Existem diversos erros que o redator freelancer iniciante comete que podem prejudicar seu faturamento.
Como toda profissão, é comum no início a pessoa não entender direito as dinâmicas do mercado, nem as armadilhas que precisa evitar.
O tempo e a experiência ensinam onde estão os buracos e as pedras no caminho. Mas, enquanto esses dois fatores não chegam, o redator freelancer iniciante fica meio perdido sobre o jeito certo de fazer as coisas.
E, dependendo do tamanho do problema que ele enfrente, pode ser desanimador e dificultar muito seu crescimento no mercado digital.
Por isso, é importante saber quais são esses erros e como evitá-los.
Aproveite e assista esse vídeo onde aprofundei o tema do artigo.
Redator Freelancer: conheça os erros que vão prejudicar seu faturamento
Vou listar aqui os 7 erros mais comuns que os iniciantes cometem para que você não caia neles.
1. Não se capacitar tecnicamente para se tornar Redator web
Tudo bem! Você tem um bom conhecimento de português, sabe redigir textos sem erros ortográficos ou gramaticais, se preocupa com a coesão e a coerência.
Mas, será que isso basta? Será que você já está pronto para esse mercado?
Para desenvolver o conhecimento técnico e escrever alinhado com o que o mercado deseja, apenas escrever bem não é suficiente.
O objetivo maior dos seus textos é atrair o público-alvo do seu cliente, ajudando essas pessoas com seus problemas, desejos e necessidades, até o momento em que estão prontas para comprarem.
Um texto de Blog, ou nas redes sociais, tem características diferentes de uma reportagem jornalística, um conto, ou uma redação técnica.
Você precisa aprender a formatação ideal, assim como técnicas de Storytelling e Copywriting para atrair, converter e se relacionar com os leitores.
2. Não desenvolver habilidades comportamentais essenciais ao Redator Freelancer
Você já se conscientizou de que não é suficiente saber escrever bem para ser um bom redator freelancer, certo? E quanto a suas habilidades cognitivas e interpessoais você já identificou quais serão importantes para essa nova fase profissional?
Tenha em mente que pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas e são demitidas por seus comportamentos. Assim, precisamos desenvolver habilidades que nos levem a desempenhar nossas funções com maestria e excelência.
Então, pense comigo, em qualquer área, para nos tornarmos profissionais competentes, desenvolver hábitos e identificar as habilidades, os talentos naturais e os pontos fortes que possuímos é o primeiro passo.
Para isso, o autoconhecimento é indispensável.
Algumas dessas habilidades são organização, planejamento, gestão do tempo e vendas.
3. Não ter um portfólio vendedor
Quando alguém precisa contratar um profissional, procura conhecer com antecedência quem está contratando, avaliando serviços ou trabalhos já executados ou buscando recomendações.
Portanto, para o Redator freelancer o portfólio é o cartão de visitas.
Através dele, você vai demonstrar sua capacidade de escrever e apresentar as ideias de maneira coesa, coerente, atraente e interessante.
Os textos no seu portfólio funcionam como uma amostra da qualidade do seu trabalho, de sua capacidade de escrita criativa, do quanto são capazes de cativar o visitante que o procura.
Textos de qualidade proporcionam a máxima experiência ao leitor, além de propiciar ao seu cliente os benefícios almejados por ele.
Geralmente, nosso portfólio é composto pelos trabalhos realizados, mas como você ainda é um Redator iniciante, pode ser que esteja buscando captar seus primeiros clientes.
Neste caso, seu portfólio pode ser formado por alguns textos autorais. Escolha temas importantes para os segmentos de mercado que gostaria de escrever e crie alguns textos no mesmo formato dos serviços que vai oferecer – artigos de blog, posts para redes sociais, etc.
4. Não ter mentalidade empreendedora
Desenvolver uma mentalidade empreendedora é o primeiro passo para oferecer os próprios serviços. Todo profissional freelancer também é um empreendedor, portanto pense no seu trabalho como um negócio de escrita.
Comece por organizar seu ambiente de trabalho, arrume seu home office de maneira confortável, adequada às demandas que com certeza virão.
Depois, faça um planejamento para crescer ao longo do ano e crie mecanismos de controle financeiro, organizando seu fluxo de caixa, elaborando planilhas e formulários para auxiliar em sua rotina.
Relacione os serviços que pode oferecer e as especificidades de cada um para estruturar o seu trabalho com calma e eficiência, no intuito de transmitir ao seu cliente confiança e profissionalismo.
