Se você já se perguntou (e até pesquisou) quanto é o salário do Copywriter, saiba que essa é uma das dúvidas mais comuns de quem quer começar a trabalhar com escrita.
Como o mercado está aquecido, é possível ganhar bem mais do que na maioria das profissões tradicionais.
Você só precisa das estratégias certas, dedicação e o desenvolvimento de algumas habilidades que vão além da escrita.
Neste artigo, vou te mostrar o que eu fiz para sair de R$ 300 para mais de R$ 15 mil por mês e como você também pode seguir esse caminho.
Depois de ler o artigo, assista a esse vídeo onde mostrei como é o trabalho do Copywriter.
Salário do Copywriter: o que faz e quanto ganha
O salário do Copywriter depende de alguns fatores, mas tem dois que são essenciais:
O que o Copywriter faz e como ele é contratado.
Existem dois mercados onde você pode atuar: produção de conteúdo e venda de infoprodutos.
No primeiro, você vai escrever textos informativos e educacionais para atrair e encantar as pessoas.
No segundo, você vai escrever para vender cursos, mentorias e ebooks.
Nos dois mercados você pode ser contratado de duas maneiras:
CLT: igual ao mercado tradicional, com carteira assinada e benefícios.
Salário do Copywriter iniciante: R$ 2 mil a R$ 3 mil.
Freelancer: Aqui você faz o seu salário, que vai depender de quantos clientes você atende e dos serviços que presta para eles. Pode chegar a mais de R$ 10 mil por mês.
É dessa maneira que eu atuo, como Copywriter Freelancer.
Posso te dizer que não existe truque, fórmula mágica ou atalho para ter um ótimo salário como Copywriter.
O que quero mostrar é o conjunto de habilidades, atitudes e mentalidade que desenvolvi para alcançar esse resultado — e como você também pode aplicar isso na sua carreira.
Demorei cerca de três anos para atingir esse faturamento, mas reuni aqui um compilado de conhecimentos que, se colocados em prática, podem reduzir muito esse tempo para você que está começando.
Ou, para você que já começou, mas está sofrendo para conseguir trabalho.
Existem dois grupos de Copywriters — e você precisa escolher o certo
Quando comecei a trabalhar como Copywriter, percebi que existiam dois grupos de profissionais:
1 – Apenas reclamava do mercado, dizia que estava saturado, que cliente não valoriza.
2 – Estava faturando bem, cobrando valores altos e cheio de clientes.
A grande pergunta era: o que separava esses dois mundos?
A resposta não estava apenas na técnica, mas na mentalidade e nas habilidades complementares.
Não é difícil encontrar profissionais excelentes tecnicamente que ganham pouco, enquanto outros, sem o mesmo nível técnico, prosperam porque sabem se comunicar, negociar e valorizar o próprio trabalho.
Os 3 Pilares que multiplicaram meu salário de Copywriter
Descobri que, para ter um ótimo salário como Copywriter, não bastava saber escrever bem.
Por isso, foquei meu desenvolvimento profissional em 3 Pilares que foram responsáveis por multiplicar meu faturamento.
1. Pilar Técnico — a base para começar como Copywriter
Olha, se você quer ser um Copywriter preciso te dizer uma coisa: dominar técnica é importante, claro… mas se você acha que só isso vai garantir que você tenha clientes e ganhe bem, você está enganado.
Quando eu comecei como Copywriter, fiz o que todo mundo fazia (e ainda faz): estudei SEO, mergulhei no Marketing de Conteúdo, aprendi a “escrita para web”.
Descobri como melhorar a experiência do leitor, adaptando meus textos para o público-alvo certo.
Mas, não foi isso que fez com que eu ganhasse melhor como Copywriter. Eu precisava de algo mais.
Especialização: o caminho para facilitar sua contratação
Como minha formação é em Meteorologia, percebi que não conseguiria atuar nesse segmento por falta de mercado.
Então, recorri a outro conhecimento que já dominava: desenvolvimento profissional, adquirido enquanto atuava como coach de carreira.
Passei a escrever para empresas de RH, consultorias de gestão, lideranças, tecnologia e educação, sempre com foco no desenvolvimento humano.
Montei um portfólio completamente voltado para essa área, o que facilitou minha contratação e permitiu cobrar valores maiores.
Comecei a cobrar 4x mais
Outra decisão importante foi não seguir a precificação média do mercado.
O trabalho do Copywriter ainda é muito recente no Brasil e muitas empresas desconhecem os resultados que pode trazer, aumentando as vendas e o faturamento.
