3 aspectos essenciais para você se tornar Redator Freelancer e se destacar no mercado, ganhando bem e sendo valorizado pelas empresas. 

O que você vai aprender aqui não é intuitivo para a maioria das pessoas que querem trabalhar com escrita (nem para muitos redatores experientes).

São eles: 

Redator não vende texto.

Como se valorizar no mercado e se destacar da concorrência

Como obter o maior retorno financeiro possível 

O que faz um Redator Freelancer

O Redator pode ser contratado para criar qualquer texto para a empresa, independente do formato. Hoje os trabalhos mais comuns são:

Escrever artigos e Ebooks para Blogs de empresas

Quando as pessoas pesquisam por qualquer coisa no Google é porque desejam saber mais sobre algo, comprar um produto, ou contratar um profissional.

Ou seja, elas possuem um problema e querem resolver.

A função dos artigos é levar a pessoa para o site da empresa, onde ela encontrará mais informações sobre aquilo que procura. E, caso deseje, pode baixar Ebooks para se aprofundar no assunto.

Escrever posts para redes sociais

Muitas pessoas gostam de uma legenda mais extensa para saber mais sobre o assunto do post. Para essas pessoas é frustrante abrir o post e se deparar com uma ou duas míseras linhas que não dizem nada. Aqui a empresa pode perder um seguidor e futuro cliente.

Esses são os dois serviços mais abundantes para o Redator. São os que mais aparecem e o que as empresas mais precisam. 

Outros serviços que o Redator Freelancer faz

No entanto, existem dezenas de outros serviços que nós podemos realizar, tão importantes quanto estes, como por exemplo:

  • Realizar transcrição de vídeos e Lives que podem ser transformadas em artigos.
  • Escrever Roteiro para Lives, vídeos e podcasts. Falar do crescimento dessas mídias. 
  • Criar material didático e de acompanhamento para aulas: muito útil em tempos de aumento do uso do EAD pelas escolas, faculdades, etc
  • Escrever textos institucionais para sites de empresas
  • Escrever Newsletter e e-mail marketing
  • Ser Ghost Writer, escrevendo livros para outras pessoas. O autor pode, por exemplo, gravar os capítulos em áudio para o Redator transcrever e tratar o texto conforme o que o autor deseja. Mas precisa ter uma pegada mais de escritor, aprender a construir personagens, saber Storytelling, etc.
  • Virar Copywriter – escrever textos que vendem. Precisa entender como funciona a mente do consumidor, neurociência, neuromarketing, entre outras coisas.

Percebeu quanta coisa pode ser feita?

E hoje o mercado está tão aquecido que existem centenas de oportunidades em cada uma dessas frentes que eu falei.

Existem outras também menos comuns. 

Só para você ter uma ideia eu já fui contratado até para criar textos de embalagem de produto.

Então, basicamente, quando você se tornar Redator Freelancer, vai conseguir trabalhar com tudo o que envolve texto.

E aqui entra algo que pode ser contraditório: você trabalha com texto, mas se quiser ganhar bem e ser bem-sucedido, não pode vender texto. 

Mas, como assim Eduardo? Esse lé com cré num tá batendo…

Pois é. Para explicar essa aparente contradição precisamos entender os

Como funciona o trabalho do Redator Freelancer

Já expliquei como funciona a pesquisa no Google quando a pessoa precisa de alguma coisa, certo?! A questão aqui é que as pessoas raramente vão além da primeira página de pesquisa. Ali mesmo elas clicam em um dos artigos que aparecem.

Portanto, apenas as empresas que estão na primeira página serão encontradas e receberão visitas, percebe?

Agora, pensa comigo: se as empresas não forem encontradas, não vendem, certo?!

Adivinha quem é o profissional que tem o conhecimento técnico necessário para ajudar empresas, empreendedores e autônomos, a se posicionarem na primeira página do Google? 

Exatamente o Redator Freelancer. 