Aprenda como usar o Chatgpt para desenvolver os seus textos, ganhando tempo e aumentando sua produtividade. Será importante quando o volume de trabalho aumentar.
5. Não saber como oferecer os próprios serviços
É muito comum o Redator escrever ótimos textos e não saber como oferecer os próprios serviços de maneira adequada e eficaz.
Fica apenas se candidatando às vagas, ou tentando a sorte nas plataformas de freelancers.
É possível conseguir boas oportunidades dessa forma, mas a concorrência é cada vez maior, principalmente com Redatores mais experientes que você.
A melhor forma de captar clientes no curto prazo para o Redator Freelancer é ir diretamente até as empresas que precisam do seu serviço.
No entanto, muitos não fazem isso porque não bem ou tem medo de vender seus serviços.
Pensam que não levam jeito, ou não querem incomodar as pessoas.
Se esse é o seu caso, procure identificar as origens desse medo ou vergonha. E tenha sempre em mente que você não vai oferecer nada além do que outras pessoas precisam e provavelmente já estão procurando.
Oferecer seu serviço de escrita é uma troca. A empresa precisa de alguém para produzir conteúdos de qualidade e você tem esse conhecimento. Mas, se não oferecer, a empresa nunca saberá que pode te contratar.
6. Não usar o Linkedin
O Linkedin é ótimo para conseguir clientes. Por ser uma rede social de networking, possui várias ferramentas que ajudam o Redator Freelancer a divulgar seus serviços.
Primeiro, privilegia posts escritos e entrega organicamente para muitas pessoas. Depois, fica mostrando seu perfil para potenciais clientes.
Por ser uma rede profissional, as pessoas estão mais abertas a abordagens comerciais.
Por tudo isso, seria um erro você não ter um perfil no Linkedin.
Portanto, mesmo que você já tenha, procure deixá-lo mais atrativo. Acrescente uma foto profissional que cause uma ótima primeira impressão.
Use palavras-chave que identificam e descrevem seu trabalho como, por exemplo, Redator Freelancer, escrita criativa, copywriting, etc. Afinal, informações precisas e confiáveis conduzem recrutadores até aos profissionais capacitados.
No Facebook, ingresse em grupos de redatores para interagir com outros profissionais da área. Fique atento aos possíveis trabalhos que possam surgir e não deixe de frequentar esses ambientes regularmente. Lá, surgem muitas oportunidades.
7. Não saber valorizar seu trabalho de redator freelancer
Quanto cobrar como Redator Freelancer é uma dúvida comum de todo iniciante.
Um erro comum é nivelar seu serviço por baixo, apenas por ser iniciante. Pense no valor que seus textos podem trazer para o cliente.
Quanto vale para a empresa ter textos de qualidade que vão trazer novos clientes? Cobrar pouco para ser contratado, além de não garantir os boletos, ainda vai te deixar frustrado por estar sendo mal remunerado.
É essencial aprender a precificar seus serviços.
Consultoria Gratuita
Eu sempre separo alguns horários para conversar com quem gosta de escrever e quer transformar essa habilidade em fonte de renda, ou em uma nova profissão.
Ou, quem já começou no mercado, mas está tendo alguma dificuldade em conseguir trabalho e clientes.
Não tem pegadinha. A ideia é ajudar mesmo.
Como? Vou te explicar…
↳ Eu sou Redator desde 2017.
São 8 anos neste mercado e 4 anos ensinando quem gosta de escrever a transformar essa habilidade em uma renda extra, ou em uma nova profissão.
↳ Antes disso, eu fui Coach de Transição de Carreira por 2 anos
Ajudava profissionais frustrados com sua profissão a encontrar outra área que trouxesse mais alegria e realização profissional.
↳ Juntei essas 2 experiências e criei um método de 4 passos que permite a qualquer pessoa que goste de escrever começar no mercado freelancer.
Aqui está o que vamos trabalhar durante 1 hora de conversa:
1 – Vou analisar sua formação/experiência e indicar o segmento de mercado mais apropriado para você começar.
Vou te mostrar como o seu conhecimento pode ser um diferencial que vai deixar o início muito mais fácil e confortável.
2 – Vamos escolher o serviço de escrita mais lucrativo para você ter retorno financeiro mais rápido.
3 – Vou te mostrar como criar um portfólio com amostras de textos que serão enviados para as empresas interessadas em te contratar
4 – Vou te mostrar quais são essas empresas e como você deve entrar em contato para oferecer seu serviço.
Tudo isso de graça.
Quer marcar um horário? APERTA O BOTÃO ABAIXO e vamos conversar.
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