Por isso, encaram conteúdo como custo, e não investimento, fazendo com que tentem pagar o mínimo possível.
Percebi que, para inverter essa lógica, precisaria ir além da técnica e aprender a vender meu trabalho de forma estratégica.
2. Pilar Comportamental — saber “vender meu peixe”
Vendas é uma habilidade comportamental que trouxe um ponto de virada na minha carreira.
Ela engloba precificação, negociação, persuasão e comunicação — tudo que me permitiu apresentar meu valor e cobrar acima da média.
No início, eu não sabia vender.
Fiz cursos, estudei técnicas e comecei a aplicar de forma prática.
Percebi o poder desse conhecimento quando consegui escrever um Ebook para uma empresa e cobrar R$ 1.300 — quando o preço médio cobrado seria em torno de R$ 300.
O cliente aceitou porque compreendeu o valor real do trabalho.
Outra coisa importante que me fez parar de me candidatar às vagas para Copywriter: menos de 20% das empresas anunciam vagas.
Tem uma quantidade enorme de potenciais clientes que você só alcança se souber prospectar e negociar diretamente.
Foi assim que eu parei de depender das vagas de Redator para conseguir trabalho.
3. Pilar Mentalidade — Crescimento Sustentável
Sair do modelo CLT para ser Copywriter Freelancer exigiu uma mudança de postura da minha parte.
No modelo de trabalho freelancer cada decisão influencia diretamente seu sustento.
Aqui, três conceitos foram fundamentais para que eu chegasse a um salário de R$ 15 mil como Copywriter:
Autoconhecimento
Saber exatamente meus pontos fortes e fracos me permitiu direcionar o aprendizado para o que o mercado demandava.
Autogerenciamento
Entender o estágio atual da minha carreira e o que precisava aprender para chegar ao próximo nível. Por exemplo: dobrar faturamento exige novas habilidades, não apenas repetir o que já se faz bem.
Autorresponsabilidade
Troquei a postura de reclamar pela de buscar soluções no que estava sob meu controle. Não posso mudar o mercado ou impedir avanços como a Inteligência Artificial, mas posso aprender a usar tecnologia a meu favor, aumentando produtividade e valor entregue.
Conclusão
Ter um salário de Copywriter que chegou aos R$ 15 mil por mês não foi resultado de sorte. Foi fruto de habilidade técnica, vendas e mentalidade focada em crescimento.
Se você também quiser seguir esse caminho, eu posso te ajudar.
Consultoria Gratuita para quem sonha em trabalhar com escrita
Eu sempre separo alguns horários para conversar com quem gosta de escrever e quer transformar essa habilidade em fonte de renda, ou em uma nova profissão, mas não sabe por onde começar.
Ou, quem já começou no mercado, mas está tendo alguma dificuldade em conseguir trabalho e clientes.
Não tem pegadinha. A ideia é ajudar mesmo.
Vou te explicar como funciona.
↳ Eu sou Redator desde 2017.
São 8 anos neste mercado e 4 anos ensinando quem gosta de escrever a transformar essa habilidade em uma renda extra, ou em uma nova profissão.
↳ Antes disso, eu fui Coach de Transição de Carreira por 2 anos
Ajudava profissionais frustrados com sua profissão a encontrar outra área que trouxesse mais alegria e realização profissional.
↳ Juntei essas 2 experiências e criei um método de 4 passos que permite a qualquer pessoa que goste de escrever começar no mercado freelancer.
Aqui está o que vamos trabalhar durante 1 hora de conversa:
1️⃣ Vou analisar sua formação/experiência e indicar o segmento de mercado mais apropriado para você começar.
O seu conhecimento pode ser um diferencial que vai deixar o início muito mais fácil e confortável.
2️⃣ Vamos escolher o serviço de escrita mais lucrativo para você ter retorno financeiro mais rápido.
3️⃣ Vou te mostrar como criar um portfólio personalizado que vai multiplicar as chances de ser contratado
4️⃣ Você vai saber onde estão as empresas que precisam do seu serviço e como entrar em contato com elas
Tudo isso de graça.
Quer marcar um horário? APERTA O BOTÃO ABAIXO e vamos conversar.
Como será o trabalho do Redator Freelancer em 2026
Mercado de trabalho freelancer 2026: tendências que vão ajudar você a viver da escrita
Trabalhar com escrita em 2026: porque será O MELHOR ANO para você começar
Redator Freelancer: como ganhar dinheiro escrevendo textos na internet
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.