Como viver da escrita no Brasil - mesmo com as pessoas lendo cada vez menos - Eduardo B Corrêa

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Marketing de Conteúdo

Como viver da escrita no Brasil - mesmo com as pessoas lendo cada vez menos

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 12 de novembro de 2025
Como viver da escrita no Brasil - mesmo com as pessoas lendo cada vez menos
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Se você quer (ou já está tentando) viver da escrita no Brasil, provavelmente, já parou pra pensar como é possível fazer isso em um país que lê cada vez menos. 

Digo isso, porque dentro do Marketing Digital, os profissionais de escrita estão sendo cada vez mais valorizados.

É uma dicotomia. Mas, tem uma lógica por trás. 

Mas, como funciona isso? Por que isso aconteceu? 

Se você gosta de escrever e está frustrado com a sua carreira, pensando em outra atividade, acredito que este texto possa trazer uma luz sobre as oportunidades que existem nesse mercado, que talvez você ainda não conheça.

Vou explicar o que aconteceu nos últimos anos que fez com que Redatores se tornassem os profissionais mais desejados e necessários no mercado.

Depois de ler o artigo, assista a esse vídeo onde explico como fazer a transição de carreira para viver da escrita, de forma prática e segura.

A explosão da produção de conteúdo

Para explicar o cenário de valorização do profissional de escrita, precisamos voltar um pouco na história recente, no ano tenebroso da pandemia.

Não que tudo tenha começado lá, mas se intensificou a partir dela. 

Em 2020-2021, com o lockdown, houve um aumento absurdo na quantidade de lives que as pessoas faziam.

Todo dia tinha dezenas de lives sobre tudo, e nem se sabia o que assistir com tantas opções.

Por que isso? Porque todos estavam presos em casa. Até quem nunca havia feito live começou a fazer.

Na pandemia, muitas empresas que não estavam no digital quebraram, aquelas que já tinham algum pé no digital (ainda que muito precário) foram menos afetadas. 

Na pandemia, todas as empresas foram afetadas, mas as que tinham presença online ou migraram rápido para uma estrutura online sobreviveram. Isso fez os empresários perceberem a necessidade de estar na internet.

Após a pandemia, houve uma corrida para digitalização. Aumentou o investimento em sites, blogs, mídia paga e conteúdos para Instagram e YouTube. 

As empresas entenderam que precisavam estar online para se proteger de futuras tragédias.

Esse foi o primeiro passo para a transformação que estamos vendo hoje na relação com a escrita.

O segundo ponto foi a necessidade de produção de conteúdo para atrair público. Lembra das lives durante a pandemia? Isso foi uma porta de entrada.

Nos últimos 2 ou 3 anos houve uma explosão de conteúdo na internet. Em qualquer canal você é impactado por dezenas de conteúdos, pagos e orgânicos.

O Instagram se consolidou como uma mídia principal. Todo mundo e todas as empresas lá.

Guerra pela atenção e retenção na internet

O ponto de virada seguinte foi uma consequência do aumento da produção de conteúdo. 

Criou-se a guerra pela atenção na internet. 

Empresas produzem muito conteúdo diariamente e o público consumidor tem a atenção fragmentada.

Hoje é difícil escolher para onde olhar ao navegar. Ficamos rodando o feed do Instagram sem prestar atenção em nada.

O conteúdo se tornou altamente estratégico para atrair o público e segurar esse público dentro dos canais.

Existe também uma guerra pela retenção. Não basta só atrair, tem que alimentar quem já é seguidor, porque essa pessoa pode comprar no futuro.

O conteúdo é o que faz a pessoa escolher sua empresa em vez do concorrente.

O conteúdo como fator de decisão de compra

Você já percebeu que hoje ninguém compra ou contrata alguém na internet sem consumir vários conteúdos antes?

O conteúdo virou fator decisivo para decidirmos onde e no que vamos gastar.

Por exemplo, se você for contratar um nutricionista, vai pesquisar no Google, depois vai buscar os perfis dos profissionais no Instagram, seguir quem causar uma melhor primeira impressão. 

Depois de algum tempo consumindo os conteúdos desses perfis, vai escolher o que mais gosta para contratar.

Quando você troca de bairro  ou cidade e precisa procurar escola para seu filho, acontece a mesma coisa. 

Pesquisa no Google as mais próximas da sua nova casa, olha as fotos, os textos, a metodologia, quem são os professores. 

Baseado nisso, escolhe aquelas que quer visitar. O que gerou o desejo da visita foi o conteúdo. 

Resumindo, hoje, para contratar qualquer serviço, mesmo comprar cursos ou escolher academia, o conteúdo é fundamental.

A necessidade do conteúdo estratégico

No começo, as empresas só queriam produzir conteúdo para chamar atenção.

Depois perceberam que isso não bastava mais. O conteúdo tem que ser de qualidade e pensado para o público que querem atingir.

Não adianta produzir qualquer coisa. O conteúdo precisa ser estratégico para atrair e reter. 

A jornada do cliente e o profissional de escrita

A jornada do cliente começa no conteúdo que o atrai, ele vira seguidor, ganha consciência do problema e da solução até estar pronto para comprar.

Nos últimos 3 anos, o valor do profissional de conteúdo cresceu muito, especialmente do profissional de escrita.

Afinal, a escrita é a base de todo conteúdo.

“As pessoas só querem vídeos curtos” 

Há uma crença popular de que as pessoas não querem mais ler texto, apenas vídeo curto.

Mas, o Google criou um império a partir de conteúdos escritos nos sites e blogs das empresas

Graças a ele, o mercado foi direcionado para criação de textos. 

