Uma das maiores dificuldades do freelancer que trabalha no digital é saber como conseguir mais clientes. A maioria dos Redatores, Copywriters, Social Media, Designers e produtores de conteúdos, em geral, sofrem com poucos clientes e baixa remuneração.
É o seu caso? Então, esse artigo vai cair como uma luva, porque eu vou mostrar como você pode atrair mais clientes dispostos a pagar o preço justo pelo seu trabalho, mesmo que seja maior do que a média do seu mercado.
Aqui você vai aprender o seguinte:
- Identificar as empresas que mais precisam do seu serviço
- Fechar clientes que pagam acima da média de mercado e valorizam seu trabalho
- Fechar projetos de longo prazo para ter previsibilidade de trabalho e dinheiro todos os meses
- Mostrar que o valor do seu trabalho é muito maior do que o investimento
Esse passo a passo vai funcionar mesmo que você seja iniciante, ok?!
Desafios que o freelancer enfrenta para conseguir mais clientes no mercado digital
Quando eu comecei a trabalhar como Redator e Copywriter Freelancer, em 2017, tive que aprender “na marra” a me vender e conquistar mais clientes, porque existia muito menos informação disponível do que atualmente.
Nesses 8 anos, testei muita coisa e posso dizer, com razoável certeza, que as técnicas mostradas nesse artigo funcionam muito bem.
Resolvi escrever sobre esse tema porque participo de alguns grupos de profissionais freelancers no Facebook e vejo muita gente falando que estão ganhando pouco e colocando a culpa na saturação do mercado, na desvalorização de seu trabalho e na dificuldade em conquistar bons clientes.
Realmente, as pesquisas mostram que os freelancers estão ganhando mal.
A Rock Content, por exemplo, fez uma pesquisa sobre o Mercado Freelancer no Brasil, em 2020 (aparentemente, foi a última, não encontrei mais recente).
A imagem mostra que quase 80% dos profissionais freelancers ganhavam até R$ 2000. É muito pouco e eu acho que esse cenário não mudou. Mas, não desanime, continue lendo que vou mostrar como é possível multiplicar esse valor.
A contradição: existe uma demanda crescente por conteúdo
Em 2020, o Data Sebrae apontava mais de 19 milhões de CNPJs ativos no Brasil.
Se você considerar que todas essas empresas precisam estar na internet para divulgar sua marca e seus produtos, consequentemente, também precisam criar conteúdos de qualidade.
Guarde essa informação, que vamos usar daqui a pouco para mostrar porque você deveria estar ganhando mais dinheiro no digital.
Agora vamos olhar para os resultados que você, como produtor de conteúdo profissional, pode entregar para empresas, empreendedores e profissionais liberais:
Seus conteúdos fazem qualquer empresa ser encontrada na internet
Seu trabalho tem o poder de atrair o público certo para o site, blog e redes sociais. E não é qualquer público. São pessoas que têm interesse no produto ou serviço da empresa que te contratou.
Você cria e fideliza a audiência
Seus conteúdos, por serem informativos e educativos, ajudam as pessoas a entenderem melhor seus problemas, ou a realizarem seus desejos. Elas se tornam seguidoras dos canais da empresa.
Você aumenta as vendas e o faturamento
Já percebeu que quando você resolve comprar alguma coisa, principalmente, um serviço, vai no Google pesquisar? E acaba consumindo os conteúdos de várias empresas até decidir para qual vai passar o cartão?
Esse é o comportamento habitual do consumidor no online. E o que levou você a escolher determinada empresa foram os conteúdos de maior qualidade, mais educativos, ou persuasivos.
No caso dos seus clientes, são os seus conteúdos que transmitem a autoridade da empresa, criando a confiança necessária para as pessoas comprarem o que ele vende.
E isso em relativamente pouco tempo – por exemplo, dependendo do segmento, um blog traz vendas em até 3 meses de produção de conteúdo consistente. Um perfil do Instagram, com demanda reprimida, pode trazer resultados já na primeira campanha de vendas.
Percebeu que você ajuda as empresas a venderem mais pela internet, que é, exatamente, o que elas querem? Percebeu a importância do seu trabalho?
E o melhor…
A demanda por trabalho freelancer só aumenta…
Considerando os 19 milhões de CNPJs ativos que citei antes, proporcionalmente, não existem profissionais de conteúdo capacitados em quantidade suficiente para atender essa demanda – e ela só aumenta.
Só para você ter uma ideia, em 2022, segundo o portal Gov.br, foram abertos mais 3 milhões de novos CNPJs.
Por isso, eu digo que não faz sentido nenhum você ganhar mal.
O que está acontecendo: a lei da oferta e procura não está funcionando para você.
