Tendências do mercado digital para 2023 que vão ajudar você a Viver da Escrita - Eduardo B Corrêa

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Redator Freelancer

Tendências do mercado digital para 2023 que vão ajudar você a Viver da Escrita

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 4 de dezembro de 2021
Tendências do mercado digital para 2023 que vão ajudar você a Viver da Escrita
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Esse é aquele texto estilo “mãe Dinah” de fim de ano com as previsões para o ano seguinte. O que eu quero te mostrar são algumas tendências do mercado digital para 2023 que podem ajudar você a ganhar dinheiro escrevendo.  

A diferença entre previsão e tendências é que essas costumam ser embasadas em movimentos que já começaram no mercado. E os analistas estudam se vão continuar ou parar. É claro que tem um alto grau de subjetividade, porque o “mercado” é um ente complexo, com dezenas de fatores que podem influenciar a direção para onde se move. Ou não. 

De qualquer modo, as tendências são nossa melhor aposta para tentar identificar oportunidades e se preparar para elas. No nosso caso, a análise é sobre o mercado digital, que nunca esteve tão aquecido e cheio de oportunidades para quem gosta de escrever. 

Eu passei o ano todo falando disso e como o fim do ano se aproxima, eu resolvi trazer para você quais são as principais tendências deste mercado que podem influenciar a profissão do Redator Web em 2023. 

E eu vou responder as seguintes perguntas aqui:

Será que ainda vai valer a pena viver da escrita ano que vem? 

Será que você, que ama escrever, mas nunca escreveu para ninguém, consegue  começar do zero e ganhar dinheiro com isso em 2023? 

Ficou curioso(a)? Então, bora ver o que o futuro reserva para quem ama escrever? Se preferir, assista ao vídeo que eu gravei sobre as principais previsões do Marketing Digital para 2023. 

Bom primeiro eu preciso dizer algo claro e óbvio: eu não sou vidente, nem tenho bola de cristal. 

Mas, venho acompanhando esse mercado desde 2017, quando decidi me tornar Redator em tempo integral. E, neste ano de 2021, lancei minha formação profissional de Redatores Web, que já conta com mais de 130 alunos.

Para ajudar essa galera a começar eu precisei olhar o mercado ainda mais de perto. 

E venho percebendo algumas fortes tendências (previsões) para 2023 que devem se confirmar. Caso isso aconteça, elas podem manter o mercado aquecido para quem quer usar a habilidade de escrita como atividade profissional. 

Portanto, se você ama escrever e está buscando uma nova atividade para ter mais prazer, realização e retorno financeiro – porque afinal de contas, os boletos não param de chegar – presta bastante atenção no que eu vou falar aqui ok?! 

4 Fortes Motivos para você Viver da Escrita em 2023

Aqui estão as tendências que eu identifiquei:

1 – Forte migração das empresas para o digital

A pandemia mostrou que as pequenas e médias empresas precisam transformar seus sites e redes sociais em canais de vendas, pois isso pode ser uma defesa importante para as próximas crises econômicas. 

Teve um monte de empresas que fecharam as portas porque não tinham presença digital e outras só conseguiram sobreviver porque conseguiram se adaptar ou migrar rapidamente suas operações para o digital.

E o que vimos este ano foi uma grande quantidade de empresas investindo na sua digitalização, ou seja, fazendo site, blog, redes sociais, email marketing.

Só que esse é apenas o 1o passo e o mais fácil. É só contratar programador, designer, webdesigner e está resolvido.

O problema vem depois.  

Elas precisam implementar as estratégias certas para que isso se transforme em faturamento. Também precisam atrair as pessoas certas, que estejam interessadas nos seus produtos e serviços. 

E, o mais importante, saber como transformar essas pessoas em clientes. 

Isso porque a imensa maioria dos empresários e empreendedores não têm a mínima ideia de como fazer isso. Eles só sabem que precisam produzir conteúdos. Conteúdo para Blog, para o Instagram e Linkedin.