Além disso, os vídeos são feitos a partir de roteiros escritos.

E as pessoas preferem terceirizar o roteiro para focar em outras áreas do negócio.

Oportunidades para quem gosta de escrever

Existem várias oportunidades para quem quer saber como viver da escrita.

Hoje o Redator é tão valorizado porque a escrita é a base de todo conteúdo.

Não dá para vender nada na internet sem conteúdo.

Conteúdo estratégico é feito por profissionais capacitados em marketing, SEO e pesquisa de público.

Se o profissional for de escrita, melhor ainda.

Se você gosta de escrever, existe mercado para renda extra, transição de carreira ou atividade principal.

Você pode trabalhar com algo que gosta, com flexibilidade e de casa.

São milhões de pequenas e médias empresas e profissionais liberais que precisam de conteúdo e dos produtores de conteúdo.

O problema é que pequenas e médias empresas não têm departamento de marketing nem profissionais especializados.

Geralmente o dono faz tudo e profissionais liberais (contadores, médicos, nutricionistas) sabem que precisam produzir conteúdo, mas não sabem como.

Ficam presos nesse dilema.

Mesmo que tenham tempo, não sabem produzir o conteúdo estratégico para seu público.

Por isso, quem quiser entrar nesse mercado é simples. Basta fazer um bom curso de escrita para começar, sair do zero e conseguir seus primeiros clientes.

Como o ChatGPT pode acelerar o seu sucesso

A Inteligência Artificial impactou profundamente o mercado de trabalho freelancer. 

Mas, ao contrário do que se acreditava, ela não veio para acabar com as oportunidades. 

O segredo está em usar a IA como uma parceira, um apoio para acelerar tarefas repetitivas, gerar ideias e até mesmo criar rascunhos para serem aprimorados. 

Assim, você consegue usar o ChatGPT para ganhar mais dinheiro, ao produzir mais conteúdo em menos tempo, com qualidade e criatividade.

O profissional que consegue ensinar e direcionar a inteligência artificial é quem vai sair na frente, pois a IA precisa do toque humano para entregar algo realmente alinhado à estratégia e ao público.

Além disso, conhecer essas tecnologias abre portas para oferecer serviços ainda mais completos e diferenciados, como criação de conteúdos para múltiplas plataformas, aprimoramento de textos e personalização de mensagens. 

Essa combinação entre habilidade humana e tecnológica é a chave para crescer e se destacar no mercado digital em 2026.

Estratégias práticas para viver da escrita no Brasil

Para saber como conseguir viver da escrita no Brasil, você precisa mais do que talento ou vontade de escrever. 

É fundamental conhecer estratégias práticas de produção de conteúdo que façam seu trabalho se destacar. Felizmente, existem muitas ferramentas que ajudam a produzir textos mais eficientes e alinhados com o que o mercado e o público esperam.

Uma das melhores portas de entrada é o trabalho freelancer com escrita

Ele permite você começar mesmo que ainda não tenha um portfólio e abre várias oportunidades para conquistar clientes, ganhar experiência e construir uma reputação. 

Além disso, trabalhar como freelancer oferece a flexibilidade necessária para conciliar com outras atividades, o que é ideal para quem está buscando fonte complementar de renda.

Outra dica importante é se posicionar em nichos específicos. 

Quando você se especializa em um tema ou setor, fica mais fácil atrair clientes dispostos a pagar mais, porque sabem que aquele profissional tem conhecimento profundo e traz resultados melhores. 

E claro, dominar técnicas de SEO — e agora também AEO e GEO, que envolvem a otimização para inteligência artificial — fará a diferença para que seus textos sejam encontrados e valorizados.

Consultoria Gratuita – prepare-se para viver da escrita

Neste artigo, você viu como viver da escrita não precisa ser apenas um sonho: é uma possibilidade real, acessível e rentável graças às mudanças no mercado digital e ao avanço tecnológico. 

Criou-se um mercado gigante, com alta demanda e várias oportunidades para quem quer ganhar dinheiro escrevendo. 

Eu sempre separo alguns horários para conversar com quem gosta de escrever e quer transformar essa habilidade em fonte de renda, ou em uma nova profissão.

Ou, quem já começou no mercado, mas está tendo alguma dificuldade em conseguir trabalho e clientes. 

Não tem pegadinha. A ideia é ajudar mesmo. 

Como? Vou te explicar…

↳ Eu sou Redator desde 2017.

São 8 anos neste mercado e 4 anos ensinando quem gosta de escrever a transformar essa habilidade em uma renda extra, ou em uma nova profissão.

↳ Antes disso, eu fui Coach de Transição de Carreira por 2 anos

Ajudava profissionais frustrados com sua profissão a encontrar outra área que trouxesse mais alegria e realização profissional. 

↳ Juntei essas 2 experiências e criei um método de 4 passos que permite a qualquer pessoa que goste de escrever começar no mercado freelancer.

Aqui está o que vamos trabalhar durante 1 hora de conversa: 

1️⃣ Vou analisar sua formação/experiência e indicar o segmento de mercado mais apropriado para você começar. 

Vou te mostrar como o seu conhecimento pode ser um diferencial que vai deixar o início muito mais fácil e confortável. 

2️⃣ Vamos escolher o serviço de escrita mais lucrativo para você ter retorno financeiro mais rápido. 

3️⃣ Vou te mostrar como criar um portfólio com amostras de textos que serão enviados para as empresas interessadas em te contratar

4️⃣ Vou te mostrar quais são essas empresas e como você deve entrar em contato para oferecer seu serviço. 

Tudo isso de graça. 

Quer marcar um horário? APERTA O BOTÃO ABAIXO e vamos conversar.

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