Mas, não por causa do mercado e, sim, por algumas atitudes (ou falta delas) que você pode estar tomando…além de algumas habilidades que precisam ser desenvolvidas.
Depois de 8 anos trabalhando com escrita, convivendo com centenas de freelancers, eu ‘chutaria’ alguns motivos para isso estar acontecendo:
1 – Você não está conseguindo valorizar seu trabalho
2 – Você não sabe onde estão os clientes que vão valorizar seu trabalho
3 – Você não sabe precificar e vender seu serviço de escrita
4 – Você não sabia de nada disso que eu coloquei aqui, e agora vai fazer tudo diferente 🙂
Um ponto em comum nas reclamações que eu vejo nos grupos de Freelancers é a crença de que é o mercado que deveria valorizar seu trabalho.
Não caia nessa armadilha.
As empresas ainda estão aprendendo as regras e estratégias para vender no digital. Ou seja, ainda estão muito perdidas nesse rolê.
Significa que também não sabem direito como funciona seu trabalho, muito menos os resultados que você pode entregar para elas.
Por isso, a maioria ainda vê você como um custo necessário, porque acreditam que precisam produzir conteúdos para ‘alimentar’ o site, blog e o Instagram.
Quando você mostrar que a sua criação de conteúdos estratégicos pode ajudá-las a vender mais com seu trabalho, elas vão pagar o que você pedir.
Aqui entra uma questão interessante.
A imensa maioria dos profissionais como Redatores, Copywriters, Designers, Social Media, entre outros, que fazem trabalho freelancer investe pesado em especializações em suas áreas, mas esquecem que são empreendedores e que precisam desenvolver outras habilidades como vendas, negociação, etc.
É o que vamos ver agora.
Como conseguir mais clientes para seu negócio de freelancer
Um dos maiores medos do freelancer é a incerteza sobre quanto vai ganhar. Essa imprevisibilidade financeira é consequência da falta de uma rotina permanente para conseguir mais clientes.
Apesar da instabilidade ser uma característica intrínseca do modo de trabalho freelancer, há formas de você controlar.
Como?
Mantendo diversos clientes com projetos contínuos, sem data para acabar. Isso garante um fluxo de trabalho mensal e uma remuneração previsível.
Quais são as fontes para você conseguir mais clientes?
Plataformas de Freelancers
As plataformas de Freelancers foram criadas para servirem de ponte entre as empresas que precisam encontrar profissionais prestadores de serviços e os freelancers que querem oferecer seu trabalho.
Teoricamente, seriam um ótimo lugar para você conseguir mais clientes, certo?
O problema é que todos os freelancers também pensaram nisso e se aglomeraram nelas, gerando uma espécie de leilão invertido de preços: é contratado quem oferecer menos pelo seu serviço.
Se você está começando a trabalhar no digital, pode ser u ma boa ideia entrar nas principais plataformas para conseguir os primeiros clientes. Mas, depois de algum tempo, você vai perceber que não vai conseguir ganhar dinheiro trabalhando no digital apenas assim.
Atualmente, existem dezenas de plataformas no mercado, cada uma com suas características próprias. Algumas são mais interessantes do que as outras.
Eu separei as 5 plataformas mais conhecidas (não necessariamente as melhores) para você conhecer.
O Facebook só existe em função das mídias pagas e dos grupos de discussão. Você pode entrar em grupos dos nichos que atende e oferecer os seus serviços de uma forma discreta.
Vamos supor que você trabalhe com RH (Recursos Humanos), no Facebook há vários grupos que tratam desse assunto.
Observe os posts desses grupos e interaja com eles, isso é uma ótima forma de ser visto.
Não faça posts oferecendo seu trabalho, muitos grupos não aceitam essa abordagem e você pode ser expulso por isso.
Crie posts falando sobre os maiores problemas que as empresas deste nicho possuem, comente nos posts das outras pessoas também. Isso vai chamar atenção para seu trabalho e aumentar as chances de entrarem em contato com você.
Também é válido participar de grupos de profissionais da sua área porque sempre surgem algumas vagas, mas a concorrência será alta, já que todos ali também estão buscando trabalho.
Na minha opinião, LinkedIn é a melhor rede social para você conseguir mais clientes por diversos motivos.
Primeiro, é um lugar onde muitos recrutadores procuram por profissionais freelancers. Eu mesmo já recebi muitas propostas por lá.
Mas, para isso, é importante que o seu perfil esteja sempre atualizado e com todas as informações corretas.
Minimamente, você precisa:
Ter uma foto profissional
Escrever uma descrição profissional englobe os serviços que oferece
Descrever suas habilidades de forma clara e objetiva
Adicionar experiências relevantes
Solicitar recomendações de clientes anteriores
Quer um exemplo? Dê uma olhada no meu perfil para ver como eu me apresento e como coloco minhas experiências em destaque.