Mas eles não sabem como produzir esses conteúdos para atrair a atenção do público-alvo desejado. 

Quem sabe? Os profissionais qualificados para isso como o Redator Web e o Social Media, entre outros.

Percebeu? 

Agora, esse problema é uma oportunidade para você que gosta de escrever.

Segundo último painel de empresas feito pelo Sebrae em maio de 2020, existiam  em torno de 7 milhões de pequenas e médias empresas no Brasil.

Quantas já estão executando estratégias de Marketing de Conteúdo com redator contratado? 

Eu arrisco dizer que nem metade. Não achei nenhuma pesquisa comprovando isso especificamente, mas existem pesquisas de maturidade digital das empresas brasileiras que dão uma boa ideia do quanto elas estão atrasadas. 

Algumas, até a pandemia, nem tinham presença digital nenhuma e correram atrás do prejuízo, investindo em Blogs e Redes Sociais de forma profissional.

Outras até tinham site e Blog mas estavam parados, pegando poeira digital, sem estratégia nenhuma….e também resolveram correr atrás do prejuízo, iniciando estratégias de Marketing Digital para captação de leads – potenciais clientes.

Então, olha o potencial desse mercado gerando uma demanda enorme não só para o ano que vem, mas para os próximos anos, porque essa quantidade de empresas não vai se digitalizar todas de uma vez. 

Será um movimento gradual.

Por outro lado, não existem redatores hoje no Brasil em número suficiente para dar conta desta demanda. Afinal, é uma profissão muito nova, e, portanto, pouco conhecida. Estima-se que existam, hoje no Brasil, alguns milhares de Redatores profissionais.

Eu “chutaria” uns 10 mil no máximo. Mesmo que seja o dobro ou o triplo, continua desproporcional à quantidade de empresas que precisam do serviço.  

Percebeu? De um lado milhões de empresas e de outro apenas milhares de profissionais. 

Não é a toa que todas as semanas surgem mais de 100 vagas para redatores no Linkedin. Exatamente, mais de 100 vagas. Você conhece outra profissão no mercado tradicional com essa quantidade de oportunidades em aberto? Eu não conheço. 

Então, essa é a 1a forte tendência para o ano que vem…mercado digital vai continuar precisando muito de profissionais que gostem de escrever. 

Vamos ver a segunda tendência. Essa é um pouco mais técnica e tem a ver com…

2 – As mudanças no algoritmo do Google

Não sei se você sabe, mas sempre que pesquisa por alguma coisa no Google existe uma programação enorme que é acionada, que chamamos de algoritmo, para encontrar a melhor resposta para sua pesquisa.

Naqueles milissegundos que a página carrega com os resultados, o Google pesquisou milhares de sites de empresas e acionou mais de 200 critérios para selecionar aqueles que vão aparecer para você. 

E somente os sites e blogs que possuem textos muito bem escritos é que passam nessa seleção, vencem a concorrência e aparecem para você clicar. 

O Google está cada vez mais preocupado em melhorar esse algoritmo para que nós tenhamos uma ótima experiência de usuário, que significa encontrar as melhores respostas para cada pesquisa. E um desses critérios que vem sendo priorizado para o próximo ano é a qualidade dos textos. Cada vez mais o Google vai analisar cada artigo de Blog para entender se aquele conteúdo vai agregar valor para o leitor. 

O texto tem que ser realmente bem escrito e isso só é possível para quem sabe escrever bem. E só sabe escrever bem quem ama a escrita porque talento e paixão andam juntos. É por isso que muitas vezes o dono da empresa resolve escrever ele mesmo no blog ou coloca o sobrinho que gosta de internet para escrever. E o que acontece? 

Nada. A empresa não tem resultado nenhum. Não consegue mais visitas no site e, consequentemente, não consegue mais clientes.

