Este artigo é sobre algo que não é muito intuitivo e que pode passar despercebido para a maioria das pessoas que têm um trabalho freelancer.
Mas, que tem grande influência em:
- Como divulgar seu trabalho
- Como precificar seu serviço
- O quanto valorizar o seu trabalho
Resumindo: impacta diretamente no quanto você ganha.
Até o final do texto espero te convencer que não vale a pena divulgar seu serviço. Não significa que você não vai divulgar nada e os clientes vão aparecer do nada…
Eu vou te falar O QUE e COMO você precisa divulgar. Vamos lá?
Como funciona o mercado digital
Atualmente, as empresas, empreendedores e profissionais liberais precisam estar na internet para vender seus produtos e/ou serviços.
Portanto, nunca houve tanto investimento em sites, blogs e perfis de rede social.
Todos eles querem captar mais clientes para aumentar seus faturamentos.
Só tem um problema: para conquistar esses resultados, é necessário produzir conteúdos estratégicos, que atraiam as pessoas certas.
E isso é algo que os donos das empresas não sabem fazer, o que cria uma demanda enorme para os profissionais freelancers de produção de conteúdo.
Só para você ter uma ideia do tamanho desse mercado, segundo o Mapa de Empresas, organizado pelo Portal gov.br, o Brasil tem mais de 20 milhões de micro-empresas e empresas de pequeno porte, que são os maiores contratantes de trabalho freelancer.
Isso, sem contar os milhões de profissionais liberais em todas as áreas, que também são potenciais contratantes de profissionais Freelancers.
Por outro lado, temos poucos profissionais como Redator, Copywriter, Social Media, e Designer oferecendo trabalho freelancer na internet, o que gera grandes oportunidades de conquistar mais clientes.
No entanto, vivemos uma contradição, porque apesar de termos grande demanda pelo trabalho freelancer, a maioria dos profissionais de marketing digital estão com dificuldades de conseguir bons clientes.
E acabam se contentando com clientes ruins, exploradores, que pagam pouco e não valorizam seu trabalho.
Chatgpt: aliado ou inimigo?
Agora, você pode estar pensando: mas com o ChatGPT qualquer um pode produzir conteúdo!
Certamente que sim! Mas, o resultado que a Inteligência Artificial produz é diretamente proporcional ao conhecimento de quem opera.
Portanto, um dono de empresa precisa saber como usar o ChatGPT do jeito certo.
Significa que se ele não tem conhecimento de SEO, marketing de conteúdo e pesquisa de público alvo, vai produzir um conteúdo que não vai atrair o público desejado.
Todo conteúdo, seja no Instagram, YouTube, ou blog, tem como objetivo principal ajudar as pessoas com algum problema que estejam passando.
Assim, as pessoas se tornam seguidoras, aumentando sua consciência sobre a necessidade de resolver aquele problema,
Conforme elas continuam consumindo os conteúdos, percebem a autoridade daquela empresa para resolver o problema, até que chega o momento em que resolvem se tornar clientes, comprando o produto ou serviço que é a solução do problema.
Esse é o maior resultado que um profissional freelancer entrega: criar uma audiência compradora.
E como atrair esse público?
Contradição: mercado x trabalho freelancer
Então, o que está acontecendo com o mercado hoje?
Uma parte dele está usando o ChatGPT e produzindo conteúdo que não vai trazer resultado nem no curto e nem no médio prazo.
Portanto, em pouco tempo, esses empreendedores vão voltar para o mercado, procurando pelos profissionais de marketing.
Por outro lado, existe uma parte do mercado que não está interessada no ChatGPT.
Eles sabem que precisam dessa produção de conteúdo especializada e querem contratar bons profissionais para poder terceirizar isso e não se preocupar com marketing.
São os empreendedores que buscam resultados. Estes são os bons clientes, que entendem que para ter um profissional capacitado é preciso pagar um valor justo.
Começar a trabalhar como freelancer é fácil. O problema é crescer
Uma das características do mercado digital é que é muito fácil começar. Basta fazer um curso de formação, um curso livre.
Ou seja, não é preciso ter nível superior para começar nesse mercado.
Porém, a dificuldade surge quando pensamos em como crescer após entrar nesse ramo.
É muito comum redatores e social media, por exemplo, se queixarem nos grupos de Facebook.
Eles reclamam que estão há dois ou três anos no mercado e está difícil conseguir clientes.
Então, eles começam a crer, erroneamente, que o mercado está saturado, que as empresas não valorizam o trabalho deles, e não conseguem perceber que existe uma saída.
A última pesquisa sobre trabalho freelancer feita pela Rock Content mostra que 70% deles ganhavam até R$3 mil por mês. Até mesmo os que já estavam há algum tempo no mercado.
O que acontece é que os freelancers não estão sabendo encontrar bons clientes.
Então, eles começam a achar que a média de mercado é baixa mesmo, e que ele está saturado.
Mas, não existe como o mercado estar saturado devido à grande quantidade de empresas, empreendedores e profissionais liberais que precisam do trabalho freelancer.
Mentalidade errada ou falta de mentalidade correta?
Na minha opinião, o problema é que os profissionais freelancers não conseguem ver as oportunidades no mercado porque estão com a mentalidade mal direcionada.
Vou explicar.
Assim como eu, a maioria dos freelancers veio da CLT. Ou seja, eles estão acostumados com seus salários, nunca precisaram vender e não sabem negociar, nem precificar seu serviço.