Cada artigo que nós escrevemos tem 2 objetivos principais:

1 – Ranquear a empresa na 1a página do Google

Resultado: Aumentam a quantidade de visitas no site da empresa em dezenas, centenas, até milhares de pessoas. E são visitantes qualificados, que têm interesse no produto ou serviço daquela empresa, porque os artigos são escritos sobre os principais termos que o público dela pesquisa na internet.

Isso é feito pelo título principalmente, que deve ser criado estrategicamente

2 – Escrever um texto de qualidade e atrativo

Pode ficar tranquilo que quando você se tornar Redator Freelancer não vai só escrever textos cheios de técnicas de ranqueamento no Google. Você precisará usar todo o seu talento e habilidade de escrita para criar textos que encantem e ajudem as pessoas que chegarem nos artigos.

Isso vai trazer os seguintes resultados: 

  • o algoritmo do Google vai perceber que o site tem autoridade para falar sobre o assunto 
  • as pessoas também vão perceber que a empresa tem autoridade para falar sobre o assunto
  • elas se tornarão audiência desse site, sempre voltando para ler mais coisas
  • as vendas vão aumentar no médio e longo prazo

Percebeu porque o Redator Freelancer é estratégico para as empresas?

Percebe o quanto nós somos importantes para as empresas? Com um bom pacote de serviços ou até mesmo apenas com a produção de artigos você conseguirá entregar esses resultados para qualquer empresa, depois que se tornar Redator Freelancer.

Por isso, eu falo que Redator não vende texto. Nós vendemos resultados.

E também por isso precisamos nos valorizar. Como um profissional que pode trazer isso para a empresa vai ganhar pouco?

E para melhorar ainda mais, o mercado não é regulamentado. Você pode cobrar quanto quiser. É claro que as empresas também podem pagar o que quiserem.

A grande oportunidade está no fato do mercado digital da Redação Freelancer ser novo e precisar ser educado. Significa que você, depois que se tornar Redator Freelancer, precisará investir um tempo explicando para seus potenciais clientes como funciona o Google e porque seu trabalho é importante.

A maioria não vai saber nada sobre isso. E, ao explicar de forma coerente e embasada, você se torna O especialista aos olhos daquele empresário.

E especialistas cobram um valor justo pelo seu conhecimento.

Por isso, o retorno financeiro é muito bom para aqueles que sabem vender seus serviços.

Também por causa desse cenário que eu sempre sugiro a quem deseja se tornar Redator Freelancer, aprender sobre vendas, persuasão e negociação.

Fará toda a diferença no seu faturamento.

Pronto para se tornar Redator Freelancer? 

Eu credito que existem muitas pessoas amam escrever e não tem a mínima ideia que é possível trabalhar com a escrita como Redator Freelancer.

Se você faz (ou fazia, depois de chegar até aqui) parte desse grupo, vai gostar de saber que é muito fácil começar a trabalhar como Redator. O problema vem depois, quando você precisar crescer de forma sustentável dentro da profissão.

Existirão barreiras e dificuldades, mas, se você persistir, se dedicar e treinar, é perfeitamente possível trabalhar com a escrita e ganhar um bom dinheiro escrevendo. 

Se quiser saber mais sobre como começar e crescer na profissão do Redator Freelancer, eu gravei uma Masterclass onde conto um pouco da minha história como Redator e como desenvolvi meu método. 

Nesta Aula gratuita eu explico, em detalhes: 

  • O que faz o Redator Freelancer e porque ele se tornou essencial para as empresas
  • Como funciona o mercado digital da escrita
  • Onde estão as melhores oportunidades para ganhar dinheiro escrevendo
  • Porque este mercado da Redação Web está bombando e deve continuar assim nos próximos anos
  • Como você pode virar Redator Freelancer e crescer de forma sustentável na profissão.

Tenho certeza que vai abrir um horizonte de novas possibilidades para você. 

Acompanhe meus conteúdos sobre como Viver da Escrita no mercado digital em outros canais:

Youtube | Instagram | Linkedin 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.