Além disso, por ser uma rede social profissional, voltada para networking, o Linkedin mostra seu perfil gratuitamente para outras pessoas. É a única rede que faz isso.
Mas, para isso, seu perfil tem que estar completo e você precisa ser ativo na rede.
Existem 2 maneiras de multiplicar a quantidade de pessoas que vão encontrar seu perfil: criando uma rede de contatos com potenciais clientes e produzindo conteúdo relevante sobre seu trabalho.
Isso não significa ficar pedindo trabalho nem postando todos os dias os serviços que você oferece. Conteúdo relevante é aquele que ajuda seu potencial cliente e isso chama a atenção dele para seu perfil.
Faça uma lista dos problemas que as empresas querem resolver e que o seu trabalho ajuda a resolver e escreva sobre eles.
Sim, escreva, porque o Linkedin dá mais alcance aos posts escritos.
Daí, a necessidade de você desenvolver a escrita estratégica para te ajudar nesse processo.
Prospecção ativa de clientes
Se a vida de freelancer vai ser sua única fonte de renda, você não pode esperar o trabalho aparecer.
Por isso, a prospecção ativa é uma das melhores maneiras de conseguir mais clientes porque você entra em contato diretamente com clientes em potencial, em vez de esperar que eles entrem em contato com você.
Essa estratégia pode ser altamente eficaz para conseguir mais clientes rapidamente.
A primeira etapa é a identificação de clientes em potencial.
Você pode pesquisar empresas que operam em qualquer nicho. Em seguida, pode entrar em contato com essas empresas por meio de uma série de canais, como e-mail, telefone ou rede social.
Ao entrar em contato com essas empresas, é importante que você seja claro e objetivo em sua mensagem. Explique quem você é, o que você faz e como pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos.
É importante que você personalize cada mensagem para o cliente em potencial, demonstrando que fez sua pesquisa e que entende suas necessidades e desafios.
A prospecção ativa pode ser uma estratégia de vendas altamente eficaz para conseguir clientes, mas exige um investimento de tempo e esforço para ser executada corretamente.
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para colocar a prospecção ativa na prática:
1 – Identifique seus clientes ideais: Antes de começar a prospecção ativa, é importante que você saiba exatamente quem são seus clientes ideais. Faça uma pesquisa para identificar as empresas que operam no seu nicho ou no nicho em que deseja se especializar.
Use as informações coletadas para criar uma lista de clientes em potencial com o máximo de informações sobre as empresas, incluindo informações sobre o que foi discutido e quais são as próximas etapas.
Isso ajuda a manter o controle sobre o processo e não deixar nenhum cliente potencial cair no esquecimento.
2 – Crie uma mensagem personalizada: depois de criar sua lista de clientes em potencial, é hora de criar uma mensagem personalizada. Certifique-se de que a mensagem inclui informações sobre quem você é, o que você faz e como pode ajudar a empresa. Personalize uma mensagem para cada cliente em potencial, destacando os desafios e objetivos específicos da empresa.
3 – Escolha seus canais de comunicação: agora é hora de escolher os canais de comunicação que você usará para entrar em contato com seus clientes em potencial. Isso pode incluir e-mail, telefone, LinkedIn, Facebook ou Instagram. Escolha o canal de comunicação que melhor se adapte à sua mensagem e que seja mais seguro que seus clientes em potencial usem.
Por fim, é importante lembrar que a prospecção ativa não é uma atividade que você faz uma vez só e espera ter resultados.
Ela deve ser realizada de forma constante para conseguir clientes em um fluxo permanente.
Dá trabalho? Dá.
Mas é uma ótima maneira de você fazer uma carteira de clientes fiéis que vai garantir uma renda certa todo mês.
Para fazer a prospecção ativa, você vai precisar separar, pelo menos, umas 2 ou 3 horas por semana para ir atrás dos seus futuros clientes.
Pronto para conseguir mais clientes?
Espero que esse texto ajude você a encontrar os clientes que precisa para ganhar mais dinheiro trabalhando no digital.
A melhor maneira de saber como conseguir mais clientes é se dedicando aos processos que indiquei aqui. Não será da noite para o dia, mas com persistência e dedicação você conseguirá aproveitar as múltiplas oportunidades que existem no mercado digital.
Lembre-se sempre de refletir sobre os conhecimentos e habilidades que podem ser desenvolvidas para você se diferenciar da concorrência e nunca pare de se especializar.
Mas, não fique concentrado apenas na sua área de trabalho. Como produtor de conteúdo freelancer você também precisa aprender sobre vendas, negociação, gestão de projetos, organização, entre outras coisas.
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