Hoje em dia para um artigo de blog aparecer na 1a página do Google e levar mais visitantes para o site da empresa precisa ser a união da qualidade do texto com as técnicas de SEO – estratégias para configurar e formatar o texto, aumentando as chances de ranqueamento.

Porque o primeiro passo é atrair a pessoa para clicar no título do artigo da 1a página, mas depois é preciso reter o leitor com seu texto, despertando o interesse dele para que retorne ou até baixe algum material, se tornando um potencial cliente para a empresa.

É onde você, que ama escrever, entra. Porque é muito mais fácil você aprender a parte técnica do SEO do que ensinar alguém que não tem talento para escrever a escrever bem. 

Portanto, quanto mais o Google priorizar textos bem escritos mais você terá oportunidades de viver da escrita. 

3 – Aumento das vendas online 

A pandemia acelerou as compras online. Com todo mundo em casa sem poder ir no mercado, as compras explodiram. Mas, não foi só de comida não. 

Todos os setores se beneficiaram, sabia? Porque até quem nunca tinha feito uma compra na internet na vida começou a fazer e pegou gosto pela coisa.  Olha os setores que mais bombaram e que devem continuar aumentando suas vendas online:

Transporte

Serviços de entregas – também chamado de motoboy – baseados em aplicativos continuam sendo uma forte tendência e uma opção confortável e segura para quem não quer sair de casa. 

Pets

A necessidade de comprar alimentos e acessórios para os seus amiguinhos de estimação durante a pandemia fez o mercado online para pets explodir, chegando a crescer 88% no último ano

Este crescimento fez com que surgissem muitas lojas online especializadas em pets e as que já existiam expandiram seus negócios para conquistar mais públicos.

Casa e Móveis

Essa é bem contraintuitiva porque quem imaginaria que uma pandemia iria motivar as pessoas a investirem em reformas e decoração para suas casas? 

Mas, se você pensar direitinho faz todo o sentido. Afinal, você está preso em casa 24h, sem saber quando a vida vai voltar ao normal. 

Isso fez com que aquela poltrona rasgada ou o pé torto da mesa da cozinha começassem a incomodar. 

Sem falar que o home office adotado pelas empresas fez com que as pessoas investissem em móveis apropriados para trabalhar em casa como cadeiras e mesas confortáveis. 

Esse aumento de procura na internet levou a mais empresas do setor a se interessarem em investir em lojas online. 

Comidas e Bebidas

Esse todo mundo já sabe. Se teve um setor que cresceu muito com a pandemia foi o de comidas e bebidas. Afinal, na quarentena todo mundo passou a usar delivery até para compras de supermercado. 

O interessante é que mesmo depois que a quarentena acabou as pessoas continuaram usando a internet para abastecer a despensa, até mais do que para pedir pizza. 

Numa vida corrida como a nossa ir no supermercado acaba sendo uma perda de tempo muito grande porque pega trânsito, estaciona, escolhe os produtos, paga, pega trânsito de novo. 

Agora todo supermercado tem um App onde você faz sua lista de pedidos e um funcionário pega os produtos, embala e manda entregar direto na sua casa até com hora marcada. 

O importante é que isso também é uma oportunidade para quem gosta de escrever e eu já vou te falar como daqui a pouquinho. 

Farmácia e Saúde

Na quarentena o delivery de comida só perdeu para as entregas de remédios. Aliás, você já percebeu quanta farmácia existe no seu bairro? O brasileiro adora se automedicar e esse mercado não pára de crescer. 

E o medo da pandemia mais a quarentena aumentaram muito os problemas de saúde das pessoas, fazendo com que elas pedissem cada vez mais medicamentos em casa. 

Com essa febre do delivery, muitas farmácias precisaram apostar no e-commerce como a principal forma de continuar no negócio. 

“Tá bom, Eduardo agora me fala o que esse monte de setor tem a ver comigo que só quero ganhar a vida escrevendo….”

Então, todos esses setores estão investindo pesado na criação de lojas online e ecommerce para vender pela internet. 

E cada produtinho desse que eu falei precisa ser cadastrado com uma descrição específica para ser rastreada pelo Google. Ou seja, tem que ter SEO, mas também tem que ser atrativa, informativa e educativa para que a pessoa resolva comprar o produto de determinada loja e não de outra, sacou?

E essas empresas estão procurando cada vez mais pessoas com esse conhecimento de escrita para descrever esses produtos. 

Imagina se você é contratado para cadastrar os produtos de um novo ecommerce para Pets que tem 500 produtos? 

É trabalho para meses e pode ganhar um bom dinheiro… 

4 – Crescimento do EAD 

Em um primeiro momento a pandemia atrapalhou a educação como um todo, principalmente o ensino básico e médio. As escolas e professores sofreram para dar conta de continuar ensinando remotamente. 

Mas, em maior ou menor grau, funcionou. E isso fez com que as empresas que mandam na Educação de 3o grau – faculdades e universidades – perceberem que valia pena aumentar o investimento em cursos à distância. 

Até porque o governo começou a flexibilizar as regras até para cursos que antes ninguém imaginava que poderiam ser online como da Saúde por exemplo. 

Só para você ter uma ideia a expectativa era que o volume de alunos em cursos on-line superasse a quantidade de matriculados no modelo presencial em 2023, mas isso já vai acontecer em 2023, segundo projeções do Ministério da Educação

Significa que teremos mais escolas e universidades precisando de materiais de apoio online, sites e blogs para divulgar seus cursos. É onde você pode entrar escrevendo para eles.  

Bora viver da escrita em 2023?

Bom, na minha opinião, essas são as 4 maiores tendências ou previsões para 2023 do mercado da Escrita Web.

Resumindo, a procura por pessoas escritoras vai continuar aumentando MUITO principalmente para artigos para Blog, legendas para IG e IN, descrição de produtos em ecommerce, criação de materiais de apoio para Educação online. 

Portanto, se você ainda tinha dúvidas que dá para viver de escrita no Brasil, se vale a pena investir em profissões relacionadas à escrita como a Redação Freelancer,  por exemplo, espero que esse vídeo tenha ajudado a dissipá-las.

Eu realmente acredito que o mercado a Redação Web está só começando aqui no Brasil, e esse é um excelente momento para você entrar nele. 

E você pode contar comigo para te ajudar a encontrar o caminho no meio das pedras, blz?! 

Pronto para começar como Redator Freelancer? 

Eu credito que existem muitas pessoas que amam escrever e desconhecem a carreira de Redator Freelancer.

Se você precisa complementar sua renda, pode trabalhar de casa, nas horas vagas.

Se você está desempregado, precisando pagar as contas…

Esta pode ser uma ótima oportunidade.

Veja bem, não estou dizendo que será fácil, porque o começo em nenhuma atividade é tranquilo. Existirão barreiras e dificuldades, mas, se você persistir, se dedicar e treinar, é perfeitamente possível trabalhar com a escrita e ganhar um bom dinheiro escrevendo. 

Se quiser saber mais sobre como começar e crescer na profissão do Redator Freelancer, eu gravei uma Masterclass onde conto um pouco da minha história como Redator e como desenvolvi meu método. 

Nesta Aula gratuita eu explico, em detalhes: 

  • O que faz o Redator Freelancer e porque ele se tornou essencial para as empresas
  • Como funciona o mercado digital da escrita
  • Onde estão as melhores oportunidades para ganhar dinheiro escrevendo
  • Porque este mercado da Redação Web está bombando e deve continuar assim nos próximos anos
  • Como você pode virar Redator Freelancer e crescer de forma sustentável na profissão.

Tenho certeza que vai abrir um horizonte de novas possibilidades para você. 

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