Trabalhar com Escrita: 8 erros que podem acabar com seu sonho - Eduardo B Corrêa

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Redator Freelancer

Trabalhar com Escrita: 8 erros que podem acabar com seu sonho

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 23 de dezembro de 2021
Trabalhar com Escrita: 8 erros que podem acabar com seu sonho
Junte-se a mais de 6 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre o Mercado e a Profissão do Redator Freelancer.

Quando iniciamos como escritores profissionais é comum cometermos alguns erros. E é bom conhecermos o reflexo que eles podem causar no nosso sonho de trabalhar com escrita, certo?!

A questão aqui nem é saber como evitá-los e sim como lidar com eles, pois podem atrapalhar de várias maneiras:

a) Diminuir sua produtividade e, consequentemente, o quanto vai ganhar com sua escrita.

b) Não conseguir clientes ou perder os que já conseguiu

c) Não ser valorizado

d) Não conseguir crescer dentro da profissão de Redator Web

A boa notícia é que todos os erros são evitáveis e só dependem de você. Continue lendo este artigo para descobrir como contorná-los e manter vivo seu sonho de trabalhar com escrita.

Erros mais comuns que podem atrapalhar seu sonho de trabalhar com escrita

1 – Não organizar uma rotina produtiva

A liberdade de trabalhar de onde quiser, como quiser e na hora que quiser é uma das principais vantagens da rotina de um freelancer. 

Mas a ausência de alguém para dar ordens, a falta de metas preestabelecidas ou horários fixos pode também acabar com a sua produtividade.

Uma rotina com pouca procrastinação (porque zerar é difícil, certo?! ) ajuda no processo de trabalhar com escrita, principalmente na parte de criação e entrega de textos com rapidez e qualidade. 

Afinal, se você se mantiver organizado, vai evitar a perda de muitas horas tentando finalizar um único artigo. 

O que resulta em tempo de sobra para dar aquela corridinha, para uma ida ao cinema ou cervejinha no fim da tarde. Ou seja: tempo para viver!

Uma dica é tratar a sua rotina de trabalhar com escrita como se estivesse em uma empresa normal. Acordar cedo, tomar banho, vestir uma roupa e começar as suas atividades pontualmente.

Se você está começando e ainda não consegue “segurar a barra que é cuidar de você”, imagine a sua cartela de clientes como “chefes” que exigem pontualidade e qualidade no que é oferecido. 

E estão pagando você por isso.

2 – Focar mais em quantidade do que em qualidade

Quando você começa a trabalhar com escrita como Redator vai ganhar por produção. Significa que, no início, como você não consegue cobrar muito alto pelo seu trabalho, vai precisar compensar na quantidade de artigos produzidos.

E aí você pode cair no erro de não produzir textos tão bons assim, só para poder produzir mais.

O problema é que isso vai gerar mais pedidos de revisões dos clientes, o que vai acabar compensando o tempo que você “economizou” no início.

Pior: se o cliente for mais intolerante, pode até te demitir. 

Então, você precisa encontrar um equilíbrio entre quantidade e qualidade. Tb não adianta ficar horas em um texto só para entregar perfeitinho. Até porque não existe texto perfeito.

Encontre um equilíbrio que permita você produzir textos bons, que serão aceitos pelos clientes e que você consiga produzir uma quantidade razoável que traga o dinheiro para pagar os boletos.

E isso é sempre mais fácil de conseguir quando você escreve sobre algo que gosta ou conhece muito. 

A boa notícia é que com o treino você vai conseguir produzir textos com qualidade muito mais rápido.

3 – Entregar textos ruins

Texto ruim não é só aquele que tem erro gramatical ou ortográfico. Quando você trabalha com escrita criativa para empresas, o problema é mais profundo, porque seu cliente espera ter resultados com seus textos. 

São 3 pontos que você precisa verificar. 

a) Erros de português e digitação

Isso aqui é obrigação de todo redator. É o mínimo. É claro que ninguém é perfeito e a nossa língua também não ajuda. Ela é complexa, tem um monte de regrinhas e tal.

