O mercado digital da escrita continua cheio de oportunidades para quem deseja ser um Redator Freelancer.
Mas, hoje, não adianta mais você só aprender a escrever posts, artigos e roteiros.
A Inteligência Artificial combinada com o amadurecimento das empresas sobre a produção de conteúdo está criando uma nova realidade que vai separar os profissionais da escrita em 2 grupos.
O Redator operacional, que só sabe produzir textos.
O Redator estratégico, que sabe como ajudar o negócio do cliente e ainda usa o ChatGPT para ser mais produtivo.
Em todas as áreas o profissional estratégico é mais valorizado do que o operacional e aqui não é diferente.
O Redator que não entender essa nova realidade vai ter cada vez menos trabalho. E será substituído.
Escrevi esse artigo para te mostrar qual é, na minha opinião, a melhor maneira de se tornar estratégico e se destacar nesta nova fase do mercado.
Aproveite e também assista a esse vídeo que gravei sobre o tema.
Como ser um Redator Freelancer Estratégico
No mundo da produção de conteúdo freelancer, existem dois tipos predominantes de Redatores: os operacionais e os estratégicos.
O Redator operacional se concentra na produção do texto, sem considerar o contexto de mercado em que seu trabalho será usado.
Ele acredita que é pago para produzir posts, artigos e roteiros.
Esse foco pode levar a um ciclo repetitivo, sem crescimento e, em muitos casos, à estagnação profissional.
Por outro lado, o Redator estratégico possui um olhar mais amplo. Ele atua como um estrategista de conteúdo, pois sabe que pode entregar resultados maiores do que apenas seus textos.
Estratégia de conteúdo no mercado digital
Antes de entrar na parte mais técnica da estratégia de conteúdo, deixa eu contextualizar um pouco o momento em que o mercado da escrita no digital está vivendo.
Durante e pós a pandemia, as empresas tiveram um “choque de realidade” quanto à internet. Perceberam que era questão de sobrevivência estar no online e começaram a investir pesado nos canais digitais.
Além disso, começaram a produzir conteúdo loucamente….falo assim porque a quantidade de conteúdos aleatórios “jogados” em blogs, Instagram e Youtube nunca foi tão grande.
Tinham descoberto o ouro: sem conteúdo ninguém vende nada na internet.
Mas, hoje, as empresas estão encarando outra realidade porque perceberam que não adianta só fazer conteúdo…elas não estão tendo resultado com isso…
Então, fizeram (ou deveriam fazer) uma correção na frase acima: sem conteúdo estratégico ninguém vende nada na internet.
O que é um conteúdo estratégico?
Conteúdo estratégico é aquele que conecta as necessidades e desejos do público-alvo com o que a empresa vende…
Perceba que não é vender direto…
É trabalhar a consciência do público, aos poucos, para mostrar que o produto ou serviço da empresa é a melhor solução para o problema ou desejo da pessoa.
Para isso acontecer, os conteúdos precisam estar alinhados em uma estratégia de comunicação bem definida, que considere o público e o mercado da empresa.
Isso requer uma pesquisa profunda do perfil do público-alvo, do mercado que o nosso cliente atua e do que ele vende.
O problema é que hoje 80% dos profissionais freelancers estão treinados para serem produtores de conteúdo operacionais…
Pegam uma pauta, um briefing, geralmente mal feito ou incompleto e tentam fazer milagre com aquilo, criando conteúdos para encher um calendário de postagens.
Esse é um trabalho cada vez menos valorizado. Por isso, muitos Redatores ganham mal e sofrem com uma concorrência enorme em cada vaga que se candidatam.
Para sair desse ciclo, você precisa aprender como desenhar uma estratégia de conteúdo personalizada que vai funcionar para Blog, Instagram, email, ou qualquer outro canal.
Como desenhar a estratégia de criação de conteúdo?
1 – Estudar o público-alvo
O 1o passo na criação da estratégia de conteúdo é você entender profundamente as dores e desejos do público que o seu cliente quer atrair.
Não conte com seu cliente para te dizer isso…a grande maioria “acha que sabe”.
É claro que você precisa conversar com ele primeiros para ter uma base inicial. Eu sempre mando um questionário bem detalhado para eles responderem…
No mundo ideal viria tudo respondido nos mínimos detalhes, com o perfil do público, dores, desejos, etc…
Mas, na realidade, devolvem bem incompleto…porque as empresas estão sempre pensando em vender, mas investem muito pouco em conhecer melhor seu público.
Então, você vai precisar fazer isso…
Como?
Pergunte se o seu cliente tem pesquisas feitas com as pessoas que já compraram dele. Isso já ajuda.
Na internet, você pode entrar em grupos no Facebook do mesmo nicho da empresa, falar com profissionais no Linkedin, olhar resenhas de livros da área do seu cliente….
Tudo isso vai te dar insights de como pensa o seu público.
Outra coisa que você vai precisar descobrir é como essas pessoas compram no online. Qual é a jornada de compra delas.
Ah, ela pesquisa no Google…ok, quais são os termos que ela busca?
