Redator freelancer: os 3 maiores erros que fazem você não ter trabalho nem dinheiro - Eduardo B Corrêa

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Redator freelancer: os 3 maiores erros que fazem você não ter trabalho nem dinheiro

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 23 de novembro de 2023
Redator freelancer: os 3 maiores erros que fazem você não ter trabalho nem dinheiro
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Desde 2017, quando eu comecei a trabalhar como Redator Freelancer, eu criei o hábito de estudar o mercado digital e, mais especificamente, o trabalho freelancer.

Dessa forma, eu consigo entender quais são as tendências que estão acontecendo para eu aproveitar no meu negócio.

E uma das coisas que eu percebi é que existem três erros que os redatores cometem e que os fazem ficar sem trabalho e sem dinheiro. 

Então, eu estudei esses três erros e vi como eles podem ser resolvidos de uma maneira prática. 

Leia esse artigo até o final e descubra como não cometer esses três erros e sempre ter trabalho e renda.

Quais são os 3 maiores erros que o Redator Freelancer comete?

Na maioria das vezes, o Redator Freelancer faz a transição de carreira vindo de outra área. Por isso, é natural que ele cometa erros no começo. 

Contudo, ele não pode persistir nesses erros para que sua carreira decole.

Por isso, eu listei os 3 maiores erros que o Redator Freelancer comete e como resolvê-los. Bora là?

Primeiro erro: ficar oferecendo seu serviço

Agora, você pode estar se perguntando, como vou ter clientes sem oferecer meu serviço?

Para contextualizar, precisamos entender uma contradição que existe hoje no mercado digital. 

Segundo dados do portal gov.br desse ano, existem mais de 7 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil, que são os principais contratantes de trabalho freelancer.  

Todas essas empresas precisam criar conteúdo escrito para vender online.

Até porque a escrita está presente em todos os canais digitais: nos site, blogs e nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, temos textos no carrossel, nos stories e nas legendas de posts estáticos. 

Até no YouTube, que é um canal de vídeos, a escrita é importante, porque o algoritmo da  plataforma busca, na descrição dos vídeos, as palavras-chave para localizar o que a pessoa está pesquisando e mostrar os melhores resultados para ela. 

No entanto, as empresas não têm ideia de como usar a escrita nos canais online. Ou seja, eles não sabem como produzir conteúdo escrito para atrair o público alvo deles. 

Por outro lado, existe muito Redator Freelancer achando que o mercado está saturado, pois ele ganha pouco e não está conseguindo clientes. 

Portanto, essa é a contradição do mercado digital. Milhões de empresas no mercado e redatores ganhando mal.

Mas, então, porque os Redatores não estão conseguindo clientes? Deveria ser muito fácil, certo? 

Solução: você precisa oferecer o resultado que pode proporcionar

As empresas não querem contratar pessoas que produzam conteúdos. Elas não querem artigos para blogs, posts para redes sociais, nem vídeos para o Youtube. 

Elas querem o resultado que isso tudo vai trazer, ou seja, mais clientes, mais vendas e maior faturamento.

Por isso, ficar oferecendo seu serviço de produção de conteúdo não é tão atrativo quando mostrar os resultados que você pode conquistar para a empresa através do seu trabalho freelancer. 

Mostre que você pode atrair as pessoas certas, que estão interessadas no produto ou serviço da empresa. 

Que o seu conteúdo pode engajar essas pessoas, transmitir a autoridade da sua empresa no seu segmento, construindo uma relação de confiança e preparando o público para comprar. 

Que você vai ajudar a empresa a criar uma audiência compradora, transformando visitantes em seguidores e seguidores em clientes. 

É isso que as empresas procuram quando contratam seu trabalho freelancer.

Como o Redator Freelancer entrega esses resultados?

Vamos usar como exemplo a criação de artigos para blog.

Você precisa mostrar para o microempreendedor a quantidade de pesquisas feitas no Google usando as palavras-chave relacionadas ao produto e/ou serviço dele.

Com toda a certeza, vão ser milhares de pessoas por mês buscando o que essa empresa oferece.

Então, você mostra que sabe trazer esse público para o blog dele, e assim, posicionar sua empresa nas primeiras posições de resultados de pesquisa do Google. 

Dessa forma, as pessoas vão ler os artigos e vão saber melhor o que essa empresa faz, aumentando a consciência delas sobre o problema que estão vivendo e a solução oferecida por ela. 

Logo, elas vão perceber a autoridade da empresa e vão fechar uma compra com ela.

Depois de mostrar que você é capaz de aumentar as visitas no blog da empresa, você apresenta uma estimativa para o empresário

Mostre que se um percentual das pessoas que procuram pelo serviço e/ou produto da empresa no Google virarem clientes, o faturamento vai aumentar na mesma proporção. 

E o seu custo, como Redator Freelancer, será um pequeno percentual desse aumento.

Ou seja, o seu serviço como Redator Freelancer é investimento e não custo.

Segundo erro: produzir conteúdo igual o chatGPT

Se qualquer pessoa pode produzir conteúdo no chatGPT, que é gratuito, por que uma empresa vai contratar um Redator Freelancer?

Temos que entender que o chatGPT pode fazer um monte de coisas, mas a qualidade da resposta dele é diretamente proporcional ao conhecimento e capacidade do operador. 

E esse é o segredo para você não ser trocado pelo chatGPT. 

Em outras palavras, para construir conteúdos que tragam resultados, o Redator Freelancer tem que saber alimentar o prompt do chatGPT. 

E para isso, ele tem que ter vários conhecimentos técnicos como Marketing de Conteúdo,  SEO para ranquear os artigos no Google, caso trabalhe com o blog, análise de público-alvo e técnicas de escrita. 

Portanto, um Redator Freelancer que tenha essas quatro habilidades técnicas vale ouro para os empresários, que não vão ter tempo nem vontade de desenvolvê-las. 

Solução: se tornar um Redator Freelancer estratégico

Um Redator Freelancer estratégico produz os conteúdos que as empresas precisam. Por isso, ele estuda o mercado em que ela atua, os produtos que deseja vender e o público que deve ser alcançado.  

O Redator Freelancer operacional recebe uma pauta e escreve em cima dela, fazendo apenas a produção de conteúdo, sem pensar como aquele texto vai ajudar nas estratégias de venda da empresa. 

Ele apenas faz posts para alimentar os canais digitais.

Por outro lado, o Redator Freelancer estratégico produz conteúdo com uma comunicação que consegue chamar a atenção das pessoas porque conhece profundamente as necessidades do público. 

O Redator Freelancer estratégico estuda quais são os problemas que o produto da empresa resolve.

Como resolve? Tem algum diferencial?  Como é o atendimento ao cliente? Como é o pós-atendimento? 

Além disso, ele estuda quais são os desejos, necessidades, problemas e sonhos desse público.

Por último, o Redator Freelancer estratégico estuda o mercado onde a empresa atua. 

Quem são os concorrentes? Como é a produção de conteúdo deles? Qual é o diferencial do seu cliente baseado neles?

A partir dessa pesquisa, ele define as linhas editoriais, os assuntos, de interesse maior, para depois começar a produzir o conteúdo. 

Inclusive, ele sabe como usar o chatGPT para acelerar sua produção, mas usa seu conhecimento técnico para lapidar todos os textos produzidos pela IA. 

Por isso, o Redator Freelancer operacional vai perder trabalho para o chatGPT. Porque ele não analisa o contexto em que uma empresa está inserida e produz textos que não trazem resultado.

Terceiro erro: é ótimo tecnicamente, mas não sabe vender

A maioria dos redatores freelancers vêm de áreas que não tem nada a ver com marketing e nunca venderam nada na vida. Comigo também foi assim.

Por isso, eles buscam por formação técnica, fazendo cursos e buscando mentorias. 

Depois que eles começam a atuar, eles continuam se especializando cada vez mais, aprendendo novas técnicas para oferecer um trabalho melhor para o cliente, 

E não há nada de errado com isso. Mas, 80% dos freelancers só investem tempo, energia e dinheiro em melhorar tecnicamente, se esquecendo de outras áreas. 

Talvez inconscientemente, pensem que se forem ótimos tecnicamente, os clientes virão de alguma maneira.

Mas, não é isso que traz clientes. 

Portanto, não adianta se especializar cada vez mais e não ter clientes para entregar esse trabalho que você faz com maestria

Você precisa se perguntar quais são as habilidades comportamentais que estão te faltando para que você consiga clientes. 

Quais são as habilidades que você precisa desenvolver para resolver esse problema? 

Eu já te adianto que são vendas, negociação e persuasão.

Depois que estudei essas três áreas, eu consegui vender projetos de longo prazo, cobrando valores justos, bem acima da média do mercado. 

Conclusão

Um Redator Freelancer precisa ser, antes de mais nada, um redator estrategista, que entende e entrega os resultados que os seus clientes buscam.

Essa é a única maneira de ter trabalho sempre.

No meu Método Escrita Estratégica, eu vou te ajudar a corrigir cada um desses três erros

Além disso, você vai aprender como captar bons clientes e fechar projetos de longo prazo com eles. 

Assim, você vai ter previsibilidade de trabalho e dinheiro.

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