Mas, para isso, tem vários apps e sites de gramática e de revisão na internet para te ajudar. 

Um errinho ou outro até pode passar, desde que não seja grotesco. Mas o ideal é que o português do redator seja impecável.

c) Ideias desencontradas

Texto sem uma estrutura lógica na argumentação. O redator tem que olhar o texto como um todo e perceber se faz sentido, se as ideias estão bem encadeadas, se os argumentos estão coerentes, se o desenvolvimento está correto.

Se não você termina de ler e fica com aquela sensação de texto confuso, sem saber direito o que o autor quis dizer. 

Essa é uma das melhores habilidades que você pode desenvolver, porque é a diferença entre um texto que convence de um texto que afasta o leitor.

E não tem a ver com a técnica de escrever: você pode escrever um texto perfeito do ponto de vista gramatical e ortográfico e ele não faz sentido nenhum.

Por isso que eu falo que saber escrever direito (sem erro de português ou digitação) é obrigação não do redator. Mas essa habilidade aqui pode ser seu diferencial.

d) Texto copiado – plágio

Quando você começar a trabalhar como Redator Freelancer terá que pesquisar muito para escrever seus artigos. E será comum encontrar o mesmo texto em 2 ou 3 blogs diferentes. 

Aqui está outra coisa que pode acabar com a sua carreira e reputação como redator freelance: plágio!

Além de ser antiética, essa atitude demonstra total falta de profissionalismo e você ainda pode ter problemas dependendo do que foi copiado.

Outro ponto é que existem muitas ferramentas que conferem a ocorrência de plágio, portanto, se a sua ideia é copiar trabalhos alheios, jamais pense em seguir essa profissão.

4 – Revisão estratégica: essencial para trabalhar com escrita

Todo texto precisa de revisão. Mesmo que você seja o Pedro Bial da redação jornalística ou o professor Pasquale da Língua Portuguesa, é comum que deixe passar erros de concordância, pontuação ou ortografia.

É claro que você não precisa revisar um único texto por 100 vezes. Mas é essencial que antes do envio, o conteúdo seja revisado pelo menos duas vezes. 

Tem muito redator que, assim que acaba de escrever, e já quer se livrar logo do texto, mandando para o cliente. 

Assim, ele se libera para começar outro artigo. A chance de você cair no erro do texto ruim é grande.

Também não adianta terminar de escrever e revisar 3 vezes. 

Ficamos com a visão meio embotada depois de muito tempo pensando no mesmo assunto e isso faz com que deixemos passar erros bobos.

O ideal é dar um tempo, descanse a mente e revisar depois todo o conteúdo. 

Eu costumo deixar o texto “descansar” um ou dois dias para revisar. Principalmente se for um texto maior ou um tema mais complexo. 

Nesse tempo, meu inconsciente vai processando tudo o que eu escrevi e deixei de escrever, vai processando tudo o que eu pesquisei.

Depois quando eu voltar, eu terei uma visão muito melhor sobre o texto e vou conseguir revisar com mais qualidade. 

5 – Não escrever para o público do cliente

Existe um conjunto de pessoas que a empresa quer atrair com os textos que o Redator produz. Por isso, é passada uma pauta que precisamos seguir e dentro dessa pauta deveria estar um detalhamento do público-alvo.

Digo “deveria” porque a imensa maioria das empresas não tem uma ideia muito precisa das pessoas que desejam atrair. 

Geralmente, conhecem um pouco dos hábitos, características demográficas, e olhe lá. Comportamentos? Raro saberem. Emoções e sentimentos que podem levar a comprar o produto ou serviço? Raríssimas exceções. 

E aqui pode estar uma oportunidade para você. Quando você tiver mais experiência em trabalhar com escrita criativa, pode oferecer a criação de personas e de pautas como um serviço agregado aos seus textos.

Escrever para a persona é usar a linguagem certa, exemplos da rotina dela, falar de hábitos, medos ou desejos que essas pessoas possuem.

O que o texto precisa ter para cativar uma pessoa: gerar conexão, despertar aquela sensação de que o texto foi escrito para ela.

É isso que torna o conteúdo valioso e relevante e faz com que a estratégia de marketing de conteúdo da empresa dê certo.

Por isso, nunca deixe de ler as informações que você tem sobre o cliente, sobre o público dele, a linguagem que deve ser usada, os produtos ou serviços oferecidos, enfim, tudo que você tiver sobre o  cliente. 

Assim, com certeza, terá mais sucesso na hora da entrega.

6 – Sei muito sobre isso, não preciso pesquisar

Eu sempre sugiro, para quem quer começar como Redator Freelancer, que escolha  temas que domina, porque isso vai melhorar sua produtividade e aumentar a chance de escrever bons textos logo de cara.

Mas, não pense que vai fugir da necessidade de pesquisar, já que domina o assunto. É nítido quando o Redator escreveu algo de cabeça, sem pesquisar direito:

Ele usa argumentos que parecem uma conversa pessoal e informal, sem muita objetividade

As explicações ficam confusas, sem lógica;

Fica repetindo argumentos, mesmo que com outras palavras.

Por isso, mesmo que você saiba muito sobre determinado assunto, pesquise! 

Sempre há algo novo a aprender, uma forma mais clara de explicar um conceito ou exemplificar algo.

7 – Você não vende textos

Talvez o maior erro que um redator iniciante possa cometer seja conceitual, em vez de prático. 

Você precisa entender o propósito de seu próprio trabalho e os resultados que ele pode proporcionar.

Você não está vendendo “textos“ ou “conteúdos”. Seus textos são apenas um meio para um objetivo maior.

Aumentar as visitas no site da empresa. 

Aumentar os seguidores nas redes sociais.

Aumentar a conversão de visitantes em leads e leads em clientes.

Melhorar a relação custo-benefício do investimento em marketing da empresa

Aumentar as vendas e o faturamento

É isso que você vende. E é por isso que você precisa se valorizar para que as empresas te valorizem.

8 – Não valorizar o próprio trabalho

Esse é consequência do anterior. Como a profissão de redator freelancer é relativamente nova, muitas pessoas ainda não entendem como é possível ter um emprego sem sair de casa, não ter um chefe fixo ou uma carteira assinada.

E ainda ganhar bem.

Esse cenário ainda cria uma certa dificuldade para que as empresas tratem o trabalho com seriedade.

Muitos redatores  freelancers também têm dificuldade de encarar a sua profissão como algo valioso.

Não é incomum encontrar em sites, propostas “imperdíveis” como: 

“Procura-se redator para criar texto de 800 palavras para blog de grande repercussão e acesso. Valor do artigo: R$5 ou apenas divulgação do autor, em alguns casos.” 

Isso mesmo, pelo menos, três horas do seu trabalho e esforço pelo valor de um cafezinho.

Antes de aceitar qualquer valor pelos seus textos leve em conta a dedicação, o tempo e a complexidade que aquela pauta vai exigir.

Eu sei que o mercado é complicado, não só para quem está começando.

Vejo muito redator experiente reclamando por não ter o trabalho valorizado pelos clientes.

Mas somos nós, Redatores, que precisamos começar a educar o mercado, mostrando a nossa força, mostrando que somos mais do que necessários para a empresa.

Somos estratégicos como mostrei no item anterior. 

Pronto para evitar esses erros e começar a trabalhar com escrita?

Se você conseguir evitar esses 8 erros vai começar com o pé direito e ainda aumentar suas chances de crescer nesse mercado.

É fácil? Sim. Considerando que para começar como Redator Freelancer você não precisa de faculdade, é fácil entrar no mercado.

O problema vem depois: conseguir ganhar dinheiro todos os meses para se manter e mais ainda, crescer ao longo do tempo.

A grande dificuldade está aqui. 

Bom, acredito que essas dicas já vão te ajudar a se prevenir e começar com o pé direito ou então ajustar sua rotina caso já esteja caindo em algum desses erros que eu mostrei aqui.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.