Ah, ela pesquisa perfis no Instagram. Ok, quais são os perfis que ela segue?
Percebe que não é trivial? E por isso mesmo quase ninguém faz….
Por outro lado sem isso como você vai criar um conteúdo que atraia a atenção da pessoa certa? Não tem como….
Muito bem então, esse é o 1o passo.
2 – Entender o produto
O segundo passo na criação de uma estratégia de conteúdo é entender o negócio do cliente, mais especificamente, o produto que ele quer vender…
Veja, você não vai fazer conteúdos de venda direta…a menos que seja um copywriter contratado para criar uma página de vendas.
Mas se você é um Redator, Social Media, Designer, sua função é produzir conteúdos para criar audiência e aumentar a consciência dessas pessoas sobre a solução do cliente.
Como fazer isso, se você nem sabe o que ele quer vender?
Então, uma das primeiras perguntas que você precisa fazer para ele é:
Qual é o produto ou serviço que eu vou te ajudar a vender na internet?
E aqui é legal porque ele pode até não entender muito do público…mas do produto eu garanto que ele entende bem…
Então, aqui você vai explorar esse conhecimento…você precisa pedir para ele detalhar o que o produto faz, como ele faz, problemas que resolve, como é a transformação do consumidor depois do produto dele…
3 – Estudar a concorrência
O 3o e último passo para você fazer uma estratégia de criação de conteúdo é estudar a concorrência do cliente. Quem são os concorrentes diretos e indiretos? Quando não compram dele, compram de quem?
Novamente, você pode perguntar para ele…ele vai dizer alguns…
E aqui uma dica importante: você quer entender a concorrência dele no digital, certo?
Então, precisa ficar atento pra ver se ele não vai te passar os concorrentes diretos no presencial…
Por exemplo: se você está atendendo um negócio local, tipo um salão, provavelmente ele pode te dizer que o principal concorrente é o salão da rua de trás…
Mas, quando você vai olhar as redes sociais dessa empresa não tem nada…
Por outro lado, tem um salão menor no mesmo bairro que tem o Google Meu Negócio configurado, tem o Instagram bombando, e tá lotado de cliente chegando pela internet.
Então, pra você que vai produzir conteúdo, o concorrente que você precisa olhar é esse…
Entendeu a diferença?
Estudar a concorrência é legal porque vai te dar ideias do que já funciona e também como seu cliente se diferenciar…
Criando a Estratégia de Conteúdo
Ok, agora sim você vai começar a criar a estratégia de conteúdo…
E aqui você vai precisar ter a habilidade de usar tudo o que pesquisou para produzir conteúdos que façam a ponte entre os problemas do público e o produto do cliente.
Aqui você vai definir as Linhas Editoriais, um Calendário de publicações e só a partir disso é que vai começar a produzir os conteúdos.
A diferença é que agora seus conteúdos estarão alinhados com o que o público deseja…e as chances dessas pessoas pararem para ler, ouvir ou assistir o que você criou é muito maior.
Então, essa é a chave que você precisa virar…
Se continuar sendo um profissional de conteúdo operacional vai continuar se debatendo com falta de cliente e de dinheiro.
Mas, ao se tornar um profissional estrategista vai ter um diferencial na hora de mostrar seu trabalho…porque você passa a vender a estratégica e não mais apenas o conteúdo.
Se você conseguir entregar isso, você vai ser um dos profissionais de conteúdos mais bem pagos do digital.
Quer se transformar em um Redator Freelancer Estrategista e ser mais valorizados do mercado? Comece agora!
No universo frenético da criação de conteúdo, a diferença entre estagnação e sucesso muitas vezes se resume à abordagem que você adota.
Como Redator Freelancer operacional, é fácil você se ver encurralado em um ciclo de poucos clientes, enfrentando uma enorme concorrência e pegando clientes que pagam pouco.
Este caminho, além de ser mentalmente exaustivo, raramente oferece a chance de crescimento profissional significativo.
Por outro lado, optar por ser um Redator Freelancer estratégico é escolher uma jornada de diferenciação. É o caminho mais rápido para você aumentar o valor do seu trabalho, tanto o percebido pelo seu cliente, quanto o financeiro, ou seja, quanto você cobra.
O campo da criação de conteúdo para o profissional estratégico está repleto de oportunidades. A pergunta agora é: você está pronto para fazer essa transição e redefinir sua trajetória profissional?
Conheça o Curso Método Escrita Estratégica
Começar a trabalhar com escrita no digital é fácil, mas como em qualquer área, precisa estudar, se dedicar e, principalmente colocar em prática.
Se você quiser acelerar esse processo, eu tenho um curso que pode te ajudar:
É o Método Escrita Estratégica (MEE): onde ensino do zero até conseguir os primeiros clientes.
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O MEE foi pensado para resolver todos os desafios que os iniciantes enfrentam:
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Faz o seguinte…vai lá e olha com carinho e veja qual é melhor para você.
Se ficar com alguma dúvida, me chama no WhatsApp que a gente conversa.
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