Empreendedorismo

Vender Mais e Melhor: 10 Dicas para EUpreendedores

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 2 de maio de 2019
Vender Mais e Melhor: 10 Dicas para EUpreendedores
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Vender mais e melhor. Esse é um desafio permanente de todo empreendedor. Para piorar a situação, apesar da profissão de vendedor ser uma das mais antigas do mundo, ainda existe muito preconceito com o ato de vender em si.

Mas, quando você se torna empreendedor, automaticamente também está se tornando vendedor. Não tem como dissociar as duas coisas, porque vender é o que mantém uma empresa viva….

E, se você for EUpreendedor, serão as vendas que pagarão suas contas.

Por isso, resolvi escrever este artigo com 10 dicas para você aprender a como vender mais e melhor no seu negócio. Acompanhe.

Masterclass Como Vender Sem Medo ou Vergonha. Clique aqui e aprenda como você pode aumentar suas vendas oferecendo seus produtos ou serviços com total confiança e segurança.  

10 Dicas para você vender mais e melhor

Desenvolver suas habilidades vendedoras é um processo permanente. Até porque elas vão depender de muitas coisas. O vendedor ele tem que se adaptar ao momento em que seu mercado vive.

Por exemplo, algumas técnicas de venda usadas antes da internet não funcionam mais, outras tiveram que ser adaptadas. A tecnologia e as pessoas vão mudando com o tempo e você, como bom vendedor, tem que acompanhar e se adaptar para continuar sempre vendendo e mantendo seu negócio lucrativo,.

Como? Continue lendo e confira a seguir as principais características que você precisa desenvolver para vender mais e melhor.

1) Autoconhecimento

Saber como vender mais e melhor requer muito autoconhecimento. Um ótimo vendedor é formado a partir de algumas habilidades comportamentais e técnicas.

A boa notícia é que ambas podem ser desenvolvidas e ensinadas e você pode se tornar um empreendedor vendedor.

Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é se conhecer. A maioria das pessoas não tem ideia do próprio potencial, o que acaba prejudicando seus resultados.

Você, como empreendedor, precisa se conscientizar de todos os seus Pontos Fortes, compostos pelas suas competências técnicas e comportamentais, talentos ainda não explorados e paixões, e de como pode usar isso no seu dia a dia.

Também é importante você se conscientizar dos seus pontos fracos, caso eles estejam atrapalhando suas vendas.

Esse autoconhecimento causará um aumento na sua Autoestima e na sua Autoconfiança, fazendo com que você se sinta mais seguro para abordar qualquer pessoa e, assim, aumentar as vendas.

2) Energia Positiva

Você já percebeu como é bom estar ao lado de uma pessoa positiva, cheia de energia, alegre e motivada? Quando você sai do lado dela, parece que absorveu um pouco dessa energia?

Por outro lado, ao ficar ao lado de alguém pessimista, desmotivado, desanimado, você sai como se tivesse perdido um pouco da sua energia?

Você gosta de ser atendido por um vendedor emburrado, de má vontade, que parece estar ali apenas por obrigação? Pois é, o seu cliente também não gosta.

Exercite sua mente para se concentrar em coisas positivas, alimente-a com informações que agreguem valor a sua personalidade, como leituras e vídeos. Mentalidade positiva também deve ser treinada.

3) Perder a vergonha de vender

A falta de experiência em vendas acaba desenvolvendo um sentimento de vergonha de vender. Você começa a sentir como se estivesse incomodando as pessoas ao oferecer seu produto ou serviço.

E isso pode abalar sua segurança e autoconfiança para vender mais e melhor.

Mesmo que de forma inconsciente, ele percebe quando você não está muito seguro do que está fazendo ou dizendo.

E uma vozinha na cabeça dele começa a dizer que algo não está muito certo. E ele não compra.

Conhecer essas características será uma consequência do Autoconhecimento.

Quando você acredita em você mesmo e no que está vendendo, isso transparece para as outras pessoas e para o seu cliente também.

Masterclass Como Vender Sem Medo ou Vergonha. Clique aqui e aprenda como você pode aumentar suas vendas oferecendo seus produtos ou serviços com total confiança e segurança.  

4) Gostar de vender

Nós só conseguimos ser excelentes naquilo que gostamos de fazer. Nossa paixão é despertada por aquelas atividades que temos algum talento nato. Nosso olho brilha, nossa voz fica vibrante, e isso contagia o nosso cliente.

Portanto, se você precisa aumentar as vendas, você precisa gostar de vender. Não significa ficar empurrando qualquer coisa para as pessoas ou algo que elas não precisam.