No RH, dizem que um profissional é contratado pelo seu conhecimento técnico e mandado embora pelo seu comportamento.
Afinal, é muito mais fácil aprender tecnicamente uma nova atividade profissional do que desenvolver habilidades comportamentais.
Mas, são as habilidades comportamentais que fazem a diferença no trabalho freelancer.
Por isso, eu adaptei essa frase para:
Os profissionais começam como freelancers pelas suas habilidades técnicas, mas não conseguem crescer e ganhar dinheiro pelos seus comportamentos.
Ou…pela falta de habilidades comportamentais que eles deveriam desenvolver, mas não desenvolvem.
Portanto, eu listei 4 atitudes ou comportamentos que a maioria dos freelancers está fazendo e que impactam diretamente na maneira como precificam e oferecem seus serviços.
1 – Divulgam seus serviços (escrita, post, vídeo, etc)
Os freelancers não estão conseguindo ganhar dinheiro e nem captar bons clientes, porque focam apenas na divulgação dos seus serviços.
No entanto, não adianta criar posts e artes bacanas e colocar nos grupos de Facebook e no Instagram, falando dos serviços que você oferece.
Isso até pode trazer algum cliente ou alguma proposta. Mas, com certeza, não vai trazer clientes todos os meses.
Por quê? Porque não é isso que um dono de empresa ou um profissional liberal quer!
Quando contratam um Redator Freelancer para escrever para um blog, eles querem atrair as pessoas que estão no Google, buscando os problemas que o produto e serviço deles resolve.
Ao contratar um social media para o Instagram, eles querem que o público curta o perfil, chame no direct, ou clique no link da bio e compre.
Então, os freelancers precisam mostrar para os empresários que podem trazer esses resultados, ajudando a vender mais e aumentar o faturamento.
2 – Só investem na parte técnica do seu trabalho freelancer
Quando começamos em algum tipo de trabalho freelancer, investimos pesado no nosso desenvolvimento técnico.
Fazemos formação, cursos, buscamos mentor no digital. E não há nada de errado com isso!
Afinal, é assim que um freelancer vai conseguir entregar resultados cada vez melhores para os clientes, deixando-os 100% satisfeitos.
Porém, não podemos esquecer que precisamos adquirir outras habilidades, entre elas, captar clientes, por exemplo.
A maioria dos freelancers não investe em curso de vendas, de negociação, de finanças, ou de estratégia de negócio.
Em outras palavras, eles não sabem como vender os resultados que entregam.
3 – Não se vêem como profissionais estratégicos
Lembra quando falamos que nenhum empresário consegue aumentar a clientela e o faturamento sem produção de conteúdo?
Pois bem! Só que não adianta produzir qualquer conteúdo. Não adianta produzir conteúdo operacional no ChatGPT.
É preciso criar um conteúdo estratégico!
Conteúdo focado na necessidade do público da empresa ou do profissional liberal.
Esse conteúdo faz o link entre a necessidade do público e o problema que o produto ou serviço que a empresa resolve.
Portanto, o freelancer tem que se ver como um profissional estratégico.
Ele tem que saber analisar o negócio do cliente, o público e o produto que será vendido, para entender como seus conteúdos podem ajudar a empresa a aumentar as vendas e o faturamento dela.
4 – Não enxergam que são empreendedores
Quem não se vê como um profissional estratégico, não vai se ver como empreendedor.
Lembra quando falamos que saímos da CLT para virar freelancer?
Muitas vezes, carregamos conosco comportamentos moldados pela estrutura da CLT. Ou seja, a estrutura de trabalhar em uma empresa,
Mas, quando viramos freelancers, viramos empreendedores.
Por isso, o freelancer tem que se enxergar como empreendedor, pois é ele quem toma as decisões, capta clientes e vende.
Portanto, é preciso desenvolver habilidades empreendedoras, como estratégia, gestão e finanças, por exemplo.
Ou seja, não basta ser bom tecnicamente, é preciso ter um conjunto de habilidades comportamentais que vão embasar o negócio do freelancer.
Assim, fica mais fácil identificar bons clientes, e fechar projetos de longo prazo.
Agora, é só você aplicar ao seu trabalho freelancer
Trabalhando esses quatro pontos, você vai mudar a maneira como enxerga o mercado e o trabalho freelancer.
Em outras palavras, você vai valorizar mais o que você faz. Dessa forma, você vai transmitir isso para as empresas.
Não tem como uma empresa valorizar o seu trabalho quando você mesmo não valoriza.
Antes de mais nada, você precisa acreditar no que você faz. Acreditar que você pode entregar resultados para o seu cliente,
Ou seja, você não é um fazedor de post, nem um escrevente de blog.
Você é um profissional que agrega valor para o negócio do seu cliente. Você desenvolve um trabalho freelancer que é estratégico para uma empresa, para um profissional liberal.
Assim, você consegue precificar melhor, vender melhor o seu serviço, e ganhar mais.
Pare de sofrer com falta de cliente e de se sujeitar a ganhar uma merreca.
Com o meu Método Escrita Estratégica, eu vou te mostrar um passo a passo para evitar de cometer os 4 erros abordados nesse artigo.
Além disso, você vai aprender como captar bons clientes e fechar projetos de longo prazo com eles.
Assim, você vai ter previsibilidade de trabalho e dinheiro.
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