As melhores maneiras de ganhar dinheiro escrevendo no digital para quem não é Redator ou Copywriter - Eduardo B Corrêa

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As melhores maneiras de ganhar dinheiro escrevendo no digital para quem não é Redator ou Copywriter

Eduardo Corrêa
Escrito por Eduardo Corrêa em 22 de agosto de 2023
As melhores maneiras de ganhar dinheiro escrevendo no digital para quem não é Redator ou Copywriter
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Existem dezenas de maneiras de ganhar dinheiro escrevendo no digital. Geralmente, são os Redatores Freelancers e Copywriters que atuam nessas frentes. Eles (quase) sempre serão os profissionais mais habilidosos com a escrita. Afinal, é uma paixão que desenvolveram até transformar em habilidade. 

Mas, quando o assunto é produção de conteúdo, acredito que exista espaço para todos (Designers, Social Media, Video Makers, analistas de conteúdo, creators, etc).

Afinal, estamos falando de um universo de 19 milhões de empresas (dados do Sebrae, 2020) que precisam divulgar seus produtos e serviços na internet. 

Os poucos milhares de Redatores e Copywriter que existem no mercado, hoje, nunca conseguirão dar conta de toda essa demanda. 

Por isso, separei aqui 6 serviços de escrita que você pode adicionar no seu portfólio.

Também gravei um vídeo, caso prefira assistir. Se gostar, lembre de deixar um like e assinar o canal para não perder os próximos.

Como ganhar dinheiro escrevendo no digital

Antes, de entrar nas maneiras que você pode ganhar dinheiro escrevendo no digital, vamos contextualizar um pouco o momento em que o mercado vive.

Durante e pós a pandemia, as empresas tiveram um “choque de realidade” quanto à internet. Perceberam que era questão de sobrevivência estar no online e começaram a investir pesado nos canais digitais.

Além disso, começaram a produzir conteúdo loucamente….falo assim porque a quantidade de conteúdos aleatórios “jogados” em blogs, Instagram e Youtube nunca foi tão grande.

Tinham descoberto o ouro: sem conteúdo ninguém vende nada na internet.

Hoje, devido à falta de resultados, as empresas encaram outra realidade e fizeram (ou deveriam fazer) uma correção na frase acima: sem conteúdo estratégico ninguém vende nada na internet.

Ou seja, o conteúdo precisa estar alinhado em uma estratégia bem definida, que considere o público e o mercado da empresa. Os textos, posts e vídeos precisam respeitar o ‘branding’ do negócio. Ou, no popular, tem que ter a ‘cara’ da empresa, ou do empreendedor, ou do profissional liberal.

E isso não é simples para o dono da empresa fazer (ou pelo sobrinho dele que fez um cursinho online de marketing digital). Precisa de um profissional capacitado, que entenda de estratégia de conteúdo.

E a escrita, por estar em todos os lugares do digital, abre muitas portas, tanto para as empresas que desejam se comunicar com seu público, quanto para os profissionais que querem ganhar dinheiro escrevendo no digital.

Por isso, separei aqui 6 serviços de escrita que você pode adicionar no seu portfólio e aproveitar essas oportunidades. Vamos a eles.  

1 – Textos institucionais para sites corporativos

O site é a ‘vitrine’ da empresa. Existem milhares de sites mal escritos, com erros de português, ou que simplesmente não mostram claramente o que a empresa faz. 

Textos com uma boa escrita, pensada estrategicamente, atraem o cliente e despertam o desejo de contatar o comercial.

O contrário, espanta as pessoas. 

Só para você ter uma ideia, eu já tive uma aluna que cobrou R$ 1000 para escrever a história da empresa e colocar no site.

2 – Artigos para Blogs de empresas

Todo ano anunciam que o Blog morreu. E todo ano milhões de pessoas pesquisam no Google para estudar e aprender em Blogs de todos os nichos. 

Essa é a maior demanda do mercado e onde estão ótimas oportunidades para você ganhar dinheiro escrevendo no digital. O objetivo é colocar os artigos na 1a página do Google para que as pessoas visitem o site da empresa. 

Precisa saber escrever textos que ajudem as pessoas com os problemas e desejos e, ao mesmo tempo, transmitam a autoridade da empresa, criando confiança nos leitores, preparando-os para comprar. 

Ok, tecnicamente aqui é terreno dos Redatores. Mas, não precisa ser um gênio da escrita para escrever bons textos. Precisa saber escrever bem, ordenar bem os pensamentos, aprender SEO e pronto.

Até porque, em tempos de ChatGPT, mais do que a escrita, a maior habilidade do Redator de Blogs é conseguir personalizar os textos com o tom de voz do cliente, para ficar com a “cara” dele.

3 – Posts para redes sociais

Bom, se Blog é território do Redator, a Rede Social é do Social Media, certo?

E aí você pode até pensar que o Instagram é uma rede social de imagens e vídeos…e mesmo assim, a escrita está lá em todo lugar. 

Nos carrosséis, nas legendas, nos Stories. 

Mesmo os Reels e Lives podem ser gravados usando roteiros escritos para organizar as ideias e entregar conteúdos de mais qualidade. 

Aqui também podemos citar o Threads (ô nomezinho feio pra uma rede social) onde a escrita tem maior destaque.

Sem falar da presente plataforma, onde você lê este artigo, o Linkedin, onde posts escritos têm maior alcance do que vídeos. 

4 – Roteiros para vídeos e Lives 

A escrita pode ser usada até no audiovisual. Sabia que 90% das pessoas não tem a desenvoltura natural para sair falando na frente da câmera? 

Existem milhares de empreendedores e profissionais liberais que querem gravar Reels, vídeos e fazer Lives. Para essa galera, é essencial ter um roteiro escrito, onde eles vão apenas ler para a câmera. 

Assim como nos Blogs, aqui você também precisa desenvolver a habilidade de identificar o ‘tom de voz’ do cliente para que ele consiga ler os roteiros e o vídeo ficar com a “cara dele”.

Só de curiosidade: você sabe como o Youtube ranqueia os vídeos na plataforma? Lendo a descrição escrita que fica abaixo de todo vídeo. Então, além dos roteiros, você também pode aprender SEO para Youtube para oferecer como serviço.  

5 – Ebooks 

Sim, eles ainda existem e tem uma galera ganhando um bom dinheiro com eles.

Ebooks podem ser usados de forma gratuita para captar leads, ou vendidos para cobrir custos da empresa. 

Diferente dos artigos de Blog, que tratam de assuntos mais genéricos, o Ebook precisa aprofundar mais o tema, trazendo detalhes e ensinando mais o público. 

Aqui, novamente, você pode usar o ChatGPT para fazer o ‘trabalho braçal’ de pesquisa e escrita. Depois, você personaliza o texto.

6 – Emails e Newsletter

Ah, ninguém mais lê email. Pois é, e mesmo assim, ele continua sendo um dos 3 melhores canais usados por empresas B2C e B2B para relacionamento e venda.

Inclusive, se tornou uma das ferramentas mais eficientes de recuperação de vendas para ecommerces, durante e após a pandemia. 

Percebeu como o mercado da escrita no digital é gigante? 

E não só para Redatores e Copywriters, mas para qualquer profissional que precisa criar conteúdo. 

Se você é Designer, Social Media, Video Maker, Analista de Conteúdo, creators, entre outros, vale a pena investir na escrita para incluir esses serviços no portfólio. 

E se você é Redator e Copywriter também pode aproveitar todos eles para multiplicar seu faturamento. 🙂

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