Os melhores vendedores adoram vender porque têm consciência de que estão ajudando as pessoas ao entregar uma solução para suas necessidades ou problemas.

5) Investir em seu desenvolvimento

Essa característica é essencial. Infelizmente, a grande maioria dos empreendedores investe muito na especialização daquilo que já faz bem (novas formações, melhores equipamentos, etc), acreditando que uma lista de certificados e diplomas e equipamentos caros vão garantir novos clientes.

Se você não souber vender isso tudo como parte da sua solução, mostrando para as pessoas que pode ajudá-las, nada disso vai adiantar.

Você precisa se capacitar nas áreas em que tem dificuldades também.

Lembra do mapeamento dos Pontos Fracos que você consegue através do Autoconhecimento? Pois eles são seus guias para decidir onde vai investir seu tempo, energia e dinheiro para melhorar suas vendas.

Podem ser livros, cursos, pós graduações ou um acompanhamento personalizado.

6) Aprender com os erros

Os melhores vendedores são focados em resultados. Por isso, não ficam de mimimi quando as vendas não acontecem.

Eles sabem que a responsabilidade da venda é dele e estão, frequentemente, analisando suas ações e estratégias, para entender o que está fazendo de errado e conseguir fazer melhor na próxima oportunidade.

7) Estudar seu mercado

Cada segmento de mercado possui características e ciclos próprios e você precisa conhecê-lo profundamente. Conhecer o seu mercado significa conhecer seus concorrentes, conhecer seus produtos e serviços e o seu público-alvo.

Inclua na sua rotina o hábito de acessar as páginas e redes sociais dos seus principais concorrentes, leia revistas especializadas da sua área, converse com outros profissionais, frequente eventos e feiras para ficar sabendo das novidades antes dos outros.

Isso também faz parte do seu trabalho como empreendedor.

8) Conhecer bem e acreditar no seu produto

Ninguém consegue aumentar as vendas de um produto ou serviço que acha ruim ou que não compraria para si mesmo. Como você irá convencer alguém se nem você mesmo está convencido que o seu produto é bom?

Por outro lado, você precisa conhecer seu produto detalhadamente para tirar todas as dúvidas do cliente. Isso não é apenas saber o preço ou o tamanho de uma peça. É saber sua procedência, método de fabricação, material, principais fornecedores, ou seja, tudo sobre o seu produto.

Assim, você vai quebrar as objeções e conseguir vender mais e melhor.

9) Conhecer profundamente seu Cliente Ideal 

Parece óbvio, mas muitos empreendedores não pesquisam o perfil do público que desejam atingir e atrair para seu negócio.

Você precisa entender profundamente os medos, objeções e desejos dessas pessoas, para poder conversar e atendê-las melhor.

Avalie os seus clientes atuais e busque traçar um perfil que seja padrão entre eles. Você pode, por exemplo, criar uma planilha com idade, atividade profissional, gênero, estado civil, região onde mora, comportamentos mais comuns, medos, desejos e problemas que precisam resolver.

Dessa forma, você começará a entender quem tem interesse em comprar seus produtos e serviços e estará cada vez mais preparado para vender mais e melhor.

10) Vender valor e não preço

Essa característica é consequência direta das duas anteriores. O empreendedor que conhece profundamente o seu mercado e o o perfil do cliente ideal, conseguirá entender o valor agregado do seu produto ou serviço, mostrando para o seu cliente porque ele precisa comprar com você.

Lembre-se que preço e desconto até são importantes, mas as pessoas compram a transformação provocada pela sua solução. Você tem que mostrar como essa solução vai resolver os problemas que elas estão passando e que isso tem um valor muito maior do que o preço do produto.

Em resumo, você tem que mostrar para ele que o seu produto ou serviço é a melhor solução para o que ele está buscando.

Isso é vender valor e não preço.

Pronto para vender mais e melhor?

Creio que, agora, você entende porque existem tão poucos Vendedores Imbatíveis no mercado e porque eles são diferenciados e disputados pelas empresas.

Dominar essas 10 características é um caminho diário e difícil. Requer dedicação e esforço. Grande parte dos empreendedores desconhecem esse caminho e outro grande grupo, que conhece, não se dedica a ele, por causa do trabalho que dá desenvolver a habilidade de vendas.

Portanto, se você fizer o que eu estou te mostrando neste artigo, você já estará na frente de 80% dos seus concorrentes e, com certeza, irá vender mais e melhor.

Masterclass Como Vender Sem Medo ou Vergonha. Clique aqui e aprenda como você pode aumentar suas vendas oferecendo seus produtos ou serviços com total confiança e segurança.  

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *